sexta-feira, 20 de setembro de 2024

(Lc 8,1-3)

    

   “Naquele tempo, Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa-Nova do Reino de Deus.  ... algumas mulheres ... ajudavam Jesus e aos seus discípulos com os bens que possuíam.”

   Jesus, vemos a generosidade das mulheres, manifestada em gratidão pelas graças que receberam  de Ti que as curou de seus males.  Os bens materiais, quando partilhados, multiplicam-se  em bênçãos na vida de quem entende que todos têm direito a eles.  Somente os que Te seguem, Jesus, compreendem que a maior riqueza está em sentir-se bem ao repartir tudo o que recebe  por pura bondade divina.  Capacita-nos, Senhor, agir como ensinas, anunciando a Boa-Nova de Teu Reino,  para que ajudemos a saciar a fome dos desvalidos e a sede de PAZ entre os homens. Permite, Jesus, que desde já,   toda a humanidade possa ter  vida digna de filhos do Criador de todas as coisas. Amém!

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Lc 7,36-50)

    

   "’Se este homem fosse um profeta, saberia que tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora.'" (...) E Jesus disse à mulher: ' Teus pecados estão perdoados.' Então todos os convidados começaram a pensar: 'Quem é este que até perdoa pecados?'"

   Jesus, como somos lentos em perceber que a única coisa que nos aproxima de Deu é o amor, pois quem expressa o amor ágape, que é o Teu jeito de amar, não concebe, nem manifesta preconceitos, mas aceita o próximo como é,  e procura conduzi-lo  com palavras e atos que o façam compreender como tudo se torna menos complicado quando colocamos em Tuas mãos nosso destino. Dá-nos Tua graça, Senhor, para que antes de julgá-los,  saibamos reconhecer Tua presença em nossos irmãos. Obrigada, Jesus. Amém!

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

(Lc 7,31-35)

    

   "Com quem hei de comparar os homens desta geração? Com quem eles se parecem? São como crianças que se sentam nas praças, e se dirigem aos colegas, dizendo: 'Tocamos flauta para vós e não dançastes;  fizemos lamentações e não chorastes.'"

    Jesus, permite-me crescer em entendimento do que dizes, perseverando na leitura do Evangelho, para que eu não fique como criança, aguardando que meus desejos sejam satisfeitos, independentemente de serem ou não da vontade de Deus. Ajuda-me, Senhor, a aproximar-me de Ti e capacita-me a proclamar Tua Palavra, não apenas recitando-a, mas agindo com amor e caridade, junto a meus irmãos, mormente os mais carentes para que, imbuídos do espírito de solidariedade fraterna, os que me cercam também  sintam-se estimulados a Te servirem, enxergando Tua presença nos pobres e desvalidos. Confio e espero em Teu amor misericordioso, Jesus. Amém!

terça-feira, 17 de setembro de 2024

(Lc 7,11-17)

    

   "O que estava morto sentou-se e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe. Todos ficaram com muito medo e glorificavam a Deus, dizendo: 'Um grande profeta apareceu entre nós e Deus veio visitar o seu povo.'"

    Jesus, Tu continuas nos visitando e levantando-nos da morte imposta pelos valores humanos e, quem faz deles meta de vida está sujeito a não encontrar a PAZ que só Tu podes conceder. Não permitas, Senhor, que choremos por nossos filhos, vítimas das atrocidades deste mundo, mas dá-nos competência para ensinar-lhes a distinguirem  o que é de Deus e que realmente  vale a pena cultivar. Dou-Te graças, Jesus, por exortar-me a querer e dar-me forças para enfrentar os desafios do dia a dia, com fé e confiança em Tua bondade e misericórdia.  Em Tuas mãos entrego nossas vidas, Senhor.  Amém!

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

(Lc 7,1-10)

    

   "Senhor, não te incomodes, pois não sou digno de que entres em minha casa. Nem mesmo me achei digno de ir pessoalmente a teu encontro. Mas ordena com a tua palavra, e o meu  empregado ficará curado."

