terça-feira, 30 de abril de 2013

(Jo 14, 27-31a)

   "Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 'Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo.'"

   Jesus, a PAZ que nos dás é a plena realização e independe das adversidades que nos cercam e nos fazem sofrer. Contando com a certeza de que estás conosco, sentimo-nos fortes para suportar os insucessos desta vida, pois pacifica-nos o coração, quando ao servir-Te com amor, misericórdia e  compaixão, em nossos irmãos desafortunados, não procuramos  meios fúteis para sermos felizes. Alegro-me, Senhor, por não mais sentir-me atraída por prazeres que só trazem benefícios a mim e sinto-me imensamente recompensada com a graça de desejar que todos experimentem a verdadeira PAZ que somente Tu podes nos dar.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

(Jo 14, 21-26)

   "Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito."

   Jesus, sei que a iniciativa de seguir-Te, conhecer-Te e amar-Te foi de Deus que me amou primeiro, assim como a toda a humanidade. Também fui privilegiada, recebendo a graça de acolher-Te em minha vida, pois nenhum ser humano é capaz de decidir, por si mesmo, a procurar Tua luz. Deixaste-nos, contudo, documentados Teus ensinamentos, dando-nos a oportunidade de ter a eles acesso por meio das Sagradas Escrituras para que, meditando Tua Palavra e fortalecidos na fé, saibamos que, em Teu nome, Deus Pai enviou-nos um advogado que nos defenderá, em todas as causas, se a Ele nos confiarmos sem qualquer restrição. Agradeço-Te, Jesus, por ter o desejo de conhecer-Te cada vez  mais, conservar-me em Tua amizade e fazer o possível para apresentar-Te a todos os que ainda não sabem o que estão perdendo longe de Ti.

domingo, 28 de abril de 2013

(Jo 13, 31-33a.34-35)

   "Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros.Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros."

   Jesus, aprendendo a perdoar, já demos um grande passo em direção ao amor de que nos falas. Somente Tu podes ensinar-nos como manifestar essa que é a maior virtude de um homem. Muitas vezes, dizemos amar o próximo, sem contudo analisarmos que tipo de amor estamos oferecendo. Abertos aos ensinamentos de Tua Palavra, dispondo-nos a entregar-nos a Teus cuidados e, diariamente, silenciados perante as Sagradas Escrituras, Tu nos falas diretamente  ao coração e nos faz distinguir o verdadeiro sentimento que leva à compaixão e misericórdia, daquele que nada mais é do que exercício da caridade na esperança de aplausos e recompensas. Senhor, dá-nos a graça de amar-Te e ao próximo como nos amas e faz-nos verdadeiramente Teus discípulos para que, imbuídos do amor ágape, possamos, prostrados a Teus pés, bendizer, louvar e glorificar Tua Santa Trindade.

sábado, 27 de abril de 2013

(Jo 14, 7-14)

   "As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza suas obras. (...) Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei."

   Jesus, em minhas preces, tenho pedido que sejas Tu a falar e agir por meio de minha pessoa. Mas é necessário que, a cada instante, eu seja esvaziada de pensamentos e sentimentos que Te impedem de manifestar-Te em mim. No entanto, se eu estiver atenta e vigilante, Tu me darás prudência e poderei contar com a graça de Deus, pois, orando em Teu nome, estarei menos exposta aos desacertos a que estou sujeita por viver num mundo, cujos valores distorcidos  facilmente me distanciam de Tua verdade. Não permitas, Jesus, que eu me esqueça, um momento sequer, de solicitar Tua presença em minha vida e na de meus entes queridos, fazendo-os perceberem que Tu estás sempre pronto a nos socorrer, se a Ti recorremos com fé e confiança.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

(Jo 14, 1-6)

   "Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 'Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também.'"

