terça-feira, 25 de junho de 2024

(Mt 7,6.12-14)

    

     "Tudo o que quereis que os outros vos façam, fazei também a eles."

     Jesus, parece tão simples o que dizes, mas como é difícil ao ser humano, envolvido com as ilusões mundanas, proceder como ensinas. Agradeço a Deus por ter sido escolhida para seguir-Te e desejar que toda a humanidade tenha, como eu, o privilégio de Tua companhia. Pela leitura e meditação diária do Evangelho, vais semeando, pouco a pouco em meu coração, a vontade de gritar para que todos ouçam  e entendam que, segurando em Tua mão, somos amparados em Tua força e temos minimizadas nossas tribulações. Ajuda-nos, Jesus, a fazermos, mutuamente uns aos outros, somente o bem que conduz à verdade que salva e liberta.  Sei que posso contar Contigo, Jesus. Amém!

segunda-feira, 24 de junho de 2024

(Lc 1,57-66.80)

 

   "Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. (...) De fato, a mão de Deus estava com ele. E o menino crescia e se fortalecia em espírito."

   Senhor, ungiste João Batista desde o ventre de sua mãe e ele fez jus a essa tão grande graça, anunciando Jesus a todos. Também nós fomos abençoados por Ti, mesmo antes de virmos a este mundo, todavia somos muito alienados e nem sempre cumprimos nossa missão de evangelizadores, como esperas. Só Tu, Jesus, podes conduzir-nos, de forma eficaz, para que entendamos essa verdade e, agindo conforme  nosso Pai planejou, seremos, com toda certeza, pessoas mais felizes. Sou-Te grata, Senhor, por fazer-me desejar seguir Teus passos e ansiar, orando fervorosamente pela conversão de todos, principalmente dos que me foram confiados nesta existência. Amém!

domingo, 23 de junho de 2024

(Mc 4, 35-41)

 

“'Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?' Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: 'Silêncio! Cala-te!'O vento cessou e houve uma grande calmaria."

   Senhor, por que somos tão céticos que, mesmo com tantas provas de que podes calar as turbulências de nossos corações ainda relutamos, acreditando que podemos resolver, por nós mesmos, nossos problemas e sanar nossas dificuldades? E Tu, com tanta bondade e paciência, continuas batendo em nossa porta, insistindo para tomar as rédeas de nossas vidas e dar-nos direção para que ancoremos em porto seguro. Obrigada, Jesus, por ter-me feito entender que abandonar-me confiante nos braços de Deus torna-me forte para encarar as tempestades que porventura eu tiver de enfrentar em minha caminhada. Amém!

sábado, 22 de junho de 2024

(Mt 6,24-34)

    

   "Que vamos comer? Que vamos beber? Como vamos nos vestir? (...) Vosso Pai, que está nos céus, sabe que precisais de tudo isso. ...buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo."

     Jesus, sei que devo fazer a minha parte, trabalhando para o suprimento de minha casa. Mas sei também que nada posso  fazer, se não estiver ancorada em Ti. Por isso procuro realizar o que sou capaz, na certeza de que posso esperar de Deus aquilo que não está a meu alcance. Vivendo assim, em comunhão Contigo, meus afazeres tornam-se mais agradáveis e, se algo não vai  bem  em minha vida, abandono-me nos braços de Deus Pai, esperando, com confiança, que minhas dificuldades sejam amenizadas. Obrigada, Jesus, por ser meu consolo, meu conforto e minha Paz. Amém!

sexta-feira, 21 de junho de 2024

(Mt 6,19-23)

    

   "Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam."

   Senhor Jesus, sei que desejas minha realização e felicidade. Aderi a Teu chamado e quero ser-Te fiel, vivendo como ensinas, por isso, logo pela manhã, silencio meu coração para escutar o que dizes no Evangelho. Após meditar Tua Palavra, sinto-me mais disposta a realizar as atividades do dia, sempre louvando e agradecendo a Deus por ter-me escolhido para seguir-Te. Este é o maior tesouro que recebi e pretendo deixar como herança a meus entes queridos que, tenho a certeza, um dia o valorizarão mais do que todos os bens materiais. Guia-me, Jesus. Amém!

quinta-feira, 20 de junho de 2024

(Mt 6,7-15)

    

   "...vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus."

