quarta-feira, 30 de setembro de 2015

(Lc 9, 57-62)

"'Eu te seguirei para onde quer que fores.' Jesus lhe respondeu: 'As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça.'"

Jesus, se quisermos seguir-Te, precisamos nos desapegar de todas as coisas que consideramos indispensáveis à nossa segurança. Se formos capazes de renunciar ao conforto que recebemos de Deus para levar aos que têm condições precárias de vida, por falta de meios de subsistência, sejam eles materiais ou não, estaremos no caminho certo, pois Tu nos farás chegar até eles e nos exortarás a dar o melhor de nós para tentar ajudá-los a sentirem-se amados e a desejarem seguir-Te também. Tu não tens onde repousar a cabeça, mas estás pronto a oferecer-me Teu ombro para que eu descanse, jamais deixando-me sentir desamparada, sobretudo nos momentos mais difíceis pelos quais terei de passar. Dá-me, Jesus, a graça de andar sempre junto a Ti, louvando o Santo Nome do Senhor, praticando atos de solidariedade e caridade fraterna por onde eu andar, e sei que não me desviarei da missão que me foi destinada por Deus Pai a cumprir nesta existência. Obrigada, Jesus. Amém!

terça-feira, 29 de setembro de 2015

(Jo 1, 47-51)

"... Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: 'Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade.'"

Jesus, podemos ludibriar todas as pessoas, mas de Ti ninguém esconde nada. Sabes tudo a nosso respeito. Conheces nossos pensamentos, nossos sentimentos, nosso íntimo, nossa essência. Não queiramos nos enganar, achando que podemos esconder de Deus a menor de nossas faltas, mas conscientizemo-nos de que somos todos pecadores e, muitas vezes, por mais que desejemos acertar, acabamos falhando em nossas atitudes. Estamos, porém, rodeados por Teus anjos, que nos protegem e cuidam para que não caiamos em tentações, se nos dispusermos a aceitar Tua ajuda, clamando incessantemente por Teu nome, não só nas tribulações, como também em agradecimento pelas alegrias que, se fizermos um balanço de nossas vidas, veremos que são muito mais numerosas do que as tristezas. Tu nos guardas em Teu amor misericordioso e fortaleces nossa esperança em Teu poder de nos livrar dos males que nos cercam, e dos quais somos prisioneiros, se não nos deixarmos conduzir por Ti. Cuida de nós, Jesus e dá-nos oportunidades de nos tornarmos pessoas sem falsidade. Amém!

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

(Lc 9, 46-50)

"Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim. E quem me receber, estará recebendo aquele que me enviou."

Jesus, os seres humanos, em sua grande maioria, vivem voltados par si mesmos, procurando realizar seus sonhos, correndo atrás das coisas que lhe tragam conforto e comodidade, sem pensar que tantos irmãos vivem na penúria e que poderiam receber deles o mínimo de ajuda para que seu sofrimento fosse diminuído. Tu nos mostras como seguir Teu exemplo de humildade e serviço aos necessitados, agindo com pureza de coração, sem pleitear reconhecimento, assegurando-nos de que Tua maneira de viver é que nos conduzirá à comunhão com Deus e nos dará a PAZ que tanto almejamos. Amém!

domingo, 27 de setembro de 2015

(Mc 9, 38.45.47-48)

"Em verdade eu vos digo: quem vos der de beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa."

Jesus, tantas denominações religiosas fazem com que, muitas vezes, entre os que as seguem, haja competições e desavenças, querendo provar ser uma melhor do que a outra. Tu nos mostras, porém que fazer o bem é que leva o homem a encontrar o Reino dos Céus. Não sejamos, pois, intolerantes com os que não professam nossa fé religiosa, mas que lutam pela igualdade social, pela proteção da vida, pelo bem-estar comum. Ajuda-nos, Senhor a procurarmos a unidade entre todos os que, bem intencionados, fazem o que agrada a Deus, e afasta de nosso meio tudo o que nos leva a valorizar as coisas que promovem a divisão entre os ricos e os pobres, os poderosos e os fracos, aumentando o abismo que os separa. Só Tu, Jesus, podes nos capacitar ao entendimento de que somos todos filhos do mesmo Pai e, por isso, herdeiros de todas as riquezas que nos esperam para, um dia, junto a Ti, podermos desfrutar no Paraíso Eterno. Cuida de nós, Jesus, que somos nada e precisamos de Tua misericórdia. Amém!