   Jesus, Deus Pai quis habitar entre nós, encarnado em Tua pessoa, para que  fosses o elo de ligação entre Ele e a humanidade, pela graça do Espírito Santo, derramado no coração dos homens, por meio do batismo no Senhor. Enquanto ser humano, sofreste as dores e padecimentos gerados por nossas iniquidades,  entregando-Te, por livre opção, doando-Te ao suplício maior, por amor incondicional aos seres humanos. Ainda hoje, não fazemos jus ao acolhimento que nos ofereces, mas continuas insistindo para que Te aceitemos e nos deixemos guiar por Ti, a fim de  livrar-nos dos fracassos a que estamos sujeitos por nossa teimosia e autossuficiência. Concede-nos, Jesus, o fortalecimento de nossa  fé para que, apoiados em Ti, sejamos conduzidos à vitória sobre as tribulações desta  vida e, confiantes,  sem nada duvidar, possamos, um dia,  estar Contigo no paraíso eterno. Amém!

quinta-feira, 25 de abril de 2013

(Mc 16, 15-20)

   "Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, e disse-lhes: 'Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura.'"

   Jesus, iniciaste a ação evangelizadora, exortando-nos a continuá-la até que toda a humanidade seja Contigo um só corpo e um só espírito. Deste-me a prerrogativa de crer que Tua profecia se concretizará. Apoiada na fé que recebi, por mera graça de Deus, tenho procurado desempenhar  minha parte, como posso, embora ciente de que ela é menor que um grão de areia do deserto. Sou, todavia, levada a uma livre disposição para executá-la, com a esperança de que, unida aos demais que abraçaram essa causa, possa fazer a diferença na vida daquele que estiver predisposto a deixar-se conduzir por Teu amor misericordioso que cura, liberta e salva. Obrigada, Senhor Jesus!

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Jo 12, 44-50)

   " Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas."

   Jesus, Deus nos criou livres para escolhermos como caminhar nesta existência. Todavia, enviou-Te para iluminar a estrada que leva, de forma menos penosa, à realização de nossos ideais.  Quem se abre para receber Tua orientação, tem minimizadas as dificuldades, pois a fé, mesmo pequena,  fortalece a certeza de que Tua misericórdia não faltará.  Jesus, Tu és o bem mais precioso que podemos almejar.  Estás, incansavelmente,  esperando que Te acolhamos em nossas vidas. Tira-nos da cegueira que não nos deixa  ver Tua luz e, como somente Tu és capaz, dá-nos a oportunidade de receber-Te, com amor, em nossos corações. Concede-nos sabedoria para conservar Tua amizade e discernimento para seguir sempre na direção que indicas. Desta forma,  livres de nossas misérias interiores,  poderemos agradar-Te com a  alegria de, pelo menos, buscar o caminho da santidade que de nós esperas.

terça-feira, 23 de abril de 2013

(Jo 10, 22-30)

   "As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão."

   Jesus, não me canso de agradecer por permitires que eu seja um membro de Teu rebanho. Acredito que muitas preces foram feitas pelos que me amam para que eu tivesse um encontro pessoal Contigo. Tua amizade é tudo de que preciso para atravessar esta existência tão cheia de surpresas, nem sempre agradáveis. Chegou minha vez de orar pelos que me são caros para que a Ti entreguem seus destinos, deixando que a luz da fé fortaleça neles a confiança e a esperança que só Tu podes conceder. Ensina-lhes a silenciarem seus corações e, assim, poderão escutar Tua voz chamando-os para seguir-Te rumo à vida eterna que prometes.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

(Jo 10, 1-10)

   "O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância."

   Jesus, o ladrão a que Te referes é o mal que assola o mundo, roubando-nos o direito à  liberdade que foi dada por Deus a todos os que a Ele se confiam. Não permitas, Senhor, que os seres humanos sejam atraídos pelo anjo da perdição, porque sei que és poderoso para impedi-los de caírem nas malhas de sua rede que mortifica o corpo e a alma. Dá-lhes a oportunidade de se voltarem para o bem e a força para nele perseverarem . Em sua fraqueza, os homens precisam de Teu consentimento para prontificarem-se a seguir-Te. Tu podes, Jesus, seduzi-los e exortá-los a quererem colaborar com o projeto de vida divino que lhes foi destinado desde sua concepção. Tem misericórdia, Senhor Jesus, de todos os que ainda não Te encontraram e, por isso,  não sabem que só Tu podes dar-lhes vida plena.

domingo, 21 de abril de 2013

(Jo 10, 27-30)

   "As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. (...) E ninguém vai arrancá-las de minha mão."

