terça-feira, 31 de janeiro de 2012

(Mc 5, 21-43)

"Ora, achava-se ali uma mulher que há doze anos estava com hemorragia; (...) Tendo ouvido falar de Jesus, aproximou-se dele por detrás, no meio da multidão, e tocou na sua roupa. Ela pensava: 'Se eu ao menos tocar na roupa dele, ficarei curada.' A hemorragia parou... (...)Ele lhe disse: 'Filha, a tua fé te curou.' (...) 'Basta ter fé!'"

Senhor Jesus, somos tão limitados e, mesmo assim, tão orgulhosos que nos consideramos aptos a dirigir nossas vidas com acerto e, desta forma, seguimos batendo a cabeça em todas as direções. Permite, Senhor, que nos despojemos dessa petulância, acreditemos que fomos feitos para sermos realizados e felizes e que temos potencial para chegarmos à concretização dessa verdade e, assim, com nossa fé fortalecida, abandonemos-nos em Teus braços e, na certeza de que nossos sofrimentos poderão ser muito menores, possamos demonstrar a todos, com a prática do bem, que Tua misericórdia e Teu amor nos levarão à salvação eterna.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

(Mc 5, 1-20)

"Vendo Jesus de longe, o endemoninhado correu, caiu de joelhos diante dele e (...) suplicou, então: 'Manda-nos para os porcos, para que entremos neles.' Jesus permitiu. Os espíritos impuros saíram do homem e entraram nos porcos. (...) Enquanto Jesus entrava de novo na barca, o homem que tinha sido endemoninhado pediu-lhe que o deixasse ficar com ele. Jesus, porém, não permitiu. Entretanto, lhe disse: 'Vai para casa, para junto dos teus e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti.'"

Jesus, só estaremos livres de nossas misérias interiores, se nos dobrarmos, caindo de joelhos em Tua presença, pois, se ficamos distantes de Ti, seremos engolidos pelos valores ditados pela ambição e egoísmo humanos. Concede-nos, Senhor, a graça de procurar-Te em todas as coisas e realizar Tua vontade em todas as situações, anunciando-Te em todos os lugares, e encontraremos a serenidade que o mundo não nos pode dar.

domingo, 29 de janeiro de 2012

(Mc 1, 21-28)

"Na cidade de Cafarnaum, num dia de sábado, Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. Todos estavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como que tem autoridade, não como os mestres da Lei."

Jesus, nó, humanos, temos o péssimo hábito de querer fazer valer nossos conceitos e vontades, muitas vezes, o que gera incompreensão e discórdias. Mas Tu ensinavas com autoridade, proporcionando aos que Te ouviam grande admiração, por terem a certeza de que poderiam confiar em Tua Palavra, pois ela trazia lenitivo para suas dores. Ajuda-nos, Senhor a aprender Teu jeito de ser para que, livres de preconceitos, estejamos aptos a agir com sabedoria e propaguemos Teu Santo Nome em todos os lugares por onde andarmos, contribuindo um pouquinho, para que a fraternidade e alegria tenham espaço neste mundo tão necessitado de harmonia e PAZ.

Meditação do Evangelho de sábado 28/01/2012

(Mc 4, 35-41)
"Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: 'Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?' Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: 'Silêncio! Cala-te!'O vento cessou e houve uma grande calmaria."

Senhor, por que somos tão céticos que, mesmo com tantas provas de que podes calar as turbulências de nossos corações ainda relutamos, acreditando que podemos resolver, por nós mesmos, nossos problemas e sanar nossas dificuldades? E Tu, com tanta bondade e paciência, continuas batendo em nossa porta, insistindo para tomar as rédeas de nossas vidas e dar-nos direção para que ancoremos em porto seguro. Obrigada, Jesus, por ter-me feito entender que abandonar-me, confiante nos braços de Deus torna-me forte para encarar as tempestades que porventura eu tiver de enfrentar em minha caminhada.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

(Mc 4,26-34)

Naquele tempo,Jesus disse à multidão: 'O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece.'"

