sábado, 31 de dezembro de 2016

(Jo 1,1-18)

   "... seu nome era João. ...Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz: daquele que era luz de verdade, que, vindo ao mundo, ilumina todo ser humano".

   Jesus, dedicando-me à leitura e meditação diária do Evangelho, estou aprendendo a viver de acordo com a vontade de Deus, exercitando a humildade, a tolerância e a paciência. Tu vieste habitar entre nós para iluminar cada pessoa que Te acolhe, transformando-a em ser humano mais caridoso, mais desejoso de servir-Te em seus semelhantes, fazendo-os saberem que são filhos da luz, nascidos do próprio Deus, recebendo d'Ele graça sobre graça. Louvado sejas, Jesus, por permitir-nos reconhecer Tua glória e usufruir, desde já, da plenitude de Tuas bênçãos, certos de que elas se prolongarão por toda a eternidade. Amém!
 
   Obrigada, Senhor, pelo ano de 2016, que hoje termina, cujas alegrias e vitórias conquistamos com Tua ajuda, e também por todas as tristezas e desilusões que conseguimos superar, porque nos deste a graça de acreditar que, só junto a Ti somos preenchidos com a PAZ verdadeira, que cura nossas feridas interiores e nos liberta de todos os males que querem nos derrubar. Amém!

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

(Mt 2,13-15.19-23)

   "... depois de receber o aviso em sonho, José retirou-se para a região da Galileia, e foi morar numa cidadezinha chamada Nazaré".

   Jesus, sempre fiel ao chamado de Deus, José atendeu à orientação do anjo para que retornasse com sua família para a terra de Israel, pois  Herodes havia morrido e já não éreis perseguidos. Foram morar em Nazaré, cidadezinha onde cresceste como ajudante de Teu pai adotivo que era carpinteiro. Viveste humildemente, trabalhando como qualquer mortal de Teu tempo. Crendo e jamais questionando, seguiram em frente, realizando a missão que lhes era destinada. Jesus, ajuda-nos a viver como Tua Sagrada Família. Dá-nos disposição e disponibilidade para servir-nos mutuamente, não nos esquecendo de que tudo o que temos e somos, herdamos de Ti. Afasta de nós o que não Te pertence e permite-nos estar sempre em comunhão com Tua Trindade Santa, aqui nesta vida terrena, para que sejamos agraciados também com Tua presença no restante de  nossos dias por toda a eternidade. Amém!

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

(Lc 2,22-35)

   "... Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor".

   Jesus, Tu nasceste Santo, mas mesmo assim foste levado ao templo, por Teus pais, para ser apresentado ao Senhor. De acordo com a lei, daquela época, isso deveria acontecer com os primogênitos. Hoje, se estivermos buscando crescer na espiritualidade, saberemos que todos os filhos, nascidos menino ou menina, primogênito ou não, devem ser consagrados a Deus. Felizes os pais que, agraciados com este entendimento, apresentam, desde o útero materno, todos os filhos ao Senhor, para que sejam por Ele guiados durante toda sua vida. Jesus, permite-nos, a nós, que só agora acordamos para essa realidade, aprender o que ensinas, para que, corrigindo os erros  passados, cometidos na ignorância de Tua Verdade, possamos caminhar em Tua estrada, sempre de mãos dadas Contigo, sentindo-nos seguros, na certeza de encontrar a salvação que conquistastes para nós na Santa Cruz, carregando em Teus ombros todo o pecado do mundo.  Obrigada, Senhor Jesus. Amém!

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

(Mt 2,13-18)

   "Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise!"

   Jesus, desde Teus primeiros dias neste mundo, foste perseguido por mentes cruéis, por pessoas egoístas que não admitiam serem menos que o próprio  Deus da Vida. Mas foste protegido pela mão divina e, passando por todos os desafios humanos, chegaste à idade adulta, fazendo o bem, operando milagres e conquistando multidões que Te seguiam e se embeveciam com Tua Palavra, com Teu jeito manso de Ser. Mesmo assim, desde o início, o mal nos ronda  e precisamos, como José, deixar-nos guiar pelas coisas do alto, na certeza de que, se estivermos em comunhão Contigo, confiando e esperando em Tua misericórdia, também seremos amparados, socorridos e libertados de nossas angústias e privações. Sei que não há ser humano que esteja livre de provações nesta vida, por isso, peço-Te, Jesus, que não me deixes afastar-me de Ti, um só instante, para que estejas junto a mim quando eu tiver de enfrentá-las. Obrigada, Senhor. Amém!