   Jesus, uma vez em Tuas mãos, já não nos sentimos donos de nós mesmos. Tu nos guias e aplaina nossos caminhos tortuosos, ajudando-nos a saltar os obstáculos, diminuindo-lhes as dificuldades. Não concebo a ideia de que alguém suponha-se autossuficiente para resolver seus problemas sem Tua ajuda. Quantas vezes tentei forçar os que me são próximos a Te procurarem, a fim de que recebam também as bênçãos de que tenho desfrutado por ser tua fiel seguidora. Mesmo tendo abraçado essa caminhada espiritual, é-me difícil  entender que a hora de cada um está em Tuas mãos e, o que eu posso fazer é orar, orar, orar, sem cessar, para que o  Senhor não se demore a conceder-lhes o momento em que eles queiram debruçar-se em Teu colo, porque aí sim, tenho a certeza de que ninguém mais vai arrancá-los de Tua mão. Louvado sejas, Senhor, por tranquilizar-me com essa segurança.

sábado, 20 de abril de 2013

(Jo 6,60-69)

   "A quem iremos, Senhor? Tu tens palavra de vida eterna."

   Jesus, caminhando em Tua companhia, tenho pedido que aumentes minha fé para que eu não esmoreça diante das dificuldades. Procuro perseverar na oração, confiando que não me deixarás sucumbir perante os desafios que se me apresentam, pois sinto-me completamente incapacitada para enfrentá-los. Em comunhão Contigo, estou segura, porém não deixam de me atingir as consequências de atos impensados  dos que me cercam. Concede-lhes, Senhor Jesus, reconhecerem que só Tu tens Palavra de vida eterna, e saberem  que és o único que pode ajudá-los a  vencer os percalços desta existência, minimizando suas dores e sofrimentos. Permite-lhes, Jesus, que se prostrem a Teus pés e,  inspirados pelo Espírito Santo, indaguem: "A quem iremos, Senhor?"

sexta-feira, 19 de abril de 2013

(Jo 6, 52-59)

   "Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele."

   Jesus, o Pão da Vida que nos ofereces aperta, cada vez mais , os laços que nos unem a Deus. Com o coração prostrado a Teus pés, reconheço minha insignificância e pequenez, sentindo-me, contudo, crescer em amor a Ti, que me acolhe em Tua amizade, conferindo-me importância ímpar. Arrebatada e agradecida, com tanta ternura, entrego-me inteiramente a Teus cuidados, na certeza de que, permanecendo em comunhão Contigo, tenho motivos para enfrentar as agruras advindas das consequências de atos impensados, quando ainda não Te conhecia intimamente. Sei que posso contar com Tua força que me levanta nas quedas e me estimula a seguir em Tua estrada que leva ao céu.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

(Jo 6, 44-51)

   "Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim."

   Jesus,  dedicando-nos à Tua Palavra e adquirindo, paulatinamente, um pouquinho de sabedoria, somos levados a escutar, em nosso coração, o que nos inspira Deus Pai: o desejo de correr a Teu encontro. Com amor incondicional pela humanidade, sofrendo como qualquer ser humano, Tu Te entregaste ao sacrifício supremo, deixando-Te humilhar e massacrar até a morte de cruz, com o objetivo único de premiar-nos com a salvação eterna. Ajuda-nos, Senhor Jesus, a colaborar com o projeto de vida elaborado por nosso Criador para cada um de nós, livrando-nos das tentações que nos afastam de Ti, e justificando-nos para que,   como fiéis discípulos, empenhemo-nos na construção de um mundo mais fraterno e solidário.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

(Jo 6,35-40)

   "E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia."

