sexta-feira, 30 de novembro de 2018

(Mt 4,18-22)

"Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse a eles: 'Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens'".

Jesus, assim como chamaste os pescadores para seguir-Te, continuas convidando a todos nós para colaborarmos na obra da evangelização. Estudando a história dos povos, tomamos conhecimento de que sempre houve grande crueldade por parte dos que, ignorantes dos planos divinos, naquele tempo, condenavam os cristãos à cruz; a serem executados e mortos, nas arenas romanas, servindo de alimento aos leões; amarrados e acesos em postes, como tochas humanas, e tantas outras atrocidades contra a vida dos que, tendo abraçado a fé em Ti, só desejavam encontrar a PAZ, que não se encontra a não ser na confiança em Tua misericórdia e na total entrega a Teus cuidados. Diferentes das citadas acima, mas igualmente cruéis, continuam as barbáries contra os seres humanos, haja vista as reportagens sobre países, extremamente pobres, onde crianças morrem à míngua, em pele e ossos e, não longe de nós, pessoas marginalizadas são relegadas à própria miséria. Jesus, a falta de amor ao próximo está dominando o mundo. Não permitas, Senhor. Precisamos de Ti. Ajuda-nos a conquistar para Teu seguimento as pessoas que colocares em nosso caminho. Fica conosco, Jesus, e faz de nós também pescadores de homens. Amém!

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

(Lc 21,20-28

"... eles verão o filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. ... levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima".

Jesus, lendo esta passagem do Evangelho, não pude deixar de fazer uma comparação com o que acontece nos dias de hoje, sobretudo o que estamos vivenciando em nosso país, onde parte dos que conduzem o destino de nossa pátria, seduzidos pelo poder e pela ganância, deixaram-se prostituir por corrupções sem medida, intensificando a miséria de muitos que, vivendo abaixo da linha da pobreza, não recebem assistência adequada no que diz respeito à alimentação, à moradia, à saúde, à educação. A Jerusalém representa cada um que, tendo-se corrompido, vê-se agora destruído, obrigado a prestar contas de seus desatinos e a responder na justiça por seus atos impensados. Sim, Senhor, nossas preces estão sendo ouvidas, e podemos perceber que está próxima a libertação dos oprimidos, pois já vemos a nuvem de glória que começa a nos cobrir com sua sombra divina, porque Tu não desamparas os que perseveram em Teu seguimento e oram também pela conversão daqueles que, infelizes, não vivem em Tua amizade. Não permitas, Senhor, que eu seja decepcionada em minha esperança. Dá-nos a Tua PAZ, Jesus, e concede a todos nós a graça de Teu conforto. Amém!

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

(Lc 21,12-19)

"... testemunhareis a vossa fé. ... É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!"

Jesus, Tu dizias a Teus seguidores que eles seriam perseguidos por defenderem Tua causa. Ainda hoje, temos notícias de tantos missionários que saem de seu conforto para levar Tua Palavra a lugares distantes e, muitos deles vivem o que profetizaste, sofrendo ataques violentos e até morrendo em Teu nome. Somos felizes, Senhor. Concedeste-nos nascer e morar em um lugar onde nos é permitido falar abertamente de Ti, contar a todos como és maravilhoso e testemunhar as bênçãos com as quais nos presenteias, a cada instante, se a Ti recorremos com fé e esperança de que nos dês o alívio para nossas dores e sofrimentos. Tu nos prometes a vida eterna e, para isso só nos pedes que permaneçamos no firme propósito de continuar a missão que iniciaste, apresentando-Te aos que não ouviram falar de Ti, e conquistando para caminhar em Tua estrada os que só Te conhecem de nome, mas ainda não tiveram a graça de um encontro pessoal Contigo, por isso não experimentaram a PAZ que nos transmites, quando em Ti cremos e nos entregamos a Teus cuidados. Sou-Te imensamente grata, Jesus. Amém!

terça-feira, 27 de novembro de 2018

(Lc 21,5-11)

"Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome ... Não sigais essa gente!"

Jesus, Tu falavas sobre as tragédias que já estão ocorrendo no mundo. Além das catástrofes pelas intempéries da natureza, que desestruturam a vida de muitas pessoas, sobretudo as que vivem em lugares de risco, sem saneamento básico, sem assistência por parte das autoridades constituídas, muitos homens ambiciosos e avaros promovem conflitos e guerras entre os países, requisitando para si as riquezas que nosso Criador deixou para todos. Alguns falam em Teu nome, mas não respeitam os preceitos divinos, matando irmãos em nome de Deus. Tu nos alertas para que não sejamos atraídos por caminhos que nos distanciam de Tua graça. Dá-nos discernimento, Jesus. Mostra-nos o jeito certo de viver em comunidades. Ensina-nos as virtudes que nos levem à pratica da verdade, do bem, do amor ao próximo. Consagra-nos a Ti, Senhor, e dá-nos sabedoria para nos desviarmos daqueles que nos impedem de entendermos que a verdadeira PAZ só se consegue, buscando-Te e acolhendo-Te dentro de cada um de nós. Amém!

