segunda-feira, 31 de outubro de 2016

(Lc 14, 12-14)

   "... convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. Então tu serás feliz! Porque eles não te podem retribuir".

   Jesus, dedicando-nos ao estudo de Tua Palavra, vamos aprendendo a dar mais atenção às pessoas que nos rodeiam.  Se olharmos à nossa volta, veremos quantos irmãos necessitam de ajuda material e muitos outros de uma palavra de conforto ou apenas um abraço silencioso. Os aleijados, coxos e cegos a que Te referes, não são necessariamente deficientes físicos, aos quais devemos acolher com amor solidário, mas aqueles que, muitas vezes, por estarem afastados de Teus preceitos, considerando somente os valores mundanos, onde o ter se sobrepõe ao ser, vivem de forma desregrada e infelizes, na busca de bens  para seu conforto  e de sua família, sem pensar em ajudar os pobres e marginalizados. Tu, porém, afirmas que quanto mais nos doamos ao próximo, servindo-o sem interesse algum, tanto mais felizes seremos, pois, nada se compara com a alegria de sentir-nos agradáveis a Deus, por nos disponibilizarmos aos serviço gratuito, sendo neste mundo continuadores de Tua missão evangelizadora. Amém!

domingo, 30 de outubro de 2016

(Lc 19, 1-10)

   "'Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa'. Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria".

   Jesus, Tu estás perto de nós, esperando pacientemente que sejas chamado para nosso convívio, não invadindo, porém, nossa privacidade, respeitando nossa escolha por Tua ajuda ou pela nossa autossuficiência. Mas como conheces nosso íntimo, apressas-Te em socorrer-nos, se por um só momento, elevamos nosso pensamento, no desejo de nos aproximarmos de Ti, mesmo que seja com o intuito de pedir que realizes em nós uma cura física, ou aplaques as dores de nossa alma. E, uma vez conquistados por Teu amor misericordioso, dificilmente deixaremos Tua companhia, porque sentiremos que nada e ninguém pode nos dar maior alegria do que contar com Tua amizade. A conversão se faz quando já não podemos ficar longe de Ti, querendo viver como ensinas e ansiando por apresentar-Te a todos os que nos cercam, para que também usufruam da felicidade trazida pela PAZ com  que preenches nossos corações. Fica sempre conosco, Jesus. Amém! 

sábado, 29 de outubro de 2016

(Lc 14, 1.7-11)

   "Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares".

   Jesus, o temperamento humano tem sempre certa tendência ao orgulho, ao desejo de parecer bem aos olhos dos outros. Mas não é colocando-nos em lugares de destaque que revelaremos nossas intenções, mesmo que elas sejam as melhores e mais sinceras. Deus, que tudo sabe e tudo vê, fará repousar sobre o que se faz humilde o Espírito Santo, que o conduzirá à pratica da solidariedade, em gestos de amor ao próximo, sem requisitar para si aplausos ou reconhecimento, recompensando-o com a PAZ que brota no coração de todos os que, gratuitamente, lançam-se às obras de caridade, no intuito de minimizar o sofrimento dos pobres e marginalizados. Entretanto, só em Ti, Jesus, encontraremos  a força necessária para nos desapegarmos de tudo o que nos impede de sermos generosos, doando-nos ao serviço de caridade fraterna. Capacita-nos, Senhor, e saberemos viver como ensinas. Amém!

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

(Lc 6, 12-19)

   "A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos".

   Jesus, todos os que Te tocavam, ou apenas recebiam Teu olhar complacente ficavam livres de suas enfermidades. Hoje, nem precisamos estar em Tua presença física para que nos agracies com a cura no corpo e na alma, se clamamos por Teu nome com fé consistente, confiando e esperando que supras nossas carências. Sempre disseste que acreditar no milagre é o que o faz acontecer. Somos, porém, muito céticos e, geralmente, não cremos o suficiente para recebermos a graça que almejamos. Concede-nos, Jesus, a força necessária para que tenhamos nossa fé aumentada, a ponto de sermos agraciados com a misericórdia divina, sentindo Tua mão a nos tocar, fazendo exaurir ou, pelo menos, diminuir nossas dores e tristezas. Engana-se quem espera passar por esta existência terrena sem sofrer. Portanto, em Teu nome, elevo a Deus minhas preces, para que os padecimentos que eu tiver de enfrentar, enquanto permanecer neste mundo sejam aproveitados para louvar e glorificar o Santo Nome do Senhor. Amém!                                                                                                                                        

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

(Lc 13,31-35)

   "Bendito aquele que vem em nome do Senhor".