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

(Jo 20,2-8)

   " Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. ... Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou".

   Jesus, o outro discípulo a que se refere este Evangelho era João, o que estava ao pé da Cruz, representando toda a humanidade, quando Tu nos ofereceste Tua própria mãe para cuidar de nós, intercedendo junto a Ti por nossas necessidades. Estou certa de que Tu a ouves e atendes seus pedidos, realizando milagres na vida dos que a ela recorrem com preces a Deus em Teu nome. Tendo encontrado o túmulo vazio, o discípulo que amavas, logo intuiu que continuavas vivo e viverias para sempre. Ele teve fé e acreditou. Acreditar é a palavra-chave para que tenhamos nossas súplicas atendidas. Ter fé é crer, sem restrições, na certeza de que, no tempo de Deus, tudo se resolverá. Concede-nos, Jesus, a fé em Tua presença viva entre nós e não permitas que duvidemos, um só instante, de que nos queres felizes e realizados porque és Deus com o Pai e o Espírito Santo. Amém!

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

(Mt 10,17-22)

   "Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo".

   Jesus,  vivemos em um país em que há liberdade para professar nossa fé religiosa. Mas mesmo assim, muitas vezes, temos certa dificuldade para vivenciá-la, pois num mundo competitivo, onde o dinheiro, para alguns, fala mais alto, o Deus da Vida fica em segundo plano, e não é fácil apresentá-Lo aos que nos cercam, fazendo-os entenderem que, sem Sua proteção, os obstáculos cotidianos são  praticamente intransponíveis. Porém Tu afirmas que devemos perseverar, persistir, insistir até o fim, não nos preocupando com as críticas e as recusas, mas seguindo em frente, pois podemos contar com Tua ajuda para que, um dia, todos juntos, louvemos e bendigamos o Santo Nome do Senhor, reconhecendo-Te como o único que pode concretizar nossos sonhos, se estiverem de acordo com a vontade de nosso Criador. Sou-Te grata, Jesus, por revelar-me Tua Verdade, fazendo-me acreditar  que minha força e alegria estão em caminhar de mãos dadas Contigo. Amém!

domingo, 25 de dezembro de 2016

(Jo 1,1-18)

   "E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. ... De sua plenitude todos nós recebemos graça por graça".

   Jesus, Deus quis morar entre nós e se fez humano. Revestido em Teu corpo, chegou de forma  extremamente humilde, como criança indefesa, para viver como qualquer um de nós, experimentando as alegrias e sofrimentos próprios desta vida. Trouxe luz para os que acreditaram em Ti e receberam cura das doenças do corpo e libertação para os males da alma. E continuas no meio de nós, não mais em corpo físico, mas em Espírito e Verdade, perseverando em Tua missão de nos salvar a todos, para que sejamos conduzidos à Pátria Eterna, após cumprirmos nossa missão nesta existência terrena. Os valores mais preciosos recebemos de graça por pura misericórdia do Pai. Concede-nos, Jesus, reconhecê-los, conscientizando a todos que tudo o mais nos foi dado por acréscimo. Saibamos, pois, partilhar nossos dons e bens com os irmãos que precisam de qualquer tipo de ajuda. Obrigada, Senhor Jesus. Amém!

sábado, 24 de dezembro de 2016

(Lc 1,67-79)

   "Graças à misericordiosa compaixão do nosso Deus, o sol que nasce do alto nos visitará, para iluminar os que jazem nas trevas e nas sombras da morte, e dirigir nossos passos no caminho da paz".

   Jesus, Deus enviou ao mundo João Batista, o maior dos profetas humanos para abrir caminhos à Tua chegada. Deu-lhe o privilégio de batizar-Te com água, apresentando-Te aos que o acompanhavam, ouvindo suas pregações e conscientizando-os de que eras o Messias tão esperado. Na alegria da graça recebida com o nascimento do filho, Zacarias bendiz ao Senhor, certificando a todos  que teve a prova de que Deus é fiel. E Tu vieste para iluminar nossos caminhos, orientar nossos passos, guiar nossos destinos e nos preencher com PAZ interior, se acreditando que és o enviado do Pai para a salvação do mundo, depositarmos em Ti toda a nossa confiança e esperança. Vem, Senhor Jesus, e tira-nos do ceticismo que nos impede de cumprir, nesta vida, a missão que nos foi destinada por Deus Pai e que nos conduzirá a felicidade eterna. Amém!

