terça-feira, 30 de junho de 2015

(Mt 8, 23-27)

"Jesus ... levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria. Os homens ficaram admirados e diziam: 'Quem é este homem, que até os ventos e o mar lhe obedecem?'"

Jesus, em minha caminhada espiritual, aprendi que, mesmo ciente de que estás perto de mim e jamais me abandonas, devo vigiar continuamente. Se me distraio com qualquer pensamento, seja ele alegre ou triste, logo me fazes lembrar de que posso contar Contigo para abraçar-me e confortar-me. Quando sinto que ventos fortes tentam tirar-me a tranquilidade, recorro a Ti e, segurando em tua mão, elevo minhas preces a Deus que, em Teu nome, conforta-me, até que a calma tome conta de meu coração. Os momentos de crise são o termômetro para avaliar o grau de maturidade de nossa fé. Apesar de saber que estás no comando, é preciso exercitar, incessantemente, a confiança em Teu poder de silenciar nosso interior, como fizeste com o mar bravio, não deixando que naufraguemos em nossas misérias interiores. És minha força e meu refúgio. Obrigada, Jesus! Amém!

segunda-feira, 29 de junho de 2015

(Mt 8, 18-22)

"'Mestre, eu te seguirei onde quer que tu vás.' Jesus lhe respondeu: 'As raposas têm suas tocas e as aves dos céus têm seus ninhos: mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.'"

Jesus, estás dizendo que para seguir-Te, precisamos aceitar uma vida incerta, não sabendo onde repousar no fim do dia. Minha ignorância não permite que eu assimile Teu raciocínio, pois penso que, a Teu lado, jamais passarei por necessidades que me deixem desamparada. Com todo o respeito que devo a Ti, Senhor, prefiro continuar com meu modo de pensar, porque, como afirmas reincidentemente aos que têm fé, que tudo o que pedirmos ao Pai, acreditando que já recebemos, assim será, seguir-Te-ei confiante de que, a Teu lado, estarei sempre em segurança. Obrigada, Jesus, por dar-me esta certeza. Amém!

domingo, 28 de junho de 2015

(Mt 16, 13-19)

"'E vós, quem dizeis que eu sou?' Simão Pedro respondeu: 'Tu és o Messias, Filho do Deus vivo.'"

Jesus, enquanto andavas pelo mundo, pregando a Palavra que conduz ao Reino de Deus, eras considerado pelos discípulos um messias glorioso e triunfante. Aquele que poderia tirá-los da pobreza e das dificuldades a que estavam sujeitos por serem subordinados aos poderosos. Mas vieste para destruir as estruturas de uma sociedade injusta, para criar um mundo plenamente humano, onde tudo deve ser repartido igualmente entre todos. Iluminado pelo Pai para reconhecer-Te como o Salvador da humanidade, Pedro é escolhido por Ti para continuar o projeto de evangelização entre os homens, tornando-se Teu sucessor na Terra. Assim, passados mais de dois mil anos, alicerçada pela força divina, Tua presença permanece viva e forte, anunciando a realidade que não passa. Confirma-nos, Jesus, na comunhão e na unidade com Teus ensinamentos e concede-nos a graça de sermos, cada vez mais, conhecedores de Tua verdade, para que atravessemos os desertos desta existência, sentindo-nos protegidos pelo aconchego de Teu amor misericordioso. Amém!

sábado, 27 de junho de 2015

(Mt 8, 5-17)

"... Jesus disse ao oficial: 'Vai! e seja feito como tu creste.' E, naquela mesma hora, o empregado ficou curado."

Jesus, minha caminhada rumo a Ti leva-me, cada vez mais, a sentir que nada é mais gratificante do que estar em Tua presença. Crer, sem nada duvidar, que nos darás o que precisamos, para confortar nosso coração, é o segredo que nos revelas nesta passagem do Evangelho. Quantas vezes já li e ouvi o que disseste ao oficial romano, mas, hoje, esta Palavra tocou-me com muita intensidade. Tenho tido muitas provas de que posso contar Contigo em meu dia a dia. Quero crer mais, Jesus, pois sei que me abraçarás em minhas alegrias e me carregarás no colo, quando a dor tomar conta de meu ser. Tu és, Senhor, meu refúgio, minha PAZ e meu porto seguro. Obrigada, Jesus! Amém!

sexta-feira, 26 de junho de 2015

(Mt 8, 1-14)

"'Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar.' Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: 'Eu quero, fica limpo.' No mesmo instante o homem ficou curado da lepra."

