terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

(Mc 10,28-31)

"Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros".

Jesus, deixar pai, mãe, filhos, casa, enfim, deixar tudo para seguir-Te não significa abandonar as responsabilidades que nos foram confiadas nesta existência, mas fazer tudo de acordo com Teus ensinamentos, colocando sempre Deus em primeiro lugar, certos de que é d'Ele que nos virá a inspiração, a sabedoria e a força para desejarmos seguir Teu exemplo. Livra-nos, Senhor do amor excessivo às posses e ao poder neste mundo, mas ajuda-nos a conquistar o suficiente para que possamos minimizar o sofrimento dos menos favorecidos, alimentando os que têm fome do pão que sustenta o corpo físico, mas também do Pão da Vida, apresentando-Te a eles, como fonte de cura, libertação e felicidade, mesmo em meio aos dissabores a que estão expostos a cada dia. Dá-nos, Jesus, a graça de sabermos nos colocar ao lado dos últimos por amor ao próximo, e nunca visando alguma recompensa. Amém!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

( (Mc 10,17-27)

"Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: 'Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!'"

Jesus, todos nós queremos uma vida melhor com conforto e segurança. Mas não devemos nos esquecer de que tudo o que conseguimos vem de Deus, por isso deve ser repartido com os que menos têm, com os que passam por dificuldades para sobreviver. A observância dos mandamentos da Lei de Deus deve ser profundamente analisada e seguida, priorizando a vida e a dignidade de todas as pessoas. Tu nos ensinas a trabalhar para o bem comum, ajudando a sanar as necessidades básicas do próximo sofredor, tanto no plano material como no espiritual. Portanto, a tônica deste Evangelho é o desapego aos bens materiais, pois, só agindo como ensinas, um rico poderá entrar no Reino de Deus. Concede-nos, Jesus, vigiar todo o tempo, para que não valorizemos mais o que é deste mundo do que as coisas do alto. Obrigada, Senhor. Amém!

domingo, 26 de fevereiro de 2017

Mt 6, 24-34)

... O que vamos comer? ... Como vamos nos vestir? ... buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo".

Jesus, muitos poderão pensar que Tu estás nos estimulando ao ócio, ao comodismo, quando nos garantes que não precisamos nos preocupar com os suprimentos necessários a esta vida. Mas o que nos dizes nesta passagem do Evangelho é que, invoquemos o nome do Senhor, antes mesmo de iniciar nossos trabalhos, porque é d'Ele que nos vem a força para fazer a parte que nos cabe, com amor, com justiça e honestidade. Estou aprendendo, Jesus, a colocar-Te em primeiro lugar, solicitando Tua ajuda para que eu erre o menos possível, pois muitas vezes, distraída, deixo-me conduzir por minha parcela humana, desviando-me da graça que me ofereces, sem que eu sequer a mereça. Não raro, fico a observar as atitudes dos que me cercam, tentando corrigi-los, esquecendo-me de que antes de querer que eles mudem sua forma de ser e agir, preciso ser moldada de acordo com o que o Pai espera de mim, tornando-me exemplo de fé e confiança no amor misericordioso que me dispensas, testemunhando as maravilhas que recebo, a cada instante, por abandonar em Tuas mãos todas as coisas. Obrigada, Senhor Jesus. Amém!

sábado, 25 de fevereiro de 2017

(Mc 10, 13-16)

"... deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas".

Jesus, Tu dizes que o Reino dos Céus é daqueles que, como crianças, não são autossuficientes e, admitindo sua total dependência de Deus, entregam-se a seus cuidados, esperando e confiando em Sua imensa misericórdia. Reconhecem-Te como nosso Senhor e Salvador e caminham sempre de mãos dadas Contigo, procurando seguir Teus ensinamentos, aprendendo a simplicidade e humildade, deixando-se conduzir pelas orientações de Teu Santo Espírito. Ajuda-nos, Jesus a superar os sentimentos que nos fazem, muitas vezes, orgulhosos e egoístas, para que, seduzidos por Tua ternura, possamos revelar-Te em nosso olhar, em nosso falar, em nossas atitudes, praticando o que ensinas, com testemunho de vida, na caridade fraterna, sobretudo aos que mais sofrem. Sozinhos nada podemos, porém, em Tua companhia, somos fortes e podemos esperar que mudes nossos corações, para que sejamos grandes diante de Deus, por ter-nos feito pequenos diante dos homens. Amém!