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

(Lc 1,57-66)

   "Os vizinhos e parentes ouviram dizer como Deus havia sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela".

   Jesus, Tua misericórdia é infinita e Tu as derramas sobre toda a humanidade, independentemente de qualquer condição humana. Porém, nem todas as pessoas a reconhecem e passam a buscar a garantia de uma vida confortável nos prazeres do mundo, deixando que fale mais alto o orgulho, a ambição por bens materiais, a fama, o poder sobre os demais. Se silenciarmos nosso coração e nossa mente, prostrando nossa alma diante de Ti, poderemos nos certificar de que não decorre um dia sequer em que não tenhamos recebido de Deus algo para que reconheçamos Sua clemência e infinita bondade. Afasta de nós, Senhor a vaidade que nos distancia de Ti, para que possamos ver  todas as maravilhas com que  somos agraciados, sem mesmo merecermos e, agradecidos, alegremo-nos com as bênçãos que nos envolvem e a todos os que têm a felicidade de sentirem-se filhos amados de nosso Pai e Criador de todas as coisas. Amém!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

(Lc 1, 46-56)

   "Maria disse: 'Minha alma engrandece o Senhor... O seu nome é santo e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem'".

   Jesus,  ensina-nos a pureza de coração para que, como Maria, saibamos receber a graça divina de acolher-Te em nossas vidas, deixando-nos guiar por Ti, que preenche todas as lacunas de nossa alma com Teu amor, Tua compaixão pelos caídos, pelos desanimados, pelos infelizes. Apesar de miseráveis pecadores, somos o centro da atenção de Deus, que só deseja o melhor para cada um de Seus filhos e, por isso, não Se cansa de nos dar oportunidades para que nos arrependamos de nossas faltas, dos erros que, muitas vezes, insistimos em repetir, mesmo sabendo que poderiam ser evitados. Tem misericórdia, Jesus, de toda a humanidade, que perambula nas trevas deste mundo, esperando encontrar segurança e PAZ. Tira, Senhor, o véu de névoa que os envolve e os impede sentir Tua presença, para que iluminados por Tua luz, agradeçam por tantas bênçãos e louvem, bendizendo, sem cessar, o Teu nome em unidade com o Pai e o Espírito Santo. Amém!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

(Lc 1, 39-45)

   "Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu".

   Jesus, sei que Deus tem muitos planos para mim. Sei também que tudo o que Ele deseja é ver-me feliz. Mas para que se cumpra o projeto divino em minha vida, é preciso que eu queira, acredite e me disponibilize a aceitar tudo, vivendo como ensinas, fazendo o bem sem esperar retorno algum. Estamos inseridos  numa cultura em que o ter se evidencia, e as pessoas procuram sempre mais acumular bens para desfrutarem dos prazeres que eles lhes proporcionam. Porém, estou ciente de que a maior riqueza  é Tua presença viva dentro de cada um de nós e, sabendo reconhecer-Te como o melhor Amigo que podemos encontrar, como Isabel, ao receber Tua mãe, antes mesmo de Teu nascimento, seremos preenchidos com o Espírito Santo, exultaremos de alegria e não mais saberemos viver longe de Ti. Concede-nos, Jesus, esta bem-aventurança, para que seja glorificado o Nome Santo do Senhor. Amém!

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

(Lc 1, 26-38)

   "Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. ...Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim".