Jesus, creio que Tu queres limpar as impurezas que carrego como fardo pesado, por ter sido contaminada pelos valores distorcidos do mundo. Desejo muito desvencilhar-me deles, mas sei que para isso é preciso desapegar-me de tudo o que me distancia de Tua graça. Já me concedeste o primeiro passo, permitindo-me aceitar seguir-Te. Considero-me privilegiada por ter sido escolhida por Deus entre tantas pessoas que são muito melhores do que eu. Quero fazer jus a Teu chamado, mas por ser fraca e impotente, estou sujeita a quedas que, muitas vezes, levam-me a desanimar, quando demoras muito a sanar minhas necessidades, as quais penso serem de Teu agrado. Então dizes ao meu coração que essa espera é necessária para que eu me aproxime mais de Ti, fazendo-me crescer na espiritualidade, dando-me a certeza de que Deus não deixará inacabada a obra que iniciou em minha vida. Louvo e glorifico Tua Trindade Santa, Senhor, por dar-me a conhecer essa verdade, Amém!

quinta-feira, 25 de junho de 2015

(Mt 7, 21-29)

"...Jesus ... ensinava como quem tem autoridade e não como os mestres da lei."

Jesus, tenho procurado propagar Tua Palavra, pedindo que me faças perseverar em Teu seguimento. Sei que isto é o mínimo que posso fazer, porque, de nada vale ficar na teoria, sem transformá-la em ações concretas, com atitudes de solidariedade fraterna, sobretudo junto aos irmãos que sofrem. Nem mesmo o ato de fé mais consistente poderá nos levar a Teu Reino, se a palavra não for acompanhada de manifestações de caridade desinteressada. Ensina-me, Jesus, a autoridade em minha maneira de ser, para que eu não aja como os mestres da Lei, que proclamavam com os lábios os Mandamentos de Deus, mas não davam exemplo de vida em Ti aos que os cercavam. Ajuda-me, Senhor, a construir minha casa em rocha firme, pautada em Teu amor misericordioso, fazendo-me humilde e comprometida com Teus ensinamentos, para que eu vivencie e pratique sempre o que prego em Teu nome, conquistando para seguir-Te e sentirem Tua PAZ o maior número de pessoas. Amém!

quarta-feira, 24 de junho de 2015

(Lc 1, 57-66.80)

"Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela."

Jesus, é inimaginável a alegria no coração de uma mulher que deseja ser mãe, quando percebe que foi abençoada por Deus para que seu sonho se realize. Muito mais ainda, se isso parecia impossível, devido à idade avançada, como a de Isabel, que concebeu aquele que viria abrir caminho para Tua passagem neste mundo. João Batista viveu para anunciar Tua chegada, denunciando o pecado e a injustiça. Foi o mensageiro da PAZ que pregavas e arrebanhava o povo, preparando-o para seguir-Te. Creio, Senhor, na misericórdia divina, que não falha jamais, concedendo bênçãos a todos os que em Ti confiam e esperam. Basta que entendamos que o tempo de Deus é diferente do nosso e que, perseverando na busca da santidade, em Teu nome, nossas súplicas, um dia, certamente serão ouvidas e atendidas, para que sejas glorificado em Tua Trindade Santa. Amém!

terça-feira, 23 de junho de 2015

(Mt 7,6. 12-14)

"...disse Jesus aos seus discípulos: ... 'Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles.'"

Jesus, queremos sempre receber o melhor tratamento por parte de nossos irmãos. Desejamos ser amados e respeitados em nossos direitos e, não raro, impor nossa forma de pensar, não nos importando com os que estão à nossa volta. Isso é consequência de nossa autossuficiência, do agir sem Deus, seguindo os valores do mundo que, tantas vezes nos apresenta meios de nos dar bem na vida, corrompendo-nos e afastando-nos cada vez mais de Seu amor. Porque és misericordioso, Tu nos concedes a oportunidade de repensar nossa maneira de ser, reconhecendo que, para vivermos em harmonia, devemos fazer aos outros o que almejamos para nós. No entanto, para entrar em sintonia com o que ensinas, é preciso que promovas em nós a graça de uma vida em Tua presença, sem a qual, seremos desesperançados e infelizes. Tu saras nossas feridas, transformas nossos corações e nos leva a aspirar que toda a humanidade seja abraçada por Ti, que vives e reinas com o Pai e o Espírito Santo, para todo o sempre na eternidade. Amém!

segunda-feira, 22 de junho de 2015

(Mt 7, 1-15)

"Por que observas o cisco no olho do teu irmão, e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho?"