   Jesus, fui escolhida por Deus Pai para desejar ser Tua seguidora, pois, por mim mesma, sei que não tomaria essa iniciativa. Recebi também a graça da perseverança em Teu seguimento e, a cada dia, Tu me abres os olhos para as maravilhas que sempre estiveram a meu alcance, mas eu não as enxergava. Por este  motivo, quantas vezes tentei resolver sozinha meus problemas, sem  obter sucesso. Encanto-me com Teu jeito de mostrar-me como a vida pode ser descomplicada, se a Ti recorro em qualquer situação. Choras comigo em meus sofrimentos e Te alegras com minhas conquistas, fazendo-me sentir que não me queres perder, o que eleva minha autoestima. Envolve, Senhor Jesus,  todos os que recebestes daquele que Te enviou na  luz da Tua ressurreição  para que, orientados pelo Espírito Santo, possam viver desde já na esperança da salvação.

terça-feira, 16 de abril de 2013

(Jo 6, 30-35)

   "Senhor, dá-nos sempre desse pão." Jesus lhes disse: "Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede."

   Jesus, posso afirmar, com conhecimento de causa, que Tua presença em mim plenifica-me, de modo tão intenso, que não me deixas abater diante das  tribulações a que estou sujeita a cada dia.  Aplacas minha ansiedade e pacificas-me o coração, trazendo-me o lenitivo que sacia minha fome e sede de PAZ interior. Usando como escudo o louvor e o agradecimento contínuos à Tua Trindade Santa e a oração, como espada, na luta contra o mal que ronda este mundo, sinto-me protegida. Não estou livre das dificuldades, mas tenho a certeza de que,  longe de Ti, sofreria muito mais. Ensina, Senhor,  todas as pessoas a conhecerem esse segredo, fazendo-as também saciadas com o Pão que ofereces a quem em Ti deposita total confiança.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

(Jo 6, 22-29)

   "Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará."

   Jesus, em nossa humanidade, preocupamo-nos com o sustento do corpo físico, não raro, fartando-nos com o que sabemos ser prejudicial a nosso organismo. Já ouvimos dizer que jejuar é uma forma de agradar a Deus, mas não nos dispomos a fazê-lo, salvo raras exceções. Desejamos a abundância e o prazer do sabor, esquecendo-nos de nos lançar à vida plena, além da material. Ensina-me, Jesus, a buscar em Ti a vida definitiva que fortalece a alma. Robustece em mim o Espírito da Verdade que cura, liberta e salva. Concede-me também , Senhor, ensinar aos que me cercam a alimentarem-se com o Pão da Vida, buscando-O na leitura e meditação de Teu Evangelho, para que recebam a PAZ que experimento mesmo em meio às tribulações e sofrimentos desta existência. Obrigada, Jesus!

domingo, 14 de abril de 2013

(Jo 21, 1-19)

   "Pela terceira vez, perguntou a Pedro: 'Simão, filho de João, tu me amas?' (...) Respondeu: 'Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo.'  Jesus disse-lhe: 'Apascenta muinhas ovelhas.'"

   Jesus, sei que é a mim que perguntas se Te amo. Estou ciente de que sabes o quanto eu Te amo. Tenho procurado ser-Te fiel, mas reconheço minha incapacidade de amar-Te como deveria, porque minha parcela humana é imensa e domina grande parte do meu modo de ser. Por isso, peço-Te, Senhor, que continues a atrair-me para perto de Ti, pois só Tu podes manifestar em mim o amor fraterno e desinteressado a meu próximo e, assim, capacitar-me ao amor ágape, que me dará condições de falar de Ti, na busca de apascentar as ovelhas que puseres em meu caminho, para glória de Teu Nome.

sábado, 13 de abril de 2013

(Jo 6, 16-21)

   "Mas Jesus disse: 'Sou eu. Não tenhais medo.' Quiseram, então,  recolher Jesus na barca, mas imediatamente a barca chegou à margem para onde estavam indo."

