quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

(Jo 1, 1-18)

"Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz: daquele que era a luz de verdade, que, vindo ao mundo, ilumina todo ser humano".

Jesus, só Tu és luz que aclara nossas veredas, ilumina nossas mentes e abre, em nosso coração, espaço para que adoremos a Deus sobre todas as coisas e amemos nosso próximo como a nós mesmos. Nenhum ser humano é capaz de realizar coisas boas, se não estiver ligado a Ti como ramo na videira. Há uma grande distância entre o desejar e atingir a meta traçada, se não estivermos de mãos dadas Contigo. Queremos ser bons e honrados, fazer o bem e viver em harmonia com nossos iguais, porém, nem todos nos sentimos capacitados para tornar real nosso projeto de vida. No entanto, Tu nos dizes que, perseverando na busca de nos tornarmos melhores, Contigo a nos guiar, erramos menos e somos mais inclinados a amar nosso irmão, ajudando sobretudo os sofredores e infelizes. Fomenta em nós, Senhor, o anseio de servir-Te nas pessoas que nos cercam, concedendo-nos a graça de sentir-nos sempre abraçados por Ti. Amém!

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

(Lc 2, 36-40)


"Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém”.

Jesus, a profetisa Ana, como todos os pobres e oprimidos que viviam em Jerusalém, aguardavam o Messias que iria libertá-los das mãos dos poderosos, e Te reconhecia na criança, nascida em berço de palha numa estrebaria, como o mais humilde dos seres humanos. Louvava e bendizia o Santo Nome do Senhor em ação de graças por Tua vinda tão esperada. Há mais de dois mil anos, chegaste para ficar entre nós e aqui permaneces incansável, cuidando de todos, intercedendo ao Pai por nossa realização. Mas não invades nossa privacidade, ficando apenas atento a nosso chamado para nos tirar das tristezas, apoiar-nos quando tropeçamos e levantar-nos em nossas quedas. Jesus, ajuda-nos a crescer em sabedoria divina e, como Teus fiéis seguidores, faz-nos multiplicadores da fé em Teu poder que tudo transforma em bondade e amor. Amém!

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

(Lc 2, 22-35)

"Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor".

Jesus, muitas vezes, não nos damos conta de que, desde a mais tenra idade, somos conduzidos por Deus, que supre todas as nossas necessidades. Desfrutamos de todos os benefícios e não procuramos saber de onde vêm tantas bênçãos. Que maravilha, Senhor, se todas as crianças recém-nascidas fossem apresentadas ao Pai, em seus primeiros dias de vida e a Ele consagradas, aprendendo o valor da oração e do agradecimento, vivendo como ensinas, na certeza de que jamais se desviariam de Tua estrada! Infelizmente, os valores do mundo diferem dos que pregas e, se não estivermos voltados para o alto, desejando e fazendo o bem, procurando viver dignamente, seremos envolvidos nas malhas da ambição, no desejo de posses, poder e prazeres mundanos. Afasta de nós, Jesus, a atração pelas coisas que não nos edificam. Ilumina-nos, com a luz de Tua Verdade, que nos alimenta e nos faz ansiar pela justiça, pelo trabalho solidário, pela caridade fraterna e pela igualdade entre todos os seres humanos. Ainda é tempo de nos colocarmos ao pé de Tua Santa Cruz, entregando-nos para que nos apresentes ao Senhor, e recuperemos o tempo perdido, louvando e glorificando Tua Trindade Santa, em ação de graças por nos concederes tanta generosidade e misericórdia. Amém!

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

(Mt 2, 13-18)

"Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise!"

Jesus, sempre amparados pelas mãos de Deus, Maria e José foram cumprindo a missão que lhes coubera neste mundo. Sei que eles eram santos, mas eu que sou tão pecadora e vivo às turras em meu dia a dia, querendo fazer valer meus conceitos, por considerá-los em Teus caminhos, peço-Te que me elucides, clareies minhas ideias, fazendo-me ver onde estou errando. Apesar de não me conformar com certas atitudes dos que me cercam, de chegarmos mesmo a criticar-nos mutuamente, não lhes guardo rancor, pois, tendo sido curada interiormente, recebi o dom do perdão e meu maior desejo é vê-los também livres de tudo o que os magoa, que os deixa para baixo. Eu creio, Jesus, que estás intercedendo junto ao Pai por todos nós, que também podemos contribuir para que se realize em nossas vidas o projeto divino que nos trará libertação e PAZ. Atendendo a Teu chamado, dedicando-me à leitura e meditação diária das Sagradas Escrituras, estou procurando agir com mais paciência, porém, reconheço que tenho ainda muito a aprender, pois minha porção humana fala alto demais em determinados momentos. Concede-nos a graça do amor recíproco, Senhor, dando-nos a oportunidade de espelhar-nos em Teu jeito de Ser, para que, guiados por Teu Santo Espírito, nada venha turvar nosso relacionamento familiar. Obrigada, Jesus. Amém!

domingo, 27 de dezembro de 2015

(Lc 2, 41-52)

"Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas".