sábado, 26 de setembro de 2015

(Lc 9, 43b-45)


"'O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens.' Mas os discípulos não compreenderam o que Jesus dizia. ... e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto."

Jesus, quando não queremos que algo aconteça, evitamos até falar sobre o assunto, assim como algumas pessoas não mencionam o nome de certas doenças, com o intuito de afastá-las. Creio que Teus discípulos agiam desta forma, não querendo entender o que dizias, com medo de que o que falavas se tornasse realidade. Não sabiam eles que, depois de retirado do seu meio, estarias mais vivo do que nunca, agora, dentro de cada um e em todos os lugares. Ressuscitado, vives nossas dores, nossas angústias e sofrimentos, impulsionando-nos para cima e para o alto, se a Ti nos confiamos com fé e esperança em Teu poder de nos libertar das agruras a que estamos sujeitos nesta existência. Assim como entendo que Teu suplício e morte tinham como objetivo tirar o pecado do mundo, peço-Te, Jesus, que me faça compreender e aceitar os desafios pelos quais eu tiver de passar, nas situações difíceis que porventura estiverem a mim destinados, oferecendo-os a Deus, em Teu nome, que morreu por mim e pela salvação de toda a humanidade. Amém!

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

(Lc 9, 18-22)

"... Jesus perguntou-lhes: 'Quem diz o povo que eu sou?'"

Jesus, creio não haver neste mundo quem não tenha ouvido falar de Ti, ou que ainda não venha a ouvir. Tua graça se derrama sobre a humanidade, mesmo que haja pessoas que insistem em rejeitar-Te, em não acreditar que és o Filho de Deus e nosso salvador. Mas não basta que Te aceitemos e declaremos que és o Messias. É preciso que, sendo Teus seguidores, aprendamos Teu jeito de Ser e nos esforcemos para nos espelhar em Tua vivência neste mundo, espalhando o bem, a misericórdia e a compaixão junto aos pobres, aos doentes, aos sofredores. Jamais disseste que passaríamos por esta existência sem adversidades, sem tribulações, sem padecimentos. Por outro lado, Tu nos garantes que se permitirmos que façamos de nosso coração Tua morada perpétua, teremos força para superar nossas angústias e recuperar a alegria de viver, porque Contigo a nos guiar teremos sempre fé e esperança de dias melhores. Amém!

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

(Lc 9, 7-9)

"...Herodes disse: '... Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?' E procurava ver Jesus."

Jesus, para que possamos ver-Te, é preciso que Te procuremos com pureza de coração, e não por simples curiosidade, porque ouvimos falar sobre Teus feitos, mas não acreditamos que és Deus e que estás pronto a nos socorrer em qualquer situação. Exorta, Jesus, os que só Te conhecem de ouvir falar, a procurar-Te e, deixando-Te encontrar por eles, ensina-os a perseverarem em Teu seguimento, dando-lhes a graça de serem sempre dirigidos por Teu Santo Espírito. Oro pela conversão de todos os pecadores, a começar por mim e pelos que me são mais próximos. Desperta em nós, Senhor, a alegria de saber-nos filhos amados de Deus, fazendo-nos Teus servidores, ao acolhermos com misericórdia os irmãos menos favorecidos, e colocando em nossa jornada pessoas solidárias, que venham a contribuir com o plano divino que o Pai destinou para cada um de nós. Amém!

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

(Lc 9, 1-6)

"Naquele tempo, Jesus convocou os Doze deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças, e enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar enfermos."