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

(Mc 10,1-12)

"... desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. ... e os dois serão uma só carne. ... Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe".

Jesus, mesmo tendo muito amor ao cônjuge, não é fácil a vida no cotidiano de um casal. Todos estão sujeitos a dificuldades. Os compromissos econômicos que devem cumprir, mas nem sempre têm condições para manter em dia, as diferenças na maneira de pensar e tantas outras coisas que requerem muita temperança, paciência e determinação para que não venham a destruir os sentimentos que os fizeram marido e mulher perante Deus. Uma vez unidos pelos laços do matrimônio, sejam conscientes da importância desse Sacramento e perseverem, para que, abençoados por nosso Criador, tornem-se realmente, um só corpo e um só espírito, equiparando-se em direitos e deveres. Clamando por Teu nome, Jesus, o casal terá sabedoria para transpor os obstáculos inerentes à vida conjugal, lembrando-se sempre de que o amor que os uniu não poderá diluir-se nas insatisfações do dia a dia. Concede, Senhor, a todos os casais a graça de viverem em comunhão Contigo, para que testemunhem com ações edificantes, honrando o santo nome do Senhor, servindo de exemplo aos filhos que geraram e a todos os que os cercam. Amém!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

(Mc 9,41-50)

"Quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa".

Jesus, dá-nos sempre a oportunidade de servir-Te em nossos irmãos, alimentando os que têm fome, dando de beber aos que têm sede de água ou de uma palavra confortadora, que amenize suas carências e aflições, apresentando-Te a eles como o único que pode apaziguar suas preocupações, preenchendo-os com a PAZ transformadora dos que buscam viver segundo a vontade do Pai. Ajuda-nos a manifestar amor gratuito a todos. Amor que brote de nossos corações por estarem plenos da Tua presença. Que possamos reconhecer-Te em todas as pessoas, sabendo ver nelas o bem, antes de depreciá-las. E que também elas percebam nossas boas intenções, aproximando-se de nós, para que, em comunhão Contigo, sejamos portadores da fé que faz de nós seres humanos melhores, para honra e glória de Deus Pai, que nos ama e nos quer felizes. Amém!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

(Mt 16,13-19)

"...eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la".

Jesus, deste ao apóstolo Pedro a responsabilidade de continuar a evangelização que iniciaste, conferindo-lhe a missão de levar Tua Palavra ao mundo. A Igreja de hoje, continua sendo formada por povo santo e pecador e está vulnerável às consequências das atitudes dos homens que, nem sempre agem de acordo com os ensinamentos que deixaste. Apesar de vermos tantas aberrações praticadas até por seus membros consagrados, mediante arrependimento das nossas faltas, Deus tudo perdoa, esperando a conversão de Seus filhos amados para que, um dia, Ele seja tudo em todos. Tua profecia de que o poder do inferno jamais atingirá Tua Igreja tem se perpetuado. Após séculos e séculos transcorridos, desde que deixaste este mundo terreno, continuas vivo entre nós, conduzindo Teu rebanho, agora aqui liderado pelos sucessores daquele que escolheste para prosseguir na tarefa de conduzir a humanidade a Teu seguimento, para que libertado dos males desta existência, encontre o caminho da salvação eterna. Obrigada, Senhor Jesus. Amém!

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

(Mc 9,30-37)

"Quem acolher em meu nome uma dessas crianças, é a mim que estará acolhendo".

