domingo, 31 de julho de 2016

(Lc 12, 13-21)

   "Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens".

   Jesus, não tenho bens materiais além do essencial que supre o necessário para viver modestamente, com dignidade e em paz. Porém, meditando este Evangelho, fui obrigada a reconhecer que, enquanto tantas pessoas passam frio pelas ruas, guardo roupas que não uso há algum tempo, esperando uma ocasião em que  me sejam úteis. Já tive oportunidades de tirar algumas peças do armário, no intuito de doá-las, e recolocá-las de volta, como se me fossem fazer falta. Senhor, sou-Te grata por abrir-me os olhos para essa realidade. Concede-me a graça de despojar-me de tudo o que não venha a edificar-me, dando-me o desejo de dividir o pouco que tenho com quem precisa mais do que eu, e disponibilizar os dons que recebi do Pai, doando-me voluntariamente em serviço aos menos favorecidos. Como dizes, a vida de um ser humano só tem razão de ser se ele for rico aos olhos de Deus, e não há riqueza maior que  a própria vida vivida sob Tua proteção. Obrigada, Senhor Jesus. Amém!

sábado, 30 de julho de 2016

(Mt 14, 1-12)

   "...a fama de Jesus chegou aos ouvidos do governador Herodes. Ele disse a seus servidores: 'É João Batista , que ressuscitou dos mortos; e, por isso, os  poderes miraculosos atuam nele'".

   Jesus, quem se torna escravo da ambição e recorre aos vícios, na ânsia de levar vantagem sobre tudo e sobre todos, fica vulnerável à ação do mal e prisioneiro de si mesmo. Assim como  João Batista veio para prevenir Herodes, foste enviado a nós, a fim de nos alertar e ensinar como devemos agir, para não cairmos na tentação que nos desvia do projeto de vida que Deus concebeu para cada um de Seus filhos. Concede, Jesus, a todas a pessoas a graça de saberem que és o único que pode nos livrar das misérias interiores, que repercutem em nossa vida cotidiana e nos levam à afastar-nos cada vez mais da misericórdia divina, tirando-nos a chance de vivermos em Tua amizade que cura, liberta e conforta as almas redimidas, preenchendo-as com a PAZ, que não se compra nem com todas as riquezas deste mundo. Obrigada, Jesus, por atrair-me para perto de Ti.  Amém!

sexta-feira, 29 de julho de 2016

(Lc 10, 38-42)

   "Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? ...O Senhor, porém, lhe respondeu: '... Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada'".

   Jesus, às vezes, atribulados com os afazeres cotidianos, não percebemos que tudo flui com mais facilidade quando, em primeiro lugar, colocamo-nos em oração, pedindo-Te que envies o Espírito Santo para orientar e direcionar nossa atividades. Temos obrigações a cumprir, que não devem ser negligenciadas, todavia, nada é mais importante do que  escutar o que dizes, colocando-nos a serviço também de nossos irmãos, principalmente os que mais precisam de ajuda, procurando aliviar-lhes os sofrimentos. Senhor, só Tu podes nos mostrar o que fazer e como fazer, para que Tua alegria tome conta de nossos corações e sejamos preenchidos com a PAZ interior, ao colaborarmos com o plano divino, porque estás no comando de nossas vidas. Obrigada, Jesus. Amém!

quinta-feira, 28 de julho de 2016

(Mt 13, 47-53)

   "O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo".

   Jesus, o mundo nos oferece toda sorte de oportunidades.  Muitas são boas, pautadas em Teus ensinamentos e nos fazem caminhar com alegria. Porém, se não estivermos centrados em Teus preceitos, poderemos enveredar por atalhos escuros e sermos levados ao pecado, à infelicidade. Afasta de nós, Senhor, as trevas que nos cegam e não nos deixam ver as maravilhas que Deus coloca à nossa frente, dando-nos a chance de nos realizar com o pouco que temos, quando clamamos por Teu nome e confiamos em Ti. Sou feliz, Jesus, porque me deste a graça de atender a Teu chamado e, apesar das adversidades a que todos estamos sujeitos nesta vida, persevero, agradecendo pelo que me fez buscar refúgio na misericórdia divina, louvando e glorificando Tua Trindade Santa e suplicando-Te que intercedas junto ao Pai pelos que, afastados de Ti, ainda não encontraram a PAZ que somente Tu podes conceder. Amém!

quarta-feira, 27 de julho de 2016

(Mt 13, 44-46)

   "O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo".