Jesus, muitas vezes, o orgulho me impedia de admitir minhas falhas. Desde que comecei a dedicar-me à leitura e meditação de Tua Palavra, percebo o quanto tenho sido injusta ao julgar meu próximo que, mesmo tendo cometido erros, merece ser ouvido e perdoado. Tenho exercitado a humildade e tentado corrigir meu jeito de falar, desculpando-me quando não domino meu lado humano e magoo, principalmente os que mais amo. Jesus, não me deixes afastar-me de Tua presença, porque sei que o mal está nos rondando e querendo nos conquistar a qualquer custo, tirando-nos de Teu caminho e mostrando-nos uma trilha sedutora que poderá nos levar ao arrependimento e à infelicidade. Dá-me sempre o discernimento para compreender e amar meus irmãos, correspondendo à graça de ser muito amada por Deus, que tudo faz para ver-me realizada nesta vida. Aceitar ou não Sua proposta de amor, depende somente de mim. Obrigada, Jesus. Amém!

domingo, 21 de junho de 2015

(Mc 4, 35-41)

"'Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?' ... Então Jesus perguntou: 'Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?'"

Jesus, nossa fé é provada nas tempestades da vida. Por mais que queiramos ser fortes e tentemos nos desviar das adversidades a que estamos sujeitos nesta existência, só conseguimos nos acalmar, quando gritamos por Teu nome e nos certificamos de que estás no comando de tudo. Tu nos fortaleces nos momentos de desânimo, dando-nos a certeza de que estamos seguros em Tua presença. Concede, Jesus, aos que ainda não se reconciliaram Contigo, uma inquietude que os faça buscar-Te de todo coração para que, sentindo-se envolvidos em Teu Amor misericordioso, tenham a certeza de que, ao abrirem os ouvidos da alma para escutar Tua Palavra, o medo se transformará em confiança e, apesar dos ventos fortes que, muitas vezes, balançam o barco de nossa vida, nele estás, aplacando as ondas revoltas, para que não pereçamos nas turbulências deste mundo. Creio em Ti, Jesus, mas peço-Te: aumenta minha fé que ainda é tão pequena! Amém!

sábado, 20 de junho de 2015

(Mt 6, 24-34)

"...não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; ... Vosso Pai, que está nos céus, sabe que precisais de tudo isso. Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo."

Jesus, feliz é o homem que, colocando em primeiro lugar os valores divinos, sentindo-se agraciado com bens materiais, vive o que ensinas, partilhando o que recebe, por pura generosidade de Deus, com os irmãos mais pobres e sofredores, unindo-se a eles com misericórdia e compaixão. Afasta de todos nós, Senhor, a ambição e o orgulho que nos leva à escolha equivocada do que pensamos ser melhor para nosso bem-estar. Conduz-nos em nosso dia a dia, fortalecendo nossa fé, que é tão incipiente, mas que produz em nós o desejo de crescermos na espiritualidade, fazendo-nos sentir Tua presença, que nos dá a certeza de que não estamos sós neste mundo e que podemos contar Contigo para suportar e superar as dificuldades pelas quais teremos de passar. Desta forma, buscando primeiro a justiça do Reino, seremos supridos com o necessário para vivenciarmos a alegria de que, mais gratificante será nossa recompensa proveniente da PAZ interior, quanto mais agirmos de acordo com a vontade do Pai. Obrigada, Jesus. Amém!

sexta-feira, 19 de junho de 2015

(Mt 6, 19-23)

"Não junteis tesouros na terra, ... Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam."