Jesus, as crianças são símbolo da pureza, da espontaneidade, da inocência. Porém, à medida que crescem, vão se transformando e tomando como exemplo os que os cercam. Nem sempre somos conscientes da importância de inseri-las em Teus ensinamentos. Se fomos criados na fé religiosa, na maioria das vezes, não deixamos de conduzi-las aos Sacramentos da Igreja, pensando estar quites com nossa obrigação diante de Deus. No entanto, precisamos ser perseverantes, mostrando-lhes, na prática como viver e agir, de acordo com Teus ensinamentos, participando e levando-as a participarem de tudo o que nos aproxima de Ti. Inspira-nos, Jesus, o desejo de sermos preenchidos com um amor semelhante ao Teu, que nos leve à atitudes de humildade e ao serviço aos irmãos, sem esperar agradecimentos ou reconhecimento. Dá-nos, Senhor, um coração de criança, que Te acolha com ternura, como Tu nos acolhes. Amém!

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

(Mc 9, 14-29)

"'Tudo é possível para quem tem fé'. O pai do menino disse em alta voz: 'Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé'".

Jesus, entendo perfeitamente o paradoxo expresso na fala do pai do menino, pois, apesar de parecer uma contradição, também eu creio que tenho fé, mas nem sempre. Sei que ela é ínfima e às vezes até desaparece, deixando-me sem forças para prosseguir em meus intentos. Mas, exaustivamente, dizes que tudo é possível para quem crê, sem nada duvidar, que podes realizar nossos projetos de vida, se estiverem de acordo com os desígnios de Deus. É na solicitude dedicada à compreensão de Tua Palavra, que estou começando a perceber a importância de colocar-me, com o coração prostrado a Teus pés, em oração, aprendendo cada dia um pouco mais o que é a obediência a Teus ensinamentos, ao desapego do que não edifica em nada o meu cotidiano, sentindo que queres fazer de mim missionária da fé na vida nova que nos ofereces. Guiai-me, Jesus, em Tua infinita bondade e a todos os que estão dispostos a contribuírem com a evangelização dos que não conhecem a ternura de Tua amizade, por não terem experimentado ainda a graça de andar em Tua companhia. Amém!

domingo, 19 de fevereiro de 2017

(Mt 5,38-48)

"Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!"

Jesus, para seguir Teu conselho é preciso que nos preencha com os sentimentos que Te impulsionam a amar a todos, indiscriminadamente, como Tu nos amas. Apesar de conhecermos o maior dos mandamentos 'Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a Ti mesmo', somos facilmente influenciados pelo meio em que vivemos, e temos muita dificuldade de perdoar, quando nos sentimos injustiçados e prejudicados. Se não nos predispomos a viver o que pregas, não procuramos os canais apropriados para conhecer-Te mais intimamente e não entenderemos que o ser humano está exposto às contradições deste mundo, atingindo o próximo e, consequentemente, ferindo-se a si mesmo. Ajuda-nos, Jesus, a buscar o equilíbrio no trato com as pessoas, para que sigamos o que ensinas no Evangelho e queiramos bem até aqueles que nos fazem mal, rezando por eles, desejando que tenham a graça de Te conhecer e encontrar o caminho da felicidade. Amém!

sábado, 18 de fevereiro de 2017

(Mc 9,2-13)

"E transfigurou-se diante deles. ... E da nuvem saiu uma voz: 'Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!'"

Jesus, mais uma vez a voz de Deus se faz ouvir, dizendo-nos para escutarmos o que Tu dizes. Pedro, Tiago e João viram-Te iluminado pela luz divina, sinal da Ressurreição, porém, naquele momento, nada entenderam. Tu os preparava para suportarem a Paixão pela qual passarias antes de voltar glorioso junto ao Pai e ao Espírito Santo. Mas Tua vida e ação não terminaram com a morte de Teu corpo físico. A voz de Deus profetiza que és a única autoridade a ser seguida, e todos os que acolhem esse convite, perseverando até o fim, começam a vivenciar, desde já, a participação em Tua vitória, na promessa de contemplar Tua face, no Paraíso Eterno, após o cumprimento da missão determinada pelo Pai neste mundo transitório. Transfigura-Te, Jesus, dentro de cada um de nós, ilumina nossa caminhada e guia nossos passos, inspirando-nos à prática do bem, de atos de bondade e amor aos que nos cercam, sobretudo aos que mais necessitam conhecer e sentir Tua misericórdia que sara as feridas da alma. Confio e espero em Ti, meu Senhor e meu Deus. Amém!

