sexta-feira, 30 de setembro de 2016

(Lc 10, 13-16)

   "Naquele tempo, disse Jesus: ... 'quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou'".

   Jesus, puseste no meu caminho pessoas que falaram de Ti de um modo como eu nunca havia escutado, fazendo-me apaixonar por Teu jeito de Ser. Nascemos, crescemos e vivemos, recebendo tantas bênçãos e, de modo geral, nem percebemos que tudo está sob o controle de Deus, que nada realizamos sem que Tu nos ajudes, mesmo que nunca nos lembremos de oferecer-Te um olhar de agradecimento. Porém, como disseste no madeiro da Cruz, na maioria das vezes, alienados, não agimos assim por mal, mas por ignorância. Se, todavia, aceitarmos o Teu chamado para seguir-Te, seremos levados a dedicar  alguns momentos diários às Sagradas Escrituras e não mais saberemos iniciar um dia, um projeto, sem invocar Teu santo nome, pedindo-Te que esteja à frente  do que pretendemos realizar, entregando tudo em Tuas mãos, sem nada duvidar. Jesus, concede a todas as pessoas a graça de reconhecer que és Um com o Pai e o Espírito Santo. Amém!

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

(Jo 1, 47-51)

   "... Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: 'Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade'. Natanael perguntou: 'De onde me conheces?'"

   Jesus, aos olhos de Deus somos claros e transparentes. Como a Natanael, também a nós Tu conheces intimamente e queres que sejamos pessoas sem falsidade. Obrigada por dar-me a conhecer essa verdade e permitir que eu me aproxime de Ti. Nunca desististe de bater à porta de nossos corações e aguardar, pacientemente, que a abramos para acolher-Te, desejando que aí permaneças para sempre. Apesar das adversidades próprias desta vida terrena, Tu nos prometes felicidade eterna e, se em Ti confiarmos e esperarmos, não nos decepcionarás. Entrego-me a Teus cuidados, Jesus. Cuida de mim, meu Senhor e meu Deus!. Amém!

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

(Lc 9, 57-62)

  "Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus."

   Jesus, somos todos chamados a seguir-Te, mas para isso devemos nos desapegar das coisas do mundo, sobretudo aquelas que nos afastam de Deus. Deixar a zona de conforto em favor dos que precisam de nossa ajuda, estar disposto a renunciar a tudo o que não edifica.  Agradeço por ter sido chamada por Deus para aprender a viver segundo Tua Palavra. Sou fraca e medrosa, todavia sei que posso contar Contigo para não desanimar e perseverar  na caminhada para o fortalecimento de minha fé. Quero ser firme e jamais separar-me de Ti para não esmorecer, pois tens para mim uma missão  que, somente em Tua companhia, poderei cumprir. Obrigada, Senhor, por dar-me a certeza da segurança que posso encontrar, estando sempre a Teu lado. Fica comigo, Jesus, fica comigo, fica comigo... Amém!                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  

terça-feira, 27 de setembro de 2016

(Lc 9, 51-56)

   "... os samaritanos não o receberam, ... Vendo isso, Tiago e João disseram: 'Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?' Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os".

   Jesus, normalmente, nossa reação mediante uma desfeita é a de dar logo o troco, de não levar desaforo pra casa. Mas Tu nos ensinas a sermos pacientes e misericordiosos, mesmo com aqueles que nos desprezam e nos fazem sofrer. O fogo que desejas que desça do céu é o do amor do Pai, por meio do Espírito Santo. E Tu és o mediador que veio para nos ensinar que só estaremos bem, quando, reconhecendo-Te como nosso Salvador, encontrarmos o caminho da perseverança na fé em Teu poder de nos curar e libertar das misérias que, por obstinação, carregamos dentro de nós, recebendo a alegria de sermos preenchidos com a PAZ que, vindo de Ti, acalenta nossos corações, mesmo quando passamos por dificuldades. Obrigada, Jesus, por dar-me esse entendimento. Amém!

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

(Lc 9, 46-50)

   "Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome." ... "Não o proibais, pois quem não está contra vós, está a vosso favor".

