quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Mt 4, 18-22)

   "Jesus disse a eles: 'Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens'".

   Jesus, para Te seguir é preciso deixar tudo o que nos prende às seduções do mundo. Sabemos que o essencial  é viver com honestidade, ter um trabalho digno, que nos dê condições de sustentar nossa família, sem ambicionar luxo e riqueza e, o mais importante, que nos garantirá o sucesso em tudo o que empreendermos é estarmos, ininterruptamente, com o coração aberto para Te acolher e nos permitir guiar por Teu Espírito Santo. Seguir-Te é abandonar as seguranças e lançar-nos, com coragem e determinação em busca de uma fé vigorosa, sustentada em Teu amor misericordioso e, testemunhando-a com atitudes, conquistar para que também sejam Teus seguidores as pessoas que nos cercam. Jesus, permite que eu seja instrumento escolhido por Deus, para ajudar na transformação dos corações que precisam de Ti, mas ainda não entenderam que só em Tua companhia encontrarão alegria e a PAZ verdadeira, mesmo em meio à provações desta existência. Amém!

terça-feira, 29 de novembro de 2016

(Lc 10, 21-24)

   "Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: 'Felizes os olhos que veem o que vós vedes'".

   Jesus, só pode viver em Tua amizade e companhia aquele que segue Teu exemplo de vida. Não é, porém, imprescindível ser desprovido de bens materiais para ter humildade e ser aceito como Teu amigo, ver, ouvir e compreender  o que tens a dizer.  É ao que vive a justiça divina, acolhe o irmão em suas necessidades, tem-lhe compaixão e suplica por ele em preces fervorosas para que Tu intercedas junto ao Pai pelo alívio de seus sofrimentos, que chamas de pequeninos. Os sábios e inteligentes dominam os saberes do mundo, mas é aos pobres em espírito que Deus revela a presença do Reino. Os simples reconhecem sua própria ignorância e insignificância e é a estes que Tu afirmas  querer apresentar ao Pai. Dá-nos a graça, Jesus de pertencer aos que Te seguem, podendo, já nesta existência, sentir Tua presença em todos os momentos de nossas vidas. Amém!

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

(Mt 8, 5-11)

   "'Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia'. Jesus respondeu: 'Vou curá-lo'".

   Jesus, porque és Deus, com o Pai e o Espírito Santo, enxergaste o coração bondoso e cheio de fé do oficial romano, respondendo prontamente com o atendimento de sua súplica. "Vou curá-lo". É tão pouco, somente amor ao próximo, com atos de caridade, e uma fé consistente que nos pedes para que também recebamos as bênçãos de que necessitamos. Por que somos tão céticos e não conseguimos viver como ensinas, mas corremos atrás de nos realizarmos por nossos próprios meios? Talvez pensemos que a prática religiosa, seguindo os ritos da igreja seja o suficiente para estarmos quites com Deus e ganharmos as graças que queremos. Porém, essa passagem do Evangelho nos mostra que, mesmo pertencendo ao grupo que Te segue, só teremos alegria em nossa vida, se acreditarmos piamente em Ti, doando-nos em serviço aos necessitados sem nada esperar em troca. Amém!

domingo, 27 de novembro de 2016

(Mt 24, 37-44)

   "... ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá".

   Jesus, Tua insistência para que estejamos preparados para o momento de deixarmos este mundo mostra como é grande o amor de Deus por toda a humanidade. Estás sempre a nos alertar para que não sejamos surpreendidos, na hora de nossa morte, sendo impedidos de entrar no Reino dos Céus, por termos negligenciado Teus ensinamentos e preferido os prazeres mundanos. Senhor, dá aos que estão acomodados por sentirem-se satisfeitos com a vida medíocre que levam, uma inquietude que os faça acordarem da apatia em que estão, para que Te busquem e conquistem uma vivência que lhes dê  a dádiva de ver em Ti o melhor companheiro, confidente e  amigo que se poder ter. Concede-lhes e a todos nós estarmos prontos para receber-Te e seguir-Te a qualquer momento em que bateres à nossa porta para nos levar para viver Contigo para sempre no Paraíso Eterno. Amém!

sábado, 26 de novembro de 2016

(Lc 21, 34-36)

  "... ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho  do Homem".

