segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

(Lc 4, 24-40)

"Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga: 'Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria'".

Jesus, sinto-me abençoada por ter sido chamada para seguir-Te e fico muito entristecida por saber que, mesmo passados tantos séculos em que já foram provados e divulgados os milagres que realizas na vida dos que em Ti creem e esperam, ainda assim, muitas pessoas vivem à margem da sociedade, praticando atos ilícitos, na esperança de se darem bem nesta vida. Tu me escolheste para a missão de levar Tua Palavra aos que me cercam, todavia, como bem relatas neste Evangelho, não recebo muita atenção, quando manifesto o desejo de apresentar-Te a eles, sobretudo aos que mais amo e que me foram por Deus confiados para orientar nesta existência. Apesar da dificuldade que tenho encontrado e sabendo que estás no comando de tudo, Senhor, sei que, um dia, todos quererão Te encontrar. Coloco-os em minhas preces para que o consigam, por amor a Ti que és Deus com o Pai e o Espírito Santo, e não pela dor, opção sofrida para se perceber qual é o caminho que leva à consciência tranquila e à PAZ interior. Amém!

domingo, 28 de fevereiro de 2016

(Lc 13,1-9)

"Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás".

Jesus, Deus sempre nos concede uma nova chance para retornar-nos a Seus braços e recebermos Seu amor misericordioso. Somos humanos, portanto, limitados e caímos em tentação se, desavisados, enveredamos pelos caminhos que vão na contramão de Teus preceitos. O mundo é um celeiro de atrações que nos fazem, facilmente, desviar de Tua estrada, se nos deixamos iludir pelos prazeres passageiros, que nos impedem de progredirmos nas coisas de Deus. Precisamos de Ti, Jesus, para nos deter, quando estivermos prestes a pecar. Porém, antes de esperar Tua ajuda para nos tirar da tentação, precisamos pedir que nos prepares para a conversão e nos faça convertidos. Aí, sim, tenho a certeza de que estaremos seguros para que, trabalhando em prol do bem comum, venhamos a dar frutos favoráveis à colheita do Senhor. Obrigada, Jesus. Amém!

sábado, 27 de fevereiro de 2016

(Lc 15, 1-3.11-32)

"Vamos fazer um banquete. Porque este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi encontrado".

Jesus, não raro, temos dificuldade em perdoar os que nos entristeceram ou prejudicaram, ou se o fazemos, guardamos mágoa e a ressaltamos, sempre que se nos apresenta uma oportunidade, mesmo que arrependidos, nossos ofensores tenham nos pedido desculpas. Se estamos na caminhada espiritual, muitas vezes, tendemos a considerar nossas atitudes mais acertadas do que as daqueles que nos cercam. Todos erramos, sem nenhuma exceção. E, reconhecendo nossos pecados, com o propósito de não mais os cometer, podemos confiar que Deus os apagará de nosso passado e nos dará a chance de recomeçarmos, festejando nossa decisão, como fez o pai ao receber, com alegria o filho pródigo. Concede-nos, Jesus, o dom da partilha, para que aprendamos a comemorar com satisfação o retorno de um irmão que, tendo tropeçado e caído, percebendo que está no caminho que o distancia de Ti, suplica ao Pai pela oportunidade de Te encontrar e, vivendo como ensinas, possa sentir o amor misericordioso que ofereces a todos os que Te buscam de todo coração. Afasta de nós o ciúme que nos faz mesquinhos e ajuda-nos a desejarmos ao próximo tudo o que queremos para nós mesmos. Obrigada, Jesus. Amém!

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

(Mt 21, 33-43. 45-46)

"... agarraram o filho, jogaram-no para fora da vinha e o mataram". ... 'a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular'.