Jesus, encantaste os doutores e mestres da Lei com a sabedoria divina, quando ainda eras criança. Tuas respostas maravilharam os que Te ouviram no templo de Teu Pai. Por que então, Jesus, muitos entre nós ainda não Te procuram para pedir uma direção, uma luz que lhes dê tranquilidade, que os faça crer que és Deus, com o Pai e o Espírito Santo? Se nos silenciamos, clamando por Teu nome, sentimos Tua presença viva a nos falar ao ouvido do coração por meio do Santo Espírito. E, quanto mais procuramos estar reclusos junto a Ti, tanto maior é a certeza de que nos darás as respostas que mostrarão como devemos agir para que soframos menos. Ninguém nesta vida está isento de tribulações e padecimentos, porém os que se apegam a Ti sabem que Tua força nos faz levantar quando estamos caídos e nos dá a oportunidade de crescermos em espiritualidade, não desperdiçando as dores desta existência com desespero e lamentações. Aproxima-nos de Ti, Jesus, e abre os ouvidos de nossa alma para que, escutando Tua voz e seguindo Teus conselhos, sejamos eternamente agradecidos por tão grande graça. Amém!

sábado, 26 de dezembro de 2015

(Mt 10, 17-22)

"Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. ... Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós".

Jesus, muitos de Teus seguidores sofrem represálias, vivem sob forte opressão, e alguns pagam com a própria vida a fidelidade à Tua Palavra. Os que Te rejeitam vivem a violência, provocam guerras e matam seres inocentes, em nome de um deus que não é o verdadeiro, não é Aquele que nos criou e a todas as coisas boas que existem para nos fazer felizes. Agradeço-Te por poder louvar e glorificar livremente o Santo Nome do Senhor, por viver em um país onde, apesar de muitas dificuldades, dá-me o direito de professar a fé em Ti, Filho Unigênito do Pai, assim como aos demais irmãos que têm livre arbítrio para seguir a religião escolhida, sem que haja conflitos e divisões entre seus habitantes. Sei, Senhor, que Tu estás em todos os lugares e que posso contar com Tua graça em qualquer situação. Permite, Jesus, aos que não Te conhecem, o privilégio de terem um encontro pessoal Contigo e serem curados das feridas que os transformam em seres insensíveis para que, ouvindo a voz do Espírito Santo, aprendam a falar de amor, justiça e PAZ. Venha a nós o Teu Reino, Senhor! Amém!

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

(Jo 1, 1-5.9-14)

"E a Palavra se fez carne e habitou entre nós".

Jesus, a Palavra de Deus é a luz que ilumina a consciência humana. Pela incapacidade de entender o que não vê e de conceber o que considera abstrato, o homem precisava de algo concreto que lhe mostrasse o valor da graça que recebera do Pai, que é a própria vida. Vieste em corpo físico, Espírito e Verdade, para anunciar a Boa Nova e ensinar o caminho da esperança, da liberdade e da PAZ, livrando os que a Ti se achegassem, da prisão sem grades, aquela que só pode ser aberta por meio do conhecimento de si mesmo. E, mansamente, cercado por pastores, nasceste em berço pobre, tendo a missão de conduzir a humanidade, dando-nos a chance de rever nossos conceitos e encontrar alegria na partilha de nossos dons e bens com os necessitados, tendo o prazer de reconhecer como é gratificante estar apoiado em Teu braço e poder ser útil aos que nos cercam. Jesus, és Deus e podes nos transformar em melhores seres humanos. Fica conosco, Senhor e não nos deixes afastar de Tua misericórdia. Eu confio e espero em Ti, Jesus. Amém!

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

(Lc 1, 67-79)

"Graças à misericórdia e compaixão de nosso Deus, o sol que nasce do alto nos visitará, para iluminar os que jazem nas trevas e nas sombras da morte, e dirigir nossos passos no caminho da paz".