   Jesus, a oração é o antídoto para que não caiamos nas armadilhas deste mundo, que sendo sedutoras, parecem feitas para nosso bem e nos levam a ter atitudes repreensíveis a Teus olhos. Vigiar. vigiar sem cessar é o que nos orientas. Em oração, ficamos mais espertos e podermos evitar o  pecado que nos atrai e nos conduz ao perigo constante de nos perdermos nos prazeres mundanos, afastando-nos de Ti e desagradando a Deus. Peço-Te, Jesus, que me ajudes a ficar de pé até o fim, com a força do Teu amor misericordioso, exortando-me a apresentar-Te a todos os que ainda não Te conhecem o suficiente para sentirem que, em Tua presença, saberão superar os desafios desta vida, sem esmorecerem. Amem!

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

(Lc 21, 29-33)

   "O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar".

   Jesus, estamos inseridos num mundo repleto de tantas distrações, que se não prestarmos atenção ao que realmente importa, seremos engolidos por elas e não chegaremos a entender qual é a nossa missão nesta existência. Deus Pai Te enviou para que, vivendo entre nós, pudéssemos compreender o valor verdadeiro da vida humana e aprender a amar nossos irmãos, não permitindo que eles sofram por falta de socorro da parte dos que têm meios para ajudá-los a terem vida digna. Diz o ditado popular que não há quem seja tão rico que de nada precise e quem seja tão pobre que nada possa oferecer. Portanto, todos podem contribuir para que a humanidade evolua para o bem. Todavia, só poderemos dar nossa contribuição concreta, para que isso se torne realidade, ao nos dedicarmos ao seguimento de Tua Palavra, colocando em prática a solidariedade cristã, com manifestações de caridade fraterna, junto aos pobres e aos que, mesmo abastados necessitam de um carinho, um abraço, uma palavra de conforto. Amém!

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

(Lc 21, 20-28)

   "Os homens vão desmaiar de medo, ...  Então verão o Filho do Homem, vindo numa  nuvem com grande poder e glória. ...levantai-vos e erguei a cabeça, porque vossa libertação está próxima".

   Jesus, antes do final dos tempos, muitas tragédias acontecerão, tanto na natureza, como na vida dos homens, e teremos de enfrentá-las de qualquer jeito. Ajuda-nos, Senhor, a buscar uma vida renovada em Ti, para que superemos os medos que nos apavoram. Conduz-nos segundo Teus ensinamentos para que tenhamos a graça de sermos abençoados com a visão maravilhosa que prometes, quando virás com Teu poder e glória para nos resgatar deste mundo, libertando-nos de todo o mal e concedendo a salvação eterna aos que, nesta vida, reconheceram-Te como Deus, em unidade com o Pai e o Espírito Santo. Amém!

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

(Lc 21, 12-19)

   "...disse Jesus aos seus discípulos: 'É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!""

   Jesus, ninguém atravessa esta existência terrena sem passar por dificuldades, sejam elas materiais, físicas, emocionais, espirituais ou de qualquer outro gênero. Algumas pessoas não enfrentam muitos problemas durante grande parte de suas vidas e, por isso, quase sempre consideram-se  autossuficientes, pensando resolver tudo sozinhas, ou contando com outras pessoas, sem tomarem consciência de que Deus é que está no comando de tudo e, sem Ele nada fariam. Desta forma, não sentem necessidade de agradecer por todas as bênçãos que recebem e, ao se depararem com uma desventura no decorrer de seus dias, deixam-se abater, sentem-se infelizes e, reconhecendo sua impotência diante de situações complicadas, felizmente, recorrem a Ti, suplicando Teu socorro e entendendo que é permanecendo firmes em Tua amizade que superarão as provações aqui na Terra e alcançarão a salvação eterna. Amém!

terça-feira, 22 de novembro de 2016

(Lc 21, 5-11)

   "Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: 'Sou eu!'"