Jesus, Deus coloca à disposição do homem toda sorte de tesouros, dando-lhe liberdade para deles usufruir como quiser. Criou um mundo repleto de maravilhas, que podem ser exploradas, suprindo as necessidades de todos, para que nenhum de seus filhos passe por necessidades temporais nesta vida. Vendo que a humanidade, sem entender Seu propósito, fazia mau uso dos recursos que deveriam ser destinados ao bem-estar de cada um, enviou-Te para nos ensinar como viver em harmonia. Os que se dedicam ao aprendizado do que deixaste nas Sagradas Escrituras, com o objetivo de seguirem Teus ensinamentos, já concluíram que, dedicando-se à prática do bem para amenizar o sofrimento dos irmãos carentes, são gratificados com uma alegria interior que a nada se compara. Concede, Jesus, a esperança de que a concórdia seja realidade entre os homens para que, amealhando tesouros no céu, todos possamos, um dia, viver a PAZ junto à Tua Santíssima Trindade no Reino Eterno. Amém!

quinta-feira, 18 de junho de 2015

(Mt 6, 7-15)

"Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome: ... não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal."

Jesus, colocando Tua Trindade Santa em primeiro lugar em nossas vidas, louvando e glorificando o Santo Nome do Senhor, estaremos envolvidos na graça divina. O pedido para que não nos deixes cair em tentação, resume todos os demais citados na oração do Pai Nosso que ensinas, pois, se estivermos livres do mal, realizaremos a vontade do Pai, que é perdoar quem nos ofende e amar nosso próximo como a nós mesmos. Assim, seremos perdoados de nossas falhas, supridos com o pão para o corpo e para a alma e encontraremos a verdadeira PAZ, que nos dará vida tranquila e feliz, mesmo sabendo que, nesta existência, passaremos por tribulações. Amém!

quarta-feira, 17 de junho de 2015

(Mt 6, 1-6. 16-18)

"Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles."

Jesus, praticar a justiça, isto é, fazer sempre o bem, orar, jejuar e oferecer ajuda aos necessitados, sem esperar sermos homenageados ou aplaudidos por nosso iguais é o dever de todo cristão. Deus tudo vê e tudo sabe, por isso, não adianta realizarmos a caridade, esperando recompensa, nem mesmo a divina. Oferecendo o que há de melhor em nós, ao pensarmos no bem de nosso próximo, seremos envolvidos em Tua PAZ e sentir-nos-emos gratificados com nossa contribuição para que a alegria seja realidade também na vida de nossos irmãos. Amém!

terça-feira, 16 de junho de 2015

(Mt 5, 43-48)

"Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! ... vosso Pai ... faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos."

Jesus, não posso dizer que tenho amor verdadeiro ao Pai e Te considero meu melhor Amigo, se não gosto e desprezo uma pessoa que é amada por Deus. Não me sentirei confortável em um grupo de amigos, onde algumas pessoas não aceitam um irmão que me é muito querido. Se o sol e a chuva são derramados sobre todos os homens, sejam eles bons e justos ou não, quem sou eu para julgar e menosprezar alguém? Tu nos abres os olhos para enxergarmos além do que podemos ver por nós mesmos, e nos fazes entender que o acolhimento e a ajuda que damos a um irmão, mesmo que não simpatizemos com ele, é graça de Deus, que se reverte com maior força a quem oferece do que a quem a recebe. Em Tua companhia, sou capaz de agir como ensinas. Fica sempre comigo, Jesus, e afasta de mim todo e qualquer preconceito e discriminação. Amém!

segunda-feira, 15 de junho de 2015

(Mt 5, 38-42)

"Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda!"

Jesus, nosso lado humano está sempre pronto a revidar, reagindo com hostilidade, muitas vezes com violência, aos insultos a nós dirigidos. Se temos o mínimo de compreensão, podemos entender que não estás nos aconselhando a sermos ingênuos, a ponto de permitirmos sustentar a situação que nos agride, mas, com sutileza, orienta-nos a desarmar o agressor, com conduta contrária à dele. Respondendo-lhe com atitude pacífica, sem usar as mesmas armas, serenar os ânimos, permitindo-lhe refletir sobre seu comportamento e mudar seu modo de agir. Esta é a fórmula que colocas à nossa disposição para que eliminemos as discórdias causadoras da vingança que destrói e traz infelicidade ao ser humano. Se estamos em comunhão Contigo, Jesus, nosso primeiro impulso é perdoar e ajudar o próximo a superar suas mágoas e frustrações, orando por ele e desejando que lhe dês oportunidade de conhecer-Te, para que, agindo como ensinas, encontre a PAZ interior, que ilumina a alma e conforta o coração. Amém!

domingo, 14 de junho de 2015

(Mc 4, 26-34)

"O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece."