    Jesus, muitas vezes, sentimos-nos naufragando no mar de dificuldades que se nos apresentam como indissolúveis. Mas como estás sempre à nossa espreita, basta que elevemos, por um instante o pensamento a Ti e, imediatamente, Tu nos socorres, ancorando-nos em terra firme. Como sou abençoada por me dares a conhecer essa dádiva. Tenho orado muito, Senhor, para que as pessoas que me foram por Deus Pai confiadas para educar e orientar, abram-se para acolher-Te em seus corações e Te recolham na barca que conduz suas vidas, na certeza de que Tu as farás chegar ao porto seguro. Só Tu, Jesus, podes fazê-los se achegarem a Ti. Dá-lhes a oportunidade de honrar, glorificar e bendizer Tua Santa Trindade, em eterno agradecimento pela misericórdia com que foram resgatados.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

(Jo 6, 1-15)

   "Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: 'Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes.'"

   Jesus, confiante em Teu poder misericordioso, André, com certeza, inspirado por Deus Pai, chamou a atenção de outras pessoas presentes,  mencionando os poucos pães e peixes existentes no local, o que poderia ser considerado até ridículo como utópica solução para aplacar a fome de todo o povo. A lição que fica é que não é preciso muito para repartir o que temos, mas disposição para fazê-lo, levando em consideração que Deus provê, se a Ele nos confiarmos sem nenhuma restrição. Concede-me, Jesus,  encontrar sempre nas menores coisas Tua presença, que realiza prodígios e dá alento nas dificuldades, e a perseverança para agir com  misericórdia e compaixão junto a  meu próximo, partilhando tudo o que de Deus recebo, a cada fração de segundo de minha vida, sem esperar recompensa ou gratidão,

quinta-feira, 11 de abril de 2013

(Jo 3, 31-36)

   "Aquele que vem do céu está acima de todos. (...) Quem aceita o seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro. ..., porque Deus lhe dá o espírito sem medida."

  Jesus, assim como vieste do céu e estás acima de todos, também a nós exortas que procuremos nascer do alto, guiados por Tua mão poderosa, que nos oferece o que recebeste do Deus verdadeiro: o Espírito sem medida. Tanto amor tem o Criador de todas as coisas por Sua obra-prima, o homem, que lhe concede todas as oportunidades de redenção, para que possa, Contigo, chegar até Ele, que o espera para dar-lhe a felicidade eterna. Ajuda-me, Jesus, a falar de Ti por onde eu passar e coloca em meu caminho pessoas dispostas a receber-Te com louvores e glórias.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

(Jo 3, 16-21)

   "Deus tanto amou o mundo, que deu seu Filho unigênito, para que não morra todo aquele que nele crer, mas tenha a vida eterna."

   Jesus, Tu Te entregaste em sacrifício supremo para nos dar a vida que não fenece com o corpo físico, mas nos conduz à eternidade para conosco partilhares o Amor Divino. Tu mostras a estrada que leva à felicidade aos que em Ti creem, sem nada duvidar, contudo é preciso que sejas acolhido em seus corações como luz do mundo que indica o caminho da salvação. Sou privilegiada por ter sido escolhida por Deus para querer-Te sempre a meu lado, porque me provas, a cada instante, que podes me consolar, nos momentos de aflições, dando-me conforto e segurança proveniente da PAZ que experimento em Tua companhia. Assim, sou por Ti estimulada a desejar que todos conheçam Tua verdade, empenhando-me em divulgá-la onde quer que eu esteja.

terça-feira, 9 de abril de 2013

(Jo 3, 7b-15)

   "Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 'Vós deveis nascer do alto'"

   Jesus, inseridos neste mundo repleto de futilidades, muitas vezes, somos influenciados por valores distorcidos que nos afastam de Deus. Parece paradoxal a afirmação de que devemos nascer do alto, quando já viemos a esta vida e não mais podemos retroceder no tempo. Mas, se o dizes, é porque pode ser realizado e, melhor, por meio de Tua Palavra, ensinas como concretizar esse mistério. Meditando-A, um pouquinho a cada dia,  vamos nos fortalecendo na fé e acreditamos, sim, que podes nos transformar em pessoas melhores, dando-nos um novo nascimento, que se refletirá em nosso jeito de ser e agir perante Deus e nosso próximo.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

(Lc 1, 26-38)

   "Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível."