Jesus, ainda hoje, Tu nos ensinas a caminharmos em Tua estrada, levando aos irmãos Teu jeito de viver, que consola e conforta os desanimados. Se confiamos em Teu poder de nos guiar, também seremos capazes de afastar-nos, e aos que nos cercam, dos males que, seguindo Teus ensinamentos, podem ser evitados. Concede-nos, Jesus, sairmos de nossa zona de conforto para testemunhar, onde estivermos, a fé que nos ajuda a seguirmos em frente, superando as dificuldades do dia a dia. Sei que, de mãos dadas Contigo, alcançaremos a PAZ, que nos dá a certeza de que a justiça do Reino de Deus, um dia, tornar-se-á realidade entre nós. Esperar, confiar, perseverar e estar em comunhão Contigo, é o segredo para uma vida de aceitação do que nos é destinado viver nesta existência, fazendo dos sofrimentos exercícios de fé, que resultarão em cura interior e libertação do que nos aflige. Ajuda-me, Jesus, a colocar em prática o que me fazes entender neste Evangelho. Obrigada, Senhor. Amém!

terça-feira, 22 de setembro de 2015

(Lc 8, 19-21)

"Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática."

Jesus, estás sempre nos afirmando que, para fazermos parte de Tua família divina, precisamos ser fiéis à Palavra de Deus, sendo solidários com os irmãos, manifestando compaixão aos que sofrem, agindo com misericórdia junto aos necessitados de ajuda para sua sobrevivência. Clamamos por Teu nome, nos momentos de insatisfações e sofrimentos, mas nem sempre estamos abertos para acolher os que não têm a quem recorrer em suas misérias. Tira, Senhor, a venda de nossos olhos para que enxerguemos, à nossa volta, quanta penúria existe e, guiados por Tua luz, testemunhemos uma fé viva em Teu poder de aliviar as dores dos que precisam entender que só deixando-se habitar por Ti, serão guiados pele Espírito Santo que aplaca angústias e padecimentos. Amém!

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

(Mt 9, 9-13)

"Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos."

Jesus, não faz muito tempo que, ao sentar-me à mesa para as refeições, peço que estejas conosco, abençoando-nos e ao alimento que nos dás. Meditando esta Palavra, coloco-me no lugar de Mateus, que convidou também seus iguais para participar, junto a Ti, dessa tão grande graça. Muitos são os meus pecados, porém, por perseverar na caminhada espiritual, às vezes, ainda penso, equivocadamente, cometer menos iniquidades do que os que me cercam. Peço-Te, Jesus, que atraias para estar Contigo, louvando o Nome Santo do Senhor, incessantemente, todos nós que, querendo ou não, cometemos injustiças. Concede aos que ainda não procuraram conhecer-Te na intimidade, reconhecerem que vieste para chamar os que precisam ser curados e libertados de suas misérias interiores, para sentirem a verdadeira PAZ, vinda do amor misericordioso do Pai, que não quer ver sofrer nenhum de Seus filhos. Obrigada, Senhor Jesus. Amém!

domingo, 20 de setembro de 2015

(Mc 9, 30-37)

"Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos."


Jesus, estamos sempre procurando o melhor para nossa vida, querendo cada vez mais conforto e segurança. Não entendemos ainda que Tu estás a nos oferecer tudo o que suprirá nossas necessidades, se a Ti nos confiarmos, entregando-nos sem ressalvas em Tuas mãos. Teu exemplo de vida nos mostra que é servindo-Te em nossos irmãos menos favorecidos que encontraremos, perante Deus, a grandeza que queremos vivenciar. Dá-nos sabedoria para compreender que para ser maior em Teu Reino, é preciso doar-nos em serviço ao próximo, sem esperar recompensas, sem qualquer pretensão ou interesse. Ajuda-me, Jesus, para que eu saiba cumprir a missão que me foi destinada, cultivando Tua verdade e superando as adversidades pelas quais terei de passar, e que ninguém está isento nesta existência. Amém!

sábado, 19 de setembro de 2015

(Lc 8, 4-15)

"A semente é a Palavra de Deus. Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram, mas, depois, vem o diabo e tira a Palavra do coração deles..."