   Jesus, o homem que não Te conhece corre atrás dos bens deste mundo, muitas vezes, agindo de má fé e enriquecendo ilicitamente. Deus nos deixa livres para seguirmos nosso destino, mas sabendo que somos lentos para compreender, sobretudo as coisas mais simples, como estarmos bem conosco mesmos, enviou-Te a fim de  nos ensinar a viver  em PAZ, enfrentando e superando as dificuldades  desta vida tão cheia de percalços. Escolhendo seguir os preceitos que deixaste nas Sagradas Escrituras,  dialogando Contigo em preces  de louvor e ação de graças, encontraremos o tesouro de que falas neste Evangelho, e que foi reservado por Deus a cada um que se dispuser a buscar-Te de todo coração. Obrigada, Jesus, porque já me deste a graça de estar sempre Contigo, sabendo que me sustentas nas horas incertas e sentindo Tua presença a comemorar comigo as alegrias conquistadas com Tua ajuda. Amém!

terça-feira, 26 de julho de 2016

(Mt 13, 16-17)

   "Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem".

   Jesus, Tu colocas à disposição de todos os seres humanos a Verdade, para que vivam à luz de Teus ensinamentos, desfrutando das incontáveis maravilhas criadas por Deus para cada um de Seus filhos. Mas somente com os olhos da fé poderemos enxergar o que realmente nos levará à alegria interior, apesar dos obstáculos a serem superados e que, muitas vezes, deixam-nos enfraquecidos e desanimados. Quanto mais nos aproximamos de Ti, tanto mais nos sentimos abençoados e protegidos. Para receber as graças que prometes, é necessário escutar Tua Palavra e meditá-La, elevando nossos corações ao Pai, pedindo-Lhe que nos conceda olhos que vejam e ouvidos que ouçam o que dizes. Faz-nos humildes, Senhor e ajuda-nos a mostrar aos que nos cercam o que eles não podem ver por não se abrirem para acolher-Te e, estando privados de Tua amizade, não poderem vislumbrar a felicidade verdadeira. Amém!

segunda-feira, 25 de julho de 2016

(Mt 20, 20-28)

   "Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo".

   Jesus, quem como a mãe de Tiago e João não deseja ver seus filhos a Teu lado? Todavia, para isso é necessário que eles queiram viver como ensinas, mesmo em meio às atrações de prazer que os rodeiam. Deus lhes dá plena liberdade para escolherem como pretendem conduzir suas vidas. Devem, no entanto, perceber que tudo podem realizar, mas nem tudo lhes convém. Precisamos ser exemplo de vida em Ti para nossos jovens, mas somente com Tua ajuda, Jesus, seremos capazes discernir como devemos agir para atraí-los a Teu seguimento.  Dando testemunho de serviço aos irmãos, sobretudo aos que mais necessitam, e perseverando em preces para que tenham um encontro pessoal Contigo, estou convicta de que, no tempo certo, poderemos vê-los curados de suas feridas interiores, libertos das misérias que os aprisionam e, convertidos, sejam também Teus fiéis evangelizadores. Confio e espero em Ti, Senhor. Amém!

domingo, 24 de julho de 2016

(Lc 11, 1-13)

   "... eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto".

   Jesus, reconheço que a primeira coisa que devo pedir a Deus é que me converta e me faça Tua seguidora incondicional. Estando em Tua companhia, sei que caminharei em segurança e poderei atravessar o deserto de minha vida, superando as aflições e sofrimentos, porque segurando em Tua mão hás de alavancar a parte mais pesada de minha cruz. Algumas pessoas padecem mais do que deveriam por não se apegarem a Ti, por não acreditarem que és poderoso para sanar-lhes as angústias,  amenizando-lhes as dores de que ninguém está isento nesta existência terrena. Como nos dizes que, buscando primeiro o Reino de Deus seremos supridos em nossas necessidades, deposito minha total confiança em Teu amor, cuja ternura aplaca minhas preocupações, preenchendo-me com Tua PAZ, que traz cura interior e me aproxima mais de Tua Trindade Santa. Obrigada, meu Senhor e meu Deus. Amém!

sábado, 23 de julho de 2016

(Mt 13, 24-30)

   "Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio então o joio?"