   Jesus, Maria estava preparada para receber-Te em seu ventre e colaborar com a obra divina sobre  toda a humanidade. Assim se cumpriu a Palavra de Deus, trazendo-Te ao mundo para nos resgatar do pecado e nos dar a oportunidade de sermos pessoas mais generosas, acolhedoras e fiéis ao que pregas. No entanto, ainda vemos em muitos homens, o orgulho, a ganância, a ânsia pelas posses, pelo poder e pelo prazer mundano, que os impede de se achegarem a Ti, de se doarem ao próximo, de serem gratificados por agradarem ao Pai. Não há maior satisfação do que reconhecer o quanto é bom viver em Tua amizade e receber de Ti a PAZ que conforta nosso coração nos momentos de dificuldades, na certeza de que elas passarão e nos concederás também dias alegres e felizes.
O Natal se aproxima e reforço minhas preces para que todos permitam que sejas concebido também em seus corações, deixando-Te reinar em suas vidas, para a glória de Tua Santíssima Trindade. Amém!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

(Lc 1, 5-25)

   "Ambos eram justos  diante de Deus e obedeciam fielmente a todos os mandamentos e ordens do Senhor".

   Jesus, Zacarias e Isabel eram fiéis às leis divinas, vivendo sempre de acordo com a vontade de Deus. E o Senhor realizou em suas vidas um milagre, concedendo-lhes a graça de se tornarem pais com idade muito avançada. Imagino que, desde jovens, esse casal desejava ter filhos e, mesmo não tendo sua vontade realizada, não deixaram de fazer o que era certo e agradava ao  Pai. Assim, foi  presenteado com um filho santo, que abriria os caminhos para anunciar Tua vinda entre nós. Isto me faz refletir sobre nossa ansiedade, quando, suplicando por uma graça, não temos paciência ou pensamos que não seremos atendidos, deixando de rezar e de clamar por Teu nome, afastando-nos de Teu amor misericordioso. Mas para que isso não ocorra, é necessário que peçamos, ininterruptamente, que envies Teu Santo Espírito para inspirar nossas preces e nos aproximar cada vez mais de Ti, confiando em Teu poder de curar nossas feridas interiores e nos libertar das misérias acumuladas dentro de nós, por não estarmos atentos a Teu chamado e por termos nos desviado de Tua estrada. Amém!

domingo, 18 de dezembro de 2016

(Mt 1, 18-24)

   "José, filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como Tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo".

   Jesus, assim como a Maria, Deus escolheu José para ser pai Teu adotivo, para conduzir-Te pela mão quando criança, para ensinar-Te uma profissão. Obediente às palavras do anjo, ele aceitou sua missão neste mundo, crendo na obra divina, sem questionar, servindo a Deus Pai e colaborando para que se efetivasse redenção da humanidade. Ajuda-nos, Senhor, a tomarmos como exemplo a atitude de Teus pais aqui na terra e dá-nos sempre a graça de uma fé inabalável, para que não duvidemos de Teu poder de curar as doenças do corpo e da alma. Faz-nos, Jesus, Teus seguidores fiéis e ensina-nos a divulgar Teu amor misericordioso  por todos os lugares aonde nos quiseres levar. Amém!

sábado, 17 de dezembro de 2016

(Mt 1, 1-17)

   "... Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. ... Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo".

   Jesus, neste Evangelho, Mateus apresenta Tua árvore genealógica, mostrando que, apesar de ser divino, com todas as prerrogativas de Deus Pai todo poderoso, Teu lado humano descende de pessoas comuns, santas e pecadoras. Foste o divisor de águas, pois toda a história humana culmina  no Teu nascimento, que trouxe esperança aos que, oprimidos pelos  dominadores injustos e impiedosos, acreditavam em Teu poder de curá-los e libertá-los das angústias em que viviam. Inserido em lar de extrema pobreza, foste criado no seio de uma família humilde, cuja maior riqueza era a fé e confiança no Senhor e Criador de todas as coisas. Como o Messias esperado, vieste para salvar a humanidade de si própria, de seus erros e pecados. Todavia, ainda hoje, estás crucificado, sofrendo nos pobres e desvalidos deste mundo. Mas Tu és maior do que todo o mal e pode nos livrar. Suplico-Te, Jesus, que derrames sobre a Terra Tua misericórdia, para que convertidas, todas as pessoas possam usufruir da graça de sentirem o conforto de viverem na PAZ de Teu infinito Amor. Amém!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

(Jo 5, 33-36)

   "João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com a sua luz".