Jesus, estás o ano todo batendo à porta de nossos corações, ansiando para que Te recebamos e nos deixemos acarinhar por Ti, mas sempre muito atarefados, não percebemos o quanto estamos perdendo em bênçãos, em alegria e PAZ interior. Ficas de prontidão, querendo nos dar, no dia de Teu aniversário, presentes que nenhum dinheiro do mundo poderia comprar. E desperdiçamos esse momento de graça, preocupados com o que vestir e como comemorar esse dia, muitas vezes, sem sequer nos lembrarmos de que és a razão dessa festividade. Neste tempo do advento, a cada ano, concedes a chance de refletirmos sobre nossas atitudes perante nós mesmos e ao próximo. Não permitas, Senhor, que desprezemos a oportunidade de nos espelharmos em Teu jeito de Ser que, tudo podendo, fez-se pequenino e pobre para nos livrar do pecado que leva à morte em vida. Ensina-nos, Jesus, a agradar a Deus, fazendo-nos pessoas melhores, para nosso próprio bem e para o bem comum, tirando-nos das trevas e, iluminados por Tua presença, agradecidos, não mais viveremos longe de Teu amor misericordioso. Amém!

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

(Lc 1, 57-66)

"Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela".

Jesus, temos tendência a valorizar as dificuldades e decepções, quando deveríamos estar mais atentos ao bem que recebemos, sem que sequer o mereçamos. Os desafios da vida, muitas vezes, deixam-nos entristecidos e amedrontados e pensamos que não conseguiremos superá-los. Mas, em Sua tão grande misericórdia, Deus Te trouxe para nosso meio a fim de que, depois de Tua ascensão ao céu, permanecesses dentro de cada um que queira acolher-Te em seu coração, dando-nos a oportunidade de fazer de Ti nosso melhor amigo e confidente, Aquele que poderá amenizar nossas preocupações, se em Ti colocarmos toda nossa confiança. Sou-Te grata, Jesus, por tantas bênçãos que recebo a cada instante e alegro-me pelos que, clamando por Teu nome, também são agraciados com Tua presença, que traz cura interior e libertação da alma. Capacita-nos, Senhor, a sermos pessoas melhores a cada dia. Faz-nos solidários e fraternos para que não nos coloquemos no centro de tudo, mas trabalhemos para a construção de um mundo onde cada ser humano seja valorizado, e a PAZ possa ser desfrutada por todos, independentemente de raça, credo ou posição social. Vem, Senhor Jesus, e ajuda-nos a encontrar o caminho da santidade, para que possamos um dia, estar face a face Contigo no Paraíso Eterno. Amém!

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

(Lc 1, 46-56)

"Maria ficou três meses com Isabel, depois voltou para casa."

Jesus, sabendo-se escolhida, considerada e prestigiada por Deus, Maria não se valeu da importância que lhe fora atribuída para sentar-se em berço esplêndido e aguardar a chegada, em seus braços, do Menino Jesus. Saiu em serviço ao próximo, indo à casa de Isabel para ajudá-la nos afazeres domésticos até que nascesse João Batista. Mesmo sem saber direito o que acontecia, consciente da responsabilidade que assumia, em sua humildade, não se reconhecia merecedora de tão grande dádiva e louvava, sem cessar, ao Pai que lhe concedera ser a mãe de seu Senhor. Ela nada exigia, somente se doava. Tem misericórdia de nós, Senhor, pecadores inveterados, que ficamos pedindo e esperando que bênçãos nos sejam derramadas do céu, sem nos esforçarmos para colaborar com o plano divino que o Pai concebeu para toda a humanidade. Ajuda-nos, Jesus, a ajudar-nos uns aos outros, contribuindo para que haja mais amor e justiça no mundo. Afasta de nós o orgulho, a ganância e a autossuficiência e perdoa nossas faltas porque, se não nos entregamos em Tuas mãos, somos pobres miseráveis e não podemos conhecer a riqueza da vida na graça de Deus Pai, que nos criou para a felicidade eterna. Amém!

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

(Lc 1, 39-45) (

"Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar"?