   Jesus, a maioria dos pais, procura incutir bons hábitos e ensinar aos filhos como agir segundo Teus ensinamentos, para que sejam pessoas de bem, que respeitem o próximo e ajudem os necessitados. Mas, como o joio no meio do trigo, muitas são as influências sobre eles que, às vezes, para se afirmarem  no meio social, enveredam pelo caminho que os distancia de Ti. Tu nos dizes que nada é impossível ao que crê em Teu poder de intercessão junto ao Pai. Peço-Te, então, Jesus, que derrames sobre os jovens a graça da conversão, afastando-os dos valores que os levam à vida desregrada, incutindo-lhes o desejo de conhecer-Te e seguir-Te. Desta forma, aprendendo a orar, confiar e esperar em  Deus, sejam todos abençoados com a alegria de saberem que podem contar com Teu amor misericordioso em todas as circunstância de suas vidas. Sou-Te grata, Jesus, por dar-me a certeza de que não espero em vão. Amém!

sexta-feira, 22 de julho de 2016

(Jo 20, 1-2.11-18)

   "'Mulher, por que choras?' Pensando que era o jardineiro, Maria disse: 'Senhor, se foste tu que o levaste, dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar'".

   Jesus, se Te procuramos de todo coração, Tu Te fazes presente em nossas vidas,  certificando-nos que continuas vivo, sofrendo dentro de cada um de nós e realizando milagres de cura e libertação das almas que a Ti se confiam, na esperança de que as conforte em suas tribulações. Sei que estás perto de mim, mas recebi de Deus livre arbítrio para decidir como conduzir minha caminhada nesta existência e, só Te manifestarás a meu favor, se eu assim o desejar. Sou fraca e ignorante, facilmente persuadida a experimentar os prazeres que o mundo me apresenta. Felizmente, Tu puseste, entre as pessoas de meu convívio, aquelas que me falaram de Ti e me fizeram apaixonar-me por Teu jeito de Ser, de me responder quando Te invoco em súplicas fervorosas, na certeza de que  aliviarás minhas aflições. Tendo recebido tão grande graça, Senhor, anseio por apresentar-Te a todos os que por mim passarem, para que também possam sentir e saber quão grande é o amor do Pai por cada um de Seus filhos. Amém!

quinta-feira, 21 de julho de 2016

(Mt 13, 10-17)

   "'Por que tu falas ao povo em parábolas?' Jesus respondeu: 'Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado'".

   Jesus, à medida que nos disponibilizamos a meditar Tua Palavra, dedicando-nos ao contato diário com as Sagradas Escrituras,  a cada leitura, vão-se descerrando a nossos olhos, coisas que só perceberemos se estivermos empenhados em acolher-Te, perseverando e acreditando que intercedes junto ao Pai por nossas súplicas. Os mistérios do Reino dos Céus são revelados aos que se predispõem à conversão, aceitando-Te como o Messias Salvador e procuram apresentar-Te aos que precisam  encontrar a PAZ interior e a alegria de viver. Falando-lhes em parábolas, poderão entender o que dizes e desejarão estar perto de Ti. Comprometidos com Tua missão evangelizadora, saberão como é feliz o homem que partilha com os irmãos seus dons e bens, sendo gratos pelo dom da fé e reconhecendo que têm  muito mais a agradecer do que a pedir. Amém!

quarta-feira, 20 de julho de 2016

(Mt 13, 1-9)

   "... Jesus entrou numa barca e sentou-se, enquanto a multidão ficava em pé, na praia. E disse-lhes muitas coisas em parábolas".