Jesus, o único trabalho do homem para ver nascer os frutos para sua subsistência é espalhar a semente na terra e esperar, com paciência, a realização do mistério divino . Do mesmo modo, se nos dispusermos a procurar-Te, no intuito de acolher-Te em nosso coração, teremos feito o necessário para que Deus nos transforme em Teus fiéis seguidores, felizes e desejosos de apresentar-Te a todas as pessoas, para que recebam também as graças que derramas sobre os que em Ti acreditam e esperam. Não prives de Tua presença, Jesus, nem os mais resistentes a Teu chamado, mas concede-lhes reconhecerem que és o melhor Amigo que se pode ter nesta vida. E como germina, secretamente, o grão semeado, Deus fará também brotar neles o mistério da fé, que vai crescendo e, sem que percebamos, seduzidos por Teu jeito de nos abraçar em nossas dificuldades, não queiramos mais apartar-nos de Teu Amor incondicional por toda a humanidade. Obrigada, Senhor! Amém!

sábado, 13 de junho de 2015

(Lc 2, 41-55)

"Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas. Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas."

Jesus, guiado pelo Espírito divino, permaneceste no templo entre os doutores e os mestres da Lei, deixando todos embevecidos com Tua sabedoria, apesar de seres ainda uma criança. Quem em Tua presença poderia ter diferente sensação? Assim continuas, ainda hoje, e serás para sempre, até o final dos tempos, pois chegaste para ficar entre nós, trazendo-nos as respostas de que precisamos para nossas dúvidas, para nos guiar em nossas fraquezas e indecisões. Estou certa, Senhor, de que posso contar Contigo, todas as vezes que, em súplicas sinceras, clamar por Teu Nome, esperando que me indiques a direção a seguir, para que eu não incorra em erros que me tragam desilusões e sofrimentos. Desperta, Jesus, em todos os homens a alegria da fé no amor misericordioso de Deus por toda a humanidade. Renova-nos, a cada manhã, em tua graça, fazendo-nos enxergar o recomeço como presente do Pai. Que ao abrir os olhos para um novo dia, saibamos louvar e bendizer Tua Trindade Santa em agradecimento pelo dom da vida. Cobre-nos, Senhor, com o véu de Tua proteção. Amém!

sexta-feira, 12 de junho de 2015

( Jo 19, 31-37)

"... um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. ... Isso aconteceu para que se cumprisse a escritura que diz: ... 'Olharão para aquele que transpassaram.'"

Jesus, de Teu corpo dilacerado, saiu o sangue, evidenciando a morte de Tua porção humana. Porém, ao seres perfurado pela lança que abriu-Te o lado, fizeste jorrar a água, que simboliza o Espírito que concede vida imorredoura. Olhando-Te, transpassado no madeiro santo, o homem pode beber da fonte de Teu Amor incondicional e eterno e encontrar o caminho que o levará à plenitude. Em Ti, Jesus, coloco toda a minha confiança e esperança de dias melhores para todos os que vagueiam, sem rumo, à procura de harmonia interior, sem saberem que podem encontrá-la dentro de si mesmos, pois aí estás esperando ser acolhido, para abraçá-los e confortá-los em Teu amor misericordioso. Em minhas preces, peço a Deus, em Teu Nome, para que não demore a atender minha súplica pela conversão dos que não sabem que a alegria de viver está muito mais próxima do que eles podem imaginar, por não elevarem o olhar para o alto, de onde vem a verdadeira PAZ libertadora. Amém!

quinta-feira, 11 de junho de 2015

(Mt 10, 7-13)

"... disse Jesus aos seus discípulos: 'Em vosso caminho anunciai: O Reino dos Céus está próximo. ... De graça recebestes, de graça deveis dar.'"

Jesus, também somos chamados a anunciar o Reino dos Céus por onde andarmos. Nossa missão é persuadir os que nos cercam a seguir-Te para que, praticando amor ao próximo, todos nós manifestemos misericórdia, diante das situações de pobreza provocada pela ganância e egoísmo de poucos, salvo raras exceções, que detêm o poder de dominação em uma sociedade. Tudo o que temos é fruto do imenso amor de Deus por Seus filhos, os quais criou à Sua imagem e semelhança, sem nenhuma restrição, dando-lhes livre arbítrio para escolherem o caminho a trilhar. Derramou sobre o ser humano o necessário a uma vida de felicidade. Tendo entendido essa verdade, compreendemos também que, quanto mais nos doamos, partilhando dons e bens recebidos de graça do Pai, mais encontramos realização em nossos trabalhos e satisfação por termos sido escolhidos para vivenciar a PAZ interior, que alegra o coração, mesmo em meio às agitaçoes deste mundo. Obrigada, Jesus. Amém!

quarta-feira, 10 de junho de 2015

(Mt 5, 17-19)

"... disse Jesus aos seus discípulos: 'Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento.'"