Jesus, apesar de não termos qualquer merecimento, estás sempre perto de nós, intercedendo junto ao Pai por nossas necessidades, para que sejam aplacadas nossas angústias. Por Maria, vieste ao mundo. Por Tua imensa misericórdia, quiseste que também tenhamos o carinho que ela Te dispensou nos primeiros anos em que, como humano, dependias de seus cuidados. Assim, se nos aproximamos dela, suplicando-lhe que apresente a Ti nossos pedidos, certamente poderemos esperar ser atendidos, porque nada negas a uma mãe tão amorosa. Todavia, não fiquemos ansiosos, querendo ensinar a Deus quando e como realizar nosso desejo. Perseverando na leitura e meditação de Tua Palavra, pela fé, perceberemos Tua presença viva dentro de nós e, como Isabel, reconhecendo tão grande graça, exultaremos de alegria por sermos preenchidos por Teu Espírito Santo, que nos guia, mostrando-nos que és o único caminho que leva à cura de todos os males e à libertação das misérias que nos fazem insatisfeitos e infelizes. Amém!

domingo, 20 de dezembro de 2015

(Lc 1, 39-45)

"Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu".

Jesus, por que temos tanta dificuldade em colocar toda nossa confiança em Ti? Por que, como Maria, não nos entregamos inteiramente nas mãos do Senhor, nosso Pai, que tudo planejou para nossa felicidade? Envolvidos pelos valores concebidos pelo homem, ficamos esperando nossa realização, sem nos dar conta de que somente Tu podes nos levar à satisfação de nossos ideais, porque és o Caminho traçado por nosso Pai para nos conduzir à Verdade que produz Vida e Vida em abundância. Não nos deixes sucumbir no meio das propostas ditadas pelo belo e prazeroso que não vem de Ti. Mostra, Senhor, Tua face aos que , desavisados, procuram bem-estar nas coisas passageiras, esquecendo-se de que fomos criados para, um dia, sermos recebidos na eternidade e desfrutarmos da herança que foi prometida por Deus aos que em Ti confiam, acreditando que vieste ao mundo para nos salvar. Obrigada, Jesus, por dar-me a graça de ser Tua seguidora. Amém!

sábado, 19 de dezembro de 2015

(Lc 1, 15-25)

"... o anjo disse: 'Não tenhas medo , Zacarias, porque Deus ouviu tua súplica.'"

Jesus, quando dobramos os joelhos, pedindo ao Pai Eterno, em Teu nome, entregando em Tuas mãos nossas dúvidas e dificuldades, podemos esperar que algo bom nos aconteça. Se há demora, é porque coisa mais importante deve haver para nós. As bênçãos virão no tempo de Deus, que difere do nosso. Somos ansiosos e queremos tudo para agora, mas precisamos aprender Contigo a ter paciência, confiar e esperar no Senhor, que anseia por ver-nos realizados. Somente pedir e ficar aguardando que sejamos atendidos não é a melhor maneira de rezar. Oferecer-nos em serviço aos que precisam, manifestando a solidariedade fraterna aos que nos rodeiam, espelhando-nos em Teu jeito de Ser, é o caminho para agradar ao Pai, que nada nega aos que Te acolhem em seus corações, ajudando na defesa de vida digna para todos nós, filhos irmanados na graça de um mesmo Pai, nosso Criador. Amém!

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

(Mt 1, 18-24)

" José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo."

Jesus, obediente ao chamado dos céus, José não duvidou das palavras do anjo que lhe fora enviado em sonho. Acolhendo-Te e à Maria, pôde desfrutar de Tua companhia na vida terrena e continua, no céu, a Teu lado e de Tua santíssima mãe, intercedendo por todos nós. Permite-nos, Jesus, seguir o exemplo deste que foi escolhido para ser Teu pai neste mundo, tendo o privilégio de carregar nos braços o Menino-Deus, acompanhar Teus primeiros passos e Tuas primeiras palavras. Dá-nos a graça de também termos sabedoria para discernirmos o que é bom para nossa vida, o que faz parte do plano divino concebido para cada um, mesmo antes de chegarmos a esta existência. Abre, Senhor, nossos ouvidos para escutarmos os recados que nos envias a cada instante. Transforma os corações endurecidos para que sejam dóceis ao amor que ofereces e o estendam aos irmãos, sobretudo aos que mais sentem-se rejeitados nesta vida. Abençoa-nos para que todos, envoltos em Tua luz, possamos saciar nossa sede na fonte de Tua misericórdia. Amém!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

(Mt 1, 1-17)

"... as gerações desde Abraão até Davi são catorze; de Davi até o exílio na Babilônia catorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, catorze."