    Jesus, Tu nos mostras como  rezar, pois, por nós mesmos, nem isso saberemos fazer. Tu nos ensinas, com palavras simples e diretas, a ficar em comunhão com Deus Pai, que conhece nossas necessidades, mas se apraz  em sentir que reconhecemos nossa  total dependência d'Ele. Sei que posso esperar maravilhas de Ti, Senhor, e prostro-me ao pé de Tua Santa Cruz, agradecida por dar-me a conhecer a alegria de viver em Tua amizade. Quero orar também pelos os que ainda não abriram seus corações para receberem todas as  graças que derramas sobre nós a cada instante.  Ajuda-me, Jesus. Obrigada. Amém!

quarta-feira, 19 de junho de 2024

(Mt 6,1-6.16-18)

    

   "Ficai atentos para não praticar a justiça na frente  dos homens, só para serdes vistos por eles. (...) ...quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita... (...) ...quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza a teu Pai que está oculto. E o teu Pai que vê o que está escondido, te dará a recompensa."

    Jesus, Tu nos exortas a praticar a justiça a esmola e a oração. Para isso é preciso que nos despojemos da vaidade humana, podendo, assim, agir de acordo com a vontade de Deus Pai e colaborar com o plano por Ele idealizado para nossa felicidade. Ajuda-me, Jesus, a ser Tua fiel seguidora, servindo a meus semelhantes sem esperar recompensa. Faz de mim, Senhor, testemunha  de vida em Ti aos que me rodeiam, para que eles vejam que  a felicidade está na certeza de que só quem pode proporcioná-la é o autor da vida. Obrigada, Jesus. Amém!

terça-feira, 18 de junho de 2024

(Mt 5,43-48)

 

   "Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem."

    Jesus, quem de Ti recebeu a graça da cura interior tem mais facilidade para perdoar as ofensas que lhe são feitas. Tu nos ensinas a amar o próximo como a nós mesmos, pois, independentemente da maneira que vivemos, somos filhos amados de Deus Pai, que nos conhece intimamente e deseja a felicidade de cada um. Concede, Senhor Jesus, a todas as pessoas a oportunidade de conhecer e vivenciar Tua Palavra, para que   o perdão seja disseminado sobre a Terra e possamos ter a esperança de que a PAZ seja possível entre nós. Obrigada,Senhor. Amém!

segunda-feira, 17 de junho de 2024

(Mt 5,38-42)

    

   "Não enfrenteis quem  é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda."

    Jesus, Tu nos ensinas a não revidar ao sermos ofendidos. Inspirada por Ti, quando acontece algo que poderá agredir-me,  se invoco Teu Santo Espírito, pedindo-Te que me digas como devo agir diante daquela situação, os ânimos se acalmam. Reconheço que nem sempre consigo deixar de dar uma resposta e provocar discussão.  Tu me ensinaste que o silêncio é a melhor forma de rejeitar qualquer ameaça de discórdia. Quando clamo por Teu Santo Nome  e persevero na oração, vens em minha defesa, impedindo que eu me submeta a qualquer atitude que poderá trazer-me mágoa ou rancor. Somente quem não Te conhece não percebe que és o melhor conselheiro para todas as horas. Não permitas que eu me afaste de Ti, Senhor. Obrigada, Jesus!

domingo, 16 de junho de 2024

(Mc 4,26-34)

    

   "Jesus disse à multidão; 'O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece.'"

    Senhor, se Te aceitamos em nossa vida, Tu transformas nosso coração e nos dás condições de agirmos com mansidão e humildade como Jesus. Estando em comunhão Contigo, Tu modificas nossa maneira de ser e somos invadidos pela PAZ que o mundo não nos permite ter. Obrigada, Senhor, por dar-me a conhecer Teu Filho, Jesus, que me acompanha, aconselha e conforta, nas horas difíceis, sendo meu melhor amigo e companheiro, a comemorar  comigo todos os momentos bons e alegres que me proporcionas a cada dia. Obrigada, meu Senhor  e meu Deus. Amém!

sábado, 15 de junho de 2024

(Mt 5,33-37)

    

   "Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: '(...) Seja o vossos 'sim': 'sim', e o vosso 'não': 'não'. Tudo o que for além disso vem do Maligno.'"