   Jesus, ao povo humilde que Te seguia falavas sobre a realidade da vida por meio de comparações, para que pudessem refletir e perceber em que contexto se encontravam na situação que apresentavas. Apesar de passados tantos séculos, a parábola do semeador continua fazendo-nos pensar  como temos recebido Tua Palavra: escutando-A sem  prestarmos atenção, procurando estar atentos somente quando é proclamada, esquecendo-nos de meditá-|La depois de ouvi-La, ou atentos, procurando mudar nosso modo de ser, desejando ser transformados, para que a semente germine em nós e produza frutos que contribuam para o  bem  de todos os que nos cercam, sobretudo os irmãos que mais precisam de nossa ajuda? Jesus, dá-me o entendimento de Tua Palavra e faz do meu coração um terreno fértil, que esteja preparado para compreender o que Deus espera de mim, e levar adiante Teu chamado para evangelizar, sem sentir-me acuada ao deparar com pessoas que não creem  e não querem crer na graça divina. Amém!

terça-feira, 19 de julho de 2016

(Mt 12, 46-50)

   "Alguém disse a Jesus:  'Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo'".

   Jesus, bem conhecias o despojamento de Tua mãe e não Te preocupaste com o que pudessem pensar sobre Tua atitude ao equiparar os que Te seguiam a ela. Era justamente Teu objetivo levar os que Te ouviam a serem como aquela que, escolhida por Deus para Te trazer ao mundo,  mesmo pertencendo à Tua família de sangue, esvaziou-se de si mesma para viver a santidade e, em momento algum,  aproveitou-se de sua condição privilegiada, ficando do lado de fora, no aguardo de que Tu a recebesses. Jesus, ajuda-nos a exercitar a tolerância e a humildade para que, como Maria, possamos estar sempre perto de Ti e saibamos esperar com paciência as graças que venham  suprir nossas necessidades, entendendo que , no tempo certo, se for da vontade do Senhor, nós as receberemos. Amém!

segunda-feira, 18 de julho de 2016

(Mt 12, 38-42)

   "Naquele tempo, alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: 'Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti'".

   Jesus, quem pede que proves que és o Filho de Deus dá mostras visíveis de que não acredita no que dizes. Ainda hoje, muitos entre nós querem ver atendidas suas súplicas, para certificarem-se de que, realmente, podem contar com Tua ajuda nas  dificuldades do dia a dia. Aprendi, porém, que o primeiro passo para caminhar na fé é colocar-nos em oração, pedindo a Deus que nos faça disciplinados e perseverantes na leitura diária de Tua Palavra e meditá-la o dia todo, vigiando, louvando e agradecendo-Te por conceder-nos essa disposição. Creio que tudo podes realizar a nosso favor, mas esperas que façamos o que está a nosso alcance. Ao ver que, esperando em Ti, buscamos os meios para  conquistar nossos sonhos, Tu farás o que falta, mas que já não cabe a nós. Jesus, espero que minha confiança em Tua misericórdia seja, para os que me cercam sinal de PAZ interior e alegria de viver, pela segurança que tenho ao depositar meus projetos de vida nas mãos de Deus, sem duvidar  de que estás intercedendo por mim junto ao Pai, que quer ver-me realizada e feliz. Obrigada, Jesus. Amém!

domingo, 17 de julho de 2016

(Lc 10, 38-42)

   "Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres".

   Jesus, antes de colocarmos em prática o que temos em mente, devemos consultar-Te, colocando-nos em oração, escutando o que nos dizes, para que mesmo que nossas intenções forem as melhores, não caiamos no ativismo, pensando realizar coisas boas por nossos próprios meios, sem considerar que tudo o que temos, somos e podemos é por única e exclusiva bondade de Deus, que nos ama e nos dá condições de fazermos o bem. Assim, buscando primeiro estar em comunhão Contigo, nossos projetos e  ações estarão em conformidade com o que deve fazer um cristão. Colaborando com o plano divino, façamos a nossa parte para suprir as necessidades de nossos irmãos sofredores, apresentando-Te aos que, por não se aproximarem de Ti, não encontram paz interior. Desta forma,  conhecendo Tua Palavra salvadora e curados dos males da alma, com o coração aquecido e libertos de toda a angústia que provoca a morte em vida, saberão que escolheram a melhor parte ao prostrarem-se a Teus pés, em preces fervorosas, na certeza de sentirem-se abraçados pelo nosso Criador. Amém!

sábado, 16 de julho de 2016

(Mt 12, 46-50)

   "... todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que etá nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe".