   Jesus, muitas pessoas acreditam que só conquistando bens e prestígio conseguirão alcançar a felicidade tão almejada por todos os mortais. Por esse motivo, correm atrás daqueles que vivem na contramão de Teus ensinamentos, ignorando, ou pior, desprezando a doutrina divina,  fechando os olhos ao sofrimento alheio, tendo como única preocupação seu próprio conforto e o de seus núcleo familiar. Desta forma, valorizando mais as coisas do mundo, feitas pelas mãos do homem, do que a vida humana, provocam discórdias e guerras, mutilando pessoas no corpo e na alma. Porém Tu nos prevines para que não nos deixemos iludir, confiando naqueles que dizem falar em Teu nome, sem espelharem-se em Teu jeito de Ser. Tu afirmas ainda que a maior riqueza está dentro de cada um de nós que, reconhecendo-Te como nosso Deus Salvador, preenchidos com a PAZ interior, compreendeu que tudo nesta vida deixará de existir, permanecendo para sempre somente o que vem do alto, o que é de Deus. Amém!

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

(Mt 12, 46-50)

   "... todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe".

   Jesus, aqueles que Te eram mais próximos, sobretudo Tua mãe segundo a carne, compreendiam muito bem o que dizias aos que Te escutavam, porque sabiam que Tua missão neste mundo era, e continua sendo, conquistar as pessoas para viverem de acordo com o plano divino, concebido por Deus para cada um de nós. E só podemos ficar enaltecidos, por nos elevar à altura  daquela que Te trouxe a este mundo, se estivermos dispostos a fazer a vontade de Teu Pai que, por generosidade e misericórdia, dá-nos a graça de sermos também chamados Seus filhos. Assim, no desejo de ser obediente a Teus ensinamentos, comprometendo-me com a fé que me faz membro de Tua família divina, quero apresentar-Te aos que não sabem que podem ser curados das angústias que os fazem desventurados, livrando-se dos males da alma, se em Tuas mãos depositarem suas vidas, louvando e agradecendo ao Criador de todas as coisas, por ter-Te enviado a este mundo com o único objetivo de salvar toda a humanidade. Amém!

domingo, 20 de novembro de 2016

(Lc 23, 35-43)

   "'Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reinado'. Jesus lhe respondeu: '... ainda hoje estarás comigo no Paraíso'".

   Jesus, a coisa que mais queres é levar-nos todos para morar Contigo no Reino dos Céus, quando formos chamados desta vida, tendo cumprido a missão que nos foi destinada neste mundo. Mas para que alcancemos essa dádiva, precisamos desempenhar fielmente nosso papel de filhos amados de Deus Pai, que nos fez à Sua imagem e semelhança. Sendo o ser humano limitado e pecador, deixa-se envolver pelos valores injustos e, muitos enveredam pelo caminho que leva à perdição, na ânsia de se apropriarem do poder e posses, e desfrutarem dos prazeres que em nada os edificam, afastando-os de Tua amizade. No entanto, basta que haja a intenção de sincero arrependimento de nossas culpas, para que nos envolvas com Teu abraço misericordioso e nos convides para morar Contigo no Paraíso por toda a eternidade. Jesus, quero estar em Tua companhia agora e para sempre. Amém!

sábado, 19 de novembro de 2016

(Lc 20, 27-40)

   "'Na ressurreição ela será esposa de quem? Todos os sete estiveram casados com ela'. Jesus respondeu: '... serão iguais aos anjos, serão filhos de Deus, porque ressuscitaram'".