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

(Mc 8,34-9,1)

"... de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se perde a própria vida? E o que poderia o homem dar em troca da própria vida?"

Jesus, todos os que acolhem o convite de Deus para seguir-Te, começam, desde já, a participar do Reino dos Céus, louvando e glorificando o Santo nome do Senhor pela graça da vida. Nada é mais precioso neste mundo do que acordar, pela manhã, sabendo que nos concedes mais um dia para buscarmos viver segundo Teus preceitos, agindo em conformidade com Teus ensinamentos, desejando para nosso próximo somente o que ansiamos para nós mesmos. Concede, Jesus, a conversão aos que procuram ganhar o mundo somente para seu bem-estar, desprezando os que não têm condições de trabalho digno, que vivem à margem da sociedade, conscientizando-os de que nem todos os tesouros do mundo seriam suficientes para conservar o dom da vida que recebemos, por puro amor e bondade do Pai de todas as misericórdias. Jesus, ajuda-nos a sermos missionários da fé que cura e salva os corações aflitos, despertando em nós o compromisso da fidelidade em Teu seguimento, para que valorizemos mais o ser do que o ter e sejamos contemplados sempre com Tua presença viva, na esperança de que guies nossos passos até a eternidade. Amém!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

(Mc 8, 27-33)

"No caminho perguntou aos discípulos: 'Quem dizem os homens que eu sou?'"

Jesus, é essa mesma pergunta que fazes para mim e para todas as pessoas. Os que Te conhecem já respondem com certeza de que és o salvador de toda a humanidade. Estão sempre a clamar por Teu nome e não duvidam de que podes minimizar-lhes os sofrimentos, recebendo a graça da fé que traz PAZ a seus corações, mesmo em meio às dificuldades inerentes a esta vida terrena. Porém muitos são ainda os que ouvem falar de Ti, dizem que sabem quem és, mas não procuram estar em Tua companhia, pois não têm a certeza de poder contar Contigo para resolverem seus problemas. A ação messiânica que nos propões consiste em transformar o mundo em seres cristãos, onde tudo pertence a todos e deve ser repartido entre todos. Desperta em nós sentimentos inspirados por Teu Santo Espírito, Jesus, e concede-nos vivermos na alegria de Tua presença, para que possamos contemplar a grandeza da misericórdia divina em todos os momentos de nossa existência nesta vida passageira. Amém!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

(Mc 8, 22-26)

"'Estou vendo os homens, Eles parecem árvores que andam'. Então Jesus voltou a pôr as mãos sobre os olhos dele e ele passou a enxergar claramente."

Jesus, mesmo dotados de boa visão, na maioria das vezes, só enxergamos o que nos convém. Agradeço-Te por ter-me chamado para conhecer-Te melhor e exortar-me a dedicar um tempinho de minhas manhãs para aprender um pouco mais sobre Teu jeito de Ser. Sei que ainda não estou capacitada a ver todas as coisas da forma como deveria, a reconhecer a verdade em tudo o que me cerca. Mas sei também que, como ao cego, que não curaste instantaneamente, estás dando-me a chance de entender a vida e, paulatinamente, transformando minha maneira de pensar e agir diante dos fatos que me entristecem, fazendo-me mais tolerante e paciente, esperando que, no Teu tempo, que não corresponde ao meu, minhas súplicas sejam atendidas, se assim for da vontade de Deus Pai. Ensina-me a esperar na esperança, Senhor Jesus. Amém!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

(Mc 8, 14-21)

"Por que discutis sobre a falta de pão? ... Tendo olhos, não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis?"