   Jesus, a índole humana apresenta certas características que, muitas vezes, fazem de nós seres orgulhosos e invejosos. Se eu tive o privilégio de conhecer-Te e me exortaste a seguir-Te, tive também a graça de desejar que sejas abrigado no coração de todas as pessoas, para que possam também sentir Tua presença carinhosa em seu dia a dia, sabendo que podem a Ti recorrer, em toda e qualquer situação, que não não serão decepcionadas. Quanto mais evangelizadores houver, tanto melhor para toda a humanidade. Sou infinitamente grata por me dares a oportunidade de, meditando as Sagradas Escrituras, pelo instrumento da tecnologia que me disponibilizas, poder levar Tua Palavra aonde quer que Tu a faças chegar.  O Reino de Deus só poderá ser construído entre os homens, quando deixar de existir a ganância pelo poder, pela dominação sobre os outros. Assim, unidos, estaremos todos direcionados para continuar a missão a que Tu nos destinaste, enquanto vivermos neste mundo terreno. Amém!

domingo, 25 de setembro de 2016

(Lc 16, 19-31)

   "Filho, lembra-te que tu recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado".

   Jesus, ser pobre ou ser rico não define nossa entrada no Reino de Deus, mas a maneira como encaramos a vida e agimos diante do sofrimento de nosso próximo. Sou-Te grata pelo pouco que tenho, que é muito, se comparado aos milhões de irmãos espalhados por este mundo, onde a injustiça e o descaso estão sempre presentes. Agradeço-Te também pela saúde e disposição para engajar-me em trabalho voluntário em prol dos mais necessitados, apesar de que tenho plena consciência, ainda é muito pouco, pelas graças que recebo, sentindo grande  alegria por poder contribuir com o meu melhor, certa de que só o realizo porque estás comigo a me exortar e ajudar, pois, sozinha, nada poderia. Concede, Jesus, aos privilegiados, por possuírem riquezas e poder, um olhar atento aos desvalidos, para que abrindo seus corações, convertam-se e assumam suas responsabilidades diante de tantos que padecem neste mundo. Amém!

sábado, 24 de setembro de 2016

(Lc 9, 43b-45)

   "...os discípulos não compreendiam o que Jesus dizia. ... e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto".

   Jesus, vendo que  curavas enfermidades do corpo e libertavas as pessoas de suas angústias interiores, os discípulos pensavam que Tu tirarias o povo sofrido das mãos das autoridades que os escravizavam, tomando o poder sobre os dominadores da época. Mas Tu lhes falava de uma glória maior do que reinar neste mundo e, para alcançá-la, teria de passar pelo sofrimento da cruz. Eles não entendiam, ou não queriam  pensar nas provações que Tu profetizavas. Era-lhes difícil compreender que o que dizias era para fazer a vontade de Deus, que é tão bom e misericordioso. Também nós, para chegarmos à vitória, teremos de suportar  as agruras próprias desta vida, em que todos teremos nossa parcela  de sofrimento. Sei que terei de passar por momentos difíceis, mas sei também que posso contar Contigo para aliviar minhas dores, pois entreguei-me inteiramente a Teus cuidados e sinto-me protegida por Teu amor  que me acalma e enche de PAZ meu coração. Obrigada, Jesus. Amém!

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

(Lc 9, 18-22)

   "... Jesus perguntou: 'E vós, quem dizeis que eu sou?' Pedro respondeu: 'O Cristo de Deus'".

   Jesus, desde muito cedo, ouvimos falar de Ti e pensamos Te conhecer, mas, em nossa limitação humana, não temos a dimensão do que representas para nós. Não basta saber que és o Filho de Deus, mas reconhecer-Te como o único que pode transformar nossos corações, se assim o desejarmos. É preciso que nos prostremos ao pé de Tua Santa Cruz, suplicando a Deus, em Teu nome, para que nos dê a graça de conhecer-Te na intimidade, fazendo de Ti nosso melhor amigo, nosso confidente, cujo ombro possamos recostar, em pensamento, sentindo-nos aliviados de nossos fardos cotidianos. Só estando a Teu lado, consigo ter PAZ interior para superar os obstáculos que surgem no meu caminho. Creio que estás sempre comigo, Jesus, e sei que foste Tu que me escolheste para ser Tua seguidora.  Dá-me fidelidade e perseverança na missão a que me confias, enviando o Espírito Santo  à  frente, para que minhas palavras, ações e atitudes estejam sempre de acordo com a vontade divina. Obrigada, Senhor Jesus. Amém!