Jesus, uma lei interpretada ao pé da letra, muitas vezes, leva seus seguidores à escravidão. Deixas bem claro que cumprir fielmente a Lei de Deus, é buscar nela inspiração para que se faça justiça, promovendo vida e liberdade a todos. Aquele que em Ti confia e espera, procurando levar Teus ensinamentos aos que não Te conhecem, com boa disposição e paciência, ajudando a propagar Teu Santo Nome, nos lugares em que os valores mundanos dominam, praticando e ensinando o bem, acolhendo os que sofrem e se alegrando em ajudar o próximo, serão considerados grandes no Reino dos Céus. Capacita-nos, Jesus, a exercermos a missão de evangelizar, começando pelos que nos cercam, para que também eles sejam divulgadores de Tua Palavra misericordiosa, que cura , liberta e pacifica os corações. Amém!

terça-feira, 9 de junho de 2015

(Mt 5, 13-16)

"... brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus."

Jesus, aquele que anda em Tua presença encontra o caminho menos penoso para atravessar esta existência, em que a ninguém é dada a isenção das dificuldades e sofrimentos. De um modo ou de outro, todos passaremos por tribulações. Quem a Ti se confia, mesmo que tenha uma fé muito pequena, tem a certeza de que estás a carregar a parte mais pesada de sua cruz, diminuindo-lhe as dores próprias desta vida. Dando o testemunho visível perante os homens, com atos de caridade fraterna, junto aos que mais precisam, podemos descobrir a presença e ação do Deus invisível aos olhos humanos. Senhor Jesus, perseverando em Teu seguimento e iluminada por Ti em meu dia a dia, poderei ser luz aos que me cercam, ajudando-os a conhecer-Te mais intimamente e a viverem a alegria de saberem-se filhos amados de Deus Pai, que deseja a todos propiciar a felicidade eterna. Amém!

segunda-feira, 8 de junho de 2015

(Mt 5, 1-12)

"... vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e Jesus começou a ensiná-los: 'Bem-aventurados os pobres em espírito ...'"

Jesus, pobres em espírito são todos os que buscam a justiça do Reino. São os que rejeitam os valores de uma sociedade injusta, convictos de que só em Deus encontrarão as bem-aventuranças que prometes. Levar consolo aos desvalidos e aflitos é o que nos pedes. Felizes os que, crendo na misericórdia divina, proclamada por Tua Palavra e ação, anunciam a esperança em uma vida melhor para todos, independentemente de raça, credo ou posição social. Discorrendo sobre as bem-aventuranças, estás nos oferecendo o caminho da felicidade, que só pode ser encontrada, se nos dispusermos a aprender de Ti como viver neste mundo, repartindo com o próximo, tudo o que nos é dado por Deus Pai, sem nenhum mérito de nossa parte, sem esperar aplausos, reconhecimento ou recompensa. Concede-nos, Jesus, disposição para ajudar nossos irmãos, oferecendo-nos ao serviço, principalmente junto aos mais necessitados, capacitando-nos também a evangelizar os que ainda não tiveram a graça de conhecer-Te, para que entregues a Teus cuidados, sintam-se acolhidos e confortados por Teu Amor incondicional. Amém!

domingo, 7 de junho de 2015

(Mc 3, 20-35)

"... Jesus voltou para casa com seus discípulos. E de novo se reuniu tanta gente que eles nem sequer podiam comer. Quando souberam disso, os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si."