Jesus, impressiona-me o fato de que, após tantas provas de que és Deus com o Pai e o Espírito Santo, ainda haja pessoas que Te rejeitem e procurem matar-Te naqueles que Te trazem dentro de si. Sim, Senhor, eu creio que resides dentro de cada um de nós, mesmo dos que não se abrem para acolher-Te e, por isso não sabem o que é ter vida interior de qualidade. Colocando-nos no vértice do tripé, formado por tudo o que representas, Caminho, Verdade e Vida, nada temos a temer. Tu nos apoias em nossos tropeços e nos levantas em nossa quedas, oferecendo-nos ajuda, se assim o desejarmos. Nenhum prazer se compara ao que sentimos, tendo Tua presença constante a nos guiar e proteger, concedendo-nos a PAZ que transforma lágrimas de dor em alívio espiritual, quando cruzamos com o nosso Teu olhar misericordioso, reconhecendo que estás a interceder junto ao Pai pela nossa conversão e consequente felicidade. Obrigada, Jesus. Amém!

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

(Lc 16, 19-31)

"Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa do meu pai, porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento".

Jesus, o homem que teve a graça concedida por Deus de construir riquezas, partilhando-as com os pobres, ajudando a amenizar-lhes os sofrimentos, com certeza, após o término desta vida terrena, será recebido por Ti no Paraíso Eterno. A riqueza ou a pobreza não são obstáculos que nos impeçam de praticar o bem. Convertido, aquele que está em comunhão Contigo, mesmo tendo pouco, divide o que possui com o irmão que precisa mais do que ele, porque sabe que não lhe faltará o necessário para viver na PAZ que concedes ao que em Ti crê e espera. Concede, Jesus, a todos os filhos amados de Deus Pai, abrirem seus corações à Tua Palavra salvadora, para que seja diminuído o abismo que separa os que vivem na abundância material dos que passam fome neste mundo. Que todos estejam conscientes de que nossas atitudes aqui na Terra vão determinar a qualidade de vida que teremos na eternidade. Obrigada, Senhor Jesus. Amém!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

(Mt 20, 17-28)

"... os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor;"

Jesus, mente quem diz que não deseja se dar bem na vida. Mas há maneiras de nos realizarmos, não agindo como muitos governantes que exercem forte opressão sobre o povo, tirando-lhe o direito de vida digna, depois de tê-lo conquistado com falsas promessas. Este é um fato recorrente, desde os tempos mais remotos, pois dominar os pequenos e fracos, obrigando-os a pagarem por suas mordomias, não é prerrogativa dos dias atuais. Que procuremos ter grandeza de alma, lançando-nos ao serviço, almejando o bem- estar de todos, é o que pregas nesta Palavra. Para que façamos a vontade de Deus, devemos distinguir autoridade de autoritarismo, sabendo que uma constrói e o outro destrói até os menores sonhos de um ser humano. Os que lutam, sem se distanciarem de Ti, em conformidade com o que Deus Pai espera de Seus filhos, no tempo certo, receberão a recompensa por não se desviarem do caminho que os levará à felicidade eterna. Agradeço-Te, Jesus, porque fui escolhida para seguir-Te. Amém!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

(Mt 23, 1-12)

"... o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado".

Jesus, passaste por esta vida terrena insistindo em dizer que aquele que quiser ser grande aos olhos de Deus deve viver como ensinas. Tu mesmo deste o exemplo, doando Tua própria vida para nos tirar da lama do pecado e nos dar a chance de encontrarmos a estrada que leva ao céu. Conduz-nos, Senhor, no caminho da humildade, que é fundamental para que tenhamos atitudes de misericórdia junto a nossos irmãos, sobretudo os que mais necessitam de nosso apoio, sem que queiramos nos promover, esperando aplausos por fazermos o que é certo. Assim, nossos esforços não serão vazios diante do Pai que tudo vê e tudo sabe. Ajuda-nos, Jesus, a realizarmos com amor tudo o que está a nosso alcance, visando o bem comum, sem esperarmos ser notados e exaltados pelos que nos rodeiam, e nem pensando na recompensa que prometes aos que assim agem. Amém!

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

(Mt 16, 13-19)

"'Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo'. Respondendo, Jesus lhe disse: '... tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la'".