Jesus, sempre muito preocupados com o ter, muitos vivem à procura de juntar bens, sem saber que mais alegria recebe de Deus aquele que divide com os necessitados o pouco que tem. Em comunhão Contigo, podemos enxergar as carências dos irmãos que sofrem e socorrê-los e, não tendo condições de suprir suas necessidades materiais, Tu nos inspiras a aproximar-nos deles, a ter compaixão e a agir com solidariedade, buscando ajudá-los de alguma forma. Nem sempre estamos dispostos a escutá-los e, quantas vezes deixamos de praticar a caridade fraterna, esquecendo-nos de que ouvir o próximo e seus lamentos é também um ato de amor. Tudo o que é repartido com bondade, multiplica-se em bênçãos para ambos os lados. Dá-nos, Jesus, um coração simples e generoso, que nos leve a ver e ouvir o que nos mostras e dizes, para que testemunhemos com nossa maneira de ser, a fé em Teu poder de curar e libertar a almas aflitas. Amém!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

(Mc 8,11-13)

"Por que esta gente pede um sinal? Em verdade vos digo, a esta gente não será dado nenhum sinal".

Jesus, sinais nos são dados a cada momento, mas na maioria das vezes, não estamos preparados para percebê-los, porque nossa mente e nosso coração estão voltados para as preocupações cotidianas e queremos resolver nossos problemas, sem atentar para o fato de que temos um Deus que pode orientar-nos e tornar nossa vida menos atribulada. Estiveste em corpo físico neste mundo, pregaste o amor e a verdade absoluta e deixaste ao alcance de todos, nas Sagradas Escrituras, Tua Palavra libertadora. Todavia, só pode alimentar-se dela, aquele que, sentindo-se carente de sabedoria divina, procura na leitura e meditação do Evangelho, aprender de Ti a discernir o bom, que realmente faz bem, do mal que se apresenta belo e sedutor, mas como teia de aranha, aprisiona, trazendo sofrimento e infelicidade aos desavisados. Guia, Senhor, com Tua mão poderosa, os que, apesar de desejarem viver dignamente, não querem ou não têm forças para Te procurar e, por isso, não podem usufruir das maravilhas que Deus Pai reservou para cada um de Seus filhos. Concede-nos, Jesus, crescer na espiritualidade, para que com uma fé forte, sem esperar que nos dês sinais, caminhemos de mãos dadas Contigo, confiando sempre em Tua imensa misericórdia. Amém!

domingo, 12 de fevereiro de 2017

(Mt 5,20-22.27-28.33-34a.37)

"Seja o vosso sim: 'Sim', e o vosso não: 'Não'".

Jesus, sempre ouvi dizer que não devemos ficar na indecisão, mas tomarmos uma posição definida, afastando radicalmente o que não nos convém e acolhendo conscientemente Tua Palavra, que nos ensina a viver conforme as leis divinas, para nosso próprio bem. Deus nos criou livres, não interferindo em nossas escolhas. Portando os erros e acertos que conquistamos, são de nossa exclusiva responsabilidade. Mas apesar de não intervir em nossa maneira de ser, Ele não desiste de nos convidar a rever nossa trajetória de vida e a refazer nossos projetos à luz do plano que reservou para cada um de nós. Não podemos pensar que, no mundo, o mal é maior do que o bem. O que vemos é a propagação de tudo o que traz destruição e sofrimento ao homem. Todavia a Tua presença viva no meio de nós confirma, aos que em Ti creem e esperam que vieste para salvar toda a humanidade, exortando-nos a rezar pela preservação da vida humana e a fazer o que está a nosso alcance para minimizar as dores de nossos irmãos desamparados. Concede, Jesus, a todas as pessoas, entenderem que para que haja PAZ no mundo, é preciso que habites cada coração. Amém!

sábado, 11 de fevereiro de 2017

(Mc 8,1-10)

"Jesus mandou que a multidão se sentasse no chão. Depois, pegou os sete pães e deu graças, partiu-os e ia dando aos seus discípulos, para que os distribuíssem".