   Jesus, precisamos aprender com  Tua mãe,  a confiar incondicionalmente,  sem nos ofendermos ou nos sentirmos desconfortáveis mediante alguma afirmação que nos pareça injusta, ao nos vermos comparados ou sentindo-nos preteridos. Segura do amor que Tu lhe dispensavas, Maria entendia e colaborava para que Teus seguidores perseverassem, não esperando ser atendida como a pessoa especial que era, mas  colocando-se entre os últimos, porque sabia o quanto era importante Tua missão  neste mundo. Jesus, Tua imparcialidade, equiparando-nos à virgem pura e imaculada que Te trouxe ao mundo, vem provar que nos amas, independentemente de nossas faltas e de nossa resistência a Teu chamado. Não mereço, Senhor, estar entre os Teus preferidos, mas sinto Tua mão a proteger-me e Tua voz a sussurrar em meu coração que sou filha amada de Deus Pai e que posso contar sempre Contigo. Obrigada, Senhor Jesus. Amém!

sexta-feira, 15 de julho de 2016

(Mt 12, 1-8)

   "Se tivésseis compreendido o que significa: 'Quero a misericórdia e não o sacrifício', não teríeis condenado os inocentes".

   Jesus, os que interpretam as leis divinas ao pé da letra não podem compreender o que  nosso Pai e Criador deseja a cada um de Seus filhos, para os quais tem um plano de amor e felicidade. Vieste para tirar o véu que embaça a visão daqueles que querem cultuar a Deus, sem pensar em defender os pobres e desvalidos. Deste um sentido novo à lei do sábado, porque de nada adianta  respeitar o que se pede nas Escrituras Sagradas, sacrificando o homem e colocando em jogo sua vida. Deixas claro que só é bom para o ser humano, quando o entendimento do espírito da Lei desperta  a misericórdia que promove a solidariedade, cuja caridade fraterna torna-se fato real entre os homens. Concede a todos nós, Senhor, conhecer e progredir na defesa das causas que nos apresentas, realizando o que nos ensinas e vivendo segundo o que nos faz crescer aos olhos de Deus Pai. Amém!

quinta-feira, 14 de julho de 2016

(Mt 11, 28-30)

   "Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso de vossos fardos, e eu vos darei descanso".

   Jesus, somente debaixo de Teu olhar misericordioso poderemos perceber as graças que nos concedes ao suportarmos as dificuldades, as dores, os sofrimentos que a vida nos impõe e que, muitas vezes, são provocados por nossa maneira de pensar, de agir, de ser. Padece muito mais o homem que não se aproxima de Ti, por priorizar os valores mundanos, deixando em segundo plano Teus ensinamentos. Mas em Tua infinita bondade, estás à espera  de que clamemos por Teu nome e Te busquemos de todo coração, não apenas nas horas de aflições, para que alivies o incômodo que pesa sobre nossos ombros, mas também nas alegrias, porque queres festejar conosco nossas conquistas, nosso sucesso. Envia, Jesus, Teu Espírito Santo sobre toda a humanidade para que, inspirados pelo amor divino, tenhamos todos  o entendimento de Tua Palavra, saibamos amar e respeitar a Deus e a nossos semelhantes e possamos usufruir da PAZ interior que se apodera dos corações apaixonados por Ti. Obrigada, Senhor. Amém!

quarta-feira, 13 de julho de 2016

(Mt 11, 25-27)

   "... ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o
Filho e aquele a quem o Filho quiser revelar".

   Jesus, Deus revelou-Se aos pobres em espírito, dando-lhes a chance de Te conhecer, seguir, acreditar e esperar em Ti, que pode amenizar as aflições dos que se entregam sob Tua proteção na certeza de que não serão decepcionados. Porém, o homem é dotado de sentimentos que, muitas vezes, podem levá-lo a desviar-se do caminho do bem, por pensar que é autossuficiente para resolver seus problemas sem Tua ajuda. Não permitas, Jesus, que a prosperidade com que somos agraciados nos faça prepotentes a ponto de sentir-nos poderosos e orgulhosos pelas conquistas que, na verdade é Deus quem nos concede sem que as mereçamos, e sejamos omissos diante do sofrimento alheio. Concede-nos, Senhor, o discernimento para que saibamos repartir com os irmãos mais carentes nossos dons e bens. Tua infinita bondade nos transforme em pequeninos, Jesus, para que agindo como crianças, um dia, Tu  nos reveles ao Pai e possamos viver em comunhão Contigo para todo o sempre, Amém!

terça-feira, 12 de julho de 2016

(Mt 11, 20-24)

   "Naquele tempo, Jesus começou a censurar as cidades onde fora realizada a maior parte de seus milagres, porque não se tinham convertido".