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

(Lc 9, 7-9)

   "'Quem é esse homem sobre quem ouço falar essas coisas?' E procurava ver Jesus."

   Jesus, Herodes ficou intrigado com o que ouvia falar de Ti e queria ver quem era aquela pessoa a quem eram atribuídos tantos prodígios.  Por não estar revestido da fé que ilumina e leva a crer e acolher os dons do alto, não teve o privilégio de saber  que eras Deus feito Homem e que poderia tirá-lo da perdição em que vivia. Hoje, temos a graça de saber que és nosso melhor Amigo, se assim o desejarmos, pois, clamando por Teu nome e andando junto a Ti, temos a alegria de desfrutar das maravilhas criadas pelo Pai e, mesmo em meio às tribulações por que passamos, Tu nos preenches com uma PAZ interior que nada e ninguém pode tirar. Obrigada, Jesus, por permitir-me estar em Tua presença, visualizar Teu semblante e, em meu coração sentir-me amada e protegida pela misericórdia divina. Amém!                                                                                                                                                                                                                      

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

(Mt, 9-13)

   "...Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: 'Segue-me!' Ele se levantou e seguiu a Jesus".

   Jesus, como ao publicano que não agia com honestidade, Tu chamas a todos nós, pecadores, para que  Te sigamos e aprendamos a trilhar o caminho do bem. Porém muitas são as pessoas que desprezam o Teu convite e insistem em viver na contramão de Teus ensinamentos, provocando discórdia, muitas vezes, na própria família, sofrendo e fazendo sofrer aos que ama. Ajuda, Senhor, aos que buscam nas coisas do mundo a concretização de seus sonhos, a entenderem que tudo o que foi criado por Deus deve ser desfrutado, com coerência e sobriedade, a fim de que todos tenham acesso ao necessário à vida digna. Dou-Te graças, Jesus, porque me chamaste, ouvi Tua voz no meu coração e, inspirada pelo Espírito Santo, invoco Teu nome o dia todo. Preciso de Ti, Jesus, para curar minhas feridas,  fortalecer-me na fraqueza, levantar-me nas quedas e ensinar-me a ser Tua fiel servidora, apresentando-Te aos que padecem por não terem ainda encontrado Teu amor misericordioso. Amém!                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                

terça-feira, 20 de setembro de 2016

(Lc 8, 19-21)

   "Minha mãe e meus irmãos sãos aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática".

   Jesus, em Ti somos todos irmãos. Maria, Tua mãe, em sua infinita humildade, é exemplo de vida em Deus.  Maior, porém, do que o elo humano entre os homens é o que nos leva à observar Tua Palavra, unindo-nos como membros da mesma família divina, de filhos amados de Deus Pai que nos criou à Sua imagem e semelhança. O que Tu desejas e enfatizas, junto a Teus seguidores, é que se voltem para o alto, de onde vêm as bênçãos para todos os que em Ti buscam abrigo e consolação. Concede-nos, Jesus, sabedoria para entender o que dizes e colocar em prática o que ensinas, vivendo a caridade fraterna, com gestos e atitudes de amor, compaixão e solidariedade, no intuito de minimizar o sofrimento dos marginalizados em nossa sociedade. Amém!

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

(Lc 6, 16-18)

   "Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la ... ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram, vejam a luz".