     Jesus, elogiaste o oficial romano por sua humildade, caridade e fé. Entendo serem estes os elementos que devo cultivar para alcançar o Paraíso Eterno. Faz de mim, Senhor, uma pessoa digna de aproximar-me de Ti. Não permitas que, por sentir-me privilegiada, estando em Tua amizade e proteção, eu me considere melhor do que os outros e não corresponda à missão  que me destinaste a cumprir. Coloca-me, Jesus,  no meu devido lugar, cada vez que a vaidade quiser apoderar-se da a minha frágil humanidade, fortalecendo-me para que eu realize  o que está a meu alcance,  a fim de  servir de exemplo de vida aos que não perceberam ainda como é maravilhoso ter a certeza de que, apesar dos problemas do dia a dia, em Tua companhia, tudo fica menos difícil. Obrigada, Senhor Jesus. Amém!

domingo, 15 de setembro de 2024

(Mc 8,27-35)

    

     "Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga."

     Senhor Jesus, Tu deixas bem claro que ninguém passará por esta existência terrena completamente livre de dificuldades. Mas também nos convidas a Te seguir, pois, indo à nossa frente, vais aplanando nossa estrada para que não tropecemos e, se o fizermos por teimosia humana, Tu nos sustentarás e levantarás em nossas quedas. Sou feliz por caminhar à sombra de Tua Cruz e tenho imenso desejo de que todas as pessoas, mormente os que me são caros, entendam também essa verdade e, acompanhando Teus passos, sintam-se impulsionados a glorificar Teu Santo Nome, com o Pai e o Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.  Guia-nos sempre, Senhor Jesus.  Obrigada.  Amém!

sábado, 14 de setembro de 2024

(Jo 3,13-17)

    

   "De fato, Deus não enviou seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele."

   Jesus, Deus Pai Te enviou ao mundo para solidarizar-se com as dores e sofrimentos da humanidade e carregar, em Teus próprios ombros, todos os nossos pecados. Tu me dás a oportunidade de reconhecer-Te como meu Senhor e Salvador, de perseverar na oração e na leitura de Tua Palavra e de procurar viver como ensinas. Sou pequena e fraca, mas, em Tua presença, robusteces-me e ouso pedir-Te que permitas também a meus entes queridos que Te acolham, com amor e confiança e, conhecendo-Te  na intimidade, anseiem por Tua preciosa presença em todos os momentos de suas vidas.  Não nos prives de Tua misericórdia e Tua graça, Jesus. Obrigada, Senhor.  Amém!

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

(Lc 6,39-42)

    

   "Como podes dizer a teu irmão: irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho?"

    Jesus, quantas vezes tentei tirar o cisco dos olhos dos que me foram confiados por Deus Pai, nesta existência  para educar e orientar. Julguei suas atitudes  sem procurar escutar suas razões. Ainda hoje,  cometo enganos. Todavia,  tens me  ensinado que  é  preciso  paciência e amor  para revelar a quem precisa ser corrigido, mostrando-lhe   a verdade na caridade. Sentia-me culpada por ter sido tão enérgica.  Mas, em Tua misericórdia, fizeste-me compreender que não devo culpar-me, porque reconheço que tudo o que fiz foi tentando acertar. Senhor, em orações, peço perdão a Ti e aos que magoei e suplico-Te que não mais permitas que eu seja causa de sofrimento a quem quer que seja. Tenho exercitado o dom do perdão, junto aos que encontro fisicamente. Espero que sejas meu intercessor, levando meu arrependimento aos que não tenho mais acesso, e perdôo  de todo coração, a quem me magoou ou prejudicou. Obrigada, Senhor Jesus.

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

(Lc 6,27-38)

    

     "O que desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles. (...) Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados."

     Jesus, desde o momento em que Te alojaste em meu coração, todas as mágoas e ressentimentos desapareceram , instantaneamente,  dando-me a  entender   que me exortas a  não julgar, mas sim a   perdoar meu próximo  e a  orar por sua conversão, ciente de que ele assim age por não ter  ainda  entregado sua vida a Teus cuidados.  Tu nos dás  PAZ interior,  elemento mais precioso que só se pode adquirir buscando-Te de todo coração.  Somente Tu és capaz de nos conceder tamanha dádiva. Oro para que todos Te procurem  por amor e sejam abençoados com Tua  sublime presença, que conforta e apazígua  os  corações. Obrigada, Jesus. Amém!

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

(Lc 6,20-26)

    

   "Naquele tempo, Jesus, levantando os olhos para seus discípulos, disse:  'Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus!'"