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

(Lc 21,1-4)

"... essa viúva ofertou mais do que todos. ... ofertou tudo quanto tinha para viver".

Jesus, na maioria das vezes, não nos doamos como poderíamos em bens e serviços a quem necessita, preocupados com nossa comodidade e com o bem-estar da nossa família. Precisamos entender que não ficaremos mais pobres, se ajudarmos a quem precisa, porque Deus, que tudo vê, não abandona os que agem com justiça e solidariedade junto aos marginalizados e sofredores. Abre nosso coração, Senhor, para a generosidade, para que sintamos o desejo de fazer o bem também aos que não são parte de nossas relações de amor e amizade. Ensina-nos a buscarmos nas pequenas coisas a alegria no ser mais do que no ter. Dá-nos coragem e entusiasmo, para que saiamos de nossa zona de conforto e sejamos colaboradores na obra que iniciaste, apresentando-Te a quem não compreendeu ainda que, junto a Ti, podemos aceitar e superar nossas limitações, fazendo pelos outros o que gostaríamos que fizessem para nós. Conduz-nos sempre em Teus caminhos, Jesus. Amém!

domingo, 25 de novembro de 2018

(Jo 18, 33b-37)

"Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta minha voz".

Jesus, Pilatos, receava uma revolta liderada por Ti, pois defendias os pobres, os humildes, os sofredores. Seu medo era que Tu tomasses o poder, tornando-Te o rei de Roma. Não sabia ele que Tua realeza difere muito da dos poderosos deste mundo, que exploram o povo, mentindo e enganando-o, tirando proveito dos fracos e indefesos. Que Teu reino é o Reino da Verdade e Tu és o Rei da Vida. Vieste para ensinar que a verdadeira grandeza consiste em colocar-se a serviço dos irmãos no lar, na família, na igreja, na sociedade, nas ruas, onde vivem os carentes, os marginalizados, os esquecidos à própria sorte. Escutando Tua voz, seguindo Teus passos, aprendemos a partilhar nossos dons e bens com aqueles que mais precisam. Concede-nos, Jesus, assimilar Teus ensinamentos e doar-nos, com amor e alegria a nosso próximo, testemunhando com ações e atitudes cotidianas o que Deus Pai espera de cada um de nós. Com Tua a ajuda, tudo é possível. Confio e espero em Ti, Jesus. Amém!

sábado, 24 de novembro de 2018

(Lc 20,27-40)

"Na ressurreição, ela será esposa de quem? Todos os sete estiveram casados com ela".

Jesus, os saduceus, que não acreditavam na ressurreição, queriam desafiar-Te, pensando que ficarias sem resposta à sua pergunta. Porém, Tu os desmoralizas dizendo que, após a morte do corpo físico, os seres humanos serão como anjos. A vida eterna não é a continuação desta existência terrena, mas uma vida em plenitude, em que todos os bens definitivos estarão à inteira disposição dos que, compreendendo os desígnios de Deus, aqui viveram como Teus seguidores, agindo de acordo com os preceitos divinos, sendo missionários da fé em Teu amor misericordioso. Na eternidade, nada haverá que leve à morte. Todos os que lá chegarem, em comunhão Contigo, ressuscitarão e viverão para sempre na glória do Senhor nosso Pai, que é o Deus da Vida e a personificação do Amor incondicional por todos os filhos, que idealizou à Sua imagem e semelhança. Amém!

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

(Lc 19,45-48)

"Jesus ensinava todos os dias no templo. ... o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar".

Jesus, todos os dias, Tu orientavas as pessoas que fraquentavam o Templo sobre como viver de acordo com a vontade de Deus. Teus seguidores ficavam encantados com Teu jeito de falar, porém, os sumos sacerdotes e os mestres da Lei não estavam satisfeitos com a adesão daquela gente humilde ao que ensinavas, porque Tu lhes abrias os olhos, dando-lhes condições de verem que eram explorados para sustentar os privilégios da classe dominante. Procuravam, então, um modo de matar-Te, todavia, temiam a reação do povo. Até hoje, Senhor, algumas pessoas, seduzidas pelos prazeres mundanos, juntam riquezas, tirando proveito dos menos favorecidos, vivendo no conforto excessivo, enquanto muitas outras passam fome e definham por todo o mundo. Jesus, sou-Te grata por teres colocado em meu caminho pessoas que Te apresentaram a mim. Sou também fascinada com Teu jeito de Ser e me deixo conduzir por Tua estrada, meditando diariamente Tua Palavra, e procurando consultar-Te antes de tomar qualquer iniciativa em meu dia a dia. Reforça nossa confiança em Ti, Jesus, e renova nossas forças para continuarmos propagando Teus ensinamentos por onde nos levares. Amém!