   Jesus, Tu és a luz mais intensa a iluminar o mundo e queres brilhar dentro de cada um de nós. Mas é preciso que alguém Te apresente aos que ainda não Te conhecem ou só ouvem falar de Ti, sem procurar-Te e, por isso não podem saber o que é viver em Tua amizade, recebendo Tua proteção e Teu carinho. João foi o clarão que levou seus contemporâneos a buscar Tua verdade, a Te encontrarem, a Te seguirem. Se me permitires, Senhor, ter apenas uma fagulha de Tua luz, poderei dar testemunho de Teu amor e de Tua misericórdia aos que precisam de Tua graça, pois, longe de Ti, trilham caminhos tortuosos e sofrem as consequências das escolhas que desagradam ao Pai. Esperando na esperança de  colaborar com a missão que começaste neste mundo, Jesus, peço-Te que abençoes a todos os que, aderindo ao projeto divino, agem de acordo com Teus ensinamentos e perseveram em orações para que a justiça e a PAZ venham a ser realidade entre todos os homens. Amém!

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

(Lc 7, 24-30)

   "... os fariseus e os mestres da Lei, rejeitando o batismo de João, tornaram inútil para si mesmos o projeto de Deus".

   Jesus, longe de Deus, nenhum bem pode ser benéfico e duradouro em nossa vida. João Batista anunciava Tua vinda, batizando com água os que nele acreditavam. Os pobres e sofredores o seguiam e esperavam Tua chegada, porém os que se consideravam sábios, por serem representantes da Lei, desprezando suas profecias, perderam a oportunidade de Te conhecerem  e  Te reconhecerem como Filho de Deus Pai. Foste enviado para o meio de nós a fim de nos afastar do pecado e resgatar a humanidade, indicando-lhe  o caminho para viver melhor aqui na terra e conquistar a garantia de estar Contigo para sempre, no paraíso eterno, após o término desta jornada terrena. Dá-nos, Jesus, a graça de vivermos nosso batismo, na segurança de Tua presença, para que colaboremos com o projeto de Deus, concedendo-nos sabedoria para conscientizar todos os que nos cercam de que em Deus está a certeza de um mundo mais justo e feliz.  Amém!

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

(Lc 7, 19-23)

   "E feliz é aquele que não se escandaliza por causa de mim".

   Jesus, os seres humanos, limitados em sua pequenez, não podem sequer tentar compreender as verdades da vida, a não ser que Tu as queiras revelar-lhes. Por isso afirmas ser feliz o que, mesmo sem entender, deseja estar em Tua presença, acolhendo-Te em seu coração e aprendendo de Ti a fazer a vontade do Pai. Escandalizam-se por Tua causa aqueles que consideram Teus feitos condenáveis, considerando-Te contrário à Lei por abrires os braços aos pecadores, aos que vivem à margem de Teus preceitos. Os homens que  ignoram o sofrimento humano, desprezando o irmão marginalizado, amealhando bens somente para si próprio e para os seus, são os doentes na alma e também precisam de Teu socorro. Que Tua misericórdia os alcance e lhes conceda juntarem-se  à multidão que Te segue, para que encontrem na partilha dos dons e bens recebidos de Deus, uma satisfação que os faça desejar, cada vez mais, acreditarem que são filhos muito amados de Deus Pai. Amém!                                                  

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

(Mt 21,28-32)

"'Filho, vai trabalhar hoje na vinha!' O filho respondeu: 'Não quero'. Mas depois mudou de opinião e foi. O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: 'Sim, Senhor, eu vou'. Mas não foi".

   Jesus, Tu perguntas aos sacerdotes e anciãos qual dos dois filhos atendeu ao pedido do pai. Quantas vezes agimos como o segundo filho, até com o intuito de fazermos a vontade de Deus, mas nos distraímos no meio do percurso e nos esquecemos da promessa feita, deixando de lado nosso propósito. Porém, Tu dizes neste evangelho que o que vale são as intenções do coração. Desta forma, mesmo relutando contra o que nos parece difícil de ser realizado, se nos esforçamos e conseguimos fazer o que é justo, tornando-nos agradáveis ao Pai, temos a sensação do dever cumprido, e somos preenchidos com Tua PAZ, que nos faz felizes por termos feito a vontade de Deus. Jesus, se eu Te disser não, por fraqueza ou desobediência, dá-me a graça do arrependimento para que eu seja perdoada e não caia mais na tentação do pecado. Obrigada, Senhor Jesus. Amém!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

(Lc 1,39-47)

   "Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu".