   Jesus, a luz de que falas é Tua Palavra que, assimilada com fé, por aquele que se predispõe a seguir-Te, também a propague por todos os lugares, e possa trazer cura para os males do corpo e da alma de cada ser humano que tiver o privilégio de ouvi-la e compreendê-la. A libertação que ofereces aos que Te aceitam e Te acolhem em seus corações deve ser conhecida por todos e nunca escondida. Tendo recebido a graça de andar de mãos dadas Contigo, caminho na luz e procuro ver e agir de acordo com o que estou aprendendo, ao dedicar-me diariamente, à leitura e meditação do Evangelho. Sei que sou ainda muito fraca na fé e, muitas vezes, mesmo não querendo, tenho atitudes contrárias ao que ensinas, mas conto com Tua presença constante em meu dia a dia, na certeza de que aumentarás minha capacidade de contagiar com Tua luz os que por mim passarem. Obrigada, Senhor Jesus! Amém!

domingo, 18 de setembro de 2016

(Lc 16, 1-13)

   "Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro".

   Jesus, o dinheiro é moeda de troca entre os bens de que necessitamos para viver dignamente. Se ele existe, é porque Deus nos deu essa prerrogativa, para que o utilizemos com sobriedade e coerência. Não podemos, porém, elevá-lo à condição de mais importante em nossas vidas. Na parábola apresentada neste Evangelho, Tu elogias a rapidez com que o administrador desonesto elaborou um plano para não perder a amizade dos devedores de seu patrão, diminuindo o valor de suas dívidas. Preciso aproximar-me mais de Ti, para que perdoes minhas ofensas, Jesus, e me ajudes a dar bom testemunho de minha amizade Contigo, junto a Deus Pai, quando chegar o momento de deixar este mundo. Assim, eu possa entrar na vida eterna, para louvar Tua Trindade Santa juntamente com os anjos e santos do céu. Amém!                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

sábado, 17 de setembro de 2016

( Lc 8, 4-15)

   "E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a palavra, e dão fruto na perseverança".

   Jesus, Tu espalhas sementes de vida sobre a humanidade. Todavia, nem todos estão preparados para cultivá-la como convém. Envolvidos com as coisas do mundo, ficamos reféns dos valores ditados por ele  e, se não estivermos dispostos a escutar Tua Palavra de amor, tomando como exemplo Tua atitudes, não poderemos encontrar o caminho que nos levará à missão que nos cabe nesta vida, de vivermos como irmãos, ajudando-nos mutuamente. Porém, se nos abrirmos para escutar o que dizes  colaboraremos com a obra divina, o plano que Deus elaborou para que cada um de Seus filhos tenha vida digna, e saberemos que muito mais recebe quem se doa em trabalho ao próximo do que quem está sendo ajudado. Dá-me, Jesus, um coração  bom e generoso, que persevere no cultivo da semente que recebi, para que seja abundante a colheita dos frutos que o Pai espera de mim. Amém!

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

(Lc 8, 1-3)

   "Os doze iam com ele; e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: ...e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam".

   Jesus, Deus criou as almas, revestindo-as de forma diferenciada, como homens e mulheres, dando-lhes a missão de colaborar com a multiplicação de Sua obra-prima: o ser humano. Ele não faz distinção entre Seus filhos e para cada um deles tem um projeto de vida, que o levará à realização e à felicidade. Portanto, Tu nos chamas, indistintamente, a Teu seguimento, para aprendermos a viver segundo a vontade do Pai, a contribuirmos com os dons e bens que recebemos, gratuitamente, para que nos completemos uns aos outros, formando uma comunidade cristã, onde impere o amor, e a dignidade das pessoas seja respeitada e valorizada por todos. Agradeço-Te por ter-me mostrado que a vida em Ti flui com muito mais leveza, pois  nos ajudas a superar as eventuais tristezas desta existência, fortalecendo-nos em nossas fraquezas, apoiando-nos em nossos tropeços e levantando-nos em nossas quedas. Bendito sejas, Jesus, com o Pai e o Espírito Santo. Amém!                                                                      

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

(Jo 19, 25-27)

   "Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: 'Mulher, este é o teu filho'. Depois disse ao discípulo: 'Esta é a tua mãe'".