Jesus, deixaste como Teu representante na Terra alguém que, sendo Teu contemporâneo, abandonou tudo para seguir-Te, assistiu a Tuas pregações, presenciou os milagres que realizaste e, tocado pelo poder supremo, reconheceu-Te como Filho do Deus vivo. O próprio Pai revelou a Pedro que eras Deus e por isso, Tu o escolheste para dirigir Tua Igreja, profetizando que nada, em tempo algum, poderá destruí-la. Passados tantos séculos, o legado que constituíste continua cada vez mais vivo e forte, sendo levado por Teus seguidores a todos os lugares do planeta, onde muitos entregam a vida em martírio, testemunhando uma fé verdadeira, na tentativa de apresentar-Te aos que não sabem que Teu amor misericordioso é o único que cura as feridas da alma e liberta das angústias desta existência. Protege, Jesus, o povo que em Ti crê e unifica-o, tornando-o Contigo um só corpo e um só espírito, para que, buscando a santidade, jamais desista de conquistar para seguir-Te aqueles que, sentindo-se autossuficientes, destroem-se a si mesmos e aos que os rodeiam. Sou-Te grata, Senhor, por me chamares para propagar Tua Palavra salvadora. Amém!

domingo, 21 de fevereiro de 2016

(Lc 9, 28b-36)

"Da nuvem, porém, saiu uma voz que dizia: 'Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutai o que el diz!'"

Jesus, quero aprender a silenciar meu coração para escutar o que tens a me dizer. Confesso que encontro grande dificuldade para realizar o que Deus nos convoca fazer nesta leitura. As atividades do dia a dia, o burburinho do mundo ao redor, a mente sempre em ebulição impedem minha concentração no mais importante, que é aconselhar-me Contigo em todas as situações a que estou sujeita nesta existência. Quantas vezes, em meio a uma prece, percebo-me a divagar, com pensamentos que me distanciam de Ti. Mas, em Tua tão grande misericórdia, Tua me trazes de volta, fazendo-me retornar ao que me aproxima de Teu amor, exortando-me a preces de perdão e louvor em agradecimento por dar-me uma chance atrás da outra para estar Contigo e receber a graça de saber-me filha amada de Deus Pai. Sou privilegiada com a PAZ que invade e alegra meu viver e sinto um desejo incontido de apresentar-Te a todas as pessoas, para que também possam experimentar o júbilo de conhecer-Te, reconhecer-Te como Senhor e Salvador, e poderem contar com o imenso amor com que envolves a todos os que em Ti confiam e esperam. Amém!

sábado, 20 de fevereiro de 2016

(Mt 5, 43-48)

"Amai vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! ... vosso Pai que está nos céus ... faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos".

Jesus, longe de Ti, manifesta-se nossa índole humana e temos dificuldade para perdoar quem nos agride e magoa. Não discernimos sobre o que nos dizes neste Evangelho, conscientizando-nos de que, se queremos ser amados por Deus, como podemos rejeitar nosso irmão que também é amado por Ele e não faz distinção entre Seus filhos? Ficaríamos felizes se alguém que nos é querido, fosse desprezado por outro a quem também dedicamos afeto? Não faríamos o possível para a reconciliação entre eles? Do mesmo modo, que nos amemos uns aos outros é o que deseja nosso Pai que esta nos céus. Tudo o que Ele quer é que deixemos de lado o rancor, que envenena mais a nós mesmos do que àquele que o provocou. Tu nos exortas a exercitar o amor, o perdão e a caridade, rezando para que aqueles que nos ofenderam ou prejudicaram, aproximando-se de Ti, possam também sentir Tua presença a envolvê-los na graça de Deus, que ama a todos igualmente e nos quer, desde já, alegres, realizados e felizes. Amém!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

(Mt 5, 20-26)

"Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal". 'Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo...'