Jesus, sabemos que a fé nos leva à concretização de coisas que nem imaginamos possíveis. Como uma semente plantada, ela germina e cresce, sem que sequer percebamos, se perseverarmos na oração. Tu nos dizes que, se acolhermos Tua Palavra, estaremos descortinando o caminho da salvação. Dá-nos, Senhor, a graça de termos fortalecida nossa fé, para que possamos ser continuadores de Tua missão, permitindo-nos a disposição de amar-Te e servir-Te em obras de caridade, em favor de nossos irmãos.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

(Lc 10, 1-9)

"Naquele tempo, o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar onde ele próprio devia ir. E dizia-lhes: 'A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos'."

Jesus, Tu nos exortas ao desapego das coisas passageiras deste mundo e nos abres os olhos para enxergarmos quantas graças poderemos receber, se caminharmos na Tua estrada. Ainda nos alertas para que etilizemos nosso tempo, levando Tua Palavra a nossos irmãos, para que também eles, comprometidos com Tua verdade, sejam multiplicadores da Boa Nova que Deus Pai preparou para todos nós que, por tão grande amor, fomos criados a Sua imagem e semelhança.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

(Mc 16, 15-18)

"Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, e disse-lhes: 'Idepelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda criatura!'"

Senhor, o que disseste aos onze discípulos dizes, hoje, também a nós. Somos insignificantes e pouco sabemos para evangelizar nossos irmãos afastados de Ti, porém o que fica claro, quando nos aproximamos de Tua divindade é que, em Ti, tudo podemos, porque não somos nós que agimos, mas é o Teu poder que se manifesta, se estamos dispostos a ser-Te fiéis na Unidade do Espírito Santo.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

(Mc 3, 31-35)

"Naquele tempo, chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos. (...) Então lhe disseram: 'Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura.' Ele respondeu: (...) 'Aqui estão minha mãe e meus irmãos. Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.'

Jesus, soa-nos estranho que desses mais importância a desconhecidos do que à Tua família de sangue, todavia, refletindo Tua Palavra, podemos entender que nossa porção espiritual é que poderá nos aproximar de Ti e que todos os que estiverem em comunhão com Deus são igualados à Tua mãe e a Teus irmãos humanos. É muito gratificante saber que podemos ser tão bem conceituados por Ti, se nos dispusermos a seguir-Te, sem reservas, realizando a vontade de Deus Pai.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

(Mc 3, 22-30)

"Então Jesus os chamou e falou-lhes...(...) 'Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno.' Jesus falou isso porque diziam: 'Ele está possuído por um espírito mau.'"

Jesus, se temos confiança em Tuas promessas, não tememos nenhum mal porque, se não nos apartamos de Ti e temos a certeza de que estás conosco, ficamos tranquilos e a PAZ se apodera de nossos corações. Nenhum desespero melhorará a situação pela qual tivermos de passar, mas Tua presença será para nós um escudo e nos dará forças para enfrentar as dificuldades que surgirem.

domingo, 22 de janeiro de 2012

(Mc 1, 14-20)

"Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 'O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!'"

Senhor Jesus, Teu chamado para seguir-Te é fascinante, pois nos promete força, alegria e felicidade, mas também deixa claro que cada um passará por seu calvário. O fortalecimento de nossa fé é fundamental para que sejamos fiéis a Teus propósitos, por isso, suplico-Te que não permitas que sejamos Teus discípulos somente na teoria, mas que possamos sentir que estás conosco para aliviar o peso de nossa cruz e, assim, tenhamos estímulo para auxiliar, de forma eficaz, nossos irmãos que passam por dificuldades.

sábado, 21 de janeiro de 2012

(Mc 3,20-21)

"Naquele tempo, Jesus voltou para casa com os discípulos. E de novo se reuniu tanta gente que eles nem sequer podiam comer. Quando souberam disso, os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si."