   Jesus,  quem é mãe sabe como é triste ver um filho sofrer, por atitudes inconsequentes, por não entender que só em Ti poderá encontrar o caminho da cura interior, da PAZ de espírito. Antes de partir deste mundo, deixaste para nós Tua própria mãe, para que pudéssemos recorrer a ela nos momentos em que precisamos de colo, por não sabermos como agir diante das dificuldades desta vida. Por ela, vieste ao mundo. Por sua intercessão, chegam a Ti nossas súplicas e podemos ter a certeza de que, no tempo oportuno, Tu a ouvirás e nos socorrerás. Por Ti, fomos entregues a seus cuidados, para que aprendamos a dizer "sim" ao que nos aproxima  de Deus. Somos todos filhos de Maria, mulher, cujo coração sangrou, ao ver-Te padecer e morrer, sem ter cometido nenhum pecado.  É ela que nos orienta para chegarmos mais perto de Ti e nos ensina a Te amar e colocar-Te em primeiro lugar em nossas vidas. Dá-nos a graça, Jesus, de acolhê-la como mãe amorosa e mediadora de nossas preces. Amém!                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

(Jo 3, 13-17)

   "... Deus amou tanto o mundo, que deu seu Filho unigênito, para não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna".

   Jesus, Tu Te entregaste à morte na Cruz, humilhando-Te ao extremo, carregando nos ombros todo o pecado do mundo para nos dar vida eterna. Felizes os que, optando por seguir-Te, perseveram no aprendizado de Teus ensinamentos e compreendem essa verdade, confiando em Teu poder de transformar os corações atormentados pela falta de fé na graça divina. Somos todos chamados a levar Tua Palavra salvadora aos mais distantes recônditos da Terra. Tu nos concedes os meios de comunicação  para que cumpramos nosso papel de fiéis cristãos.  Porém, não podemos nos esquecer  de testemunhar, com atitudes de amor fraterno, aos que nos são mais próximos, mostrando-lhes que, em Tua companhia, somos mais fortes para enfrentar os desafios do dia a dia. Tu revelaste na Cruz o maior amor, doando Tua própria vida em favor dos homens. Ensina-nos, Jesus, a  reconhecer tanta ternura e a agradecer pela misericórdia que recebemos de Deus Pai, ao nos prostrarmos a Teus pés em preces fervorosas, e termos atendidas  nossas súplicas ardentes. Amém!

terça-feira, 13 de setembro de 2016

(Lc 7, 11-17) (

   "Aproximou-se, tocou o caixão, e os que o carregavam pararam. Então Jesus disse: 'Jovem, eu te ordeno, levanta-te!'"

   Jesus, podemos também estar paralisados em nossas vidas, tendo sepultado nossos sonhos, por nos sentirmos incapazes de realizá-los. Porém, se clamarmos por Teu nome, Tu Te compadeces de nós, ajudando-nos a sair do ostracismo,  dando-nos novo alento, nova vontade de prosseguir, na certeza de que não estamos sozinhos, mas podemos nos apoiar em Tua graça, em Teu amor misericordioso. És o Senhor que vem salvar o Teu povo, trazendo a visita de Deus  a cada um que, confiando e esperando em Ti, manifesta o desejo de ser Teu fiel seguidor, aprendendo de Ti como enfrentar as tribulações da vida, desviando de si mesmo o olhar compassivo, para voltar-se aos que sofrem muito mais neste mundo. Permite, Jesus, sermos tocados por Ti. Faz-nos reconhecer o quanto somos amados por Deus Pai e o quanto temos a agradecer, a cada instante, enquanto caminhamos nesta trajetória terrena. Amém!

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

(Lc 7, 1-10)

   "Senhor, não te incomodes, pois não sou digno de que entres em minha casa. ...  Mas ordena com tua palavra, e o meu empregado ficará curado".

   Jesus, mesmo indigna de receber-Te em minha casa, insisto em que entres e permaneças para sempre, envolvendo todo o meu ser e as pessoas que nela habitam, guiando nossos pensamentos, palavras, sentimentos, desejos, decisões e atitudes. Entrego em Tuas mãos toda minha vida, pois hoje compreendo que somente confiando em Ti posso sentir-me segura para transpor os obstáculos que encontro em meu caminho, sem esmorecer, porque sei que não me deixarás sozinha para enfrentar as turbulências de que ninguém está isento nesta existência. Mostra-me a direção a seguir e ajuda-me a testemunhar com atos de amor ao próximo, fazendo de mim Tua fiel discípula, sempre empenhada em levar Tua Palavra aos que ainda não tiveram a graça de ter um encontro pessoal Contigo, para que também sejam propagadores da fé que cura os corações amargurados. Dá-me somente o Teu amor e a Tua graça e já serei bastante rica. Amém!

domingo, 11 de setembro de 2016

(Lc 15, 1-32)

   "Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão".