Jesus, se interpretarmos ao pé da letra a expressão "não matarás", ficaremos tranquilos, porque homens tementes a Deus não tiram a vida de seu próximo. Todavia, não pensemos estar agindo de forma a agradar ao Senhor, se nos indispusermos contra um irmão, ofendendo-o com palavras que o machucam, matando dentro dele o sonho que, por estar longe de Ti, não conseguiu realizar. Devemos antes, procurar orientá-lo, segundo Teus ensinamentos, entregando-o em Tuas mãos e suplicando que intercedas junto ao Pai, para que derrame sobre ele o discernimento do Espírito Santo, fazendo-o refletir sobre seus atos e, convertido, retorne ao bom caminho, onde encontrará a PAZ desejada. Dá-nos, Jesus, a graça de exercitar a tolerância e a paciência com aqueles que precisam de nossa ajuda para encontrar o verdadeiro significado da vida, que só pode ser bem vivida quando estamos mergulhados no Teu amor, recebendo do Pai a misericórdia, que cura nossas feridas interiores e nos liberta das misérias que nos fazem infelizes. Amém!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

(Mt 7, 7-12)

"Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles".

Jesus, meditando este Evangelho, ficamos muito esperançosos, porque nos garantes que Deus nos concederá a graça de sermos atendidos em nossos desejos. Não nos enganemos, porém, pensando que teremos realizadas todas as nossas vontades, sem antes passá-las pelo crivo do discernimento, descartando tudo o que não esteja em conformidade com os preceitos divinos e reconhecendo que o que vier, e no tempo em que vier, será para o nosso bem. Fica claro também que, se anseio viver em PAZ, pedindo que não me falte o necessário a uma vida digna, devo querer o mesmo para meu próximo, procurando meios de ajudá-lo a conquistar para si também, aquilo que aspiro para mim. Permite-me, Senhor, colocar-me sempre no lugar das outras pessoas, quando delas me aproximar, evitando pensamentos negativos sobre seu modo de ser, para que eu não as julgue e não aja com elas como não gostaria que fizessem comigo. Entrego-me em Tuas mãos, Jesus, para que me transformes em exemplo de vida em Ti aos que me cercam. Amém!

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

(Lc 11, 29-32)

",,, Jesus começou a dizer: 'Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado...'"

Jesus, os que esperam receber sinais para que se predisponham à conversão poderão atravessar esta existência sem se aproximarem de Tua graça. Se, lançando-nos nos braços de Deus, pedirmos que fortaleças nossa fé, esforçando-nos para viver como ensinas, seremos preenchidos com Tua presença e estaremos seguros, sentindo Tua mão forte a aliviar o peso do fardo que carregamos. Agradeço-Te, Jesus, porque me permitiste crer que és Filho de Deus e posso contar com Tua proteção em todos os momentos de minha vida. Tu me exortas a dedicar os primeiros momentos do dia à leitura de Tua Palavra, ensinando-me a invocar Teu Santo nome, a cada instante, e a louvar Tua Trindade Santa, em agradecimento pelas bênçãos recebidas, sobretudo, pelo dom da fé, que apesar de ainda incipiente, traz-me a certeza de que não me abandonarás, ajudando-me a superar as dificuldades, confortando-me nas tristezas e comemorando comigo as vitórias que, longe de Ti, jamais conseguiria conquistar. Amém!

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

(Mt 6, 7-15)

"Quando orardes, não useis muitas palavras... pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós peçais".

Jesus, desde cedo, aprendemos que Deus é Pai e, por nos amar demais, fará tudo para alegrar nosso coração. Assim, em nossa compreensão humana, agimos como crianças, pedindo tudo o que desejamos, sem discernir o que está ou não de acordo com Sua vontade. À medida que crescemos, principalmente na espiritualidade, aprendemos a orar como ensinas, louvando e glorificando Tua Trindade Santa, em primeiro lugar, em agradecimento pelas bênçãos com que somos agraciados todos os dias, e que também podemos esperar que atendas os pedidos que fazemos, se forem para o nosso bem. Tu nos ensinas a rezar, na intimidade com Deus, confidenciando-Lhe com simplicidade, tudo o que sentimos. Assim, iniciando pela suplica para que seja realizado em nossas vidas o projeto de salvação de nossas almas, finalizemos nossa prece, já agradecendo pelo pão nosso de cada dia, suprimento essencial para que possamos viver com dignidade. Em unidade com o Pai e o Espírito Santo, Tu sabes quais são minhas necessidades, por isso, Jesus, deposito em Ti toda minha confiança e esperança. Amém!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

(Mt 25, 31-46)

"Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo!"