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

(Lc 19,41-44)

"... quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: 'Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz!'"

Jesus, agradeço-Te por dar-me o entendimento de que longe de Ti não podemos ter a verdadeira PAZ. A vida nos traz as novidades de cada dia que, muitas vezes, não boas ou agradáveis. Porém, sabendo que estás perto de nós, logo recorremos a Ti, em súplicas fervorosas, na certeza de que nos ajudarás a superar as dificuldades que nos afligem. As pessoas que não se predispõem a abrir-se para acolher-Te não podem ser agraciadas com a PAZ interior, que só Tu podes nos dar. E, como em Jerusalém, sei que Tu Te entristeces e choras por todos os que sofrem mais do que deveriam, por não entregarem em Tuas mãos suas dores e sofrimentos, carregando sozinhos suas cruzes. Senhor, tem piedade de todos nós, principalmente daqueles que ainda não perceberam que, em Tua amizade, poderemos ser mais realizados e felizes, apesar das tribulações das quais ninguém está livre nesta vida. Confio em Ti, Jesus. Livra-nos de todo o mal. Amém!

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

(Mt 12,46-50)

"... todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe".

Jesus, fazer a vontade de Deus é tudo de que precisamos para tornar-nos membros de Tua família. Portanto, para que isso se realize, é necessário que aprendamos a silenciar nossos corações e, como Maria, concordar com Teu argumento de que todos os que Te seguem e servem a Deus são Teus familiares que, unidos a Ti pelos laços da fé e do amor ao Pai e aos irmãos, aceitam, acolhem e propagam Teus ensinamentos. Tua mãe que, do lado de fora, aguardava para falar Contigo, continua no silêncio de sua graça, orando por nós, intercedendo pela nossa conversão, esperando que nos irmanemos e façamos parte da grande família divina, para a qual fomos criados desde os primórdios da formação do mundo. Sou-Te grata, Jesus, por fazer-nos Teus herdeiros, quando nos deixaste, como herança, Tua mãe para nos guiar em Teus caminhos, intercedendo junto a Ti, por toda a humanidade que clama por Teu nome, esperando ter solucionados seus conflitos e problemas. Obrigada, Senhor Jesus. Amém!

terça-feira, 20 de novembro de 2018

(Lc 19,1-10)
“’Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa.’ Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria”.

Jesus, nossa conversão começa quando temos o desejo de conhecer-Te mais de perto. Se clamamos por Teu nome, Tu vens logo a nosso encontro. Não precisamos esperar que passes por nós, porque já estás aguardando que abramos nosso coração para acolher-Te e nele fazeres morada. Ajuda-nos a percebermos Tua presença em cada momento, em cada situação. Fica conosco, Senhor. Vem hospedar-se definitivamente em nossa casa e nosso lar e será eternamente abençoado. Precisamos muito de Ti, Jesus. Guia-nos, transforma-nos e salva-nos com Teu amor e Tua misericórdia. Amém!

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

(Lc 18,35-43)
“’Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou’. No mesmo instante, o cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus”.

Jesus, novamente Tu evidencias a fé que abre os olhos do cego, recuperando-lhe a visão, fazendo-o desejar comprometer-se Contigo, indo em Teu seguimento, louvando e bendizendo a Deus, em agradecimento pela infinita bondade com que fora abençoado. Jesus, concede-nos uma visão que nos permita ver, além do que os olhos da carne podem enxergar. Ajuda-nos a percebermos as necessidades de nossos irmãos e a desejarmos ir-lhes ao encontro para sanar suas carências, na medida de nossas possibilidades. Desperta-nos para Tua Verdade, Senhor. Fortalece nossa confiança e esperança em Teu poder de nos desviar das trevas, que nos impedem de ver a luz, para que vislumbremos o verdadeiro tesouro que não encontraremos nos bens terrenos. Obrigada, Jesus. Amém!

domingo, 18 de novembro de 2018

( Mc 13,24-32)
“O céu e a terra passarão, mas minhas palavras não passarão”.