   Jesus, se fizermos um balanço de nossa existência, enumerando em uma coluna as coisas boas e  em outra as que nos entristeceram, veremos que muito mais foram as bênçãos do que as angústias. Muitos podem dizer que sofrem demais e que não encontram solução para suas aflições. Lembram-se apenas dos momentos de tristeza, não levando em consideração a graça de estar vivo a cada manhã, de poder ver a luz do dia e as maravilhas da natureza.  Deus nos oferece oportunidades de Te buscarmos, concedendo a cada um que Te procura o dom da fé. Perseverando e confiando em Teu poder de transformar corações, reconheçamos os milagres com que somos agraciados a cada dia. Se em Ti depositarmos nossa total esperança, seremos envolvidos  em Tua PAZ e, convertidos, veremos que nada pode ser mais prazeroso do que estar em Tua presença que cura e liberta as almas sofredoras. Amém!

segunda-feira, 11 de julho de 2016

(Mt 10, 34-11, 1)

   "Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada".
 
    Jesus, à primeira vista, parece-nos muito complicado entender o que dizes nesta Palavra, ao afirmares  que vieste para trazer discórdia e não união. Ficamos esperando que, em Tua companhia, estejamos livres de qualquer coisa que possa acirrar nossa animosidade, sobretudo com as pessoas que nos são mais queridas. No entanto, percebemos que ao avançarmos na busca da fé salvadora que ofereces, no desejo de apresentar-Te aos que nos cercam, para que experimentem as bênçãos que advêm de nossa confiança em Ti, a princípio, somos vítimas de zombarias e, se não estivermos  convictos de que Contigo superaremos qualquer obstáculo, acabamos por desistir de nosso propósito. Mas, ao perseverarmos, vamos ganhando crédito e passamos a ser aceitos, respeitados e até solicitados para darmos testemunho de vida nas graças que nos concedes, quando em Ti cremos, confiamos e esperamos. Obrigada, Jesus. Amém!

domingo, 10 de julho de 2016

(Lc 10, 25-37)

   "E quem é o meu próximo?"

   Jesus, é comum considerarmos nosso próximo aquele com os quais temos intimidade, nossos familiares e os amigos de nosso convívio. Não resta dúvida de que devemos começar por eles, ajudando-os em suas necessidades, acolhendo-os com carinho e corrigindo-os sempre que for preciso, sendo exemplo de vida em Ti, para que percebam como é bom estar em Tua companhia. Porém também é nosso próximo qualquer ser humano carecendo de  auxílio material, talvez uma palavra de conforto ou apenas um abraço silencioso. Jesus, não permitas que nos passe despercebido um irmão desafortunado e infeliz, mas conduz-nos a fazer o que estiver a nosso alcance para suprir sua necessidade urgente, dando-nos o suporte e a coragem para sermos o próximo dos sofredores que encontrarmos em nossa caminhada nesta existência. Dá-nos Tua força, Senhor! Amém!

sábado, 9 de julho de 2016

(Mt 10, 24-33)

   "... todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus".

   Jesus, muitas vezes, temos o desejo de gritar aos quatro ventos que ninguém pode ser feliz longe de Ti. Mas vivemos num mundo que prioriza outros valores, por isso ficamos tímidos e, por que não dizer que, não raro, temos vergonha de manifestar abertamente nossa fé. Quantos de nós lutamos sozinhos, dentro de nossos próprios lares, rezando pelos que nos são mais caros e com os quais nos damos bem, mas que oferecem resistência quando deles nos aproximamos com o intuito de fazê-los compreender que somente Tu podes aliviar nossos sofrimentos e nos indicar o caminho mais acertado para que atinjamos nossos objetivos, se estes estiverem de acordo com a vontade de Deus. Concede, Jesus, aos que anseiam propagar Tua Palavra, condições favoráveis, colocando em seus trajetos pessoas dispostas a seguir-Te e a se tornarem multiplicadores da fé em Teu poder de apresentá-los ao Pai como Teus fiéis seguidores. Amém!

sexta-feira, 8 de julho de 2016

(Mt 10, 16-23)

   "Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos".