   Jesus, sem sequer entender o que estava acontecendo, Maria deu o seu "sim" ao que o anjo do Senhor lhe comunicava.  A fé em Deus, que a preenchia, sem nada duvidar, manifestava-se e a impulsionava a deixar-se conduzir, confiante, sem medo do que poderia acontecer em sua vida mediante tão grande responsabilidade. E ela teve a divina graça de sentir-Te em seu ventre, embalar-Te em seu regaço, abraçar-Te, beijar-Te, cuidar de Ti, caminhar Contigo durante todo o tempo em que permaneceste na terra, e ter seu coração de mãe dilacerado, quando se cumpriram as escrituras e foste resgatado por Deus Pai, levando Contigo todo pecado do mundo. Jesus, ensina-nos a seguir o exemplo de Maria, concedendo-nos um pouco da fé que a fez especial aos olhos de nosso Criador, e já poderemos ter a certeza de que as súplicas por nossas necessidades, dirigidas a Deus em Teu nome, serão acolhidas em Teu Sagrado Coração e saberemos louvar e glorificar Tua Santíssima Trindade para todo o sempre. Amém!

domingo, 11 de dezembro de 2016

(Mt 11,2-11)

   "... de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele".

   Jesus, João Batista foi um homem santo, o maior entre todos os santos unicamente humanos. Ele preconizou Tua vinda entre Teus contemporâneos, preparando-os para Tua chegada, apresentando-Te aos que o ouviam e, humildemente, retirou-se, deixando-os a Teus cuidados. Mas afirmas que aquele que for convidado para morar, definitivamente, no Reino dos Céus, será mais santo do que qualquer um que tenha vivido neste mundo. Estamos  no tempo do advento, dias de espera pelo Teu nascimento. Não permitas, Jesus, que o prazer em saborearem fartas refeições e as alegrias dos presentes de Natal se sobrepujem ao mais importante que é Teu renascimento em cada coração. Concede, Senhor, a toda a humanidade a graça de Tua presença  em cada lar e não permitas que o barulho deste mundo nos impeça de desejar que sejas nosso amigo, guia e protetor, agora, e por toda a eternidade. Amém!

sábado, 10 de dezembro de 2016

(Mt 17,10-13)

   "Elias já veio, mas eles não o reconheceram. ... Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles".

   Jesus, Deus enviou muitos profetas para alertarem o povo sobre sua maneira de viver na contramão das leis divinas. Todos eles foram rejeitados, não aceitos, não reconhecidos. Vieste para resgatar a humanidade dos pecados, das maldades cometidas contra os irmãos e contra si própria, tornando este mundo um covil de lobos ferozes que querem devorar os que pensam estar atrapalhando seus projetos sórdidos. Mesmo sabendo o que Te esperava, Tu Te entregaste à morte na Cruz, não sem antes sofreres o dilaceramento de Teu corpo físico, que se esvaiu em sangue sagrado para nossa salvação, sem fazer distinção entres os bons e os maus, dando a todos a oportunidade de redenção. Mas a limitação humana é ilimitada, por isso, precisamos muito de Ti, Jesus, para nos ensinar que a vida  humana não se resume a esta passagem curta pela terra, mas se  cumprirmos a missão que nos foi confiada por Deus Pai nesta existência terrena, poderemos, desde já, aqui e agora, usufruir da PAZ que  prometes aos que Te seguem e que continuará no céu por toda a eternidade. Amém!

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

(Mt 11,16-19)

   "Naquele tempo, disse Jesus às multidões: 'Com quem vou comparar esta geração?'"

   Jesus, milhares de  gerações se passaram, desde que andavas pelo mundo, ensinando a melhor forma de vida aos que Te acompanhavam e ouviam Tua Palavra, tendo seus corações transformados e apaziguados em Teu amor misericordioso. Porém nada mudou durante estes dois mil anos, pois, há ainda aqueles que não querem ouvir Tua voz e, por isso, agem com infantilidade, pensando serem capazes de, sozinhos, encontrarem a felicidade. Assim, se as promessas de Deus não se cumprem em suas vidas, é porque o povo, teimoso e autossuficiente se desviou do projeto divino, impedindo suas conquistas e realizações. Mas Tu estás sempre à espera de que haja a conversão sincera dos filhos de Deus, oferecendo-Te para resgatá-los de suas angústias e dar-lhes a verdadeira PAZ que não se pode encontrar no mundo em que vivemos. Jesus, Tu podes. Converte-nos a todos e não nos deixes afastar-nos de Ti. Amém!