Jesus, o poder de Deus manifestou-se em Tua pessoa, por Tua morte e ressurreição, que culminaram na vitória sobre o mal e o pecado. Tu nos ofereces vida nova, se aprendemos a viver como ensinas e, ao invés de focarmos nosso pensamento no que não nos parece bom, procurarmos destacar, dos acontecimentos cotidianos somente o que nos faça pessoas melhores. Tu anuncias a intervenção salvadora de Deus em todos os tempos, inspirando-nos a seguir-Te e a praticar a caridade, dando-nos a certeza de que nós todos, que viemos do pó, ao pó voltaremos, mas o mundo continuará à mercê de Tua Palavra, que jamais passará, até que Deus seja tudo em todos. Ajuda-nos a viver o hoje, conforme Teus preceitos, Jesus, para que, amanhã, sejamos bem recebidos na vida eterna. Amém!

sábado, 17 de novembro de 2018

(Lc 18,1-8)

"E Deus, não fará justiça a seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele?"

Jesus, como podem esperar socorro divino aqueles que não creem em Teu amor misericordioso? Não consigo compreender pessoas que, às vezes, tão próximas de nós, Teus fiéis seguidores, sejam céticas e não acreditem que somos totalmente dependentes d'Aquele que fez o céu, a terra e o infinito e nos criou para a felicidade. Tu nos ensinas a sermos insistentes em nossas súplicas, porque, se o que pedimos é justo, o Pai ouvirá nossa oração insistente e, no tempo por Ele determinado, seremos atendidos. Tu nos exortas a sermos perseverantes, a nunca perdemos a esperança, como fez a viúva que importunou o juiz até ter seu desejo por ele deferido. Jesus, Tenho rezado muito para que meus entes queridos estejam bem perto de Ti, reconhecendo-Te como o Amigo que cuida de todos nós, sempre conversando Contigo, expondo suas necessidades e silenciando seus corações para também ouvirem o que tens a lhes dizer. Tu não abandonas aos que, pela oração, testemunham o desejo e a esperança de que a justiça se faça realidade no mundo. Ajuda-nos, Jesus. Precisamos muito de Ti para aprendermos a rezar sem esmorecer. Amém!

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

(Lc 17,26-37)

"Quem procura ganhar sua vida vai perdê-la; e quem a perde vai conservá-la".

Jesus, soa paradoxal a afirmação que fazes sobre nossa vida. Considero difícil compreender o que dizes, mas penso que, nesta Palavra, deixas claro que não chegarão à eternidade celeste aqueles que, preocupados em vencer sozinhos todas as dificuldades pelas quais passam, fechando os olhos para o sofrimento alheio, rejeitam a ajuda que nos ofereces. No suplício da Cruz, Tu já nos garantiste a salvação eterna, todavia, para alcançá-la, cabe a cada um deixar-se seduzir por Teu amor misericordioso, agindo de acordo com o que nos ensinas no Evangelho. Nascemos para adorar a Deus e é na relação com nossos irmãos que o amor se concretiza, pois, vives e sofres em cada um dos filhos amados de nosso Criador. Assim, para ganhar a vida duradoura, precisamos nos doar em atenção ao próximo, entendendo que todos nós passamos por tribulações nesta existência e agradecer ao Pai, conscientizando-nos de que nossos problemas são muito pequenos, se comparados aos da maioria das pessoas deste mundo. Amém!

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

(Lc 17,20-25)

"O Reino de Deus não vem ostensivamente. ... porque o Reino de Deus está entre vós".

Jesus, não podemos viver alienados, praticando atos desalinhados com os preceitos divinos, esperando que nos dês um sinal de que estás chegando, porque pode ser que não tenhamos tempo de reparar nossos erros e estejamos fadados ao sofrimento para a contrição de nossos pecados. Quem, estando em Tua presença, reverencia o dia e a noite, o repouso e o acordar para uma nova jornada de trabalho, a natureza, a vida de cada dia, com louvores e glórias ao nome do Senhor, que tudo nos propicia, por pura bondade e amor e a todos, indistintamente, aos bons e aos maus, aos justos e aos injustos, já percebeu que o Reino de Deus impera em todos os lugares. Não precisamos nos deslocar de onde estamos para encontrar-Te, a não ser para Te recebermos na Santa Eucaristia, porque estás continuamente entre nós. Permite, Senhor, aos que ainda não se conscientizaram desta verdade, um desejo ardente de Te conhecer mais de perto, para que também Te encontrem e recebam tudo o que nos ofereces, quando entregamos em Tuas mãos, sem reservas, nossa vida, nossa existência, nossa PAZ interior. Amém!

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

(Lc 17,11-19)

" Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus ... Então Jesus lhe perguntou: 'Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão?'"