Jesus, perseverando na meditação diária de Tua Palavra, algumas vezes, penso ter-me transformado em terra boa, porém, por pouca distração, vejo quanto ainda tenho a aprender para que as sementes que plantaste em meu coração brotem, cresçam e frutifiquem. Apesar de todas as incompreensões e obstáculos que nos impedem de cultivar, como deveríamos, regando todos os dias, a sementinha do amor a Deus e aos irmãos, que espalhaste entre nós, Tu nos dás a certeza de que Tua missão será bem sucedida. Somente sendo fiel à Tua amizade é que poderemos chegar ao que Deus espera de nós. Sei que não desistirás de nos atrair para perto de Ti, mas peço-Te, Jesus, que nos faça compreender que, seguindo em Tua estrada, chegaremos ao Reino dos Céus e desfrutaremos das maravilhas que o Pai promete aos que Te acolhem e ao próximo com verdadeira alegria na alma. Amém!

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

(Lc 8, 1-3)

"... Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; e também algumas mulheres que ... ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam."

Jesus, mulheres não eram consideradas no tempo em que andavas pelo mundo. Tu vais formando uma nova comunidade, arrastando-as atrás de Ti, bem como os rejeitados e desprezados por suas condições de vida, de doenças, por serem pecadores aos olhos dos que se achavam melhores que os outros, enfim, todos os marginalizados pela sociedade daquela época. Este Evangelho vem sinalizar que os bens materiais também são muito úteis quando empregados em boas causas. As mulheres que Te acompanhavam e aos apóstolos, serviam-se deles para suprirem o indispensável para a missão que lhes fora destinada. No entanto, essa generosidade era fruto da certeza que elas tinham de que, somente Te seguindo, estariam saciadas em suas mais remotas necessidades. Ensina-nos, Jesus, o desapego ao que nos desvia de Teu caminho, exortando-nos a partilhar nossos dons e bens com os que precisam mais do que nós. Amém!

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

(Lc 7, 36-50)

"Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: '...os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor.'"

Jesus, o amor é o princípio e deve ser o fim de tudo. É o mandamento que rege todos os outros. Se existe amor, o perdão se faz automaticamente. Perdoar é dom divino, mas grande parte dos homens está comprometida com os valores do mundo que, muitas vezes, vão contra a vontade de Deus. Seu orgulho e ambição não lhes permite enxergar as necessidades dos irmãos e, se a veem, muitos são omissos e nada fazem para supri-las. Não raro, julgam as pessoas e as desprezam, sem procurar entender as razões que as levaram a agir daquela forma. Ajuda-nos, Jesus, a compreender que a justiça de Deus se manifesta no amor que perdoa os pecados e transforma corações, dando a todos a chance de se converterem e se tornarem membros aceitos e bem-vindos ao nosso meio. Amém!

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

(Lc 7, 31-35)

"Naquele tempo, disse Jesus: 'Com quem hei de comparar os homens desta geração? Com quem eles se parecem? São como crianças...'"

Jesus, se não nos abrirmos par receber-Te em nossos corações, se não nos prepararmos para aprender e vivenciar o que ensinas, jamais cresceremos e seremos sempre como as crianças que fazem birra por algo que querem conseguir. Corremos atrás das coisas passageiras sem, contudo, percebermos que muito mais importante para alcançarmos a felicidade é buscar primeiro o Reino de Deus e a justiça divina. Meditando diariamente Tua Palavra, adquirimos, pouco a pouco, sabedoria para compreender que, somente seguindo Teus passos e deixando-nos conduzir por Ti, tropeçaremos menos em nossa caminhada nesta vida terrena. Mas Tua misericórdia é infinita e não Te cansas de esperar que, um dia, tenhamos maturidade para desejarmos contribuir com a missão que Deus Pai planejou para nós, e que nos levará a Teu encontro, ainda aqui, nesta existência. Não demores, Jesus, para permitir que tudo se realize como Deus quer. Amém!

terça-feira, 15 de setembro de 2015

(Jo 19, 25-27)

"Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: 'Mulher, este é o teu filho.' Depois disse ao discípulo: 'Esta é a tua mãe.'"