   Jesus, nesta vida terrena somos levados a desempenhar a missão que nos foi dada por Deus. Assim, alguns tornam-se religiosos vocacionados, outros são destinados ao matrimônio, mas todos somos chamados a viver em santidade, a testemunhar a fé em Ti, a propagar Tua Palavra salvadora. Esta existência é passageira e, seguindo Teus ensinamentos, chegaremos, um dia, à salvação eterna, para vivermos em Tua companhia no Reino de Deus. Porém, a vida nova que nos espera não é cópia desta que temos neste mundo. Portanto, podemos imaginar que, ao transpormos a porta que nos levará ao céu, após cumprirmos nossa missão, ressuscitados, seremos como anjos, apenas filhos de Deus, livres dos vínculos matrimoniais e felizes em nossa nova pátria: o paraíso celeste. Amém!

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

(Lc 19, 45-48)

   "Jesus ensinava todos os dias no Templo. ...o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar".

   Jesus, expulsaste os que faziam da casa de Deus  comércio  de exploração dos pobres e, por isso, eras perseguido pelos que camuflavam suas intenções, sob a alegação de serem seguidores das leis religiosas. Tu, porém, perseveravas na pregação de Teus ensinamentos, encantava muitas pessoas com Tuas palavras, e as levava a crerem que poderiam ser curadas e libertadas dos males que as acometiam, sempre mostrando-lhes com fatos concretos, que a fé era capaz de realizar milagres em suas vidas. Jesus, nossa limitação é muito grande e precisamos de Tua ajuda para que também acreditemos que podes mudar nossa vida, transformando nossos corações, retirando os entulhos que nos impedem de aproximarmos mais de Ti, silenciando o barulho interior que não nos deixa ouvir o que tens a nos dizer. Ensina-me, Senhor, a consagrar-Te tudo o que sou e tenho: dons e bens, tristezas e fracassos, alegrias e vitórias, pois sei que só em Tuas mãos serei realizada e feliz. Amém!

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

(Lc 19, 41-44)

   "...quando Jesus se aproximou de Jerusalém, ... começou a chorar. E disse: ... 'Eles esmagarão a ti e a teus filhos. ... Porque tu não reconheceste o tempo em que foste visitada'".

   Jesus, o orgulho, a arrogância e a ganância levam muitos seres humanos a desprezarem Teu chamado, a não confiarem em Teu poder de ajudá-los a superar problemas, a realizarem-se na vida, sem precisarem enriquecer e conquistar postos que os enalteçam perante os outros. E continuas a chorar pelos pecadores, que não Te reconhecem como Deus, em unidade com o Pai e o Espírito Santo, por vê-los desajustados e infelizes, não querendo admitir que estás à espera de que clamem por Teu nome, para que os socorras em suas dificuldades e sofrimentos. Só Tu podes trazer PAZ ao mundo. Creio também que somente Tu és capaz de afastar-nos do mal. Retira o véu dos nossos olhos, Jesus, para que todos enxerguemos o caminho da verdadeira PAZ, porque somos cegos e sozinhos não o encontraremos. Conduz-nos, Senhor, e descobriremos a felicidade, mesmo que tenhamos de passar pelas agruras próprias desta existência terrena . Amém!

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

(Lc 19, 11-28)

   "... a todo aquele que já possui, será dado mais ainda; mas àquele que nada tem, será tirado até mesmo o que tem".

   Jesus, todos os dias, a cada momento, se estivermos atentos, poderemos perceber os dons que recebemos de Deus, para que sejam fermento de graças para nós e para todos os que nos cercam. Tu nos convidas a tomarmos consciência desta verdade e a nos colocarmos à disposição dos que precisam reconhecer que todos têm algo a oferecer, quando caminham em Tua amizade. Porém, é necessário que não fiquemos esperando, passivamente, que Te manifestes, aumentando nossos talentos, sem que saiamos de nossa zona de conforto, mas que nos lancemos à ação para que eles cresçam, floresçam e frutifiquem. Ajuda-nos, Jesus, a praticar a caridade com amor, sem esperar retribuição, e teremos multiplicados os bens e dons que nos foram gratuitamente dados por pura bondade e generosidade de nosso Pai Criador. Sou-Te grata, Senhor Jesus, pelas bênçãos que derramas sobre mim e meus entes queridos, sem que sequer as mereçamos. Amém!

terça-feira, 15 de novembro de 2016

(Lc l9, 1-10)

   "'Zaqueu, desce depressa! Hoje eu quero ficar em tua casa'. Ele desceu depressa e recebeu Jesus com alegria. ... Jesus lhe disse: 'Hoje a salvação entrou nesta casa...'"