Jesus, nesta passagem do Evangelho Tu nos alertas sobre o modo de vida que devemos levar neste mundo, para não sermos barrados na porta do céu, quando formos chamados a prestar contas sobre nossos atos e procedimentos nesta existência. Temos grande dificuldade para reconhecer-Te num irmão sofredor, se não estamos abertos para compreender que vives e padeces dentro de cada um de nós. Somente com Tua ajuda poderemos ser pessoas melhores, à procura da santidade, repartindo nossos dons e bens com os menos afortunados. Em Sua infinita misericórdia, Deus anseia por nos contemplar com a herança que já tem destinada a cada um de seus filhos. Nós nunca seremos merecedores de tal dádiva, todavia, é nosso dever desempenhar a parte que nos cabe, contribuindo para que a justiça e a PAZ sejam meta a ser cumprida por toda a humanidade. Permite, Senhor, que o amor do Espírito Santo nos transforme em homens e mulheres de bem, e encontraremos o caminho para a felicidade. Obrigada, Jesus. Amém!

domingo, 14 de fevereiro de 2016

( Lc 4, 1-13)

"A Escritura diz: 'Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás'".

Jesus, resististe a todas as tentações do mal, porque estavas mergulhado de corpo e alma em Deus Pai. Toda espécie de maldades nos rondam e querem nos conquistar, tentando ludibriar nosso olhos, ouvidos, sentimentos, enfim, tudo o que possa nos dar, por meios duvidosos ou ilícitos, posses, poder e prazer. Nós, seres humanos, temos o desejo de conquistar a felicidade. Porém, só pode ser realmente feliz, aquele que procura viver como ensinas, entregando-se em serviço a Deus, na prática do bem, entendendo que, quanto mais se aproxima de Ti, agindo com amor e misericórdia junto ao próximo, mais sente preenchido seu coração com a PAZ que o mundo não conhece e não pode dar. Ajuda-nos, Jesus, a resistir a tudo o que nos afasta de Ti, porque somos fracos e, sem Tua mão protetora, incapazes de encontrar o caminho que nos levará ao Reino de Deus. Amém!

sábado, 13 de fevereiro de 2016

(Lc 5, 27-32)

"Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão".

Jesus, sei que foste Tu que me deste o privilégio de ser Tua seguidora, pois somente Deus tem o poder sobre nossas vidas. Todavia, deixas muito claro que cabe a cada um aceitar Teu convite ou viver nas trevas, tropeçando e caindo, sem ter onde se apoiar. Mas por Tua imensa misericórdia, estás sempre perto de nós, apenas aguardando que percebamos o quanto desejas ser nosso Amigo, para nos aconselhar e nos conduzir a uma vida de prazer na prática do bem, no acolhimento aos irmãos que sofrem, na alegria de sentir-nos úteis, no reconhecimento de que és o único que podes nos ajudar a sentir-nos realizados e felizes, certos de que estamos cumprindo nosso dever de cristãos. Aceitei Teu chamado e sou feliz por isso. Anseio por convidar os que me são caros, e a todos os que colocares em meu caminho, para que, convertidos testemunhem também as graças que receberão por serem Teus fiéis seguidores. Amém!

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

(Mt 9, 14-15)

"Disse-lhes Jesus: 'Por acaso os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles?'"

Jesus, distantes de Ti somos pessoas vazias, carentes de tudo o que nos possa dar alegria, como alguém que está de luto pela perda de um ente querido. Todavia, se clamarmos por Teu nome e permitirmos que entres em nosso coração, preencherás com Teu amor e misericórdia todas as frestas pelas quais entram as dúvidas que provocam mágoas e desestabilizam nosso viver. Mudas nosso modo de ver a vida, fazendo-nos enxergar com quanto zelo Deus cuida de nós. Passamos a perceber que muito maior é o número de graças que recebemos, a cada momento, do que o das desilusões que tanto valorizamos. Ficamos encantados por Teu jeito tão carinhoso de nos abraçar, principalmente, quando somos atingidos por situações que nos fazem padecer. Temos a certeza de que estás sofrendo conosco e, carregando-nos no colo, intercedes por nós junto ao Pai, que acolhe Teus pedidos, curando-nos e nos libertando dos males que nos atormentam. Concede, Jesus, aos que precisam conhecer-Te na intimidade, a chance de terem um encontro pessoal Contigo, e eles cantarão louvores e glórias aos céus por tão grande júbilo. Amém!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

(Lc 9, 22-25)

"Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me".