   Jesus, és a proteção enviada por Deus para nos guiar no decorrer de nossa travessia por esta existência repleta de dificuldades provocadas pelo mal que paira sobre nós, quando nos deixamos levar pelas futilidades que nos rodeiam. Tu nos prevines para que não escolhamos o caminho que nos levará facilmente à perdição, subjugando-nos a sofrimentos desnecessários, por querermos solucionar sozinhos nossos problemas. Estás à nossa disposição, esperando que clamemos por Teu nome para nos ajudar a suportar o peso de nossos fardos e nos confortar nos momentos em que nos sentimos desanimados. És bendito, Jesus, e benditos também todos os que, acreditando em Teu poder de curar feridas e libertar almas amarguradas, acolhem-Te em seus corações, agradecendo-Te, louvando e glorificando em cessar Tua Trindade Santa, na certeza de que em Tua companhia, encontrarão o caminho da salvação eterna. Amém!

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

(Lc 13, 22-30)

   "'Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?' Jesus respondeu: 'Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita'".

   Jesus, as facilidades do mundo moderno nos deixam acomodados, abrindo-nos uma porta larga que nos leva à preguiça, à negligência até com as coisas de Deus. A oportunidade de salvação é dada a todos os homens, porém, temos de nos esforçar para não cairmos nas tentações que nos rodeiam, procurando viver com dignidade, seguindo o que ensinas, para não nos tornarmos egoístas e insensíveis às necessidades do próximo. Vivendo em comunhão com Deus, pensando, falando e agindo de forma a edificar nossa vida e a de nossos irmãos, encontraremos a porta que nos levará ao Reino dos Céus.  Não permitas, Jesus, que nos desviemos de Tua estrada. Amém!

terça-feira, 25 de outubro de 2016

(Lc 13, 18-21)

   "Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus? Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que fique tudo fermentado".

   Jesus, como tudo o que é de Deus nasce, cresce  e desabrocha, ficando ainda mais bonito se o  homem colocar adubo e atenção, também há dentro de nós uma centelha divina latente, esperando ser reconhecida, acolhida e embalada em orações para que seja a alavanca que impulsione nossa fé  e nos dê  o desejo de servir-Te em nossos irmãos. Deus age em nossos corações, quando nos entregamos a Ele em preces e, abandonando-nos inteiramente à mercê de suas rédeas, somos  chamados a mudar nossa maneira de ser, transformando-nos em pessoas melhores e, participantes da vida divina, adquirimos a força necessária para enfrentar os desafios a que estamos sujeitos nesta existência terrena, sabendo que estás sempre conosco. Em Ti confio e espero, Jesus. Amém!

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

(Lc 13, 10-17)

   "'Mulher, estás livre da tua doença'. Jesus colocou as mãos sobre ela, e imediatamente a mulher se endireitou, e começou a louvar a Deus."

   Jesus, se não Te procuramos para nos ajudar a nos livrar de nossos fardos, vivemos com a alma encurvada por não suportarmos o peso das faltas que cometemos no decorrer de nossa vida. Sou-Te muito grata porque me deste a chance de buscar-Te e Te deixaste encontrar por mim, concedendo-me a graça de não mais querer afastar-me de Ti. Conto com Tua presença em todos os momentos, quer sejam de dor e tristeza, ou aqueles em que me sinto privilegiada por tantas alegrias com que sou abençoada a cada instante. Não há dia e nem hora estabelecida para fazermos o bem, principalmente, quando temos à nossa frente um irmão necessitado de nossos préstimos. E como é gratificante termos meios e possibilidade de levar a quem precisa um auxílio para seu sustento, uma palavra de conforto, ou apenas um abraço solidário, aliviando-lhe o cansaço e fazendo-o entender que só Tu podes curá-lo e libertá-lo das amarras que o prendem ao que não o edifica. Amém!

domingo, 23 de outubro de 2016

(Lc 18, 9-14)

   "...quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado".