   Jesus, o mal se infiltrou em todos os lugares, mas nem sempre pode ser visto por nós. Levados pelo orgulho, ambição e autossuficiência, o homem que despreza a prática da oração e de uma vida pautada em Teus ensinamentos, apesar de aparentar ser pessoa de bem, não se priva de oprimir os pobres e os fracos para satisfazer seus caprichos indecorosos. Precisamos, portanto, estar em comunhão Contigo, pedindo-Te que envies o Espírito da Verdade para nos guiar, indicando a cada um que clama por Teu nome, a trilha que nos livrará das armadilhas a que estamos sujeitos neste mundo e que poderão nos levar à morte em vida. Faz-nos, Senhor, simples e prudentes e saberemos evitar os descaminhos que nos impedirão de estar sempre em Tua presença. Amém!

quinta-feira, 7 de julho de 2016

(Mt 10, 7-15)

   "De graça recebestes, de graça deveis dar".

   Jesus, Deus nos deu a vida, bem supremo e, projetou para cada um de Seus filhos um plano de realização e felicidade. Muitas vezes, porém,  pensamos poder fazer dela o que  quisermos e nos distanciamos de Sua graça, enveredando por caminhos que nos levam a tristezas e desencanto, carregando mágoas e sofrimentos que poderiam ser evitados, se reconhecêssemos que só estamos neste mundo por pura bondade e misericórdia divina. Tudo recebemos de graça, mas nada de bom podemos edificar, sem que estejas a nos instruir, apoiar e abençoar. Se colocamos em Ti nossa confiança e esperança, teremos o essencial para repartir com os irmãos menos afortunados e nada nos faltará, pois seremos abençoados com a PAZ, elemento fundamental para a realização humana. Ajuda-nos, Jesus, a distribuir o que de graça recebemos, sem que sequer o mereçamos. Amém!

quarta-feira, 6 de julho de 2016

(Mt 10, 1-7)

   "... Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade".

   Jesus, se como Teus discípulos estamos dispostos a seguir-Te, podemos também acolher Teu pedido para que saiamos a campo, procurando evangelizar os que encontrarmos em nosso caminho. Creio que, apresentando-Te aos que não sabem como a vida pode ser diferente e bem melhor em Tua amizade, estaremos cumprindo a missão a que nos convocas de afastá-los de muitas coisas que lhes são nocivas e que podem ser evitadas, quando se deseja viver bem e em PAZ consigo e com o próximo. Feridas são curadas e mágoas dissipadas, a partir do momento em que nos deixamos habitar por Teu Santo Espírito e recebemos o dom do perdão, que tem o poder de sarar as enfermidades da alma angustiada. Tu nos chamas a propagar Tua Palavra e ação, mas sabes que sozinhos não temos força. Fica conosco, Jesus. Precisamos muito de Ti. Fica sempre conosco, fica conosco...  Amém!

terça-feira, 5 de julho de 2016

(Mt 9, 32-38)

"Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor".

   Jesus, se nos sentimos autossuficientes para conduzir nossas vidas, tropeçamos e caímos. Porém, se entendermos que sem Deus somos poeira ao vento, e nos apegamos a Ti, não temeremos nossas quedas. Saberemos que  as asperezas da vida servirão para nosso crescimento e nos farão mais resistentes para continuar nossa caminhada neste mundo onde todos, um dia, terão sua parcela de aflições. Aprendendo com os erros, tornamo-nos seres humanos melhores, seremos conduzidos por Teu amor misericordioso à prática da  caridade fraterna e a anunciar Tua Palavra, testemunhando as maravilhas que realizas em nossas vidas aos que ainda não sabem que, nas hora difíceis, Tu nos levantas e nos ajudas a ficar de pé. Sentimo-nos seguros por entender que  em Ti podemos confiar e esperar. Obrigada, Senhor Jesus. Amém!

segunda-feira, 4 de julho de 2016

(Mt 9, 18-26)

 "'Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada'. Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: 'Coragem, filha! A tua fé te salvou'".