Jesus, se temos algum problema e recorremos a Ti, podemos esperar que tudo se resolva da melhor forma possível. Todavia, uma coisa é necessária: que coloquemos em Ti toda nossa confiança e esperança. Em todas as curas que fizeste, enquanto andavas pelo mundo, foste categórico em afirmar que a fé é elemento fundamental para que se obtenha a graça desejada. Tu estás sempre atento a nossas menores necessidades, mas não invades nosso espaço e aguardas que solicitemos Teu socorro, atendendo nossos pedidos mais sinceros. Seguindo Teus ensinamentos, aprendemos que nosso tempo difere do tempo de Deus e, por isso, não devemos desanimar, pensando que não nos concederás as bênçãos de que tanto necessitamos, porque, com certeza, Tu as estás providenciando. Dá-nos paciência, Senhor, e permite-nos andar sempre de mãos dadas Contigo, para que não nos desviemos de Teus caminhos. Ensina-nos a gratidão, Jesus. Não permitas que nos esqueçamos de louvar e glorificar Tua Trindade Santa por tantas maravilhas que recebemos, a cada instante, sem que sequer as mereçamos. Obrigada, Senhor. Amém!

terça-feira, 13 de novembro de 2018

(Lc 17,7-10

"... quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram dizei: 'Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer'".

Jesus, todo o bem que fazemos nesta vida, só o realizamos porque Deus nos ajuda. Nada conseguimos sem Sua graça. Reconhecendo este fato, deixamos de lado o orgulho, a vaidade, a autossuficiência, sabendo que em tudo dependemos da bondade divina. Por isso, sejamos disponíveis ao trabalho em prol do bem comum, servindo ao pobre e ao rico, ao conhecido e ao desconhecido, à medida que precisarem de nossa colaboração. Percebemos que somos servos inúteis, quando nos conscientizamos de que, sem a ação do Espírito Santo, que nos impulsiona para as boas obras, não temos serventia alguma. Ilumina nossa estrada, Jesus. Cria em nós o desejo de servir ao próximo indistintamente. Ajuda-nos a estarmos desinteressadamente a serviço de Deus em todas as situações. Dá-nos a devida dimensão de Teu amor e de Tua misericórdia, fazendo-nos também compassivos e piedosos para com nossos irmãos, durante toda nossa jornada neste mundo terreno. Obrigada, Senhor Jesus. Amém!

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

(Lc 17,1-6)

"... se teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se converter, perdoa-lhe".

Jesus, todos nós pecamos. Quem somos para que nos esquivemos de refletir sobre nossas palavras e atitudes, pensando que estamos acima do bem e do mal? Facilmente nos magoamos e nos desentendemos, principalmente com aqueles que nos são mais próximos e queridos. Se todos soubéssemos como é libertador receber de Deus o dom do perdão, indo ao encontro dos que porventura nos ofenderam ou prejudicaram, não hesitaríamos em correr para desfazer todos os mal-entendidos o mais depressa possível. Aprendemos a perdoar quando, querendo ser transformados, segundo a vontade divina, e procurando viver em PAZ, entregamo-nos a Teus cuidados, confiando piamente em Tua misericórdia. Tu nos ensinas que nenhum acontecimento deste mundo é razão para que nos inquietemos e vivamos infelizes. És a personificação do perdão, por isso, se nos abrimos para acolher-Te em nosso coração, somos curados interiormente e ficamos livres das angústias que pesam sobre nós. Aumenta nossa fé, Jesus, e concede a toda a humanidade o dom do perdão. Confio e espero em Ti, Senhor. Amém!

domingo, 11 de novembro de 2018

(Mc 12,38-44)

"... esta viúva deu mais do que todos os outros que ofereceram esmolas. ... ofereceu tudo aquilo que possuía para viver".

Jesus, Tua Palavra nos ensina que Deus não desampara as pessoas que, mesmo tendo muito pouco, repartem seus dons e bens com os que nada possuem. Sobre elas derrama muitas bênçãos e as inunda de esperança, por terem a certeza de que não lhes faltará o essencial, o necessário, o mais importante: Tua presença, confortando-as em cada dificuldade, amparando-as em seus tropeços e levantando-as em suas quedas. Assim como à viúva que doa tudo o que tem para viver, Tu estás também à nossa espreita, sabendo as intenções que temos, se o que oferecemos em oblação e serviço ao próximo é de coração ou guarda segundas intenções. Senhor, ajuda-nos a servir-Te em nosso irmãos. Não somente os que carecem de bens materiais, mas também aos que sofrem por enfermidades, por preconceitos, por desamor, por abandono, muitas vezes, estando bem perto de nós, esperando apenas um abraço, uma palavra de carinho. Não permitas, Jesus, que fechemos os olhos para os que nos rodeiam, precisando de nossa atenção, escolhendo praticar a solidariedade nos lugares em que possamos ser vistos e reconhecidos como pessoas compassivas e caridosas. Dá-nos um amor desinteressado, Senhor. Amém!

sábado, 10 de novembro de 2018

(Lc 16,9-15)

"Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes ... mas Deus conhece nossos corações".