Jesus, aqueles que em Ti acreditavam, seguiam-Te e aglomeravam-se onde quer que estivesses e isso incomodava os que não entendiam Teus propósitos e sentiam-se invadidos em sua privacidade. Não permitas, Senhor, que sejamos egoístas a ponto de não aceitarmos que outras pessoas sejam beneficiadas porque não queremos ser perturbados em nossa comodidade. Dá-nos sempre o desejo de contribuir, de forma concreta, orando por nossos irmãos e procurando servi-los, sobretudo aos que mais precisam, para que as graças que recebemos de Ti, sem que sequer as mereçamos, sejam estendidas a todos os que Te acolhem em seus corações.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

(Mc 3, 13-19)

"Naquele tempo, Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram até ele. Então Jesus designou doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar, (...)"

Jesus, assim como escolheste Teus apóstolos, Tu também nos convida a seguir-Te para proclamar Tua Palavra e colaborar com a disseminação da PAZ entre os homens. Sabemos que não é fácil realizar tal tarefa, pois muitas pessoas se esquivam para não assumirem essa responsabilidade que é de todos e que, de certa forma, dá trabalho. Senhor, que Tua misericórdia possa transformar-nos para que saibamos reconhecer Tua bondade e agradecer-Te, realizando atos condizentes com o que esperas de nós para que, em nossa vida, prevaleça sempre Tua vontade.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

(Mc 3, 7-12)

"Vendo Jesus, os espíritos maus caíam a seus pés, gritando: 'Tu és o filho de Deus!'"

Jesus, se estamos perto de Ti, ficamos menos vulneráveis a cometermos atos que não agradam a Deus e que são estimulados por aceitarmos viver de acordo com os valores ditados por este mundo que, muitas vezes, despreza a vida humana em detrimento do prazer, do poder e da posse. No entanto, até o mal se afasta, se nos aproximamos de Ti, por isso, peço-Te que permitas estarmos sempre em comunhão Contigo.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

(Mc 3, 1-6)

"Naquele tempo, Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. Jesus (...) perguntou-lhes: 'É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?'"

Jesus, se estamos abertos para receber-Te e deixarmos que ajas em nós, haveremos de errar menos em nossas atitudes. Se estiveres sempre conosco, ou melhor, se nós estivermos confiantes e entregarmos nossas preocupações nas mãos de Deus, a Seu tempo, a solução virá. Concede-nos, Jesus, a graça de perseverar na oração, fortalecendo nossa fé, para que jamais nos afastemos de Ti e possamos, com compaixão e misericórdia, socorrer nossos irmãos sofredores sem escolher dia nem hora.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

(Mc 2, 23-28)

"Jesus estava passando por uns campos de trigo, em um dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam. Então os fariseus disseram a Jesus: 'Olha! Porque eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?' Jesus lhes disse:'(...) O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado.'"

Senhor Jesus, Tu nos mostras que ter uma religião não é simplesmente estudar e executar a teoria, sem nos importarmos com as injustiças que possam ser praticadas em nome da Lei. Sabemos que, como bons católicos, devemos assistir à missa, pelo menos aos domingos, todavia, se dela precisarmos nos ausentar para socorrer um irmão, ainda assim estaremos fazendo culto a Deus e seremos igualmente abençoados por temos agido com caridade em favor da vida, que nos foi dada como presente divino e deve ser preservada.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

(Mc 2, 18-22)

"Jesus respondeu:'(...) Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda. Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem.'"