    Jesus, Tu nos dás a entender que Deus deseja que desfrutemos das bem-aventuranças e anseia que correspondamos à oportunidade  que  nos oferece de fazer-nos todos felizes. Concede-me, Senhor, sabedoria para viver como discípula devota e merecer estar sempre em Tua companhia, reconhecendo-Te em meus irmãos,  sobretudo  revelando-Te em minhas palavras e atitudes, atraindo os que ainda não Te procuram por amor, para que conheçam Tua infinita bondade e misericórdia,  livrando-os dos pecados que podem ser evitados nesta vida.  Obrigada, Jesus. Amém!

terça-feira, 10 de setembro de 2024

(Lc 6,12-19)

    

   "naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite inteira em oração a Deus. (...) A multidão toda procurava  tocar Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos."

    Jesus Tu passavas noites em silêncio,  em oração, recarregando-Te sempre com a energia do alto, aconselhando-Te com Deus Pai. E todos os que se achegavam a Ti, confiantes, eram curados dos males que os afligiam. Como é importante para mim, que sou pecadora, silenciar-me e ficar à Tua escuta para que me orientes em minhas dificuldades e também agradecer-Te pelas alegrias que recebo a cada momento. Sou-Te grata, Jesus, por ter aprendido de Ti que só em comunhão com Deus posso viver em PAZ. Permite-me transmitir aos que me cercam que o poder da fé em Ti e da oração é que  traz a cura das dores  desta vida. Fortalece a minha fé, Senhor. Confio e espero em Ti. Amém!

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

(Lc 6,1-11)

    

   "Disse-lhes Jesus: 'Eu vos pergunto: O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca?'"

    Jesus, concede-me seguir o que ensina a Lei de Deus com sabedoria para distinguir o que é mais importante em cada situação. Sei que é difícil, mas desejo chegar à santidade e, por isso,  invoco-Te dia e noite, agradecendo-Te e louvando Teu Santo Nome. Sinto que estás comigo e posso pedir que me aconselhes em minhas escolhas e atitudes, no entanto sei também que me dás liberdade para agir sem limitar-me. Não permitas, Senhor, que meu lado humano prevaleça, e faz de mim exemplo de vida em Ti aos que estão em minha companhia. Fica comigo, Jesus. Amém!

domingo, 8 de setembro de 2024

(Mc 7,31-37)

    

   "Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. (...) Muito impressionados, diziam: 'Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e,  aos mudos falar.'"

   Jesus, só Tu podes abrir-nos os olhos para enxergarmos as maravilhas que se nos descortinam, todos os dias, e os ouvidos para escutarmos Tua Palavra.  Permite, Senhor, que não recusemos Tua disposição em servir-nos,  para que possamos ver-Te revelado em nossos corações e, podendo ouvir Tua voz  que nos fala mansamente, aprendamos a servir-Te em nossos irmãos. Ilumina nossos caminhos e guia nossos passos, Senhor, para que levemos Tua Palavra por onde nos fizeres chegar. Obrigada, Jesus. Amém!

sábado, 7 de setembro de 2024

(Lc 6,1-5)

    

  "Então alguns fariseus disseram: 'Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?'"

   Jesus, vieste para fazer cumprir as Leis de Deus em toda sua dimensão. Mas deixas claro que para executá-las  é preciso estar em comunhão Contigo, que veio para abolir tudo o que fere a integridade humana. O cumprimento dos Mandamentos só têm sentido se proporcionarem ao homem  acesso às  condições que lhe permitam sobreviver com dignidade. Concede, Senhor,  a todos nós, sabedoria para cumprirmos a vontade de nosso Pai, fazendo-nos perseverantes na oração e solidários com nosso próximo, em ações de caridade fraterna, especialmente com os que mais precisam. Obrigada, Jesus!

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

(Lc 5,33-39)

    

   "Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova e o retalho não combinará com a roupa velha.."