   Jesus, que graça recebeu a mulher que sofria há tanto tempo, discriminada por sua doença. Imagino o olhar de embevecimento com que Te seguia, na esperança de tocar Teu manto, com a certeza de que ficaria livre do mal que a acometia. Alegro-me por ela e por todas as pessoas que, da mesma forma, cultivam uma fé forte, sempre confiando e esperando que as socorras em suas necessidades. Estou aprendendo com Teus ensinamentos, ao perseverar na leitura e meditação diária das Sagradas Escrituras, a vigiar sem cessar, rezando por mim e por toda a humanidade, principalmente pelos que me são caros, mas ainda não compreenderam que buscar-Te de todo coração e procurar conhecer-Te mais intimamente, é a chave para abrir a alma e libertá-la de todas as mágoas e ressentimentos. Somos agraciados com o dom do perdão  e, na PAZ de Teu amor misericordioso, somos preenchidos com a alegria interior que independe dos percalços pelos quais passamos nesta existência. Obrigada, Jesus. Amém!

domingo, 3 de julho de 2016

(Mt 16, 13-19)

   "... tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la".

   Jesus, deste a Pedro a tarefa de continuar Tua missão de anunciar o Evangelho e levar a toda a humanidade Teus ensinamentos. Também nós devemos   tomar como obrigação  de cristãos zelar pelo bem-estar de todos os irmãos, filhos do mesmo Pai. Somente quem persevera na leitura e meditação de Tua Palavra, vigiando sem cessar, pode entender o que Deus deseja de cada um de nós e viver segundo Sua vontade. Não pensemos, porém, que é uma tarefa fácil, pois, se não estivermos convictos de nosso propósito em Teu seguimento, ficaremos vulneráveis e seremos sufocados pelas ilusões deste mundo que oferece facilidades, muitas vezes, em desacordo com o que esperas de nós. Ajuda-nos, Jesus, a construir nossa ponte na rocha firme de Teu Espírito Santo, e conseguiremos superar os obstáculos que se nos apresentarem durante nossa jornada terrena, e chegar com segurança ao destino que está reservado por Deus Pai, no Reino dos Céus, aos que em Ti esperam e depositam toda sua confiança. Amém!

sábado, 2 de julho de 2016

(Mt 9, 14-17)

   "...não se coloca vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem".

   Jesus, o ser humano nasce puro e, pouco a pouco vai assimilando coisas boas e outras não tão convenientes a seu bem-estar físico e emocional. Sofre as consequências de suas escolhas erradas, quando, à procura de uma vida cômoda, envereda por caminhos que o afastam dos preceitos divinos. Tu nos dizes que para encontrarmos a alegria de viver, é preciso nos esvaziar de tudo o que nos leva ao orgulho e à ambição desmedida, pois não seremos realizados e felizes se quisermos colocar nossos bons propósitos sobre os pecados já cometidos, sem deles nos arrependermos e desejarmos ser perdoados para começar vida nova. Portanto, vinho novo em odres novos. Conto Contigo, Jesus, para que transformada interiormente, seja testemunho de vida em Ti aos que me cercam. Amém!

sexta-feira, 1 de julho de 2016

(Mt 9, 9-13)

   "Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. ... eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores".

   Jesus, todos os seres humanos carregam dendro de si o desejo de se darem bem na vida. Alguns  lutam, honestamente, para adquirir mais conforto e segurança em seu cotidiano tão cheio de percalços. Outros, porém, apesar de privilegiados, não contentes  com os bens que lhe suprem todas as necessidades materiais, levados pelo impulso ambicioso, querem mais, tirando até dos necessitados para satisfazerem seus anseios mundanos, como é o caso dos que deveriam proteger os menos privilegiados, todavia  desviam dinheiro público, de forma imoral e desumana. É para todos nós,  pecadores, que vieste, Jesus, e sobretudo aos que vivem na abundância, mas longe de Tua graça, não procuram as bênçãos que ofereces e, por isso, não sabem o que é a única riqueza que traz a verdadeira PAZ, proveniente da alegria de sentir-se amado por Deus Pai. Convida-os a sentarem-se à Tua mesa, Jesus, e converte-os, para que  regenerados, tenham misericórdia, partilhem seus bens e lutem pela defesa dos pobres e oprimidos. Amém!