   Jesus, só não cometo mais pecados porque fui eleita por Deus para caminhar de mãos dadas Contigo e me seguras forte, quando estou prestes a cair em contradição com o que prego. Mesmo assim, sem afrouxar as orações de agradecimento e louvor por Tua misericórdia, dando-me o que necessito, sem que eu nem mesmo mereça, tenho de ficar atenta para não falar ou fazer coisas que Te ofendam. Afasta-me, Jesus, do orgulho, pensando ser melhor do que os outros que ainda não Te encontraram, pois sei que conquistar Tua amizade não foi mérito de minha parte. Ensina-me a orar, Senhor! Fortalece minha fé em Teu amor infinito por toda a humanidade e ajuda-me a perseverar em preces por todos os que não se aproximaram o bastante de Ti, para que Tua presença amorosa seja o maior tesouro que possamos cultivar em nossas vidas. Amém!

sábado, 22 de outubro de 2016

(Lc 13, 1-9)

   "Senhor, deixa a figueira ainda este ano. ... Pode ser que venha a dar fruto".

   Jesus, nesta parábola, reconheço Deus como o dono da vinha,  eu a figueira, e Tu como o cuidador amoroso, que tudo faz para proteger-me. Sei que não tenho correspondido ao que esperas de mim, pois, apesar de tantas bênçãos e graças que recebo, a cada instante, ainda não ajo plenamente de acordo com o que ensinas. Estou aprendendo, pela leitura e meditação de Tua Palavra, e procurando pôr em prática o que, lentamente, vou assimilando, mas às vezes, admito que deixo muito a desejar. Tua misericórdia é infinita, Senhor, e me dás oportunidades de melhorar meu jeito de ser, cada vez que me fazes perceber onde estou errando. Obrigada, Jesus, por ser tão paciente comigo, esperando que eu venha a dar bons frutos e ajudando-me a apresentar-Te aos que também precisam muito de Ti. Amém!

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

(Lc 12, 54-59)

   "Quando, pois, tu vais com teu adversário apresentar-te diante do magistrados, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz ...".

   Jesus, Tu nos ensinas a sermos pacientes e a vivermos em harmonia com todas as pessoas, sejam nossos familiares, amigos e aquelas com as quais nos deparamos a cada dia, conhecidas ou desconhecidas. No mundo atribulado em que estamos inseridos, é comum, entre os seres humanos os sentimentos negativos, que os levam a provocar discórdias, às vezes, por motivos sem muita importância. Não permitas, Senhor, que homens e mulheres entrem em desavenças por estarem longe de Ti, mas concede-lhes uma inquietude que os faça buscar-Te, dá-lhes a graça de Te encontrar e procurarem reconciliar-se com seus desafetos, a fim de que possam estar quites com Deus Pai, antes de serem chamados desta vida, para viverem em Tua PAZ por toda a eternidade. Amém!

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

(Lc12, 49-53)

   "Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 'Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso!'"

  Jesus, viver com ensinas requer predisposição  a aceitar-Te e seguir-Te, perseverando na oração para que não desanimemos perante tantas dificuldades que encontramos nos ambientes que frequentamos e em nossas próprias casas. Precisamos de Tua ajuda para nos dar o discernimento necessário, quando somos vistos como fora do contexto social de um mundo evoluído, por desejarmos levar Tua Palavra, tentando evangelizar os que nos cercam. A quem foi dada a graça de estar em Tua presença e poder sentir a força do Teu amor que cura os males do coração, só resta insistir e persistir, convidando os que caminham na contramão de Teus desígnios a Te reconhecerem como o elo que nos levará a Deus, pelo amor do Espírito Santo. Apesar das divisões provocadas nos lares, onde os membros das famílias caminham em direções contrárias, sei que no tempo propício, lançarás sobre toda a Terra Teu fogo abrasador, conquistando todas as almas para honra e glória de Tua Trindade Santa. Obrigada, Senhor Jesus. Amém!