Jesus, salvo raras exceções, fomos criados num meio onde o ter se sobrepõe ao ser e, é preciso que escutemos e aceitemos Teu chamado para uma vida nova que nos conduza à prática do bem desinteressadamente. Deus nos criou para sermos felizes. Tu nos dás a oportunidade de mudar nossa maneira de pensar e agir e, se a abraçarmos, saberemos que nossa transformação deve ser radical, para que as ilusões deste mundo não nos impeçam de colaborar com o plano divino que nos foi destinado.

domingo, 15 de janeiro de 2012

(Jo 1,35-42)

"Naquele tempo, João estava de novo com dois de seus discípulos e, vendo Jesus passar, disse: Eis o Cordeiro de Deus!' Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram Jesus."

Senhor, também a nós chamaste para seguir Jesus. Agradeço-Te por ter-me permitido aceitar a condição de discípula, pois sei que nem decidir a acompanhar Teu Filho pode ser feito por nossa própria vontade porque, em tudo, dependemos de Ti. Desejo muito, Senhor, ser Tua serva, saber discernir Teus valores, buscar Tua Palavra e poder revelar a presença de Jesus em atos de fé e amor ao próximo.

sábado, 14 de janeiro de 2012

(Mc 2, 13-17)

"Alguns doutores da Lei, que eram fariseus, viram que Jesus estava comendo com pecadores e cobradores de impostos. Então eles perguntaram aos discípulos: 'Por que ele come com cobradores de impostos e pecadores?'"

Jesus, muitas pessoas que enveredaram por maus caminhos nesta vida, com certeza foram vítimas de uma sociedade injusta e cruel e também devem ter o direito de se redimirem se, manifestado na pessoa de um irmão, deres a eles a oportunidade de Te conhecerem e compreenderem que Tua presença traz harmonia. Afasta-nos, Senhor, de todo preconceito e ajuda-nos a sermos Teus discípulos, com desapego ao que nos separa de Tua maneira de ser, para que possamos, agradecidos, honrar o privilégio de também termos sido por Ti convidados a andar em Tua companhia, sem que sequer o merecêssemos.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

(Mc 2,1-12)

"Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: 'Filho, os teus pecados estão perdoados'. Ora, alguns mestres da Lei que estavam ali sentados, refletiam em seus corações: 'Como este homem pode falar assim? Ele está blasfemando: ninguém pode perdoar pecados, a não ser Deus'."

Senhor, quando carregamos uma religião pautada exclusivamente em teorias, não colocamos em primeiro lugar o que de mais importante recebemos de Ti, que é a nossa vida e a de nossos irmãos. Ajuda-nos, Jesus, a manifestar a prática do bem em todas as situações, sem nos esquecermos de que só Tu, por meio de nossa perseverança na fé e na oração, podes curar-nos e libertar-nos de todo o mal.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

(Mc 1,40-45)

"Naquele tempo, um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: 'Se queres tens o poder de curar-me'. Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse:'Eu qiero: fica curado!'"

Jesus, envoltos em tantos afazeres e preocupações, destinamos pouco tempo à oração, todavia, se abrirmos para Ti nossos corações, descobriremos que, ao dobrarmos os joelhos para glorificar-Te, como fez o leproso, também nós poderemos receber a cura de nossa feridas interiores. Concede-nos, Jesus, o desejo de honrar o nome de filhos de Deus, fazendo-nos Teus seguidores e, assim possamos, com nossas atitudes, servir de exemplo aos que ainda não entenderam que és esperança de libertação.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

(Mc 1, 29-39)

"A cidade inteira se reuniu em frente da casa. Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. (...) De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto."

Senhor, como és solícito e delicado com quem Te procura de coração, acreditando que podes amenizar sofrimentos. Mas mesmo sendo o próprio Deus, reservavas tempo para a oração. Oração de súplica e agradecimento. Oração de escuta do que o Pai Te dizia. Ensina-nos, Jesus, a rezar, sobretudo a contemplar-Te e a permanecer Contigo, aprendendo como encontrar a PAZ e a esperança de felicidade ao servir-Te em nossos irmãos.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

((Mc 1, 21b-28)

"Jesus o intimou: 'Cala-te e sai dele!' Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: 'Que é isso? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!'"