   Jesus, se me sinto no caminho certo por seguir os ritos ditados pela Igreja, procurando realizar obras de caridade, mas condeno os irmãos que, vivendo na ignorância da fé, não agem de acordo com Tua vontade, é sinal de que preciso reavaliar meus conceitos sobre o que Deus espera de mim. Neste Evangelho, Tu vens ressaltar o mistério do amor do Pai que se alegra em acolher o pecador arrependido, ao lado do justo que persevera e aceita de bom grado aquele que, deixando para trás a vida de iniquidades, inicia uma caminhada, buscando aproximar-se mais de Ti para aprender a manifestar compaixão ao próximo, por meio de atos de caridade fraterna, junto aos mais necessitados de Tua graça por estarem à margem da sociedade injusta em que vivemos. Assim se alegra o coração de Deus ao ver voltar-se para Ele o filho que se converte e, agradecido, louva e glorifica Seu santo Nome ao perceber-se tão abraçado e acarinhado pela misericórdia divina.  Amém!

sábado, 10 de setembro de 2016

(Lc 6, 43-49)

   "Por que me chamais: 'Senhor! Senhor!', mas não fazeis o que eu digo?"

   Jesus, nossa compreensão da vida é tão pobre que pensamos encontrar  nos valores mundanos  o consolo para nossas tribulações. Já vivi desta forma, clamando por Teu nome na esperança de ter atendidas minhas preces, recebendo a graça solicitada, mas não sendo fiel a Teu seguimento. Por Tua imensa misericórdia, deste-me um coração novo, mais paciente, mais tolerante, que me ensinou a procurar fazer o que dizes e sempre buscar em Tua companhia o discernimento para minhas atitudes, tantas vezes incompatíveis com o que ensinas. Agradeço-Te por exortar-me a jamais afastar-me de Ti. Dá-me a oportunidade de  testemunhar com a vida, agindo sempre de acordo com a vontade de Deus, e levar Tua Palavra aonde quer que eu vá, para que possa ajudar os que me cercam a reconhecer-Te como o único capaz de confortar os corações atormentados. Amém!

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

(Lc 6, 39-42)

   "Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão".

   Jesus, somos rápidos para notar  defeitos das pessoas, julgá-las e condená-las, se não concordamos com sua maneira de agir. Da mesma forma a recíproca é verdadeira, porque  difícil é perdoar os erros, as ofensas daqueles que falam ou fazem coisas que machucam o próximo, muitas vezes, sem intenção ou mesmo sem sequer perceber. Somos levados a dar lição de moral, ensinar como se faz, considerando que nossa maneira de pensar é a que encerra a forma correta de comportamento. Porém, se somos cegos e não vemos nossas próprias falhas e iniquidades e, com nossas atitudes, fica subentendido o ditado popular "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço", quem somos para arbitrar contra alguém? Só Deus conhece a todos  e nos julga com justiça. Mostra-nos nossa fragilidade e condição de pecadores, Jesus, fazendo-nos entender que seremos avaliados  com a mesma medida que usarmos para nossos irmãos, sobretudo aqueles como os quais temos mais dificuldade de relacionamento. Amém!

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

(Mt 1, 1-16.18-23)

   "Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados".