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

(Lc 12, 39-48)

   "A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!"

   Jesus, tendo sido escolhida por Deus para aprender de Ti como me comportar nesta existência, onde poucos têm muito e muitos têm pouco, sei que minha responsabilidade é maior do que a dos que vivem de acordo com os valores do mundo. Pela leitura e meditação diária das Sagradas Escrituras, lentamente, estou assimilando e procurando pôr em prática Teu jeito de Ser, mas, como meu lado humano é imperativo, muitas vezes, no impulso, faço o que não gostaria porque sei que Te desagrada. Sinto-me confortável porque estás comigo e tenho consciência de que serei mais cobrada do que os outros que não entenderam como é importante colocar-Te em primeiro lugar em suas vidas. Apesar de não conseguir ser sempre o exemplo a que me proponho, quero perseverar em Teu seguimento, levando Tua Palavra aonde a permitires chegar. Concede-me, Jesus, sabedoria e discernimento para que, errando menos, minhas condutas sejam agradáveis a Deus. Amém!

terça-feira, 18 de outubro de 2016

(Lc 10, 1-9)

   "A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. ... Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos".

   Jesus, estamos cercados por pessoas que não se interessam por assuntos que falem de Deus, de Ti, do Reino dos Céus, valorizando as coisas do mundo, os bens materiais, o poder, as posses e o prazer. Embevecidas com a conquista do que buscam, em sua autossuficiência, não aceitam ouvirem e, muito menos querem seguir o que ensinas no Evangelho, entristecendo-nos com suas condutas. Aos que, felizmente, tiveram a graça de conhecer-Te, Tu concedes força e coragem para insistir em evangelizá-los, mostrando que maior satisfação do que ter o que se deseja é  obter a PAZ com que nos preenches, quando a Ti recorremos, com fé e confiança, sabendo que só em Deus poderemos ser felizes. Ajuda-nos, Jesus a conquistar para Ti os que nos foram confiados para orientar nesta vida, tornando-os também trabalhadores  na messe do Senhor. Amém!

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

(Lc 12, 13-21)

   "Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens".

   Jesus, precisamos de muitas coisas para viver. Com Tua ajuda, que intercedes junto ao Pai, se a Ti recorremos com fé e confiança, temos força para buscar, por meio de nosso trabalho, o necessário a uma vida digna. Alguns conseguem muito mais do que precisam e vão acumulando, como se nada fosse mais importante do que enriquecer para ser feliz. Não sabem que o maior tesouro que podemos ter é ser preenchido com a PAZ interior, que pode ser obtida  na partilha do que adquirimos, quando nos desapegamos dos bens materiais e os dividimos com os irmãos necessitados. Ajuda-nos Jesus, a cumprir a missão que nos foi destinada por nosso Criador, enquanto caminhamos neste mundo, fazendo-nos mensageiros de Tua Palavra, aprendendo e ensinando aos que ainda não Te buscam, a conquistar uma fé que nos leve, um dia, ao Reino dos Céus. Amém!

domingo, 16 de outubro de 2016

(Lc 18, 1-8)

   "E Deus não fará justiça aos seus escolhidos que dia e noite gritam por ele?"