   Jesus, como é bom ter a certeza de que Deus realiza o impossível. Crendo nesta verdade posso esperar que minhas preces sejam atendidas. Estou convicta de que, deixando-me guiar por Ti, Tu levarás minhas orações até nosso Pai misericordioso. Tu me ensinaste a ter paciência e a aguardar que tudo se resolva no tempo certo, que difere do meu. A conversão dos que me são caros é o que mais desejo. Tenho muita esperança de que Tu lhes permitas abrirem seus corações para Te reservarem o primeiro lugar em suas vidas. Desde já, louvo e bendigo Tua Trindade que tudo pode e deseja o melhor para as criaturas idealizadas por nosso Criador.

domingo, 7 de abril de 2013

(Jo 20, 19-31)

   "Como o Pai me enviou, também eu vos envio.' E depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: 'Recebei o Espírito Santo.'

   Jesus, tenho orado para que me esvazies de mim mesma e me preencha com Teu Espírito, permitindo que  meus pensamentos, sentimentos, vontades, decisões e atitudes sejam sempre  por Ele inspirados e, desta forma, eu aja  exclusivamente de acordo com a vontade de Deus. Faz-me exemplo de vida em Ti a todos os que de mim se achegarem, pois sinto que a mim também envias para divulgar Tua Palavra aos que ainda não Te conhecem com intimidade. Fortalece-me, Senhor Jesus! Não permitas que eu me esqueça da missão que  me foi destinada, dando-me a oportunidade de contribuir um pouquinho para que sejas  glorificado, com o Pai e o Espírito Santo.

sábado, 6 de abril de 2013

(Mc 16,9-15)

   "..., Jesus apareceu a dois deles, com outra aparência.(...) Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos ... (...) E disse-lhes: 'Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura.'"

   Jesus, ressuscitado, apareceste a alguns privilegiados que só Te reconheceram por Teu jeito de Ser  e agir, pois creio que, após a morte, o corpo físico que envolve o espírito, já não mais importa. O relevante  é ter sabedoria para viver de forma a agradar a Deus. E só aprenderemos a fazê-lo se nos deixarmos educar por Ti, segundo os ensinamentos das Sagradas Escrituras. Já entendi Teu recado e dou-Te graças por ter-me revelado a melhor forma de propagá-los, visto que não tenho o dom da oratória. Permite, Jesus, que inspiradas pelo Teu Santo Espírito, as orações aqui apresentadas, cheguem a toda criatura, como desejas, e que Tua presença em suas vidas as leve a louvar, bendizer e glorificar, em Tua Trindade Santa, o Criador de todas as coisas.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

(Jo 21, 1-14)

   "'Vinde comer!' Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor. Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles."

   Jesus, estás a todo instante convidando-nos a participar da Eucaristia, como fizeste quando, ressuscitado, apareceste aos discípulos que Te reconheceram ao repartires o pão. Estás sempre junto a nós, chamando-nos a seguir-Te e, na maioria das vezes, nem percebemos Tua presença que pode , se quisermos, mudar nossa vida para melhor, como fizeste aos pescadores que, ao concordarem com Tua sugestão, viram transformada uma pescaria infrutífera em  abundância de peixes, produto de sua sobrevivência. Estás me ensinando a entender Tua Palavra e a sentir seu efeito benéfico em meu dia a dia, provocando em mim o desejo de compartilhar  as maravilhas que podes realizar em cada pessoa que Te aceite como Senhor e Salvador.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

(Lc 24, 35-48)

   "..., o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: 'A paz esteja convosco!' (...) Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras,..."