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

(Lc 1, 26-38)

   "'Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus'. (...) Maria, então, disse: 'Eis aqui a serva do senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!'"

   Jesus, Maria, em nenhum momento, hesitou em atender ao chamado do Senhor para colaborar na obra da redenção da humanidade. Aceitou e sofreu, no silêncio de seu coração, com amor infinito, desde a anunciação, até Tua morte dilacerante na Cruz, e continua, no céu junto a Ti, intercedendo por nós, que recebemos a graça tornar-nos Teus irmãos em Deus, por Tua própria iniciativa. Concede-nos, Jesus, seguirmos o exemplo de Maria para que façamos jus à condição de filhos amados de Deus Pai, que nos criou com tanto amor, dando-nos a Ti como irmão, guia e protetor e Nossa Senhora por nossa mãe amantíssima. Obrigada Senhor. Amém!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

(Mt 11, 28-30)

   "Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos,e eu vos darei descanso".

   Jesus, nas lutas e batalhas da vida, somos guerreiros empunhando as armas que consideramos eficazes, mas nem sempre encontramos as que nos farão vencedores neste mundo insensato de cheio de injustiças. Há, porém, um segredo que nos levará à vitória e que Tu só revelas àquele que Te busca de todo coração. E não excluis ninguém, chamando-nos a todos para perto de Ti, para que seguremos em Tua mão forte e sejam aliviados nossos fardos, nossas dores, nossas tristezas. Os que não são capazes de reconhecer-Te como Senhor e Salvador, vivem à margem de Teus preceitos, contribuindo para a infelicidade dos pobres e marginalizados. Aos que comungam Contigo, usando a arma da oração e defendendo-se com o escudo da fé, concedes a graça de suportarem o peso de suas cruzes e ainda, muitas vezes, ajudar a carregar a carga daqueles que lhe foram confiados por Deus para conviver nesta existência terrena. Jesus, concede-nos uma fé consistente para que, confiando em Ti, possamos conhecer Tua misericórdia. Amém!

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

(Mt 18,12-14)

   "... o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos".

   Jesus, todos somos filhos de Deus e por Ele amados igualmente. Mas nem todos sabemos reconhecer o imenso amor com que somos cuidados e, muitos enveredam por caminhos tortuosos, cujo barulho não permite ouvir Tua voz. Foste enviado para o meio de nós, com a missão de resgatar os que, desviados do caminho do bem, pelo orgulho e ambição demasiada, buscam realizar-se na vida por meio de atos ilícitos,  prejudicando o próximo e desagradando ao Pai. Assim, reforçando as preces da multidão que Te segue, peço-Te, Jesus, que dês aos desgarrados da fé que salva, a oportunidade de terem um encontro pessoal Contigo e serem reconquistados para viverem em Tua companhia, podendo receber a graça da misericórdia divina, ao perceberem que a felicidade pode ser encontrada na simplicidade da vida. Obrigada, Senhor Jesus. Amém!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

(Lc 5, 17-26)

   "'...levanta-te, pega o leito e vai para casa'. Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus".

   Jesus, apesar de estares sempre conosco, aguardando que nos abramos para acolher-Te em nossos corações, também esperas que tomemos a iniciativa de irmos a Teu encontro, fazendo nossa parte para que nos ajudes a solucionar nossos problemas. Se dermos o primeiro passo em Tua direção, poderemos sentir-Te perto de nós e termos a certeza de que não tardarás para nos mostrar como resolver nossas dificuldades. Assim fizeste com o homem impossibilitado de locomover-se, lendo em seu coração e de seus amigos verdadeiros, uma fé que não mediu esforços para conduzi-lo à Tua presença. Penso que tenho fé, Jesus, mas sinto-a muito debilitada e preciso de Tua força para aumentá-la, robustecê-la, firmá-la e propagá-la, com atitudes de amor ao próximo, onde quer que eu esteja, fazendo-me também testemunha de Teu amor misericordioso, por meio desta prece, a todos os lugares em que a fizeres chegar. Amém!

domingo, 4 de dezembro de 2016

(Mt 3,1-12)

   ""Produzi frutos que provem vossa conversão. Não penseis que basta dizer: 'Abraão é nosso pai...'"