Jesus, atravessamos grande parte de nossa jornada neste mundo, muitas vezes, sendo irresponsáveis, cometendo pequenos delitos, que nunca nos pareceram nocivos, talvez por imaturidade ou não termos conhecido mais a fundo Teus preceitos. Refletindo sobre algumas situações pelas quais passamos, podemos elencar alguns fatos que considerávamos insignificantes, em que não fomos totalmente fiéis ao que ensinas, mas certamente não passaram despercebidos no crivo de nosso Criador. Se não nos policiarmos, enquanto nossos desvios são pequenos, corremos o risco de nos envolver em uma teia de mentiras e trapaças, pensando nos dar bem, porém, que nos levarão à ruína, porque Deus Pai conhece o coração de todos. Perdoa-me, Senhor, pelas vezes que, mesmo sem querer, falhei como cristã. Agradeço-Te por ter-me conquistado e seduzido em Teu amor, dando -me a chance de discernir sobre as atitudes que devo tomar em meu dia a dia. Ainda erro muito, Jesus, mas Tu sabes que meu desejo é viver conforme orientas em Tua Palavra. Peço-Te que dês a todas as pessoas a oportunidade de arrependimento por seus atos de infidelidade a Deus, para que, perdoados, todos possamos desfrutar das bênçãos que tens reservadas para cada um que encontra em Ti a misericórdia que desde já nos ofereces. Amém!

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

(Jo 2,13-22)

"No Templo, encontrou vendedores ... expulsou todos ... E disse aos que vendiam ... 'Tirai isto daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!'"

Jesus, denunciaste as ações distorcidas dos vendedores de animais, que seriam doados como oblação no Templo do Senhor, expulsando as autoridades religiosas que, agindo de má fé, exploravam os pobres, muitos dentre eles, na maioria das vezes, ali depositavam tudo o que tinham. A igreja é casa de oração, mas é também um imóvel que precisa ser cuidado, como qualquer outro, necessitando que ajudemos a mantê-lo com nossas ofertas. No entanto, não pode ser um local de comércio, disfarçado em culto piedoso, onde pessoas se aproveitam para para levar vantagens. É lugar exclusivo de encontro com Deus, local onde adentramos para rezar, louvando e agradecendo ao Pai por nossa vida, por todas as bênçãos que recebemos a cada momento, inclusive, pelas coisas que não foram tão boas, mas nos deram condições de refletir sobre as palavras que proferimos, sobre nossas reações diante de fatos ou pessoas, principalmente as que nos são mais próximas, as que mais amamos. Sabendo que estás dentro de cada um de nós, temos consciência de que somos também igreja viva e, ancorados em Teu amor misericordioso, Tu nos manterás sempre de pé, como templo sagrado, para que sejas glorificado, hoje e por toda a eternidade, com o Pai e o Espírito Santo. Amém!

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

(Lc 15,1-10)

"... haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte".

Jesus, Deus nos criou e nos presenteou com todas as coisas necessárias para que possamos desfrutar da vida plena que Ele nos oferece. Somos, porém, complicados e não sabemos viver harmoniosamente em comunidade, porque as diferenças individuais não são observadas e alguns, ambiciosos e avaros, com objetivo de angariarem posses e poder, desrespeitam as leis divinas e as dos homens também. Meditando diariamente Tua Palavra, conscientizamo-nos de que, apesar de todas as divergências de ideias e opiniões, não somos melhores do que ninguém. Tu colocas em nosso coração o desejo orarmos por toda a humanidade, sobretudo por aqueles que ainda não entenderam que não são as riquezas que fazem um homem realizado, mas a PAZ interior, que brota da fé em Teu amor, que tudo perdoa aos que, arrependidos de seus pecados, convertem-se, engrossando as fileiras dos que em Ti creem e esperam. Não devemos interpretar que o Pai valoriza mais o culpado que se redime do que o justo que persevera, porque Ele se alegra igualmente com os dois, que são Seus filhos amados, e para os quais deseja a felicidade agora e para todo o sempre. Amém!

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

(Lc 14,25-33)

"Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo".