   Jesus, tão perfeitos fez nosso Criador os seres humanos, que muitos consideram-se autossuficientes para resolver seus problemas, sem  perceberem que somente Tu podes ajudá-los a terem sucesso em seus empreendimentos, se a Ti recorrerem com fé e confiança. Sustentadas pelas Tuas, mãos humanas, de todos os tempos, legaram para a humanidade obras grandiosas, que minha imaginação sequer poderia conceber. Afirmo, com convicção, que estando Contigo, pode-se  desfrutar de uma  Paz  envolvente, que difere daquela que procuramos no ambiente que nos cerca neste mundo. Quero fazer de Teus ensinamentos meu objetivo de vida, mas para que isso se torne realidade, peço-Te, Jesus, que abras minha inteligência porque só desta forma poderei entender, cada vez mais, as Sagradas Escrituras e colaborar com o plano divino que Deus Pai concebeu para minha vida e dos que comigo convivem.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

(Lc 24, 13-35)

   "Quando se sentou à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e lhes distribuía. Nisso os olhos dos discípulos se abriram e eles reconheceram Jesus."

   Jesus, doando-Te a nós eternamente, por meio da Santa Eucaristia, estás a nos lembrar que a partilha e a fraternidade são o ponto alto do projeto de Deus para toda a humanidade. Nossos olhos só se abrirão para enxergarmos o que há de melhor nesta vida, se nos deixarmos guiar por Teus ensinamentos, imitando-Te na distribuição de tudo o que do Pai recebemos sem mérito algum de nossa parte. Quando dividimos, desinteressadamente, nossos dons e bens, eles se multiplicam. Esta é a matemática do Senhor. E aquele que faz esta experiência, sente-se inundado do amor de Deus, que o recompensa  com um bem-estar indescritível. Obrigada, Jesus, por fazer-me compreender essa verdade.

terça-feira, 2 de abril de 2013

(Jo 20, 11-18)

   "'Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar.' Então Jesus disse: 'Maria!'"

   Jesus, como a Maria, Tu Te mostraste a mim, quando Te procurei. Recebi de Deus a graça de Te encontrar e fazer a experiência de estar em Tua companhia. Já não posso imaginar viver sem contar com Tua amizade, pois  me tratas com um amor tão grande como se eu fosse a Tua amiga mais importante. Tu me chamas pelo nome  e sinto-me acarinhada. Tenho a certeza de que me queres ver realizada e feliz. Apesar de  minha porção humana ser ainda dominante, levando-me algumas vezes a agir diferentemente do que ensinas, Tu me redirecionas ao bom caminho, exortando-me a escutar-Te, quando comigo conversas por meio das Sagradas Escrituras. Assim, a cada encontro Contigo, sinto-me mais encantada com Teu jeito de me acolher, mesmo quando não mereço tanta atenção. Estás me ensinando a amar meu próximo,  não somente aqueles aos quais estou ligada por laços de sangue ou de amizade, mas a todos os  seres humanos feitos à imagem e semelhança de nosso Criador, orando muito para que Te encontrem, porque sei que também precisam de Tua presença salvadora. Obrigada, Senhor Jesus!

segunda-feira, 1 de abril de 2013

(Mt 28, 8-15)

   "Naquele tempo, as mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos. De repente, Jesus foi ao encontro delas e disse: 'Alegrai-vos!'"

   Jesus, estás sempre conosco, anunciando a alegria que podemos ter se Te aceitarmos como companheiro em nossa jornada que, muitas vezes, é penosa. Podes amenizar nossas dificuldades, desde que  procuremos  escutar-Te quando nos falas por meio da  Palavra que deixaste como legado para toda a humanidade. Apesar de Teu lado humano que sofreu na carne as dores dilacerantes na morte de Cruz,  levaste até o fim a proposta de Deus, fazendo cumprir o projeto divino, cuja meta era dar a todos nós condições para alcançarmos  a vida eterna. Quero muito, Jesus, levar aos que ainda não conhecem esta verdade, a notícia de que ressuscitaste e vives dentro de cada um de nós, para que todos se alegrem com a possibilidade de Te encontrar e se deixem conduzir por Tua mão poderosa, que leva ao Pai, que nos criou para sermos felizes nesta vida e no Paraíso Eterno.