   Jesus, se nós, humanos pecadores, muitas vezes de coração duro, afrouxamos nossa resistência diante de um pedido insistente de uma pessoa que amamos, como poderíamos não esperar de Deus, que é puro amor, que venha suprir nossas necessidades, se a Ele recorremos com fé e perseverança? Mas para que isso aconteça, precisamos ter a consciência de que é necessário vigiar noite e dia, em preces fervorosas de louvor e agradecimentos, antes mesmo de expor nossas súplicas, na certeza de que seremos atendidos. Concede a toda a humanidade, Senhor, sabedoria para buscar-Te de todo coração, afastando-a do mal que ronda os que não se decidiram por Teu seguimento, pois só Tu tens esse poder. Ajuda-me a ajudar os que me são próximos a Te encontrar, abrindo-lhes a mente e o coração para entenderem que sem Ti nada somos e nada podemos. Conto Contigo, Jesus. Amém!

sábado, 15 de outubro de 2016

(Lc 12, 8-12)

   "... não fiqueis preocupados como ou com que vos defendereis, ou com o que direis. Pois nessa hora o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer".

   Jesus, apesar de fraca e pecadora, tenho me esforçado para seguir o que ensinas. Muitas vezes, vejo-me a falar ou fazer algo que não deveria, por estar já há algum tempo buscando viver como ensinas. Sei que entendes minha fragilidade e basta que eu clame por Teu nome para sentir que estás pronto a socorrer-me em minhas necessidades. Tenho exercitado a  paciência, esperando que minhas súplicas sejam atendidas por Deus Pai, porque és meu intercessor e confio piamente em Tua misericórdia. Envia sobre todos nós, Teus seguidores, o Espírito Santo para nos guiar em nossas empreitadas, inspirando nossos pensamentos, palavras e atitudes, mostrando-nos como, quando  e onde devemos nos manifestar, falando de Ti aos que precisam saber que terão PAZ e alegria somente quando Te acolherem em seus corações. Amém!

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

(Lc 12, 1-7)

   "Não há nada de escondido, que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido".

   Jesus, estamos todos sob o olhar de Deus e, por isso, não adianta queremos fazer nada às ocultas, porque o que vale, mais do que sermos dissimulados com os homens que, um dia, descobrirão nossas tramas, é abrirmos nossos corações para que Tu nos transformes e nos dês condições de sermos sinceros e verdadeiros em nossas atitudes. Não permitas que nos deixemos seduzir por pessoas que são fiéis apenas às leis divinas, mas não respeitam a vida, que é o maior tesouro que recebemos de Deus, Dá-nos a oportunidade de mostrar, com testemunho de quem Te acolhe, com alegria  em seu coração, na prática do bem ao próximo, levando a todos mensagens de fé e esperança em Tua verdade libertadora. Amém!

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

(Lc 11, 47-54)

   "Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e eles matarão e perseguirão alguns deles ... Sim, eu vos digo: serão pedidas contas disso a esta geração".
 
   Jesus, quantos pecados cometemos ao longo de nossa vida, muitas vezes, sem nos darmos conta de como entristecíamos ao Pai, que nos ama incondicionalmente. Por Sua tão grande misericórdia, Deus não leva em conta nossas iniquidades, se reconhecendo-as, arrependemo-nos e não mais as praticamos. Considero-me privilegiada por fazer parte da imensa multidão que Te segue, confiando e esperando que nos ajudes a conquistar para engrossar as fileiras dos que levam Tua Palavra salvadora aos que ainda não Te conhecem, ou que apesar de ouvirem falar de Teu poder de curar e libertar as almas sofredoras, resistem a Teu chamado. Resgata,  Jesus, esses  filhos amados , dando-lhes a chance de aproximarem-se de Ti, de sentirem Teu amor incondicional e receberem a graça de serem invadidos por Tua PAZ, que sara as feridas do coração. Obrigada, Senhor. Amém!

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

(Jo 2, 1-11)

   "A mãe de Jesus estava presente. Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento".

   Jesus, assim como restituíste a alegria aos noivos e convidados na festa de casamento em Caná da Galileia, não deixando que nada ofuscasse aquele momento tão especial, convido-Te e à Tua mãe e nossa, a permanecerem para sempre em minha vida. Nada pode ser mais prazeroso do que poder contar Contigo em todos os momentos, sabendo que temos, junto a Ti, uma intercessora poderosa, que Te apresenta nossas necessidades, se a ela recorremos, e fala ao nosso coração para fazermos tudo o que Tu nos disseres, pois não seremos decepcionados. Obrigada, Senhor Jesus, por conceder-me tão grande graça de andar em Tua companhia, confiar e esperar em Teu amor misericordioso. Amém!

terça-feira, 11 de outubro de 2016

(Lc 11, 37-41)

   "Vós, fariseus, limpais o prato e o copo por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades".