   Jesus, não importa os erros que cometemos, se tomamos consciência deles, arrependemo-nos e não mais os praticamos, para que olhes para nós com compaixão e Te convides para habitar em nossos corações. Uma vez cativados por Ti, desejaremos nos despojar de tudo o que antes parecia ser indispensável a nosso conforto, porque constataremos que mais importante do que ter é desfrutar da PAZ  que nos concedes ao estarmos sempre Contigo, podendo contar com tua ajuda para nos apoiar nos tropeços e nos levantar em nossas quedas. Acolher-Te com alegria é o segredo para que nos tornemos pessoas melhores e mais felizes, mesmo que passemos pelas dificuldades inerentes a todos os seres humanos, enquanto permanecemos neste mundo terreno. Ofereço-Te, Senhor, minha casa, meu coração e todo o meu ser, para que em mim habites para sempre. Obrigada, Jesus. Amém!

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

(Lc 18, 35-43)

   ",,, Jesus perguntou: 'O que queres que eu faça por ti?' O cego respondeu: 'Senhor, eu quero enxergar de novo'".

   Jesus, abre também meus olhos para que eu possa enxergar-me e a todos os que me cercam como Tu mesmo nos vês. Preciso muito de Tua ajuda para viver de acordo com o que Deus espera de mim. Sou pequena, fraca e ignorante e, por isso muitas vezes, não noto as incoerências que cometo, só vindo a percebê-las, quando o dano já está instalado. Em nossa cegueira espiritual ignoramos todo o bem que temos e somos, não raro, provocando situações que nos fazem infelizes. Deus criou  todas as maravilhas para que delas desfrutemos com alegria, mas às vezes, ficamos entretidos com coisas que não nos edificam e perdemos a oportunidade de sermos úteis ao próximo e a nós mesmos. Porém, quando nos predispomos a seguir-Te como fiéis discípulos, nossos olhos se abrem para uma nova vida de fé, somos curados e tornamo-nos pessoas melhores a cada dia. Obrigado, Jesus. Amém!

domingo, 13 de novembro de 2016

(Lc 21, 5-19)

   "Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater".

   Jesus, para sermos agraciados com as bênçãos do Pai, devemos permanecer em Ti e continuar a missão que começastes na Terra, perseverando em orações e testemunhando com atitudes pautadas em Teus ensinamentos. Catástrofes e sofrimentos foram profetizados e já os vemos acontecer em todo o planeta. Muitos serão perseguidos, torturados e julgados segundo os pareceres dos homens. Todos, sem exceção, mais cedo ou mais tarde, passaremos por dificuldades em nosso dia a dia. Mas Tu nos afirmas que, abandonados nos braços de Deus e esperando na misericórdia divina, saberemos nos defender do mal que insiste em nos derrubar. Se usarmos a arma da oração e o escudo da fé, Tu enviarás Teu Santo Espírito para inspirar em nós a coragem de permanecermos firmes até o fim. Não permitas, Jesus, que nos apartemos do amor que nos ofereces, e saberemos como enfrentar as vicissitudes destinadas a cada um de nós nesta existência terrena. Amém!

sábado, 12 de novembro de 2016

(Lc 18, 1-8)

   "E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele?"

   Jesus, pela oração testemunhamos nosso desejo e esperança de que Deus escute nosso clamor e nos dê a graça de termos atendidas nossas súplicas, desde que sejam de Seu agrado. Tu nos exortas a insistir, persistir, perseverar, nunca desistir de gritar por Teu nome, para que intercedas junto ao Pai por nossas necessidades, lembrando-nos de que nosso tempo difere do tempo da eternidade. Todavia, não adianta exigirmos uma resposta, se não pedirmos também que nos dês uma fé igualmente firme e forte, que nos conceda receber a bênção almejada. Sempre disseste: "Tua fé te salvou". Portanto, Senhor, não permitas que sejamos engolidos pelos valores mundanos, mas que nos prostremos ao pé de Tua Santa Cruz na esperança de que, no momento certo, sejamos justificados e, ungidos com Tua misericórdia, sintamo-nos envolvidos na PAZ do Teu Amor. Amém!