Jesus, porque Deus viu a humildade de Maria, concedeu-lhe a mais alta patente que um ser humano pode obter: contribuir com a obra divina, trazendo-Te ao mundo. Constituiu-a mãe de todos os homens, para ajudá-los a encontrar mais depressa o caminho que leva a Ti, que vieste para dar vida em plenitude aos que a Ti se confiam. Essa relação mãe-Filho vem representar a unidade do povo de Deus no decorrer dos tempos. Faz-nos também humildes para que reconheçamos a graça de podermos contar com a intercessão de Tua mãe, por nossas necessidades nesta existência. Quem é mãe sabe como é triste ver um filho sofrer. Nossa Senhora, nossa mãe, cujo coração sangrou ao ver-Te no suplício da morte, está sempre pronta a pedir-Te que amenize nossos sofrimentos. Sejamos, pois, coerentes em nossas preces, respeitando a herança que nos deixaste. Amém!

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

(Jo 3, 13-17)

"Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo aquele que nele crer, mas tenha a vida eterna."

Jesus, Deus se fez homem e, em teu corpo físico, desceu dos céus para habitar entre nós. Contraditório seria pensarmos que podemos compreender o mistério de Tua Trindade, pois a própria palavra "mistério" já diz ser algo inacessível à razão humana. Mas a fé que vamos adquirindo, com a maturidade espiritual, leva-nos a acreditar que és Um com o Pai e o Espírito Santo. Cremos em Tua presença viva junto a nós e nos confiamos inteiramente a Teus cuidados, sabendo que ao agir como ensinas, seremos conduzidos, por Tua mão, à prática do bem. Sou-Te grata, Senhor, por ter sido atraída a Ti. Aumentas minha fé, dando-me a absoluta certeza de que posso contar Contigo, em todas as situações, pois Tua fidelidade é comprovada, a cada momento até nas menores coisas. Quando estou fraca, Tu me fortaleces, afastando de mim a tristeza e desesperança, não me deixando sofrer além do que posso suportar. A Teu lado sou feliz, Jesus. Fica sempre comigo...fica comigo... fica comigo...Amém!

domingo, 13 de setembro de 2015

(Mc 8, 27-35)

"... começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado ... morto e ressuscitar depois de três dias. (...) Então Padro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo."

Jesus, apesar de conhecer-Te na intimidade, de estar em corpo físico perto de Ti, Pedro era humano e pensava como tal. Mais do que nós, ele tinha o direito conjeturar a Teu respeito, tentando proteger-Te da tragédia que anunciavas. Hoje, sabendo quem Tu és, que vieste ao mundo para nos libertar do pecado, ainda muitos de nós quer aconselhar-Te, e ao próprio Pai, sugerindo ideias de como resolver nossos problemas, de nos livrar das desventuras e sofrimentos que nos abatem. Mas Tu ensinas, nas Sagradas Escrituras, que aceitando as dores a que estamos sujeitos nesta existência, abraçando nossa cruz e oferecendo-nos a Ti, que sofreu e morreu por amor à humanidade, estaremos no caminho certo para alcançar as graças divinas prometidas por Deus Pai aos que, com fé e confiança, em Ti depositam suas esperanças de consolo para seus males. Ajuda-nos, Jesus, a seguir Teu exemplo de vida, na prática do bem ao próximo, confortando-o em suas necessidades materiais, afetivas e espirituais, apresentando-Te a ele como o melhor Amigo que um ser humano pode ter nesta vida. Amém!

sábado, 12 de setembro de 2015

(Lc 6, 46-49)

"Por que me chamais: Senhor! Senhor!, mas não fazeis o que eu digo?"