Jesus, entendo que para seguir-Te devo aceitar viver como ensinas. Nenhum ser humano está isento de sofrimentos nesta vida. Se, porém, tomamos posse da responsabilidade sobre nossos atos, estando em comunhão Contigo, superaremos as dificuldades de cada dia, tendo a certeza de que não nos deixarás sozinhos com nossas dores, mas estarás alavancando a parte mais pesada de nossa cruz. Tu nos exortas a deixarmos de lado nossa autossuficiência, porque só em Teu encalço conheceremos salvação de nossas almas. Os dons e bens que nos forem concedidos por Deus Pai não são conquistas nossas, por isso devem ser repartidos com nossos irmãos, sobretudo os mais necessitados. Peço-Te, Jesus, que me ajudes a renunciar a tudo o que possa me afastar de Ti, e transformes meu coração para que eu saiba escolher o caminho certo que me fará compreender o que significa perder a vida para ganhar o céu. Obrigada, Senhor. Amém!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

(Mt 6, 1-6.16-18)

"Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles".

Jesus, iniciamos o tempo da quaresma, em que temos a oportunidade de repensar nossos conceitos e ações perante Deus, reconhecendo-nos pecadores e esforçando-nos para corrigir o que nos afasta de Ti. Orar, jejuar e praticar a caridade são maneiras de começarmos uma peregrinação que nos fará crescer na espiritualidade, fortalecendo nossa fé e o desejo de sermos pessoas melhores a cada dia. Não permitas, porém, que sejamos escravos de ritos, realizando tudo o que deve ser feito somente para que todos vejam e elogiem nossa fidelidade ao que o Pai espera de nós. Concede-nos, Senhor, perfeita comunhão Contigo e saberemos rezar com fervor, pedindo-Te misericórdia aos que sofrem, jejuando pela mesma causa e oferecendo-nos ao serviço, junto aos que necessitam de nossa ajuda, fazendo-os cientes de que somos todos filhos do mesmo Pai, que nos ama, acolhe e nos quer felizes. Amém!

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

(Mc 7, 1-13)

"Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim"

Jesus, adaptar os ritos religiosos à realidade que traga vida de qualidade ao homem é o que nos ensinas neste Evangelho. De nada vale seguirmos ao pé da letra os mandamentos da Igreja, se para isso é necessário deixar sofrer um ser humano. Tirar a provisão do sustento dos pais para consagrá-la ao templo vai contra o que Deus espera de nós. Se nos apegamos às práticas religiosas pelo simples fato de querermos nos mostrar fiéis à religião que abraçamos, não pensando na pessoa que sofre, muitas vezes ao nosso lado, não estamos fazendo a vontade do Pai, que nos criou a todos para sermos realizados e felizes. Concede-nos, Jesus, a graça de buscarmos ser mais santos, a cada dia, para que na hora de deixarmos esta vida terrena, estejamos preparados para entrar na eternidade e desfrutarmos de todas as maravilhas prometidas por nosso Criador aos que aprenderem Contigo a viver neste mundo, promovendo a justiça e a PAZ entre os homens. Amém!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

(Mc 6, 53-56)

"... colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste. E todos quantos o tocavam ficavam curados".