Jesus, as multidões que Te acompanhavam esperavam o momento em que farias os milagres, que tantas vezes presenciaram, e que livraram muitos enfermos dos males que os abatiam. Tu, porém, és exigente e deixas claro que para seguir-Te é necessário assumir as dificuldades com que a vida nos surpreende, sem medo, sem hesitação, com fé e determinação. Senhor, ainda falta muito para que eu Te siga como devo, como fiel discípula. Tenho muitas fraquezas e facilmente me deixo levar pela acomodação, pelo desânimo. Preciso que me dês força e coragem para enfrentar as agruras desta existência sem esmorecer. Tenho consciência de que nunca é tarde para procurarmos a rota que leva a Ti, porque àquele que Te busca de todo coração, Tu Te apresentas como o melhor Amigo que se pode ter. Jesus, ajuda-nos a superar os desafios a que estamos sujeitos neste mundo tão desigual. Ensina-nos a perseverar na oração e a crer que, longe de Tua graça, nada conseguiremos. Confio-me a Teus cuidados, Senhor. Sei que posso depositar em Ti todas as minhas expectativas, porque tenho a certeza de que jamais me abandonarás. Quero ser Tua discípula, Jesus. E, caminhando Contigo, louvar e glorificar o Santo nome do Senhor agora e para sempre. Amém!

terça-feira, 6 de novembro de 2018

(Lc 14,15-24)

"Feliz aquele que come o pão no Reino de Deus!"

Jesus, para comer o pão no Reino dos Céus não é preciso que nos afastemos de todas as coisas que nos agradam, porque Deus é o primeiro a desejar nossa completa realização neste mundo. Porém, é de suma importância que saibamos discernir entre o necessário e o essencial em nosso caminhar nesta existência terrena. Muito bom é podermos desfrutar dos merecidos bens conquistados com o esforço de nosso trabalho honesto e, providos de sentimentos de solidariedade, exercer o desapego, partilhando-os com quem precisa mais do que nós. Esta atitude tem valor fundamental aos olhos do Senhor, mas ela só se concretiza, se estivermos alinhados com o imprescindível: Tua presença constante junto a nós. Tu nos convidas para participarmos de Tua vida divina, plenificando-nos com Teu Santo Espírito, que ora em nós e nos inspira as boas ações, incutindo-nos fome e sede de justiça, de liberdade e de PAZ para todos os homens, independentemente de raça, credo ou classe social, e nos convocas para participarmos do grande banquete da salvação. Não permitas, Senhor, que seduzidos pelas ilusões que nos atraem, procuremos pretextos para relegar a segundo plano o convite que agora nos fazes de, no tempo de Deus, assentarmos à Tua mesa, para saborearmos as iguarias que tens para nos servir em companhia de Tua Trindade Santa. Sozinhos não podemos. Conto Contigo, Jesus. Amém!

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

(Lc 14,12-14)

"... quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. Então serás feliz!"

Jesus, Tu nos dizes que devemos fazer o bem por amor e não por interesse. Nesta passagem do Evangelho, podemos refletir sobre nossas atitudes diante das pessoas que vivem em nossas comunidades. Mostramos amor desinteressado quando damos atenção especial e tratamos com carinho aqueles que sabemos não terem condições de nos retribuir, os que nada podem fazer em nosso favor. Afasta de nós a vaidade e o orgulho, Senhor. Dá-nos sempre novas oportunidades de praticar a caridade fraterna, ajudando os necessitados, sem esperar em troca favores ou elogios, cientes de que só Deus pode recompensar o amor gratuito. Concede-nos um desejo imenso de corresponder positivamente a Teus chamados, Jesus. Indica-nos o caminho que nos leve a realizar, da melhor maneira possível, ações de solidariedade, colaborando com a melhoria de vida daqueles que, marginalizados, precisam de nossos préstimos, de nossas orações e de nosso abraço amigo e compassivo. Amém!

domingo, 4 de novembro de 2018

(Mt 5,1-20a)

"Bem-aventurados os pobres em espírito,... os aflitos,... os que têm sede de justiça,... os misericordiosos, ... os puros de coração,... os que promovem a paz, ..."

Jesus, Tu prometes a felicidade eterna aos que vivem esta existência segundo os mandamentos divinos. Aos pobres em espírito, isto é, aqueles que, possuindo ou não bens terrenos, são caridosos e amorosos com os necessitados; aos aflitos, que depositam em Deus a esperança de PAZ; aos que promovem a harmonia entre os irmãos; aos que lutam para que a justiça se faça realidade no mundo; aos que colocam-se no lugar do próximo, sofrendo com ele e buscando aliviar-lhe as dores; aos que têm um coração bondoso e desejam apresentar-Te àqueles que não Te conhecem, para que tenham a alegria de esperar em Ti, com a expectativa de, um dia, poderem encontrar-Te, face a face, e viverem as bem-aventuranças que anuncias aos que creem que és Deus, com o Pai e o Espírito Santo, Amém!

sábado, 3 de novembro de 2018

(Lc 14,1.7-11)

"Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. ... Porque quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado".