Jesus, assim como qualquer um de nós, em Tua porção humana, Tua árvore genealógica é formada por ascendentes santos e pecadores. Foste trazido para nosso meio para unir-nos a Ti e podermos participar de Tua divindade. Fazendo-Te um de nós, sofreste toda sorte de limitações, sendo rejeitado e injuriado, sem todavia, desistir do projeto de salvação para toda a humanidade. Como Deus, em unidade com o Pai e o Espírito Santo, soberano e poderoso, podias, se quisesses, livrar-Te da sina a que estavas destinado. Todavia, foste obediente até a morte no madeiro da Cruz e Te entregaste de corpo e alma ao suplício, para nossa redenção. Ajuda-nos, Jesus, a buscarmos a sabedoria que vem do alto. Não permitas que nos desviemos do plano concebido por Nosso Criador para cada um de Seus filhos. Ensina-nos a prática do bem, inspirado no amor a Ti e ao próximo. Faz-nos pessoas melhores para que, livres do orgulho, do egoísmo e da ambição desmedida, sejamos todos um Contigo, prontos a enxergar-Te e servir-Te em nossos irmãos marginalizados. Amém!

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

(Lc 7, 19-23)

"'João Batista nos mandou a ti para perguntar: És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?' Nessa mesma hora, Jesus curou doenças, enfermidades e espíritos malignos ..."

Jesus, a resposta dada aos seguidores de João Batista foi em atitudes concretas, revelando que eras, sim, o Messias que chegara para aliviar dores e sofrimentos dos que a Ti se confiavam. Foste desprezado pelos que não entenderam que eras Deus e Te levaram ao suplício da Cruz. Mas vieste para ficar, se não em corpo físico, em Espírito e Verdade dentro de cada um que em Ti crê e espera. Dissipa, Senhor, as trevas dos que não veem que és o único que pode nos libertar de nossas misérias interiores, que nos consola em nossas aflições e nos alegra com Tua graça, mesmo em meio às adversidades e tribulações a que estamos sujeitos nesta existência. Não tardes, Jesus, a conquistar os corações dispersos e infelizes, que não se apressam em conhecer a PAZ que Tua presença propicia. Fortalece, Senhor Jesus, minha fé e perseverança no desejo de persuadir os que me cercam de que sem Ti nada podemos e nada somos. Obrigada, meu Senhor e meu Deus. Amém!

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

(Mt 21, 28-32)

"'Filho, vai trabalhar hoje na vinha!' O filho respondeu: 'Não quero'. Mas depois mudou de opinião e foi. O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: 'Sim, senhor, eu vou'. Mas não foi. Qual dos dois fez a vontade do pai?"

Jesus, vemos aqui representados na figura do primeiro filho os que, apesar de não mostrarem muita disposição, fazem a vontade de Deus, vivendo com ensinas. Temos de tomar cuidado para não sermos como o filho que parece tão respeitador, exercendo os ritos religiosos, porém, não exercita a solidariedade, não pratica a justiça e não enxerga as necessidades dos que o cercam, negando-lhes, muitas vezes, um abraço, uma palavra confortadora. Derrama, Senhor, sobre nós, Teu Santo Espírito para que, iluminados com a sabedoria divina, sejamos livres do orgulho e da vaidade que nos cega e, comprometidos com a defesa de vida digna para toda a humanidade, respeitemos as diferença de cada ser humano, pois somos todos filhos do mesmo Pai, que nos criou para sermos realizados e felizes. Amém!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

(Mt 21, 23-27)

"... os anciãos do povo aproximaram-se dele e perguntaram: 'Com que autoridade fazes estas coisas? Quem te deu tal autoridade?'"

Jesus, mesmo contestando e não querendo reconhecer, os anciãos viam que tudo fazias com autoridade. Autoridade que conquistava seguidores, concedendo-lhes cura e libertação dos males que os afligiam. Levados pelos valores humanos, os conhecedores da Lei consideravam-se autossuficientes e tentavam controlar o povo, mantendo-o sob opressão, subtraindo-lhes o direito de vida digna. Eram cegos como os que entre nós, ainda hoje, não se abrem para Ti e, por isso não podem sentir a graça de viver em Tua amizade, de contar com Tua proteção nos momentos de angústia, de perceber como é bom estar em Tua presença que conforta e alegra o coração. Toca, Jesus, os que estão afastados e dá-lhes a oportunidade de se achegarem a Ti, para que também tenham plena confiança e esperança de superarem as dificuldades desta vida, sabendo que, clamando por Teu nome, virás a nosso encontro para nos apoiar, se tropeçarmos, e nos levantar se cairmos. Obrigada, Senhor Jesus. Amém!

domingo, 13 de dezembro de 2015

(Lc 3, 10-180

"João respondia: 'Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo!'"