Jesus, a maior parte dos seres humanos vive como se tudo fosse muito natural, como se a graça da vida dependesse de si próprios. Lembram-se de Ti, somente quando se veem em apuros e, clamam por Teu nome até que tudo se acalme. Conhecendo Seus filhos, sabendo que são rebeldes e infiéis, mesmo assim, Deus Pai não nos nega Sua misericórdia. E insiste em apresentar-Te ao todos para que, seguindo em Teu caminho, aprendamos a viver com fé e confiança em Teu poder de curar nossas feridas interiores e nos acalmar nos momentos de angústia. Ajuda-nos, Senhor, a vigiar incessantemente, não nos esquecendo de que, longe de Ti, naufragamos nas misérias deste mundo, cujos valores, muitas vezes, contrariam Teus preceitos e nos levam a pecar, impedindo nosso crescimento espiritual. Ilumina, Jesus, nossos passos rumo a Ti. Dá-nos um coração manso e humilde e cria para nós oportunidades de fazermos sempre o bem, socorrendo sobretudo os pobres e excluídos, que sofrem mais do que nós. Guarda-nos, Senhor Jesus, junto a Ti e estaremos seguros para cumprir nossa missão nesta existência terrena. Amém!

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

(Lc 6, 39-42)

"Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão."

Jesus, nosso orgulho nos faz pensar que somos sempre os melhores em nossas decisões, que sabemos mais do que os outros, que somos os donos da verdade. Discutimos e queremos fazer valer nossas ideias, não raro, provocando sérias brigas. Isso acontece, até no seio das famílias, afastando irmãos que se amam, porque não se perdoam. Dá-nos, Senhor a graça de Tua misericórdia, para que enxerguemos nossas faltas, nossos erros, nosso egoísmo em queremos ser respeitados, sem porém, levar em consideração o próximo, que como nós quer ser ouvido. Faz nosso coração semelhante ao Teu, para que transbordando de amor, aprendamos a escutar primeiro o que têm a nos dizer os que nos cercam, para depois, discernindo sobre suas razões, orientá-los em Teus caminhos, ou reconhecer que somos nós que precisamos mudar. Abertos ao chamado de Deus Pai para seguir-Te, sejamos sempre guiados por Teu Santo Espírito, para que a verdade e a justiça seja nossa meta de vida. Amém!

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

(Lc 6, 27-38)

"O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles."

Jesus, todos precisam entender que as mágoas e os ressentimentos, guardados no peito, prejudicam apenas aqueles que os detêm. Quantas desfeitas ao Senhor fizemos e insistimos em fazer e, mesmo assim recebemos d'Ele, todos os dias, as condições necessárias para continuarmos a lutar pela vida. Nossa maneira de sentir e reagir frente a situações adversas foi ditada pela ignorância humana. Tu vieste para mudar esse modo de pensar que nos deixa infelizes e para baixo, cada vez que enfrentamos, principalmente, alguém a quem amamos, por quem oramos e a quem desejamos todo o bem e não vemos, de sua parte, sequer um gesto de reconhecimento. Tu nos ensinas que perdoar é a única forma de afastar-nos do incômodo que nos tira a PAZ vinda de Deus, que nos ama e nos perdoa sempre. Dá-nos, Jesus, o dom do perdão. Amém!

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

(Lc 6, 20-26)

"Bem-aventurados vós, os pobres... que agora tendes fome... que agora chorais... Alegrai-vos... pois será grande a vossa recompensa no céu."

Jesus, além dos que nos cercam, das pessoas que não estão perto de nós, mas que nos são caras, vemos pelos meios de comunicação, quanta gente sofre as consequências da vaidade e egoísmo humanos. Aos que se apegam a Ti, dás o consolo das bem-aventuranças, ensinando-lhes a viverem na graça divina, esperando e confiando que suas dores sejam mais suportáveis, se com fé depositarem nos braços de Deus, sem nada duvidarem, os sofrimentos pelos quais inevitavelmente passarão. Fica conosco, Jesus, e ajuda-nos a sermos comprometidos com ações de solidariedade, que possam promover a defesa da vida, para que cheguem nossos protestos de desprezo aos que podem, mas nada fazem para diminuir o abismo social gerado pela cultura do lucro fácil e desonesto. Sejamos sempre iluminados pelo Espírito Santo e façamos nossa parte, orando pelos que precisam de nossas preces: tanto os que padecem, quanto os que são as causas dos padecimentos. Amém!

terça-feira, 8 de setembro de 2015

(Mt 1, 18-23)

"Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco."