Jesus, quanto sacrifício faziam as pessoas para levarem à Tua presença os doentes que lhes eram caros, confiando em Teu poder de curá-los dos males que os afligiam... Hoje, mesmo sabendo que estás à nossa disposição, dia e noite, esperando apenas que peçamos Tua ajuda para solucionar todos os problemas que fazem parte de nosso cotidiano, muitos ainda não se deram conta da riqueza que guardam dentro de si, depositando nos homens sua própria segurança. Agradeço-Te, Jesus, por reconhecer-Te como meu melhor amigo e companheiro inseparável, percebendo que, por Tua intercessão, a cada momento, recebo de Deus muitas bênçãos e graças. Se Te procuro, estás à minha disposição para ouvir-me e aconselhar-me. Grande é minha alegria por não estar sozinha para carregar o fardo que, às vezes sinto ser demasiado pesado para mim. Sou-Te grata pelo privilégio de deixar-me viver em Tua amizade e saber que estás à frente de todos os meus projetos, porque a Ti me entrego de todo o coração. Amém!

domingo, 7 de fevereiro de 2016

(Lc 5, 1-11)

'Avança para águas mais profundas ... (...) De hoje em diante tu serás pescador de homens'.

Jesus, fui escolhida por Deus para aprender a viver neste mundo de acordo com Teus ensinamentos e apaixonei-me por Teu jeito amoroso de Ser. Sabendo que minha parcela humana é dominadora, tenho me dedicado à leitura e meditação das Sagradas Escrituras, sentindo que me proteges, conduzindo-me nas situações em que me vejo apurada. Ciente da importância de Tua presença viva em nosso dia a dia, tenho tentado conquistar para seguir-Te também aqueles a quem mais amo e para os quais desejo a felicidade. Não tenho conseguido muito progresso nesta empreitada, mas como aprendi que o tempo de Deus difere do nosso, continuo perseverando, na certeza de que um dia, eles encontrarão a PAZ interior, que concedes a todo aquele que Te acolhe em seu coração, confiando e esperando em Tua misericórdia. Ajuda-me, Jesus, a avançar para águas mais profundas e a apresentar-Te aos que ainda não se deixaram seduzir por Tua divina graça, fazendo de mim também uma pescadora de almas. Amém!

sábado, 6 de fevereiro de 2016

(Mc 6, 30-34)

"... correram a pé, e chegaram lá antes deles. Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor".

Jesus, como o povo ansiava encontrar-Te, a fim de receberem as bênçãos que distribuías, chegando antes ao lugar para onde ias, mesmo sabendo ser impossível que isto aconteça, pois já estás em todos as partes, quero também chegar primeiro e recepcionar-Te com louvores e glórias, em agradecimento por ter sido escolhida pelo Pai para adorar-Te de todo coração. Tu me dás livre acesso à Tua presença, ouvindo o que tenho a confidenciar e, sem cerimônia, falo Contigo o dia todo, muitas vezes, até em voz alta. Sei, porém, que mais do que expor o que sinto, preciso saber escutar o que tens a me dizer. Peço-Te, Jesus, que me ensines a aquietar-me para que, silente em Tua companhia, acolhendo Teus conselhos, eu continue perseverando em Teu seguimento e seja exemplo de vida em Ti aos que me cercam. Obrigada, Senhor Jesus. Amém!

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

(Mc 6, 14-29)

"... Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava".

Jesus, se fechamos os ouvidos à Tua Palavra, somos levados a ações, cujas consequências nos farão muito infelizes. A fraqueza humana destrói até os mais poderosos perante a sociedade. Nossas atitudes mais desprezíveis vêm do fato de não reconhecermos que podes nos libertar de nossas misérias interiores, se nos deixarmos guiar por Teu Espírito Santo. Ilumina-nos, Jesus, e conduz-nos ao acolhimento do que ensinas, para que mais tarde não venhamos a nos envergonhar por termos agido na contramão dos desígnios de Deus, valorizando mais os desejos humanos do que a vontade divina. Dá-nos, Senhor, sabedoria para ouvirmos com atenção aos que, em Teu Nome, propagam Tua verdade, ensinando-nos a vivê-la, para que, como Teus discípulos, tenhamos força e alegria até o fim de nossa jornada neste mundo. Amém!

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

(Mc 6, 7-13)

"... Jesus chamou os doze, e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros".