Jesus, somos ainda um povo faminto, desejoso de ter saciada nossa fome e sede de realização. E Tu estás à espera de que, como a multidão que, indo procurar-Te, foi alimentada com alguns pães e peixes, desinstalemo-nos de nossa zona de conforto e Te busquemos de todo coração, para que também possamos ver transformada para melhor a nossa vida. Não podemos ficar esperando que milagres aconteçam entre nós, se o atalho que escolhemos é contrário ao que nos leva a Deus. Sou-Te grata, Jesus, porque me chamaste para seguir-Te e me deste discernimento para acolher Teu pedido, entendendo que és o Caminho, a Verdade e a Vida e, sem Ti, nada posso, nada tenho, nada sou. Seguindo Teu exemplo, que teve compaixão daquelas pessoas e deu-lhes de comer, poderemos também levar aos menos privilegiados pela sorte, com atos de solidariedade e fraternidade, a partilha dos de nossos dons e bens, procurando sanar-lhes, pelo menos, as necessidades urgentes. Conserva-nos, Jesus, em Tua direção, fortalece nossa fé e ajuda-nos a sermos mais cristãos em nosso dia a dia. Amém!

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

(Mc 7,31-37)

"Muitos impressionados diziam: 'Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudo falar'".

Jesus, temos os ouvidos bem abertos para escutar os barulhos do mundo, mas muita dificuldade para ouvir a voz de Deus, que nos fala ao coração, quando silenciamos nossa mente, contemplando Sua presença em nossa vida. Inspira-nos, Senhor, a dedicar alguns momentos de nosso dia às Sagradas Escrituras, na ânsia de sermos orientados, segundo Tua Palavra, a viver em PAZ, mesmo quando somos surpreendidos pelas frustrações próprias desta existência. Ilumina com Tua luz divina todas as pessoas que, tendo experimentado Teu amor misericordioso, empenham-se em apresentar-Te aos que não sabem o que é viver em Tua amizade e sentir alegria nas coisas mais simples, por isso, sofrem e, muitas vezes se desesperam. Abre, Jesus, nossas bocas e ouvidos para que tenhamos condições de falar e ouvir, discernindo a realidade que vem do alto, sendo transformados em Teus fiéis seguidores, para que colaboremos com a justiça e a igualdade entre todos os povos desta Terra. Confio e espero em Ti, Senhor Jesus. Amém!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

(Mc 7, 24-30)

"Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés. A mulher era pagã".

Jesus, qualquer pessoa, batizada ou pagã, tem problemas nesta vida. Tu vieste para ajudar a todos, independentemente de credo, raça ou condição social. Fica comprovado, nesta passagem do Evangelho, que o que mais importa para recebermos Tua misericórdia é nossa entrega total, sem restrições, confiando em Tua compaixão, não desistindo de suplicar por nossas necessidades. Mais uma vez, a fé da mulher, cuja filha estava dominada por um espírito impuro, permitiu-lhe a resposta de que precisava para acalentar seu coração de mãe. Capacita-nos, Jesus, a compreender que Tu podes nos livrar de nossas angústias, se a Ti nos confiarmos e, humildemente, dobrarmos nossos joelhos, em preces de agradecimento e louvor à Tua Trindade Santa, procurando viver segundo Teus preceitos, confortando, de acordo com nossas possibilidades, os irmãos menos privilegiados do que nós, dividindo com eles os dons e bens que recebemos de Deus Pai sem que sequer os mereçamos. Obrigada, Senhor Jesus. Amém!

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

(Mc 7, 14-23)

"O que sai do homem, isso é que o torna impuro. Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções ...".