Jesus, o povo se juntava ao redor de Ti para receber as bênçãos que oferecias gratuitamente. Por esse motivo, algumas pessoas sentiam-se incomodadas, invadidas em seu conforto. Mesmo conhecendo-Te e sabendo que só praticavas o bem, curando enfermos e libertando dos maus espíritos os que viviam perambulando sem rumo, Teus próprios parentes Te julgavam e queriam ver-Te longe. Mas Tu não os condenavas e prosseguias na missão para a qual foras destinado a cumprir neste mundo repleto de maldades. Havia, no entanto, aqueles que, acreditando que eras o Filho de Deus, seguiam-Te e se aglomeravam em multidões, sempre na esperança de que lhes suprisses as necessidades. A estes chamavas de irmãos e os comparavas à Tua mãe que, com toda a humildade, aguardada pacientemente do lado de fora até que pudesse falar Contigo. Uma vez que disseste que Tua verdadeira família é formada por aqueles que realizam na própria vida a vontade de Deus, penso poder considerar-me integrante dela, pois fui escolhida para conhecer-Te e, encantada com Tua presença em meu viver, recebi de Ti a graça de seguir-te. Tenho perseverado no desejo de aprender e vivenciar os ensinamentos que deixaste, e anseio apresentar-Te a todas as pessoas que sofrem mais do que deveriam, por não Te conhecerem na intimidade. Só Tu, Jesus, podes me ajudar a realizar este grande sonho. Amém!

sábado, 6 de junho de 2015

(Mc 12, 38-44)

"... Jesus chamou os discípulos e disse: ... Todos deram o que tinham de sobra, enquanto ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver."

Jesus, tomando como exemplo uma pobre viúva, Tu nos ensinas como direcionar nossas vidas, desapegando-nos do supérfluo e, com fé e confiança em Deus, termos a certeza de que Ele suprirá nossas necessidades, conferindo-nos PAZ no coração, por sabermos que quanto mais dividimos o que temos, tanto mais receberemos do Pai. A maior riqueza que podemos ter é acreditar que podemos contar Contigo, em todos os momentos, sejam de dificuldades ou de vitórias. Estás sempre perto de nós para impedir que tropecemos. Mas, se por teimosia o fizermos, amortecerás nossas quedas, levantando-nos e nos dando nova chance de recomeço. Depende exclusivamente de cada um de nós, apoiar-nos em Ti, confiando em Teu amor misericordioso e, sentindo-nos abraçados e confortados, não queiramos jamais afastar-nos de Tua presença para caminharmos de mãos dadas Contigo rumo à felicidade eterna. Amém!

sexta-feira, 5 de junho de 2015

(Mc 12, 35-37)

"... o próprio Davi chama o Messias de Senhor. Como é que ele pode então ser seu filho?"

Jesus, eras chamado Filho de Davi por ser de sua linhagem, isto é, seu descendente. Precisavas de uma origem humana para nascer e viver entre os homens, mas estavas acima de qualquer rei deste mundo. Não vieste para instaurar monarquias e proporcionar vida fácil ao povo, subtrair-lhe as preocupações. Teu objetivo ia muito além do que pensavam Teus contemporâneos nesta Terra. Curaste cegos e paralíticos, alimentaste Teus seguidores no corpo e na alma, provando que eras o Messias, enviado pelo Pai para transformar pecadores em seres redimidos e fiéis observadores da Lei. Sendo o maior entre os homens, foste o mais humilde, ensinando a todos como repartir os dons e bens, apoiando-se mutuamente nas comunidades, tornando-as mais alegres e confiantes. Tu Te entregaste à dor e ao sofrimento, com morte de Cruz, e carregaste sobre Teus ombros todo o pecado do mundo, para nossa salvação. Hoje vives e reinas soberano, em unidade com Deus Pai e o Espírito Santo na glória dos Céus, apenas aguardando que clamemos por Teu Nome para socorrer-nos em nossas dificuldades, dando-nos Tua PAZ, conforto e segurança. Obrigada, Senhor Jesus. Amém!

quinta-feira, 4 de junho de 2015

(Mc 14, 12-16. 22-26)

"... Jesus tomou o pão e, tendo pronunciado a bênção, partiu-o e entregou-lhes, dizendo: 'Tomai, isto é o meu corpo.'"

Jesus, fui agraciada por Deus para crer que estás presente em corpo e sangue na eucaristia. Sei, porém, que preciso muito de que fortaleças minha fé, que é demasiado pequena e, qualquer distração me distancia de Ti. Felizmente, tomei a decisão de segurar forte em Tua mão, pedindo-Te que não deixes que eu seja persuadida pelos valores deste mundo que oferecem, muitas vezes, prazeres que nos afastam de Teu Amor, fazendo-nos infelizes. Ao ver levantado o Pão no altar de Tua graça, elevo minhas mãos em agradecimento por ter a certeza de que receberei remédio para o meu corpo e alimento para minha alma. Deposito, no Cálice Sagrado, meu coração, os de meus entes queridos e os de toda a humanidade, para que os encharques com Teu Sangue Divino e nos dês Teu perdão por sermos tão pecadores. Somos lentos para compreender que a vida em Ti é feita de alegrias e satisfações e, confiando em Tua misericórdia, vemos diminuídas nossas dores e enfraquecidos nossos sofrimentos. Permite, Jesus, a todas as pessoas, dobrarem seus joelhos diante da mesa do banquete que ofereces, para que sintam-se envolvidos na PAZ que conforta e dá a certeza de que, um dia, estaremos todos Contigo no Reino Eterno, usufruindo das bem-aventuranças prometidas por Deus Pai a todos os Teus seguidores. Amém!