Jesus, como não acreditar que és poderoso para livrar-nos de todo o mal, mediante um testemunho tão contundente como o que é apresentado neste Evangelho? Não permitas que duvidemos de que podes libertar-nos das ilusões deste mundo, pois já sabemos que és Deus com o Pai e o Espírito Santo. Dá-nos a oportunidade de aproximar-nos de Ti. Aumenta nossa fé e transforma nosso coração para que, vivendo de acordo com Tua vontade, honremos a condição de filhos amados do Pai, praticando a fraternidade com muito amor e alegria.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Ação de Graças por 46 aos de casados

TRAVESSIA

O amor, na adolescência,
é o desabrochar na flor.
São sonhos inconsequentes,
isentos de qualquer dor.

Passada a primavera
da vida, chega o verão.
São flores de laranjeira,
delícias que vêm e vão.

O outono é a estação
que traz a maturidade,
renova a vida a dois,
quando há amor de verdade.

Com as missões já cumpridas,
em plena terceira idade,
das estações bem vividas,
recordar é a felicidade.

M.L.

(Mc 1, 7-11)

"Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia, e foi batizado por João no rio Jordão. E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre ele."

Jesus, ao seres batizado por João Batista, tomaste sobre Teus ombros todos os nossos pecados, imergindo-os nas águas do rio Jordão para nossa justificação. Ao tomar essa iniciativa, já tinhas em mente carregar nossas culpas e, até hoje, permite-nos colocar sobre Tua Cruz o peso da nossa, aliviando-nos os sofrimentos, deixando-nos apenas com a carga que podemos suportar. É refletindo, a cada dia, as palavras do Evangelho que obteremos o entendimento de que só em Ti desfrutaremos das bênçãos que Deus reservou para cada um de nós.

domingo, 8 de janeiro de 2012

(Mt 2,1-12)

"Então Herodes chamou em segredo os magos ... Depois os enviou a Belém, dizendo: 'Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino'. Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele e o adoraram."

Jesus, a estrela que guiou os magos até Tua manjedoura ainda brilha para os que em Ti creem.
É Tua luz que resplandece dentro de cada coração que, como os reis do Oriente, dobra os joelhos para Te adorar. Agindo assim, poderemos caminhar seguros de que estás presente, oferecendo-nos Tua proteção e levantando-nos a cada queda a que estamos sujeitos nesta vida. Permite, Jesus, que todas as pessoas possam ter a graça de Te aceitarem como Senhor e Salvador e, divulgando Tua glória e poder, sintam o imensurável prazer de contar com Tua amizade.

sábado, 7 de janeiro de 2012

(Jo 2,1-11)

"Naquele tempo, houve um casamento em Caná da Galileia.(...) Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: 'Eles não têm mais vinho'. Jesus respondeu-lhe: 'Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou'. Sua mãe disse aos que estavam servindo: 'Fazei o que ele vos disser'."

Senhor, porque não estamos atentos a Teus sinais, muitas vezes, não percebemos a mensagem que nos envias por meio dos acontecimentos do dia a dia. Inseriste Maria junto a Jesus nas bodas de Caná e a impulsionaste a estimulá-Lo a realizar o primeiro milagre visível aos olhos humanos. A ela também deste a força de interceder por nós, junto a seu Filho, quando lhe pedimos auxílio em alguma dificuldade. Concede-nos, Senhor, a sabedoria de agir como os que serviam o vinho naquele casamento e, ao ouvir dela "Fazei o que Ele vos disser", fiéis às ordens de nosso Salvador, certamente seremos agraciados com as bênçãos de Deus.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

(Mc1,7-11)

"Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia, e foi batizado por João no rio Jordão. E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre ele. E do céu veio uma voz: 'Tu és o meu filho amado, em ti ponho meu bem-querer.'"