   Jesus, só Deus sabe o que trazemos em nossos corações. Aos humanos podemos enganar, mas não a Ti. Assim, cabe a cada um de nós, escolher viver segundo os valores do mundo ou com ensinas. Porém, só teremos a graça de estar sempre em Tua presença, aprendendo Teu modo de Ser, praticando o bem, se Te buscarmos com o desejo de que sejas nosso Amigo inseparável, perseverando na oração de louvor e agradecimento, pedindo-Te que nos faças trilhar o caminho do amor ao próximo, na prática da caridade fraterna. De nada adianta parecer pessoa que faz a vontade de Deus, é preciso ser como Ele quer que sejamos. Ajuda-nos, Jesus, a sermos cristãos de verdade, acolhendo a ação do Espírito Santo pela fé que tudo pode transformar. Amém!

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

(Lc 11, 29-32)

   "Essa geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado ..."

   Jesus, as pessoas que esperam que milagres grandiosos aconteçam em suas vidas, por sua cegueira, não enxergam quantas graças recebem do Pai do Céu a cada instante. Deitar à noite e acordar pela manhã é a maior das bênçãos e, por isso, não podemos nos esquecer de, em primeiro lugar, louvar e glorificar  a Deus pelo dom da vida. Agradecer por tudo o que somos e temos e pedir para que derrames sobre nós o Espírito Santo, que nos guiará e nos mostrará a estrada do bem, fortalecendo nossa fé em Ti, que veio ao mundo para nos ensinar como viver, ajudando o próximo necessitado e espalhando amor aos que nos cercam. Não devemos esperar um sinal maravilhoso para nos dispormos à conversão, mas desejar que venhas em nosso auxílio para que, acolhendo-Te em nosso coração, tornemo-nos Teus colaboradores na missão de propagar Tua Palavra por todo o mundo. Amém!

domingo, 9 de outubro de 2016

(Lc 17, 11-19)

   "Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu".

  Jesus, a gratidão é uma das maiores virtudes. Recebemos tantas graças, a cada momento, mas muitas vezes, nem percebemos que estamos sendo protegidos por Teu amor misericordioso e não nos lembramos de voltar nosso olhar para o alto, como forma de agradecimento.  Tu nos carregas no colo, cada vez que nos sentimos tristes e desanimados, dando-nos força para enfrentar os desafios cotidianos. Tuas maravilhas, Jesus, extrapolam nossa compreensão, pois estás sempre atento às nossas necessidades, mas não invades nosso querer, aguardando que peçamos Tua ajuda. Dá-nos, Senhor, uma fé vigorosa e paciência para esperarmos que nossas súplicas sejam atendidas no tempo de Deus e segundo Sua vontade. Concede-nos também um coração agradecido pelas graças recebidas e as que ainda vamos receber. Obrigada, Jesus, porque sei que posso confiar e esperar em Ti. Amém!        

sábado, 8 de outubro de 2016

(Lc 11, 27-28)

   "'Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram.' Jesus respondeu: 'Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática'".

   Jesus, Tu não precisavas dizer aos que Te ouviam que Maria foi a primeira a aceitar, acolher e pôr em prática a Palavra de Deus, pois se ali estavas entre eles, é porque ela, antes de todos, se prontificara a ser a humilde serva do Senhor, entregando-se com confiança a Seus cuidados. E era isso o que pregavas a Teus seguidores, deixando claro que todo aquele que faz a vontade de Deus poderá ser feliz como Maria, que teve a graça de gerar-Te, amamentar-Te, acarinhar-Te, amparar-Te nos primeiros passos e ouvir-Te chamá-la de mãe. Senhor, quero também como Maria, sentir-Te em meu coração e abrigar-Te com toda a ternura, fazendo de Ti o meu melhor Amigo, meu confidente, meu companheiro inseparável e ter a felicidade de receber as bênçãos  do Pai por fazer o que Ele espera de mim. Amém!