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

(Lc 17, 26-37)

   "Quem procura ganhar a sua vida, vai perdê-la; e quem a perde, vai conservá-la".

   Jesus, Tu vieste viver entre nós para manifestar o amor de Deus pela humanidade. Tu não Te cansas de aguardar, batendo à porta de nossos corações, oferecendo-Te para ajudar-nos a carregar nossa cruz, prometendo-nos proteção e segurança, se em Ti confiarmos sem nada duvidar. Tu queres nos dar vida plena e tudo fazes para que não enveredemos por caminhos que nos desviem do plano divino e nos levem à destruição. Perder a vida é deixar passar as oportunidades que nos tornam pessoas melhores, sendo solidários com nossos irmãos, praticando a caridade fraterna, sem almejar qualquer retorno que nos envaideça. Permite, Senhor, que nossas atitudes cotidianas estejam sempre de acordo com Teus ensinamentos.  A vida que prometes não exige grandes sacrifícios, porque nos preenche com imensa alegria e PAZ no coração, quando nos doamos ao serviço dos que necessitam de socorro material, físico ou espiritual. Conserva-nos junto a Ti, Jesus, e ganharemos vida nova. Amém!

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

(Lc 17, 20-25)

"O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poderá dizer: 'Está aqui' ou 'Está ali', porque o Reino de Deus está entre vós".

   Jesus, o Reino de Deus está em todos os lugares, porém, só pode ter consciência desta verdade quem Te busca de todo coração, reconhecendo-Te como nosso Senhor. Vieste ao mundo para nos livrar de todo o mal. Viveste nossa vida humana, padeceste e morreste na Cruz, em entrega total pela nossa salvação. Hoje vives e reinas ao lado de Deus Pai, torcendo por nossa conversão, todavia,  apesar de estar sempre pronto a nos ajudar para que realizemos nossos projetos e sonhos, não interferes em nossas decisões. Não precisamos deslocarmos do lugar onde estamos para Te encontrar, pois estás sempre no meio de nós. Podemos, no entanto, estar ainda mais perto de Ti quando nos prostramos diante do altar para receber-Te na Santa Eucaristia, quando o pão e o vinho se transformam em Teu corpo e sangue verdadeiros, trazendo-nos um conforto indescritível. Concede, Jesus, a toda a humanidade, a graça de Te encontrar e se deixar conduzir por Tua tão grande misericórdia, para que saibam que o Reino de Deus está dentro de cada um que em Ti crê e espera. Amém!

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

(Jo 2, 13-22)

   "Não façais da casa de meu Pai casa de comércio! ... Destruí este templo e, em três dias o levantarei".

   Jesus, a igreja é o local onde nos reunimos para louvar e glorificar a Deus. É lugar de respeito, em que temos fortalecida nossa fé, por meio da escuta da Palavra, e nos alimentamos com o Pão da Vida, ao recebermos a Hóstia Santa, na eucaristia, instituída por Ti na última ceia.Tu denuncias a transformação da casa de oração para o culto a Deus em local de comércio e exploração dos pobres.  Porém, deixas claro que o verdadeiro templo é Teu corpo, que ao morrer para esta vida, ressuscitou em três dias, concedendo-nos o privilégio de Te acolhermos em nossos corações, tornando-nos também templos divinos, onde se aloja o Espírito Santo para nos proteger e nos guiar. Afasta de nós, Senhor, o espírito mercenário, que nos leva a valorizar as coisas do mundo, usando o nome do Senhor para amealhar bens que nem sempre chegam aos que mais precisam. Conduz-nos à prática da partilha, Jesus, e faz de nós Teus fiéis seguidores. Amém!

terça-feira, 8 de novembro de 2016

(Lc 17, 7-10)

   " Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado?"