Jesus, consigo até ouvir a voz de Deus dizendo "Este é meu Filho amado, em quem me comprazo", ao imaginar a cena que se me descortina aos olhos do coração, no momento em que, com tanta humildade, quiseste ser batizado por João Batista. Dá-nos, Jesus, a honra de nos espelharmos em Ti sob todos os aspectos e, partilhando Tua verdade, por meio da propagação de Tua Palavra, em obras e atitudes, possamos sentir-nos todos filhos amados do Pai.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

(Jo 1,43-51)

"Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: 'Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José'. Natanael disse: 'De Nazaré pode sair coisa boa?' Filipe respondeu: 'Vem ver!'"

Senhor Jesus, agradeço por ter sido colocada em Teu caminho e, por isso ao me chamares, fui logo seduzida e, hoje, cativa, não posso passar um só momento sem contar com Tua força para aliviar-me as dificuldades e comemorar comigo as realizações que me concedes. Sei que fui apresentada a Ti, pois é sempre uma testemunha que aponta-Te para outra e, por Tua tão grande misericórdia, permitiste-me seguir-Te, dando-me a PAZ interior desejada por todos. Agora, Jesus, peço-Te que me ajude a ser multiplicadora dos que Te reconhecem, por meio de atos de amor e caridade, sendo mais uma colaboradora na conquista de outros corações a serem por Ti transformados para louvor e glória de Tua Santíssima Trindade.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

(Jo1,35-42)

"Jesus perguntou: 'Que estais procurando?' (...) André, irmão de Simão Pedro, era um dos que ouviram as palavras de João e seguiram Jesus."

Jesus, temos sede de viver com alegria e liberdade, mas nem sempre nos damos conta de que sozinhos, jamais seremos realizados, mesmo que amealhemos muitos bens nesta Terra. Somente em Tua companhia poderemos estar em PAZ conosco e com o mundo. Para isso é preciso que conheçamos e aprendamos o Teu jeito de ser e que nos empenhemos em apresentar-Te a nossos irmãos que ainda não perceberam que só Tu és nosso Senhor e Salvador e que aguardas, pacientemente, que Te procuremos.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

(Jo 1,29-34)

'Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo'.

Jesus, fico imaginando-me entre os que esperavam para serem batizados por João Batista, vendo-Te perto de mim, sentindo Tua santa presença e caindo prostrada a Teus pés, agradecida por tão grande graça. Hoje, podemos desfrutar dessa bênção, pois estás dentro de cada um que Te acolhe com fé no coração. Permite, Jesus, que todas as pessoas possam receber de Ti a maravilha de crer que Tua amizade é o maior de todos os bens.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

(Jo 1,19-28)

"Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias."

Senhor, enviaste João Batista para levar ao conhecimento dos homens que Teu Filho, o Salvador, já estava entre eles. Hoje, todos sabemos que nossa salvação está em crer e seguir o que ensina o Evangelho de Jesus Cristo, que veio ao mundo para que tenhamos vida em plenitude. Ajuda-nos, Senhor, a empenhar-nos em atos de caridade, com amor a nosso irmão, a exemplo do que fez Jesus, para que, um dia, possamos encontrar-nos, na eternidade, com Tua Santíssima Trindade em comunhão com todos os santos.

domingo, 1 de janeiro de 2012

(Lc 2,16-21)

"naquele tempo, os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitadona manjedoura.
(...)
Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração."


Jesus, Tu vieste para trazer-nos fé e esperança de uma vida marcada pelo amor divino. Trouxeste a Boa Nova aos pobres e humildes que Te acolheram como Salvador Eterno, cuja maior representante é Maria, que carregou-Te em seu ventre durante toda a gestação de Teu corpo humano, como prova do reconhecimento de Deus Pai a tão fiel e pequenina serva que, sem questionar, tudo guardava e meditava em seu coração. Quem somos nós para não lhe darmos a devida importância, se o próprio Criador da vida a escolheu para Sua e nossa mãe?