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

(Lc 1, 26-38)

   "Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. ... Ele reinará para sempre ... e o seu reino não terá fim".

   Jesus, vieste a este mundo de modo  inusitado, já preconizando as maravilhas com que seríamos contemplados. Por obra e intervenção de Deus, por Maria chegaste até nós. Viveste para agradar ao Pai, deixando para a humanidade  Teu exemplo, modelo de virtudes, ensinando-nos como devemos agir a fim de ganharmos o Reino dos Céus. Ajuda-nos, Jesus, a aprender de Tua mãe santíssima, como aceitar-Te e acolher-Te dentro de nossos corações, sendo fiéis à vontade de nosso Criador, que fez o céu, a terra e todas as maravilhas que não podemos sequer imaginar. Eu creio, Jesus, que és Rei e Teu reino não terá fim. É Teu tudo o que sou e tenho. Quero, de mãos dadas Contigo,  aprender o caminho que leva ao céu. Peço-Te que me concedas, um dia, entrar no Paraíso Eterno para cantar, juntamente com os anjos e santos, louvores à Tua Trindade Santa. Amém!

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

(Lc 11, 5-13)

   "...se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem".

   Jesus, se pedimos a Deus que nos preencha com o Espírito Divino, de nada mais precisamos, pois teremos serenidade para deixar-nos guiar em todas as situações, sem nos desesperar com problemas que envolvem nosso cotidiano. Sofrimentos teremos, porém, saberemos suportá-los na certeza de que não durarão para sempre. A graça de estar sempre de mãos dadas Contigo é que nos leva a rezar e a perseverar na busca de uma fé mais forte, que nos garantirá o suprimento de nossas necessidades, e o desejo de sermos provedores daqueles que precisam mais do que nós de apoio e, sobretudo, de conhecer-Te mais de perto, reconhecendo-Te como o único que pode trazer tranquilidade a nossos dias, mesmo quando passamos por sérias dificuldades. Se nos espelhamos em Ti, Jesus, Deus Pai  nos dará o Espírito Santo e nada nos faltará. Amém!

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

(Lc 11, 1-4)

   "'Senhor, ensina-nos a rezar, ...' Jesus respondeu: 'Quando rezardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome'".

  Jesus, ensinaste aos discípulos a oração do Pai Nosso e a deixaste para que todos nós a rezemos com muita atenção, refletindo sobre cada ponto importante para nos orientar em nosso dia a dia. Todavia, na maioria das vezes, nós a recitamos, automaticamente, sem nos ater nas palavras que são o norte para que encontremos o caminho que nos dará a direção certa e saibamos viver como ensinas, fazendo o bem e, assim, vivendo bem. Peço-Te, Senhor que derrames sobre nós a graça de louvarmos e glorificarmos Tua Trindade Santa, para que sejamos guiados pelo Espírito Divino, em todos os momentos e façamos sempre a vontade do Pai. Que estejamos dispostos a perdoar a quem nos ofendeu ou prejudicou, porque sabemos que por Tua imensa misericórdia, já fomos perdoados de nossas faltas. Faz-nos, Jesus, fortes na fé e perseverantes na oração para que possamos resistir às tentações deste mundo. Amém!

terça-feira, 4 de outubro de 2016

(Lc 10, 38-42)

   ... Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres".