   Jesus, servindo nossos irmãos é a Deus que estamos servindo. Portanto, Tu nos mostras nesta passagem do Evangelho que, sendo patrão ou empregado, devemos estar dispostos a fazer nosso trabalho sem esperar agradecimentos e elogios, pois agindo de acordo com Tua vontade, a recompensa virá em alegria e PAZ interior, por termos cumprido nosso dever de cristão. Não nos orgulhemos por ajudar o próximo, por sermos úteis a alguém. Quando nos doamos  ao irmão carente, é a Ti que estamos servindo. Tu não precisas de nossos préstimos, mas nos dás a oportunidade de praticar o bem, com amor e compaixão pelos  necessitados e sofredores e, assim, exaltar o Santo nome do Senhor, para glória de Tua Santíssima Trindade. Amém!

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

(Lc 17, 1-6)

   "... se teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se converter, perdoa-lhe".

   Jesus, o coração amargurado impede que perdoemos as pessoas que nos ofenderam ou prejudicaram. Só conseguiremos nos libertar das mágoas e ressentimentos se, por Tua graça, formos abençoados com o dom do perdão. Para isso, precisamos nos despojar do orgulho e pedir, com todas as forças, que nos livres desse mal que nos torna seres intolerantes e infelizes. Mais alegria recebe quem perdoa do que aquele que é perdoado. A alma fica leve, reconhece com que misericórdia Deus anula nossas culpas e deseja ensinar a todos como é maravilhoso buscar a cura interior por meio do perdão ao próximo. Livra-nos, Jesus, das angústias que pesam sobre nós, para que aprendamos a acolher com amor a todos os que mostrarem-se arrependidos das palavras ou atitudes que nos entristeceram em qualquer momento de nossas vidas.  Obrigada, Senhor. Amém!

domingo, 6 de novembro de 2016

Mt 5, 1-12a)

   "Bem-aventurados os pobres em espírito, ... os aflitos,... os mansos, ... os que têm fome e sede de justiça, ... os misericordiosos, ... os puros de coração, ... os que promovem a paz, ... os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus".

   Jesus, os pobres em espírito são os que, mesmo sofrendo aflições e perseguidos por buscarem a justiça, têm fome e sede de cura e libertação para toda a humanidade, são  mansos e puros de coração, não medindo esforços para promoverem a paz entre os homens de toda da Terra. São os que procuram a justiça do Reino, anunciando Tua Palavra e ação misericordiosa.  Imitando e testemunhando Teu jeito de Ser, com atos de compaixão aos irmãos sofredores, podemos ver revelada a presença real do Deus invisível aos olhos físicos. Com as bem-aventuranças Tu trazes a promessa da felicidade de que podemos  desfrutar, desde já, se não desviarmos da missão que nos foi destinada de amar a Deus com amor infinito e ao próximo como a nós mesmos. Amém!

sábado, 5 de novembro de 2016

(Lc 16, 9-15) (Lc 16, 9-15)

   "Ninguém pode servir a dois senhores: ...Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro".

   Jesus, Deus é o Senhor de todas as coisas. Ele nos disponibiliza meios para prosperarmos e termos uma vida confortável, se fizermos nossa parte, perseverando em orações, com fé, e confiando na ajuda que podemos  esperar de Ti. O dinheiro vêm como consequência de nosso trabalho e deve ser usado para suprir nossas necessidades, sem que nos apeguemos a ele como se fosse o mais importante em nossas vidas. Aos que não partilham com os irmãos, estão usando injustamente os bens que lhes foram dados por generosidade do Pai, que conhece cada coração e não aprova as atitudes dos que, apesar de se dizerem cristãos, não agem de acordo com Teus preceitos, fingindo não verem o próximo necessitado de ajuda. Concede-nos, Jesus, a graça de nos colocarmos no lugar dos pobres e, sentindo-nos gratos por termos mais a agradecer do que a pedir, repartamos com eles os dons e bens que recebemos de Deus sem mérito algum de nossa parte. Obrigada, Jesus. Amém!