Jesus, estamos cercados por muitas coisas condenadas por Deus, por serem contrárias a Teus ensinamentos, como o orgulho, o egoísmo a ganância, o desprezo ao próximo e tantas outras que poderíamos enumerar. Tu falas que não devemos nos deixar influenciar por nada que vem de fora, porque o que conta mesmo é o nosso pensar e agir de maneira a não desagradar a Deus. O homem pode estar rodeado de coisas impuras, mas só será dominado por elas, permitindo-se contaminar, se seu coração não estiver voltado para o alto, para as coisas do céu. Somente o que brota dentro de nós pode nos guiar para o bem ou para o mal. Ao invocarmos Tua presença viva em nossas vidas, atentaremos às orientações do Espírito Santo, que nos conduzirá à luz divina, impelindo-nos a evitar o pecado, que nos afasta das bem-aventuranças e retarda nossa possível salvação. Amém!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

(Mc 7,1-13)

"Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens. (...) Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis".

Jesus, o amor é a lei maior deixada por Deus à toda a humanidade. Assim, ao interpretar as Leis divinas, não coloquemos obstáculos ao amor, mas deixemos de lado o que fere a vida humana e escolhamos ajudar nosso próximo, antes de submetê-lo à justiça dos homens. Se decidimos doar para a igreja o dinheiro necessário à compra de um remédio a alguém que sofre, pensando agradar ao Pai, estaremos contramão do que pregas e esvaziando o mandamento divino. Dá-nos, Senhor o discernimento para realizar o que é certo ao Teus olhos. Não permitas que sejamos prisioneiros do que pensam os outros a nosso respeito, para que saibamos quando e onde agir, sem nos importar com o julgamento dos que nos cercam. Obrigada, Jesus, por deixar-me aproximar de Ti e aprender, pela leitura e meditação de Tua Palavra, a seguir Teus ensinamentos, na certeza de que estás à frente de minhas iniciativas, indicando-me o melhor caminho para que evite muitos erros a que estaria sujeita, se não estivesse de mãos dadas Contigo. Amém!

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

(Mc 6,53-56)

"... colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, na barra da sua veste. E todos quanto o tocavam ficavam curados".

Jesus, só recebe a graça da cura aquele que deposita em Ti toda a confiança e esperança. A fé de uma pessoa só nasce e cresce a partir do desejo ardente de recebê-la e do exercício constante na busca de estar em Tua presença. Unidos a Ti somos fortes e capazes de superar nossos problemas. Para nos fortalecer e nos livrarmos do mal, precisamos estar sempre com a mente e o coração voltados para o alto, orando em agradecimento por todas as bênçãos derramadas ao longo de nossos dias. Acreditar que podes nos libertar de nossas aflições, clamando com persistência e perseverança por Teu nome, em preces fervorosas, podemos ter a certeza de que nos ouvirás e nos envolverás em Tua imensa misericórdia, concedendo-nos a alegria de sermos preenchidos com a PAZ do Teu sublime Amor, que transforma e converte as almas aflitas. Amém!

domingo, 5 de fevereiro de 2017

(Mt 5,13-16)

"... brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus".

Jesus, perto de Ti estamos na luz e podemos enxergar com distinção o bem e o mal que nos rodeiam. Todavia, para estar Contigo é necessário o desapego das coisas que nos distanciam de Tua graça. Aprendemos, em Tua companhia, a valorizar a vida, desejando ajudar o próximo em suas dificuldades. Nem todos podem suprir as carências materiais dos pobres e sofredores, mas os que têm condições e não se sensibilizam com eles, estão nas trevas, só pensam em si próprios, perdendo a oportunidade de crescer aos olhos de Deus e chegarem mais perto das bênçãos que Ele quer distribuir a todos os Seus filhos. Olhando em volta, percebemos que não precisamos ser ricos para ajudar os irmãos que sofrem, pois eles estão em todos os lugares. Podemos ser luz em suas vidas, mostrando-lhes como somos felizes por nos deixarmos conduzir por Teu amor misericordioso e apresentando-Te como nosso companheiro inseparável, que não nos nega uma resposta, quando a tristeza nos abate. Fortalece, Jesus, nossa vontade de servir-Te nas pessoas que nos cercam, permitindo-lhes um encontro pessoal Contigo, dando-lhes a graça de engrossar com seu modo de ser e agir com compaixão os louvores à Tua Trindade Santa. Amém!

sábado, 4 de fevereiro de 2017

(Mc 6,30-34)

"Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor".