   Jesus, como não reverenciar Maria, o sacrário humano, escolhido por Deus para trazer-Te ao mundo? A ela foi dada a glória de aninhar-Te em seu ventre, carregar-Te em seus braços, amamentar-Te em seus seios sagrados, amparar-Te em Teus primeiros passos, abraçar-Te e amar-Te sem medida, como nenhum outro ser nascido entre os homens o fez. Colaborou com a obra divina no plano de Deus para salvar a humanidade e é a mais humilde de todas as mortais. Se a ela recorremos, com fé em sua intercessão junto a Ti por nossas súplicas, podemos esperar que aplaques nossas aflições, pois foste Tu mesmo que, ao pé da Santa Cruz, no-la deu por mãe de todos os homens e, por isso, com ela podemos contar  como mãe amável, que nos ensina a colocar-Te em primeiro lugar em nossas vidas, pois só Tu és o Senhor e Salvador que pode nos livrar dos pecados e nos conduzir ao Pai que Contigo vive e Reina na Unidade com o Espírito Santo. Amém!

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

(Lc 6, 20-26)

   "Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus".

   Jesus, Deus considera pobres e carrega no colo aqueles que, mesmo possuindo bens materiais, depositam n'Ele toda a confiança. Colocam-se em Sua total dependência e se deixam guiar pelo Espírito Santo.  Não se desviam de Teus caminhos e contribuem para o bem-estar do próximo, sobretudo o mais necessitado da graça divina. Porém, não chegará o homem a realizar tal feito, se não estiver ligado a Ti, perseverando na busca da santidade, que o levará a discernir entre o bem e o mal, entre o viver isoladamente os prazeres da vida, desfrutando-os no diâmetro de seu círculo familiar, ou partilhá-los com os irmãos menos afortunados, lutando contra a injustiça humana, no intuito de libertar os pobres e famintos, os aflitos e os perseguidos neste mundo onde a desigualdade é fruto da ambição e do desrespeito à vida. Mas é Teu todo o poder sobre os mortais, Jesus. Dá-nos sabedoria para agir em conformidade com o que o Pai deseja de seus filhos e ajuda-nos a contribuir para que Tua PAZ alegre os corações dos que em Ti confiam e esperam. Amém!

terça-feira, 6 de setembro de 2016

(Lc 6, 12-19)

   "A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos".

   Jesus, no início de nossa caminhada de fé, quando resolvemos recorrer a Ti, porque nossa vida, antes tranquila, começa a apresentar problemas, somos levados pelo desejo de que nos dês as bênçãos de que precisamos, rezando e pedindo que nos socorras, de forma racional, geralmente, querendo negociar com Deus, oferecendo-Lhe algo em troca da graça solicitada. Se, porém, mergulharmos, com perseverança, na caminhada espiritual, dedicando-nos, diariamente, ao estudo de Tua Palavra,  iluminas nossas mentes e tudo flui dentro de nós pelo comando de Tua divina graça. Acreditamos que, em Teus braços, podemos nos abandonar sem medo, porque estamos preparados para superar nossas dificuldades, nossos desafios. Obrigada, Jesus, por dar-me a conhecer o poder de Tua força divina que tudo cura, tudo sara, tudo transforma, tudo liberta e tudo salva. Amém! 

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

(Lc 6, 6-11)

   "Eu vos pergunto: 'O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca?'"

   Jesus, és fonte de todo o Bem e, por mais que haja leis a serem seguidas, nenhuma delas deve interferir no propósito de Deus de conceder dignidade  a todos os Seus filhos. Portanto, se pela interpretação do que prega a Sagrada Escritura, houver divergência entre o que fazer para diminuir os padecimentos dos pobres e infelizes, haja o discernimento pela escolha da libertação de suas dores e sofrimentos. Tu vieste para fazer cumprir as leis sem, contudo, desagradar ao Pai, que ama igualmente todos os Seus filhos e os quer realizados e felizes. Ninguém merece ser escravizado. A lei do sábado deve ser interpretada como libertação e vida para o homem.   Ilumina, Jesus, a mente dos que promovem a morte em vida dos desvalidos, por não saberem viver de acordo com Teus desígnios. Amém!

domingo, 4 de setembro de 2016

(Lc 14, 25-33)

   "Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo".