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Lc 16, 1-8)


   "... os filhos deste mundo são muito mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz".

   Jesus, o administrador desonesto tratou de arrumar um jeito de sair-se bem, para angariar a amizade e obter o apoio dos que deviam a seu patrão, quando deles precisasse e, por isso,  foi elogiado. A rapidez com que  elaborou o plano  é o que  destacas nesta parábola, pois a esperteza do homem o tiraria da situação difícil pela qual passaria ao perder o emprego. Concede-nos também, Jesus, inteligência  e perspicácia, não para agir com desonestidade, mas que nos levem a procurar as coisas do alto, enquanto é tempo, para que vivendo em Tua amizade, Tu nos apresentes a Deus Pai, quando no término desta existência terrena, no juízo final, formos chamados a prestar contas de nossos atos. Obrigada, Senhor Jesus. Amém!

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

(Lc 15,1-10)

   "... haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte".

   Jesus, conquistados por Ti, temos o desejo de ver convertidas as pessoas de nosso convívio, principalmente nossos familiares. Todavia, não pensemos como os fariseus que somos melhores do que os que ainda não perceberam como é maravilhoso estar em comunhão Contigo. Precisamos aprender a agir como ensinas e, ao invés de criticá-los, não perdermos oportunidades de evangelizá-los, com gestos e atitudes de amor ao próximo, na prática da caridade fraterna aos marginalizados e, acolhendo com compaixão os que não precisam de bens materiais, mas de alguém que escute suas queixas e os abrace, mostrando-lhes que sofre menos aquele que a Ti se confia e espera em Tua misericórdia. Seja nosso guia, Jesus, para que possamos  apresentar-Te aos que padecem mais do que deveriam, por não saberem que só em Ti encontrarão a PAZ que o mundo não pode dar, e vê-los convertidos, para honra e glória de Deus Pai. Amém!

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

(Lc 12, 35-40)

   "... ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes".

   Jesus, entendo que devo estar sempre alerta a Teus chamados e que, por ter sido escolhida por Deus para ser Tua fiel seguidora, serei mais cobrada do que aqueles que  ainda não Te acolheram como deveriam e vivem na ignorância de Teus ensinamentos. Tu nos exortas a vigiar, isto é, estar sempre em oração, agindo de forma coerente com o que nos propões, ajudando nossos irmãos, pedindo-Te que Te reveles em nossas atitudes e procurando ver Tua presença em cada uma das pessoas que se aproximarem de nós. Concede-nos, Jesus, sabedoria e discernimento para estarmos sempre em sintonia com a vontade de Deus, e a todos os seres humanos a graça de Te buscarem para que Te conheçam na intimidade  de seu cotidiano e sintam-se confortados, sabendo que podem contar com Tua infinita misericórdia em todos os momentos de suas vidas. Preenche-nos com Tua PAZ, Senhor! Obrigada, Jesus. Amém!

terça-feira, 1 de novembro de 2016

(Lc 14, 15-24)

   "Feliz aquele que come o pão no Reino de Deus!"

   Jesus, chamados a participar de Tua vida divina, grande parte da humanidade procura desculpas para recusar Teu convite. Sou-Te grata, Senhor, porque me exortaste a aceitar a oferta de viver em Tua amizade e, por isso, sinto-me à vontade para consultar-Te quando me vejo atribulada com meus afazeres cotidianos. Tu me dás liberdade para solicitar Tua ajuda sempre que preciso e me respondes, indicando-me o direcionamento mais acertado para resolvê-los. Não permitas, Jesus, que nos desviemos de Tua estrada no anseio de atingir nossos ideais, mas faz-nos saber que somente com a arma da oração teremos fortalecida nossa fé e  força para lutarmos contra o que nos faz recusar o banquete que nos ofereces, único meio de termos saciada nossa fome e sede  de PAZ nesta vida. Obrigada, Senhor Jesus. Amém!