Jesus, é muito bom saber que nem preciso correr, buscando Te encontrar, pois estás sempre perto de mim, esperando apenas que eu Te apresente minhas preocupações para ajudar-me a dissipá-las. Ao mesmo tempo que me sinto feliz, sabendo que posso contar Contigo a qualquer hora e em qualquer lugar, fico também um pouco entristecida, pensando nas pessoas que sofrem mais do que deveriam por se recusarem a reconhecer-Te como o único que pode livrá-las de situações conflitantes. Sei que posso lutar com a arma da oração, intercedendo por elas e jamais desistir de esperar que Tu lhes concedas a graça de se converterem, encontrarem a direção que as levará a descobrirem Tua estrada, sentirem-se amadas por Deus Pai e aderirem à multidão que Te segue, compreendendo que és o Pastor que ilumina o caminho que leva ao Reino dos Céus todos os que em Ti confiam e esperam. Amém!

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

(Mc 6,14-29)

"'Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista'. O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados".

Jesus, Herodes, apesar de ter uma vida desregrada, agindo na contramão do que pregava João Batista, sabia que este era justo e santo e gostava de ouvi-lo. Embriagado com os prazeres mundanos e enfeitiçado por Herodíades, por ser rei e não querendo ficar desacreditado perante a corte, sentiu-se obrigado a cumprir o que prometera. João levava a Boa Notícia aos que o seguiam, ensinando-lhes que acolhê-la era conquistar vida nova, recebendo cura e livramento dos males, pois aprenderiam a ver de acordo com a visão que vem do alto. Não permitas, Senhor, que nos deslumbremos com o que o mundo oferece, deixando de lado os valores que nos aproximam de Ti, mas dá-nos a alegria de compreender que a força divina é que nos orienta, guia nossos passos, transforma nossa maneira de pensar e agir, fazendo de nós pessoas melhores e ajudando-nos a contribuir para que haja, entre os povos, mais solidariedade e igualdade. Amém!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

(Lc 2,22-40)

"Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor".

Jesus, como é importante aos pais de recém-nascidos serem também, como Jesus, apresentados ao Senhor, logo nos primeiros dias de vida. A maioria das pessoas não tem conhecimento da relevância desse fato na vida da criança que, abençoada por Deus, tem mais chances de crescer em Tua intimidade, aprendendo a valorizar o simples e o belo e a viver segundo Teus ensinamentos. Concede, Jesus, a todos nós, o acesso às Sagradas Escrituras, à leitura e meditação de Tua Palavra, que revela os planos divinos para cada um de nós, ajudando-nos a compreender que somos todos filhos amados do mesmo Pai, que nos criou para sermos realizados e felizes, enviando-Te para nos apoiar em nossos tropeços e nos levantar em nossas quedas todas as vezes que clamarmos por Teu nome. Ninguém passa por esta existência sem dissabores, porém, Contigo a nos socorrer, saberemos suportar e superar, com dignidade, os sofrimentos a nós destinados nesta vida terrena. Obrigada, Jesus. Amém!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

(Mc 6,1-6)

"Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares".

Jesus, tudo o que lemos no Evangelho dá-nos a certeza de que, apesar de santo, viveste neste mundo, como um ser humano comum, desprezado por muitos que eram descrentes de Teu poder divino, mesmo presenciando os milagres que operavas em favor dos que acreditavam em Ti. Hoje, sabendo que és Deus, com o Pai e o Espírito Santo e, se deixarmos em Tuas mãos nossas preocupações, podemos comprovar que elas serão amenizadas. Ensina-nos, Jesus, a perseverar na missão de evangelizar os que estão afastados de Tua graça e a não desistir de levar Tua Palavra até eles. Se nem Tu foste bem recebido entre Teus próprios familiares, não devo esperar melhor receptividade por parte dos que me cercam, mas sim, persistir em preces por eles e, sobretudo dando exemplo de vida, mostrando-lhes que, em Tua presença, sou muito abençoada e feliz. Amém!