   Jesus, queremos ser Teus discípulos e andarmos sempre de mãos dadas Contigo, como se atravessar esta existência fosse um passeio agradável, sem obstáculos a ultrapassar. Todavia, seguir-Te requer muito mais do que deixar em Tuas mãos nossos problemas e dificuldades, pensando apenas em nós mesmos, para  que nossa travessia neste mundo seja fácil e prazerosa. Tu nos propões a tomar nos ombros o peso de nossa cruz que, com toda a certeza é muito leve, se comparada à de nossos irmãos desvalidos e marginalizados. Ajuda-nos, Senhor, a colocar-nos no lugar do próximo, porque sem Tua força a nos impelir, não sairemos de nossa zona de conforto. Seremos somente uma multidão que Te acompanha, orando, louvando e glorificando ao Pai, apenas na teoria, sem ir a campo para colocar em prática o que poderá nos dar a chance de nos tornarmos Teus verdadeiros discípulos. Exorta-me, Jesus, porque sem Ti, nada farei. Amém!

sábado, 3 de setembro de 2016

(Lc 6, 1-5)

   "'Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?' ... Jesus respondeu-lhes: 'O Filho do Homem é senhor também do sábado'".

   Jesus, Deus criou o mundo e tudo o que nele existe, fazendo-nos à Sua imagem e semelhança.  Deixou-nos livres para encontrar o melhor jeito de conduzir nossas vidas, para que possamos ser realizados e felizes de acordo com o que Ele planejou para cada um de nós. Não satisfeito, o homem, encantado com os prazeres mundanos, preferiu seguir seus próprios instintos, permitindo a entrada do mal em suas vidas, não se preservando contra o que o afasta das coisas do alto. Foste enviado para nos ensinar a verdade, que nos dará o suporte para nos levantar em nossas quedas e nos revigorar em Teu amor, que cura as feridas do corpo e da alma, libertando-nos das misérias a que estamos sujeitos nesta existência. Por que, então, somos tão céticos e questionamos o que é melhor para nós, se abandonados  em Tuas mãos, podemos sentir que és o Senhor de tudo: do céu, da terra e dos abismos? Sou-te grata, Jesus, por dar-me sabedoria para reconhecer que és meu Senhor e meu Deus  em unidade com o Pai e o Espírito Santo. Amém!

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

(Lc 5, 33-39)

   "Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha".

   Jesus, quanta coisa já se passou em minha vida, sem que eu tivesse consciência de que não estava agindo de modo a agradar a Deus. Sentia-me culpada por ter procurado resolver meus problemas, buscando soluções a meu redor, ao invés de entregá-los em Tuas mãos. Todavia, após iniciar minha caminhada espiritual, compreendi que tudo fiz, pensando estar promovendo o meu próprio bem e o daqueles que amo. Arrancaste de meu coração o complexo de culpa, curando-me e libertando-me de minhas aflições. Entraste em minha vida, mudando minha maneira de pensar, pois não vieste para me reformar, mas para transformar meu jeito de ser e agir, porque de nada adiantaria, eu querer começar, de hoje em diante, a proceder como ensinas, se não tivesse abandonado de vez os hábitos anteriores. Obrigada, Jesus. Amém!              

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

(Lc 5, 1-11)

   "'Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!' ...  Jesus, porém, disse a Simão: 'Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens'".

   Jesus, sei que tudo o que sou e tenho, dons e bens, recebi de Deus, que fez o céu e a terra e todas as coisas que existem. Sendo fiel a Teu seguimento, pude perceber que todos recebemos do Pai uma incumbência para desenvolver neste mundo. A cada pessoa batizada foi confiada a missão de  demonstrar a fé em Ti, levando Tua Palavra aos que ainda não Te conhecem e aos que, se já ouviram falar de Ti, não tiveram a graça de ter um encontro pessoal Contigo e, por isso, colocam sua confiança em si próprios ou nos humanos, seus iguais. Apesar de estar ciente de que Deus tem um propósito para minha vida e  esforçar-me para contribuir com sua realização, tenho encontrado muitos obstáculos que me impedem de concretizá-lo. Quero, porém, perseverar e jamais desistir de tornar-me também pescadora de homens, a começar pelo que me são mais caros, testemunhando a alegria de viver a liberdade de que posso desfrutar por estar sempre em Tua companhia. Obrigada, Jesus. Amém!