    Jesus, ajuda-me a afastar-me de tudo o que não vem de Deus e não me deixes soltar de Tua mão, para que eu não seja tentada pelos prazeres impuros deste mundo. Dá-me, Senhor, e a todos os seres humanos, capacidade para administrar com dignidade nossas vidas, agindo como ensinas  e, desta forma, caminhar com maior segurança, nesta trajetória repleta de obstáculos a serem superados. Quero dizer-Te o meu 'sim', mas  é preciso que envies Teu Espírito Santo a inspirar-me e impulsionar-me, para que de minha boca saiam sempre palavras de louvor à Tua Trindade, em agradecimento pelas graças com que sou abençoada por dar-me a honra de ser Tua amiga íntima. Obrigada, Jesus. Amém!

sexta-feira, 14 de junho de 2024

(Mt 5,27-32)

    

   "Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: (...) De fato, é melhor perder um dos teus membros, do que todo o teu corpo ir para o inferno."

    Jesus, se pecamos com atos é porque, antes, pecamos em pensamento. Apartados de Ti, somos levados a condenar-nos a uma vida sem PAZ. No entanto, Tu nos dás a chance de arrependimento de nossas faltas contra Deus, esperando pacientemente, que Te busquemos de todo coração. Ninguém deseja mergulhar em uma existência de desassossego e infelicidade. Sou imensamente grata porque me seduziste, dando-me a alegria de deixar-me conduzir sempre por Ti. No entanto, para que minha felicidade seja plena,  anseio pela conversão de meus entes queridos, porque desejo que eles também sejam contemplados com o conforto e a segurança que recebo a cada instante de minha vida. Louvado seja Tua Santa Trindade para todo o sempre. Amém!

quinta-feira, 13 de junho de 2024

(Mt 5,20-26)

    

   "Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: 'Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal'. Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo: (...) Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal."

   Jesus, a Lei de Deus diz "Não matarás!" Estando em comunhão Contigo, poderemos aprofundar-nos nesse mandamento, entendendo que matar não se limita a tirar a vida de uma pessoa, pois maltratar um irmão é matá-lo, aos poucos, fazendo-o infeliz e rejeitado. Quando recebemos de Ti a cura interior, por estarmos dispostos a seguir-Te e a perseverar na fé, aprendemos a perdoar a quem nos ofende e a sermos mais cuidadosos para não magoarmos aos que nos rodeiam, mas se, inadvertidamente o fizermos, estaremos prontos a nos retratar com sinceridade. Ajuda, Senhor, aos que ainda não se achegaram a Ti, a receberem essa imensa bênção.  Obrigada, Jesus.  Amém!

quarta-feira, 12 de junho de 2024

(Mt 5,17-19)

    

  "Não penseis  que vim abolir a Lei e os  Profetas. Não vim abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento.

  Jesus, a Lei de Deus é perfeita e deve ser observada por todos, mas o homem, considerando-se  autossuficiente,  interpreta-a segundo sua conveniência e, por isso, há tantas religiões dispersas por este mundo. Tu vieste para fazer cumpri-la  na sua essência, que é prover  o ser humano de  Vida e Liberdade. Mostra-me, Senhor, o caminho que me leve a ajudar meu próximo, para que também ele possa seguir-Te,  colocando Tua Trindade Santa em primeiro lugar dentre todas as coisas e o objetivo da Lei de Deus será alcançado em sua vida. Obrigada, Jesus. Amém!

terça-feira, 11 de junho de 2024

(Mt 10,7-13)

    

   "De graça recebestes, de graça deveis dar!"

    Jesus, Deus nos agraciou com tantas bênçãos, mas somos tão apegados aos bens deste mundo que temos dificuldade em  nos doar ao próximo, repartir com os mais necessitados o que recebemos de graça  do nosso Criador. Compreendo que os poucos bens materiais que tenho devem ser partilhados,  porque são infinitamente mais do que mereço. O maior tesouro que recebi de Deus foi o chamado para seguir-Te, o que trouxe-me, como consequência, PAZ de espírito e alegria de viver. Concede-me, Senhor, competência para apresentar-Te, com exemplos de vida, aos que ainda não Te conhecem intimamente e serei muito mais feliz do que já sou. Obrigada, Jesus. Amém!

segunda-feira, 10 de junho de 2024

(Mt 5,1-12)

    

   "Os discípulos aproximaram-se e Jesus começou a ensiná-los: 'Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados os aflitos...'"