Jesus, do mesmo modo como enviaste Teus seguidores mais próximos a evangelizar, sinto-me também convocada a levar Tua Palavra aos que vivem a meu lado, mas não podem sentir a PAZ que toma conta de meu ser, por não estarem comprometidos com Tua Verdade. Devo compreender sua maneira de pensar, porque nem sempre estive tão certa de que só estando junto a Ti, sentir-me-ia segura e confortável, considerando que os minutos que dedico à leitura e meditação do Evangelho são os que me trazem mais satisfação em vivenciar a cada dia. Por isso, logo pela manhã, reservo um tempo para encontrar-me Contigo, entregando-Te as dúvidas que me afligem no momento, confiando em Tua misericórdia e agradecendo por todas as graças que me são concedidas, a cada instante, mesmo que eu não as mereça. Obrigada, Senhor Jesus. Amém!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

(Mc 6, 1-6)

"Jesus lhes dizia: 'Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares'".

Jesus, estou empenhada em apresentar-Te aos que mais amo, como o melhor Amigo que podemos ter, mas tenho encontrado grande resistência. As pessoas têm dificuldade em compreender que, apesar de não Te verem fisicamente, estás entre nós em Espírito e Verdade. Desta forma, depositam sua confiança nos homens, tentando receber deles o que só Tu podes dar. Não sabem que, a partir do momento em que Te procuramos e, por Tua misericórdia, permites que tenhamos a graça de Te encontrar e Te acolher em nossos corações, tudo fica claro e, enxergando com os olhos da alma, em Tua companhia, começamos a saborear a alegria de sermos guiados por Ti, fazendo-nos mais prudentes, o que nos leva a errar menos. Começamos a agradecer pelos bens recebidos de Deus, sem qualquer mérito de nossa parte, e suportamos com mais paciência as tribulações a que estamos sujeitos em nosso dia a dia. Aprendemos, assim, a socorrer nossos irmãos sofredores, oferecendo-lhes nossos dons e bens, ou simplesmente consolando-os com palavras que os conforte nos momentos de dor e tristeza. Continuo perseverando, Senhor, pois sei que me ajudarás nesta empreitada. Obrigada, Jesus. Amém!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

(Lc 2.22-40)

"... conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor".

Jesus, seria maravilhoso se os pais estivessem abertos à realização do projeto divino em suas vidas e nas de seus filhos, e todos os recém-nascidos fossem levados à igreja para serem oferecidos e consagrados a Deus ainda na mais tenra idade. Estamos inseridos num mundo onde os valores estão cada vez mais invertidos. Na maioria das vezes, o ter se sobrepõe ao ser, levando-nos, não raro, à insatisfação, por não conseguirmos adquirir o que se pode comprar com dinheiro. Porém, quando nos damos conta de que a entrega de nossas vidas nas mãos do Pai traz cura interior e PAZ de espírito, desejamos que toda a humanidade queira usufruir dessa graça, que está à espera dos que se abrem para conhecer-Te na intimidade. Jesus, com Teu infinito amor, derrama sobre nós Teu Santo Espírito, para que sejamos inspirados e movidos a imitar o exemplo da Sagrada Família e, mesmo que já não sejamos crianças, apresentemo-nos e a todos os que nos são caros em Teu altar, oferecendo-Te nossas vidas e agradecendo a misericórdia com que nos aceitas e perdoas nossos pecados. Obrigada, Senhor. Amém!

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

(Mc 5, 1-20)

"Vai para casa, para junto dos teus e anuncia-lhes tudo o que o senhor, em sua misericórdia, fez por ti".

Jesus, só estaremos livres de nossas misérias interiores se, dobrando os joelhos em Tua presença, confiarmos em Teu poder de curar nossas angústias e nos libertar de tudo o que nos faz infelizes. Distantes de Ti, somos engolidos pelos valores ditados pela ambição e egoísmo humanos e tomados por eterna insatisfação. Dá-nos, Senhor, a graça de procurar-Te em todas as coisas e situações, e encontraremos a serenidade que o mundo não nos pode conceder. Ajuda-nos a anunciar tudo o que, em Tua misericórdia fazes por nós a cada instante, transformando-nos em Teus fiéis discípulos. Preenche-nos, Jesus, com Teu amor e Tua graça e seremos verdadeiramente ricos. Amém!