quarta-feira, 3 de junho de 2015

(Mc 12, 18-27)

"'Na ressurreição, ...de quem será ela mulher? Porque os sete se casaram com ela!' Jesus respondeu: ... quando os mortos ressuscitarem, ... serão como anjos do céu.'"

Jesus, recebemos de Deus a capacidade de pensar e refletir. Podemos também fantasiar toda sorte de situações, transportando-nos, em pensamento aos lugares mais inusitados. Todavia, por mais que queiramos, não temos acesso ao que acontecerá conosco após terminarmos nossa jornada neste mundo terreno. Deixas bem claro que a vida da ressurreição não é cópia da que vivemos nesta existência. Se permanecemos em Ti, espelhando-nos em Teu jeito de Ser, agindo como homens e mulheres de bem, procurando a santidade, como anjos, seremos recebidos no céu para beber de Teu amor misericordioso. Concede-nos, Jesus, experimentar uma fé fervorosa que nos conduza sempre para frente e para o alto, para que se cumpra a missão que foi confiada por Deu Pai a cada um de nós, e possamos festejar a glória de Tua Trindade Santa para todo o sempre no Reino Eterno. Amém!

terça-feira, 2 de junho de 2015

(Mc 12, 13-17)

"... Jesus disse: 'Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.'"

Jesus, na conjuntura atual, sobretudo em nosso país, são cobrados impostos abusivos, onerando muitas pessoas, sem falar das que sonegam, contribuindo para o caos de nossa sociedade, em que os ricos corruptos ficam mais ricos e os pobres desonestos e inconformados enveredam pelo mundo do crime. Tudo isso culminando em sofrimento aos mais necessitados que, não raro, morrem à espera dos serviços essenciais, que deveriam ser disponibilizados gratuitamente ao povo. Todos sabemos que o imposto só é justo quando revertido ao bem comum. Dar a César o que é de César é pagar os impostos que nos são devidos, pois um país precisa de verba para ser bem governado. Dar a Deus o que é de Deus implica em bem administrar as contribuições para que todos possam ter vida digna. Guia-nos, Senhor Jesus, em Teus caminhos e faz de nós seres humanos plenos de Teu Espírito para que, vivendo como ensinas, colaboraremos com a transformação de nosso povo, realizando obras de caridade fraterna e, assim, todos possamos sentir-nos filhos amados de Deus Pai, que nos criou para participarmos de Sua própria felicidade. Amém!

segunda-feira, 1 de junho de 2015

(Mc 12, 1-12)

"Jesus começou a falar usando parábolas: 'Um homem plantou uma vinha,... arrendou a alguns agricultores. ... Na época da colheita, ele mandou um empregado para receber sua parte ... bateram nele, e o mandaram de volta sem nada.'"

Jesus, por meio de parábolas, Tu nos incitas à reflexão de nossas atitudes perante o maior mandamento da Lei de Deus. Somos agricultores da vinha do Senhor, que colocou em nossas mãos os meios para que produzamos muitos frutos de amor e vida para todos. Muitas vezes, porém, agimos como filhos ingratos, ignorando as graças que recebemos do Pai, mesmo sem merecê-las, deixando-nos enredar pelo egoísmo e negando ao próximo necessitado ajuda para minimizar-lhe os sofrimentos. Transforma, Senhor, nossos corações e desperta-nos para que, valorizando mais o ser do que o ter, saibamos partilhar nossos bens e dons com os irmãos, correspondendo ao que espera de nós o Criador da vida. Concede-nos, Jesus, a força de que precisamos para fazermos frutificar em nós o bem, a justiça e a PAZ, que nos conduzirão à felicidade, junto a Ti, no Reino Eterno. Amém!