    Jesus, alguns homens que agem segundo seus próprios instintos e decisões, apoiados em sua autossuficiência, podem até  sentirem-se recompensados pelo poder, posses e prazer mundanos, que não agradam a Deus, porque não  vivem  de acordo com o que o Pai planejou para suas vidas. No entanto, aos que Te acolhem em seus corações e realizam o que ensinas, Tu conferes a certeza de que receberão as bem-aventuranças  que, conforme afirmas, a nada se comparam em grandeza e alegrias com as maravilhas que aqui nos cercam. Ajuda-me, Senhor, a ser pobre em espírito para que eu demonstre Tua presença nas atividades do meu dia a dia. Se assim o permitires,  estou certa de que poderei ganhar muito mais felicidade,  quando deixar este corpo físico, e Tu me receberes no Paraíso, do que todas as glórias que, porventura, eu possa obter, enquanto ser vivente nesta terra. Guia-me Senhor Jesus. Amém!

domingo, 9 de junho de 2024

(Mc 3,20-35)

    

   "Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe."

    Jesus, sei que tudo concorre para o bem de quem ama a Deus e Te aceita como Senhor e Salvador. De Ti recebi  PAZ interior e desejo partilhá-la com todas as pessoas, por isso sou insistente ao pedir-Te que lhes dês permissão para que se acheguem a Ti, confiantes de que , com Tua ajuda, todas as coisas tornar-se-ão mais proveitosas e agradáveis. Tu dizes que aqueles que fazem a vontade do Pai são Teus irmãos, Tuas irmãs e Tua mãe. Que posso eu desejar mais nesta vida, se conto Contigo em toda e qualquer situação, se sustentas minha cruz nos sofrimentos e Te alegras comigo quando, com Tua graça, realizo algo que me deixa feliz? Em Ti confio e espero, Jesus. Obrigada por permitir-me ser parte de Tua família divina. Amém!

sábado, 8 de junho de 2024

(Lc 2,41,51)

    

"Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. (...) 'Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?'"

    Jesus, assim como estavas na casa de Pai, estás no meu coração, pois desde que nele  Te instalaste, como meu Senhor e meu Deus, sei que sou templo de Tua Trindade Santa. Também me encanto quando, necessitando de uma resposta às minhas preocupações,  ponho-me  à Tua escuta e me falas com tanta meiguice a atitude que devo tomar. Entrego-me a Teus cuidados e sinto-me confortada e forte. Agradeço-Te por fazer de mim uma pessoa de fé, confiante em Tua bondade, perseverante na oração, segura de que jamais serei por Ti abandonada. Oro para que permitas  que meus irmãos também Te procurem e, então, compreenderão que só Tua presença  pode aplacar dores e sofrimentos, transformando-os em crescimento espiritual. Obrigada, Jesus. Amém!

sexta-feira, 7 de junho de 2024

(Jo 19,31-37)

    

   "Ao se aproximarem de Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas; mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água."

   Senhor Jesus, Tu Te entregaste voluntariamente em sacrifício pela redenção da humanidade. Tudo fizeste pela nossa salvação e são felizes como eu  aqueles que reconhecem esta verdade, que nos conduz ao Pai por Tuas mãos. O sangue e a água que jorraram de Teu Corpo Divino nos purificaram, independentemente de nossa condição humana.  Perdoa,  Jesus, aos que não procuram conhecer a santidade que nos propões e permite-me desejar cada vez mais estar Contigo, revelando, em minha caminhada, as graças que recebo por  ter-Te como companheiro inseparável. Fica sempre comigo, Jesus. Amém!

quinta-feira, 6 de junho de 2024

(Mc 12,28b-34)

    

   "'O Senhor nosso Deus é o único Senhor.' ... 'Amá-lo de todo o coração. de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor que todos os holocaustos e sacrifícios.'"

    Jesus, o amor é o mais sublime dos sentimentos. Deus é Amor e com ele nos criou à Sua imagem e semelhança. Ele deseja que nele estejamos mergulhados para Seu próprio louvor e para podermos sentir a alegria de  manifestá-lo também mutuamente entre os homens. Afasta de nós, Senhor, qualquer resistência para que nos entreguemos, em Teu nome, nos braços do Pai, realizando ações de solidariedade fraterna, respeitando e amando nossos irmãos como queremos ser amados e respeitados. Amém!

quarta-feira, 5 de junho de 2024

(Mc 12,18-27)

   

   "Jesus respondeu: '... quando os mortos ressuscitarem, os homens e as mulheres não se casarão, pois serão como anjos do céu'".