Jesus, Tu vieste ao mundo para viver e sofrer, ensinando-nos o caminho para salvação da alma. Teu objetivo, até hoje, é nos libertar das estruturas que oprimem e escravizam os pobres e fracos, os excluídos e infelizes. Pelo sim de Maria, que concebeu por obra do Espírito Santo, Tu, Verbo de Deus, encarnaste entre nós. Jesus, como a virgem, fazei-nos também cumprir a vontade do Pai, alegrando-nos com as maravilhas que, somente estando em Tua companhia, podemos sentir e enxergar no decorrer de nossas atividades diárias. Aprendendo de Ti a amar e servir-Te em nossos irmãos sofredores, possamos crescer aos olhos de Deus, pela obediência ao que espera de Seus filhos nosso Criador e estarmos, um dia, face a face Contigo no Paraíso Eterno. Amém!

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

(Lc 6, 6-11)

"Disse-lhes Jesus: 'Eu vos pergunto: O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal; salvar uma vida ou deixar que se perca?'"

Jesus, novamente vemos o impasse entre os fariseus e mestres da Lei, mediante Tua atitude em dia de sábado. Eles entendiam a religião unicamente como observação e seguimento de ritos simbólicos. Mas Tu mostras que as leis de Deus devem ser sempre interpretadas de forma a promover a vida humana. Tu vieste para que elas sejam cumpridas em sua totalidade, porém, dando-lhes nova forma de compreendê-las, para que seja concedida a todos os homens, filhos amados de Deus, feitos à Sua imagem e semelhança, vida digna e feliz. Não permitas, Senhor, que sejamos omissos aos apelos dos irmãos menos favorecidos, mas que façamos o que está à nossa altura para minimizar-lhes os sofrimentos. Conserva-nos unidos a Ti para termos a certeza de que faremos o nosso melhor ao agradar ao Pai e, sentindo-nos em PAZ com nossa consciência, teremos mais alegria em nossos corações. Amém!

domingo, 6 de setembro de 2015

(Mc 7, 31-37)

"Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar."

Jesus, muitas vezes, estamos dispostos a ouvir a Palavra de Deus na meditação do Evangelho, mas estamos surdos e, por isso, não conseguimos escutá-La. Porém, se perseverarmos, abrirás nossos ouvidos, pois Tu sabes o que vai em nosso coração e permitirás que A entendamos e aprendamos a vivenciá-La, dando exemplo de vida em Ti aos que nos cercam, fazendo bem todas as coisas, praticando o amor ao próximo e a caridade como Deus espera de cada um de nós. Amém!

sábado, 5 de setembro de 2015

(Lc 6, 1-5)

"Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?"

Jesus, nosso Criador fez todos os dias para que o homem viva em liberdade e feliz. As leis só têm sentido se não impedirem ao ser humano o acesso às suas necessidades básicas. Portanto, saciar a fome e a sede de quem precisa, com amor e compaixão, é cumprir a Lei maior. O respeito às leis de Deus é imprescindível, mas se for preciso escolher entre faltar à missa aos domingos e cuidar de uma pessoa doente, certamente Deus aprovará o não cumprimento desse ato de fé e abençoará aquele que assim agir. Ilumina-nos, Jesus, para que sejamos sempre solidários, tendo como princípio a valorização do que nos é mais precioso: a vida que recebemos gratuitamente, sem termos feito nada para merecê-la. Amém!

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

(Lc 5, 33-39)

"Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha: senão vai rasgar a roupa nova..."