Jesus, preparando os corações para receber-Te, João Batista já preconizava os conceitos que deverias incutir nos seres humanos, teus contemporâneos, e que seriam atitudes a serem praticadas por todos em todos os tempos. Vivemos hoje num mundo que valoriza o ter e, mesmo buscando a santidade, se abrimos nossos armários, veremos que muitos pertences poderiam ser bem aproveitadas por quem precisa mais do que nós. Esquecemo-nos de ser como ensinas e, por isso, vamos entulhando também em nosso interior tantos sentimentos e apegos que contradizem nossa expectativa de nos aproximarmos de Tua graça. Dá-nos, Senhor, discernimento para que sejamos justos e solidários com nossos irmãos, sobretudo os menos favorecidos pela sorte nesta vida. Que Tua presença nos una em um só desejo de ajudar a construir um mundo mais fraterno, onde todos possamos nos abraçar com amor, sentindo-nos filhos amados de Deus Pai, que nos criou para participarmos de Sua própria felicidade. Amém!

sábado, 12 de dezembro de 2015

(Lc 1, 39-47)

"Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou em seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo".

Jesus, assim como Isabel recebeu o Espírito Santo pela saudação de Maria, também nos aproximamos de Ti por intermédio de Tua mãe, que está sempre disposta a nos ouvir e a nos ajudar a Te procurar e encontrar, sobretudo em nossos irmãos, onde habitas, aguardando ser acolhido para que possas dar-lhes a PAZ que tanto almejam. Peço-Te, Jesus, que eu também revele Tua presença em minha pessoa. Concede-me seguir Teus passos, agindo com amor, sabedoria e discernimento. Tenho esperança de que, um dia, toda a humanidade seja dócil a Teu chamado, recebendo-Te em seu coração e deixando-se transformar por Teu amor infinito. Jesus, eu confio em Ti. Amém!

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

(Mt 11, 16-19)

"Veio João, que não come nem bebe, e dizem: 'Ele está com um demônio.' Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: 'É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores'".

Jesus, ensina-nos a avaliar com sabedoria os valores terrenos. Não permitas que sejamos inconsequentes, julgando as atitudes dos irmãos e condenando-os pelas aparências. Ajuda-nos a crescer na espiritualidade para que não fiquemos como crianças, esperando sermos servidos, por não termos ainda condições de agir como esperas de nós. Há uma grande distância entre o querer e o realizar o que queremos. Auxilia-nos a fazer sempre o melhor, tendo em meta o bem-estar de todos, assim como a louvar e glorificar, sem cessar, o Pai que nos criou, em agradecimento pela graça de ter-Te como Aquele que nos impulsionará a atingir nossos ideais. Desta forma, deixando-nos guiar por Teu Espírito Santo, seremos justificados em Ti e saberemos nos posicionar diante dos que nos cercam, sem apontar suas falhas, julgá-los e condená-los por faltas, quem sabe, muito menos graves que as nossas próprias. Amém!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

(Mt 11, 11-15)

"... de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele."

Jesus, João Batista entregou sua vida a Deus, comprometendo-se a anunciar Tua vinda como o Salvador de todos os homens, incentivando a confissão dos pecados e batizando, com água, os que o acompanhavam. Tu afirmas que ele foi, neste mundo, o maior entre todos os humanos. Dizes também que aquele que, despojado de vaidade terrena, que aprender de Ti como buscar a santidade, perseverando em Teu seguimento até as últimas consequências, no céu, será grande aos olhos de Deus. Ajuda-nos, Senhor, a viver em comunhão Contigo, a espelhar-nos em Teu modo de Ser, a sairmos de nossa zona de conforto, colocando-nos no lugar dos que sofrem mais do que nós para acolhê-los, oferecendo-lhes nossos dons e bens e sentindo-nos recompensados com a PAZ interior, que vem da certeza de ter feito o que agrada a Deus. Concede-nos, Jesus, uma fé crescente e uma esperança sustentada em Tua graça, e nos sentiremos gratificados por Teu amor que nos livra das insatisfações desta vida. Amém!