   Jesus, chegará o dia em  Deus avaliará  as ações que praticamos e nossa forma de viver neste mundo de diversidades, sobretudo em relação às diferenças entre os seres humanos. Tu nos ensinas a sermos imparciais no tratamento com nossos irmãos, desejando aos outros somente o que queremos para nós mesmos. Com Tua ajuda poderemos estar preparados para agir em conformidade com o que nos pedes. Não é possível chegarmos a satisfazer o Pai do Céu somente cumprindo os ritos da Igreja, pois, de nada adianta a fé que fica na teoria e não se concretiza em obras em favor dos pobres e sofredores. Tu nos advertes para que, além de perseverarmos na busca da santidade, reservando alguns momentos de nossos dias para silenciar nossos corações e estarmos em comunhão Contigo, procuremos produzir bons frutos e provemos nossa conversão, com atitudes de caridade fraterna, por amor ao próximo e não apenas para sermos recompensados no Reino dos Céus. Obrigada, Jesus, por dar-me a graça de  entender o que dizes. Amém!

sábado, 3 de dezembro de 2016

(Mt 9, 35-10,1.6-8)

   "De graça recebestes, de graça deveis dar!"

   Jesus, muitos poderão achar que, se conseguiram ter uma vida confortável, é por seus próprios esforços. Justo é pensar que contribuíram para seu bem-estar e de suas famílias, porém, não teriam condições de lutar por seus interesses, se não tivessem recebido de Deus a vida, a saúde e a disponibilidade para investirem em seus sonhos. Reconheçamos, portanto, em primeiro lugar, a gratuidade com que nos foram concedidas todas as bênçãos necessárias para vivermos dignamente. Agradeçamos por tão grande dádiva e saibamos partilhar com nossos irmãos, de modo especial, com os mais sofredores, tudo o que de graça recebemos de Deus Pai, que nos criou para participarmos de sua própria felicidade. Amém!

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

(Mt 9, 27-31)

   "... Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: 'Faça-se conforme a vossa fé'. E os olhos deles se abriram".

   Jesus, eu creio, porém, não me canso de pedir que aumentes minha fé, porque sei que ela é fraca e pequena e, para ter minhas suplicas atendidas é preciso muito mais. Todavia, tenho grande esperança de que me abençoes e me dês sempre persistência e perseverança, não permitindo que eu esmoreça pela demora em ser atendida. Todos temos problemas e reconheço que os meus são infinitamente menores do que os de muitos irmãos. Por isso, sempre que me ajoelho para rezar, solicito que minhas preces venham a engrossar também os pedidos de toda a humanidade sofredora, para que tenham a graça de uma fé que lhes conceda ter supridas suas necessidades, se assim for da vontade de Deus Pai, nosso Criador. Jesus, confiando em Teu amor, aguardo com muita esperança que Tua misericórdia se derrame sobre todos nós. Amém!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

(Mt 7, 21.24-27)

   "... quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu a casa sobre a rocha".

   Jesus, quantas pessoas constroem verdadeiros palacetes, embelezando-s com os mais caros e finos  ornamentos, sem contudo, aprofundarem o alicerce que lhes dará sustentação e garantia de segurança. Por mais que o fundamento seja bem realizado pelo homem, se não estiver ancorado na certeza de que Deus é que o arquitetou e concretizou, usando como instrumento mãos humanas, não ficará em pé por muito tempo. Porém, não é suficiente clamar por Teu nome e proclamar Tua Palavra, ficando apenas na teoria, pois isto seria como rezar, pedindo que levantes as paredes de uma casa, esperando de braços cruzados que ela fique pronta para ser habitada. Podemos concluir que para que nossa vida tenha uma base sólida, isto é, seja abençoada e protegida em todos os sentidos, é necessário fazer nossa parte, ouvindo o que dizes e colocando em prática a vontade de Deus, pois se nosso ato de fé não for acompanhado de ações será vazio e sem sentido. Amém!