   Jesus, a maioria das pessoas, buscando resolver seus problemas para que possam ter uma vida melhor, agem com  boas intenções, procurando por si mesmos, ou com a ajuda de outras, a solução que poderiam encontrar com menos entraves, se dedicassem a Deus, pelo menos alguns minutos de seus dias. Não sabem que consagrar-se ao Pai, logo pela manhã, pedindo-Lhe que abençoe suas atividades diárias, concedendo-lhe saúde e condições de ajudar ao que delas se aproxima é combustível para que tudo transcorra com mais tranquilidade.  Quem caminha Contigo, sempre vigiando, consegue realizar, com maior qualidade e em menor tempo, aquilo que faria sozinho. Se nos propusermos a silenciar, por uns instantes, nossa mente e nosso coração para ouvir-Te, Tu nos mostrarás o que fazer e como fazer. A PAZ que temos em Tua presença faz de nós pessoas mais simples, tolerantes e amorosas. Não permitas que eu me afaste de Ti, Jesus. Amém!                                                                                                                                                                                                                                                        

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

(Lc 10, 25-37)

   "...um samaritano que estava viajando, chegou perto dele e sentiu compaixão. Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas".

   Jesus, quantas vezes estamos perto de uma pessoa triste e, preocupados com nossos próprios problemas, ou mesmo por indiferença, nem olhamos para ela que, quem sabe, sentir-se-ia bem melhor se recebesse de nós apenas um abraço, uma palavra de conforto. Estamos rodeados por gente que carrega dores e carências, mas, quase sempre, só enxergamos nossas dificuldades, nossos conflitos interiores. Porém, ajudados por Ti, podemos modificar nosso jeito de agir diante daquele que  encontramos em nosso caminho, ou o que está sempre conosco, mas não lhe prestamos atenção. Conhecido ou não, qualquer um pode ser nosso próximo, ou melhor, nós é que podemos ser o próximo do outro, se nos dispusermos a dar uma resposta às suas necessidades. Dá-me, Senhor, sensibilidade para oferecer a meus irmãos em Deus, sobretudo os que mais precisam, o que possa lhes suprir a carência do momento, falando de Tua amizade como a melhor coisa que um ser humano pode ter. Amém!

domingo, 2 de outubro de 2016

(Lc 17, 5-10)

   "Será que vai agradecer ao empregado porque fez o que lhe havia mandado?"

   Jesus, muitas vezes, temos a visão distorcida a respeito dos que nos servem. Porque pagamos, concedemo-nos o direito de mandar e reclamar, caso não fiquemos satisfeitos com seu desempenho, mas não de agradecer quando correspondem ao que solicitamos. Não raro, pensamos prestar grande favor a Deus por estarmos firmes na caminhada espiritual, como se rezar e seguir os ritos da Igreja      fosse o suficiente para nos santificar. Tu, que és Deus e nada devia ao Pai, veio ao mundo para servir a nós, humanos pecadores, que nada merecemos. Na noite do lava-pés, deixaste a lição de como  nos comportar em qualquer situação. Agir com humildade e presteza, sem nos orgulharmos por ajudar o próximo, pois, tudo o que fazemos a um irmão necessitado, é a Ti, que o fazemos. Deus não precisa de nossos préstimos, mas nos dá a oportunidade de realizar o que devemos, para que nos aproximemos mais de Sua graça. Concede-me, Senhor, ocasiões favoráveis de serviço a quem precisa, e ajuda-me a exercê-lo sem almejar reconhecimento ou recompensa. Amém!                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            

sábado, 1 de outubro de 2016

(Lc 10, 17-24) (Lc 10, 17-24) (

   "Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: 'Felizes os olhos que veem o que vós vedes'".

   Jesus, para conhecer-Te precisamos estar iluminados pela fé, que nos leva a compreender o sentido da vida concedida por Deus Pai a cada um de Seus filhos, feitos à Sua imagem e semelhança, para participar de Sua própria felicidade. Agradeço-Te porque me chamaste e me incitaste a seguir-Te, conquistando meu coração e já não posso viver longe de Ti. Agora, Tu me exortas a convidar os que só Te conhecem de nome a estarem em Tua presença, para que possam receber também as graças de que tenho desfrutado sem que sequer as mereça. Ajuda-os, Senhor, a buscarem Tua amizade e a crescerem na intimidade Contigo, para que sejam alegres os seus dias, ainda que tenham de passar pelas dificuldades inerentes à vida de todos, sabendo que podem esperar Teu apoio e proteção. Confio em Ti, Jesus, porque sei que não demorarás a atender-me. Amém!