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

(Mt 11, 28-30)

"Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso de vossos fardos, e eu vos darei descanso."

Jesus, Tu tens prazer em nos ajudar a solucionar nossos problemas, tirando-nos das dificuldades próprias desta vida cheia de desafios, mas para que possas fazê-lo, temos de estar abertos a Teu acolhimento, deixando-nos guiar por Teu Santo Espírito. Por isso nos convidas a buscar-Te de todo coração e confiar em Teu poder de curar nossas feridas do corpo e da alma, libertando-nos das misérias interiores que nos fazem infelizes. Tu nos ofereces alívio da carga que pesa sobre nossos ombros, descanso e conforto, mesmo em meio às tribulações a que estamos sujeitos nesta existência, se estivermos atentos a Teus ensinamentos. Olha com misericórdia para os que Te procuram, sem nada duvidar de que és Deus com o Pai e o Espírito Santo. Fortalece nossa fé e dá-nos a compreensão de Tua Palavra, para que jamais nos desviemos de Tua estrada e, um dia, possamos estar face a face Contigo no Paraíso Eterno. Amém!

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

(Lc 1, 26-38)

"O anjo entrou onde ela estava e disse: 'Alegra-Te, cheia de graça, o Senhor está contigo!'"

Jesus, Maria orava e, preservada do pecado, guardava em seu coração o amor incondicional a Deus, que a surpreendeu com a bênção suprema de gerar-Te em seu ventre. Senhor, sou pecadora, mas peço em minhas preces, para que retires de minha alma tudo o que impede minha plena comunhão Contigo. Vivemos num mundo repleto de barulhos, que nos distraem e nos afastam do que o Criador concebeu para cada um de seus filhos. Oro para que seja realizada em minha vida e nas de meus entes queridos o Seu plano divino. Agradeço por ter recebido de Ti o desejo de que isso aconteça, esperando que tudo se faça de acordo com a vontade do Pai, porque ninguém mais do que Ele quer o melhor para todos nós. Sou-Te grata, Jesus, por ensinar-me a rezar. Amém!

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

(Lc, 17-26)

"Vendo-lhes a fé, ele disse: 'Homem, teus pecados estão perdoados'".

Jesus, em muitas passagens do Evangelho, Tu enfatizas a força da fé na vida de um ser humano. Dá-nos, Senhor, uma fé vigorosa, que nos impulsione para frente e para o alto, sempre seguindo a direção que nos mostras, para que sejamos pessoas de bem, trabalhando em prol de um mundo mais justo e solidário. Que sejamos exemplo de vida em Ti, junto aos que nos são mais próximos, contribuindo para que a harmonia e a paz seja fato concreto em nossos lares. Eu creio, Jesus, que estás presente em todos os lugares e basta que, arrependidos de nossas faltas, façamos uma leve menção a Teu nome, e já estarás pronto a perdoar nossos pecados e a realizar milagres em nossas vidas. Quero crer mais, Jesus. Aumenta minha fé. Amém!

domingo, 6 de dezembro de 2015

(Lc 3, 1-6)

"Esta é a voz daquele que grita no deserto: 'Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas.`"

Jesus, João Batista anunciava Tua vinda e preparava os que o acompanhavam para receber-Te, orientando-os para que se confessassem, livrando-se dos pecados a fim de viverem de acordo com as leis divinas. Temos hoje o privilégio de Te conhecer pela fé que nos foi concedida por Deus, e poder contar com Tua ajuda em todos os momentos, sobretudo quando em nossas dificuldades, clamamos por Teu nome. Vieste para transformar as relações entre os homens, mas não podemos confiar em uma fé teórica, pois precisamos partir para as açōes de fraternidade, em que a partilha dos dons e bens que recebemos gratuitamente do Pai, seja realidade que venha minimizar o sofrimento dos pobres e marginalizados neste mundo onde vigora a lei do mais forte. Amém!

sábado, 5 de dezembro de 2015

(Mt 9, 35-10, 1.6-8)

"De graça recebestes, de graça deveis dar."

Jesus, o dia a dia, as atividades cotidianas nos impedem de refletir com cuidado, com que amor fomos criados e quantas bênçãos recebemos de nosso Criador a cada momento. Nem sempre nos lembramos de agradecer pela vida, por termos acordado e levantado após uma noite de sono e estarmos dispostos a lutar por nossos ideais, mesmo que as dificuldades sejam muitas. Se caminhamos a Teu lado, podemos confiar que nosso fardo fica mais leve. E se recebemos de Deus a graça de seguir-Te, é nosso dever de cristão apresentar-Te aos que ainda não sabem o que é viver em Tua amizade, para que desfrutem das maravilhas que o Pai tem reservadas aos que Te aceitam e acolhem em seus coraçōes. Amém!