   Jesus, Tu me atraíste para perto de Ti e me agraciaste com o desejo de estar sempre de mãos dadas Contigo, buscando  uma fé confiante, que me leve a seguir-Te sem restrições. Guardo, porém, ainda, muita coisa velha que precisa ser renovada de acordo com Teus critérios. Sei que devo esperar o tempo de Deus para que uma transformação maior se realize em minha vida, mas entendi que isso só acontecerá se eu estiver, realmente, disposta a uma mudança radical. Concede-me, Jesus, a graça de continuar perseverante  em Tua estrada e permite-me atrair também para nela  caminhar todas as pessoas com as quais me relaciono. Conto com Teu amor misericordioso, Jesus. Amém!

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

(Lc 5,1-11)

    

   "Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançara as redes."

     Jesus, a certeza de que toda a força do universo vem de Deus, dá-me a garantia de que só Contigo posso realizar boas ações, ter bons pensamentos, falar palavras que edificam. A disponibilidade que me deste para atender a Teu chamado encheu-me de alegria. Acato Tuas ordens, que vêm pela perseverança na oração e pela leitura do Evangelho. Com Tua ajuda, tenho lançado minha rede, pois  quero também ser pescadora de homens, a começar pelos que  me confiaste e que me são mais caros. Ajuda-me, Senhor. Obrigada. Amém!

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

(Lc 4,38-44)

    

    "Inclinando-se sobre ela, Jesus ameaçou a febre, e a febre a deixou. Imediatamente, ela levantou e começou a servi-los."

    Jesus, se permaneço em comunhão Contigo, sei que me darás forças para  enfrentar os desafios que me afrontam nesta vida. Toca-me, Senhor, com Tuas mãos e permite-me que, pela imposição das minhas sobre os filhos que me foram confiados por Deus  nesta existência, Tu os toques também, libertando-os do mal que os abate, dando-lhes a oportunidade de, impulsionados pela graça do Espírito Santo,  agirem com amor e caridade junto aos irmãos, honrando  dessa forma, a condição de filhos amados do Pai. Preciso de Ti. Ajuda-me, Jesus. Obrigada. Amém!

terça-feira, 3 de setembro de 2024

(Lc 4,31-37)

    

   "Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus.!"

    Jesus, és tão poderoso que até o mal Te reconhece como Santo de Deus. És o próprio Deus, com o Pai e o Espírito Santo e podes dar a todos os seres humanos a oportunidade de acolher-Te e seguir o que ensinas, bastando para isso, apenas um pouco de boa vontade de nossa parte. Ajuda-me, Senhor, a demonstrar em mim o Teu jeito de ser, e que todos possam ver como sou feliz porque recebi a graça de Tua amizade, podendo divulgar com ela uma fé inabalável e provar que, nos Teus braços, as dores desta vida  são, seguramente, muito menores. Quero estar sempre Contigo, Jesus. Amém!

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

(Lc 4,16-30)

    

   "'Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria.' (...)  Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho."

   Jesus, se até Tu foste rejeitado em Tua própria terra, seria muita presunção de minha parte, querer encontrar facilidade para evangelizar os que me são mais próximos. No entanto, Tu me ensinaste a perseverar na oração, a insistir Contigo para que me atendas e, assim, continuo minha caminhada, mesmo mediante muitas recusas da parte dos que me cercam para Te acolherem em seus corações.  Espero que me dês perseverança para nunca desistir do propósito que colocaste em meu coração e  ser atendida em minhas preces  pela conversão  dos  que me são mais caros. Agradeço-Te e louvo-Te sem cessar. Obrigada, obrigada, obrigada, Jesus.  Amém!

domingo, 1 de setembro de 2024

(Mc 7,1-8.14-15.21-23)

    

   "Escutai, todos, e compreendei:  o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior."

  Jesus, o respeito à Lei de Deus é muito importante e tenho procurado estimular os que me rodeiam a serem fiéis a ela. Porém, mais do que obedecer a ritos, Tu me ensinaste que de nada vale glorificar Tua Trindade Santa, se o louvor manifestado não brotar diretamente do  coração. Que meus lábios proclamem o que foi colocado em meu íntimo por Ti somente, e que eu cumpra os Mandamentos de Lei, sempre à luz da retidão de Teus princípios, demonstrando aos que  foram confiados as meus cuidados, que sou feliz, apesar dos contratempos de que ninguém está isento  nesta existência, porque Te coloco em primeiro lugar em minha vida. Faz-me sempre fiel a Tua Palavra, Senhor. Obrigada, Jesus. Amém!