Jesus, sei que este conselho não se aplica à festa que promoves, diariamente, com o banquete da Eucaristia, quando somos convidados para a ceia, onde Tu Te doas em Corpo, Sangue e Espírito a cada um que em Ti crê, porque todos somos importantes para Deus, e Ele se alegra também com os que procuram os primeiros lugares na igreja, com a intenção de melhor ouvir Tua Palavra, que chega também até os últimos lugares. As leituras apresentadas na Santa Missa nos mostram a direção que devemos seguir para agradar a Deus, orientando-nos sobre o valor da humildade, a fim de que descartemos o desejo de estar em evidência, orgulhando-nos por sermos elogiados por nossas atitudes corretas, pelas boas ações que praticamos. Tu nos mostras que mais mérito tem, aos olhos do Pai, aquele que pratica a justiça e a caridade, promovendo a união e a PAZ entre os homens sem esperar ser reconhecido e aplaudido por seus iguais. Ajuda-nos, Jesus, a sabermos o lugar onde devemos nos posicionar, nas diversas situações a que estivermos expostos, colocando-nos sempre em Tua presença, na certeza de que aonde formos Tu estarás à nossa frente para nos guiar. Obrigada, Senhor. Amém!

sexta-feira, 2 de novembro de 2018

(Jo 6,37-40)

"... esta é a vontade de meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna".

Jesus, sou abençoada porque me permites estar sempre em Tua companhia. Nada me ponho a fazer, sem antes consultar-Te, até nas coisas mais insignificantes. Pela manhã, a primeira coisa, quando acordo, agradeço ao Pai pela noite que passei e pelo dia que, tenho a certeza, receberei como dádiva divina. Creio em Ti, Jesus. Sei que me ouves e me proteges. Rezo por toda a humanidade, sobretudo pelos que sofrem, pelos que ainda não se conscientizaram de que és nossa força e amparo nas necessidades e nas aflições a que estamos expostos nesta vida. Anseio pela conversão daqueles a quem amo. Coloco-os em Tua presença, pedindo-Te que lhes permitas terem um encontro pessoal Contigo, tornando-se também Teus fiéis seguidores. Perdoa-me Senhor, por pensar que eles não Te buscam como deveriam. Só Tu conheces o coração de cada um e, quem sabe, eles estejam mais próximos de Ti do que eu imagino. Mesmo assim, persevero em preces por todos nós, pecadores, que tanto necessitamos de Teu amor, Tua misericórdia e Tua graça, a fim de que possamos, no final desta jornada terrena, ressuscitarmos no Reino de Deus e vivermos, por toda a eternidade, junto a Ti, ao Pai e ao Espírito Santo. Amém!

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

(Lc 13,31-35)

"Jerusalém, Jerusalém! ... Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas tu não quiseste!"

Jesus, no mundo de hoje, estamos à deriva, como que navegando em alto mar em frágil embarcação. Teus seguidores lutam para que seja instaurada a fé em Ti, o amor a Deus e ao próximo, no entanto, o mal parece fortalecer-se, dominando as mentes que se dizem a elite, os formadores de opinião, os que se sentem autossuficientes, pensando que tudo podem, arrastando jovens e crianças para um caminho sem volta, sem luz e sem paz. Neste Evangelho, Tu caminhas resignado para a morte, sabendo o que Te esperava, não sem antes alertar as pessoas que ali estavam de que Tua missão era concluir o maior desejo de Deus de abraçar toda a humanidade, afastando-a das maldades, cobrindo-a com Suas asas, como a galinha que protege seus pintinhos para que não sejam vítimas de predadores naturais. Os que não Te aceitam, certamente sofrerão as consequências de seus desmandos, porque Tu profetizaste que nenhum mal prevalecerá sobre Tua Igreja e, abandonando-nos a Teus cuidados, deixando-nos conduzir por Ti, temos a convicção de que estamos no rumo certo, podendo caminhar sem medo, sabendo-nos seguros, pois nada e ninguém é maior do que o Pai que nos criou. Obrigada, Jesus, por fazer-me compreender que todo bem e toda dádiva perfeita vem do alto, da glória do Deus Uno e Trino, que alimenta nossa fé, nosso amor e nossa esperança de salvação. Amém!