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

(Mt 9, 27-31)

"Faça-se conforme vossa fé. E os olhos dele se abriram. Jesus os advertiu
severamente: 'Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo.' Mas eles saíram, e espalharam sua fama por toda aquela região.""

Jesus, os cegos ignoravam que eras perseguido e serias morto se Te encontrassem. Tendo recebido a cura, queriam que todos soubessem o bem que lhes fizera, como forma de gratidão. Assim, hoje, as pessoas que tiveram a felicidade de Te encontrar, não podem reter em si a alegria de sentir Tua presença, sem desejar que toda a humanidade também desfrute de tão grande graça. Abre, Jesus, os olhos dos que não enxergam o mundo à luz do Teu amor, para que encontrem a fé em Teu poder de curar a cegueira da alma e sintam-se livres dos males que não lhes permitem ver as belezas da vida. Que todas as pessoas possam conhecer-Te e fazer de Ti seu melhor Amigo é meu maior desejo. Amém!

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

(Mt 7, 21.14-27)

"Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus'.

Jesus, se pensamos que frequentando a igreja, sem nos esquecer dos ritos religiosos, é o bastante para entrar no Reino dos Céus, precisamos rever nossos conceitos. Deixas bem claro que o ato de fé pela palavra deve ser acompanhado de ações destinadas ao bem comum, focadas em especial, nas comunidades carentes. Exorta-nos, Senhor, a vivermos como ensinas, a construirmos nossas casas sobre a rocha firme, representada por Ti, a praticarmos a solidariedade fraterna, acolhendo nossos irmãos que padecem por necessidades financeiras, por debilidades físicas ou por estarem afastados de Teu amor misericordioso. Faz-nos compassivos, para que nos coloquemos no lugar do próximo sofredor, ajudando-o a levantar em suas quedas e apresentando-Te a ele para que compreenda que, longe da graça de Deus, tudo fica muito mais difícil. Obrigada, Jesus. Amém!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

(Mt 15, 29-37)

"Tenho compaixão da multidão, porque já faz três dias que está comigo, e nada tem para comer".

Jesus, Tu Te compadecestes daqueles que reconheceram suas misérias e as apresentaram a Ti, seguindo-Te e ouvindo Tuas palavras, durante três dias. O que farás, então com os que Te buscam de todo coração e permanecem sempre em Tua companhia, confiando e esperando que intercedas junto ao Pai por suas necessidades? Permite-nos, Senhor, entender que, somente unidos a Ti, poderemos ter sanadas nossas carências no corpo e na alma. Ensina-nos a depositar a Teus pés todas as nossas preocupações, louvando a Deus, com Quem és Uno e Trino, e agradecendo-Te por todas as bênçãos e graças recebidas, gratuitamente, a cada instante de nossas vidas. Concede-nos, Jesus, a oportunidade de apresentar-Te aos que ainda não Te conhecem mais de perto, para que também sejam curados de suas feridas interiores e saciados em sua fome e sede de libertação e PAZ. Amém!

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

(L 10, 21-24)

"Ninguém conhece quem é o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar".

Jesus, inicia-se o período do advento. A Igreja nos lembra de que o Natal está próximo, não somente para que o comemoremos com presentes e comida farta, mas sobretudo para que nos abramos ao sofrimento dos que estão à margem da sociedade, ou daqueles que, apesar de abastados, vivem longe de Teus ensinamentos e precisam urgentemente conhecer-Te. Os que têm o privilégio de sentir Tua presença amorosa junto a si, acolhendo-Te em seus corações, anseiam pela conversão dos irmãos, orando muito, principalmente, pelos que lhes são caros, pois não é possível receber tanto amor, sem que se queira dividi-lo com os irmãos. Vem, Senhor Jesus, habitar em cada coração. Ajuda-nos a contribuir para que a justiça prevaleça. Que todos nós, praticando a solidariedade fraterna, sejamos revelados ao Pai e, vivendo a esperança num mundo melhor para toda a humanidade, possamos, um dia, cantar louvores à Tua Trindade Santa, junto aos anjos do céu no Paraíso Eterno. Amém!