    Jesus, creio que, se estivermos em dia com Teus ensinamentos, pensando e agindo de acordo com a vontade de Deus, ao morrermos, após termos cumprido nossa missão neste mundo, chegaremos ao paraíso, onde seremos acolhidos em Teu amor e, engrossaremos o coro dos anjos dos céus, louvando e bendizendo Tua Santíssima Trindade, em comunhão com todos os santos que aqui viveram e já estão em Tua glória. Engana-se quem pensa que a vida eterna será igual à que vivenciamos aqui, onde nada perdura, tudo é passageiro. A ressurreição não deve ser comparada ao que presenciamos enquanto estamos neste lugar de lutas e provações. Deus é o Senhor da vida e não criou ninguém para o sacrifício e a morte, mas para que, em aliança Contigo tenhamos a certeza de podermos, ao final desta jornada, desfrutar das bem-aventuranças que prometes aos que não desprezam a doutrina que nos apresentas nas Sagradas Escrituras. Amém!

terça-feira, 4 de junho de 2024

(Mc 12-13-17)

    

   "Então Jesus disse: 'Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.'"

    Jesus, vivemos em sociedade e temos a obrigação de contribuir, pagando nossos impostos, esperando que sejam convertidos em benfeitorias para todos. Ilumina, Senhor, nossos governantes para que, direcionados por Deus, ajam conforme ensinas no Evangelho, para que todos possam usufruir dos bens que nos dás, sem que sequer mereçamos. Sou-Te muito agradecida  por ter sido abençoada com Teu chamado para seguir-Te.  Peço-Te que todas as pessoas recebam de Ti a graça de Te acolherem em seus corações e estejam abertos para ajudar a caminhar Contigo todo o povo de Deus. Obrigada, Senhor Jesus. Amém!

segunda-feira, 3 de junho de 2024

(Mc 12,1-12)

    

   "Esse é o herdeiro. Vamos matá-lo e a herança será nossa."

    Jesus, desde os primórdios da humanidade, Deus nos tem enviado meios para saber como devemos viver. Todavia, o homem é tão insignificante, que sente-se autossuficiente para resolver todos os problemas e, assim  acaba imergindo, de tal forma nas imundícies do mundo que não consegue, sequer, assimilar que, sem Ti, nada pode fazer. Sou-Te grata, Senhor, porque me atraíste e me ensinaste que, perseverando na oração, com o desejo de ser-Te fiel, posso sentir a PAZ interior de que somente quem Te conhece intimamente pode desfrutar. Ajuda-me a caminhar sempre de mãos dadas Contigo, Jesus. Amém!

domingo, 2 de junho de 2024

(Mc 2,23-3,6)

    

   "O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. Portanto, o Filho do Homem é Senhor também do sábado".

   Jesus, os detentores do poder argumentavam que, curando os doentes em qualquer dia da semana, inclusive no sábado, Tu desvirtuavas a lei divina, que seguiam ao pé da letra, mesmo que para isso muitas vidas humanas permanecessem na dor. Planejavam, então, Tua morte para ficarem livres de Tua presença no meio do povo, por medo do prestígio de que gozavas por onde passavas, ao proclamares que o Pai não deseja o sofrimento de nenhum de Seus filhos. Jesus, Tu nos mostras que cultuar a Deus é fazer bem ao próximo. De nada adianta seguirmos os ritos da igreja, dentro dela, se não levarmos para onde formos tudo o que escutamos no Evangelho. Dizes ainda que só é bom aquilo que promove vida e liberdade ao ser humano. Precisamos de Ti, Senhor, para nos orientar em nossas atividades diárias, pois, na maioria das vezes, estamos tão preocupados com nossos problemas cotidianos, que não procuramos enxergar as necessidades dos que nos cercam. Sei que posso contar Contigo, Jesus. Obrigada por dar-me esta certeza. Amém!

sábado, 1 de junho de 2024

(Mc 11,27-33)

    

   "Quem te deu autoridade para fazer isso?" Jesus disse: ... "O batismo de João era do céu ou dos homens?" Responderam: "Não sabemos!"

    Jesus, somente a fé que nos é concedida por Deus pode fazer-nos crer que tens autoridade para realizar todas as coisas, até as impossíveis a nossos olhos. Para isso, Tu nos exortas a alimentá-la, por meio da oração constante, e permite-nos enxergar os milagres que recebemos, a cada momento, agradecendo e glorificando o Deus Uno e Trino por tantas bênçãos, por Sua infinita misericórdia para conosco que somos pecadores inveterados. Graças Te dou, Senhor, pelo dom da fé que me aproxima cada vez mais de Ti. Fica sempre comigo, Jesus. Amém!