Jesus, Tu desejas que nos transformemos completamente, mudando para melhor nosso jeito de ser, nossa forma de agir perante o próximo. Uma vez experimentado o sabor do vinho transformado em Teu preciosíssimo sangue, não mais encontramos prazer em nos deixar seduzir por coisas deste mundo, que nos afastam de Ti. Agradeço-Te por dar-me a conhecer, nas Sagradas Escrituras, a fonte de água viva que me inspira a procurar-Te, sem cessar, trazendo-me a satisfação da certeza de que, posso passar por dificuldades, mas Tu cuidarás de mim, fazendo com que as tribulações desta vida me levem, cada vez mais, para perto de Ti. Amém!

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

(Lc 5, 1-11)

"Não tenhais medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens."

Jesus, este chamado ecoa por todos os lugares, convidando-nos a Te seguirmos, levando Tua Palavra de vida e salvação aos mais longínquos recantos deste mundo. A evolução tecnológica, cada vez mais avançada, tem permitido que nossas preces cheguem a muitas pessoas que, embora não estejam motivadas a procurarem participar dos cultos religiosos, querem sentir-se protegidas por Deus em seus empreendimentos cotidianos. Estou certa, Senhor, de que posso ser também pescadora de almas para Ti. Não me deixes, porém, Jesus, confiar em mim mesma, como instrumento de Tua vontade. Ajuda-me a sair a campo, procurando manifestar, na prática, tudo o que aprendo pela leitura e meditação diária do Evangelho. Transforma-me em uma pessoa melhor a cada dia, para que eu aja de acordo com Teus ensinamentos, sem fazer distinção entre os irmãos que precisam ser amparados, por estarem à margem de uma sociedade injusta e cruel. Obrigada, Jesus. Amém!

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

(Lc 4, 38-44)

"As multidões tentavam impedi-lo de as deixar. Mas Jesus disse: 'Eu devo anunciar a Boa-Nova do Reino de Deus também às outras cidades, porque é para isso que eu fui enviado.'"

Jesus, quem se beneficia com Tua presença em sua vida é incapaz de querer reter-Te junto a si, porque são tantas as bênçãos que derramas sobre nós que o desejo é que todas as pessoas possam também experimentá-las. Foste enviado pelo Pai para proclamar, em todos os lugares, a Boa-Nova do Reino de Deus. E nos envias para que continuemos a missão que começaste neste mundo terreno, fazendo-nos instrumentos de Tua graça, se a Ti nos confiamos, entregando-nos ao trabalho evangelizador, junto aos que precisam de Tua ajuda para serem curados dos males que os impedem de apaziguar seus corações. Senhor, concede-nos sabedoria para que anunciemos Tua Palavra, não apenas com os lábios, mas com ações concretas de solidariedade, com gestos de amor e gentileza, indistintamente, a todos os nossos irmãos. Amém!

terça-feira, 1 de setembro de 2015

(Lc 4, 31-37)

"Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem?"

Jesus, se nos deixamos guiar por Ti, não precisamos ficar apreensivos com as adversidades da vida, pois sabemos que Deus está no comando de tudo. Ninguém passa por esta existência terrena sem sofrer tribulações, cada qual a seu modo. Acreditando que Tu estás conosco a nos proteger para que tenhamos força nas horas incertas da vida, seremos mais confiantes de que nenhum mal durará para sempre. A Teu lado sinto-me segura e tenho imenso desejo de que todas as pessoas que me cercam também experimentem a alegria de contar com Tua amizade. Sou testemunha de que nos momentos sofridos, ao clamar por Teu nome, logo enxugas minhas lágrimas e, quando sou bem sucedida e estou feliz, comemoras comigo a graça do louvor que Te ofereço por reconhecer que tudo o que de bom nos acontece é obra divina. Concede, Jesus, a todas as pessoas a oportunidade de se achegarem a Ti, confiando e esperando em Teu poder de nos curar e libertar, com autoridade, de tudo o que nos faz infelizes. Obrigada, Senhor Jesus. Amém!