domingo, 31 de janeiro de 2016

(Lc 4,21-30)

"Levantaram-se e o expulsaram da cidade. (...) Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou seu caminho."

Jesus, vieste para semear esperança para a humanidade sofrida, mas não foste compreendido. Até hoje, muitos desconhecem Teu poder de curar males do corpo e da alma se, reconhecendo-Te como Deus, em unidade com o Pai e o Espírito Santo e, acolhendo-Te em seus corações, deixarem-se conduzir por Tua graça. Passaste pelo meio dos que Te rejeitaram e continuaste a missão que Te fora designada pelo Pai, mostrando-nos como devemos fazer, ao tentarmos levar Tua Palavra aos que ainda não Te conhecem e, por isso, não encontram a verdadeira PAZ que procuram. A mensagem contida neste Evangelho nos exorta a continuarmos nossa caminhada espiritual, perseverando na busca de conquistar para Ti os que nos cercam, fazendo-as também desejosas de partilharem as maravilhas que recebem de Teu amor misericordioso, por estarem sempre de mãos dadas Contigo. Amém!

sábado, 30 de janeiro de 2016

(Mc 4, 35-41)

"...Jesus perguntou aos discípulos: 'Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?'"

Jesus, nossa fé cresce à medida que perseveramos em preces de louvor e agradecimento a Deus, por dar-nos a oportunidade de aproximar-nos de Ti, que derramas sobre nós Teu Santo Espírito. Plenificados por Teu amor consolador, somos seduzidos e temos a certeza de que não nos abandonarás ao sabor de nossas angústias e sofrimentos. O medo é proveniente da insegurança, mas se estamos Contigo, podemos esperar que acalmes os ventos que balançam nossa estrutura emocional, transformando em esperança as situações que nos amedrontam. Pelo fortalecimento da fé em Teu amor misericordioso, somos preenchidos com a PAZ que, somente pela graça divina e pelo desejo de buscar a santidade, alegra nosso coração e nos dá a certeza de que somos filhos amados de Deus Pai, que nos criou para participarmos de sua própria felicidade. Amém!

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

(Mc 4, 26-34)

"O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece".

Jesus, a semente germina e cresce sob a terra, fazendo brotar e florir a planta, sem que possamos entender a maravilha como isso acontece. Cabe ao homem semeá-la, regá-la e esperar que o milagre se faça. Da mesma forma, se tomamos a iniciativa de nos aprimorar na leitura da Palavra de Deus, meditando-A, diariamente, a centelha divina, existente dentro de nós, vai crescendo, fortalecendo nossa fé e, sem que percebamos, já não podemos nos distanciar de Tua presença. Cativos, desejamos ser pessoas melhores a cada dia. Uma vez iniciada a procura pela santidade, por meio da graça de Tua ação em nossa vida, nasce em nós o anseio por uma transformação que nos conduza a atos de solidariedade fraterna, manifestados na partilha dos dons e bens que recebemos de Deus, em atitudes de amor ao próximo, sem esperar aplausos ou recompensas. Assim, no invisível, sentiremos os frutos vindos do alto, pela alegria em conquistar a PAZ que se aloja, definitivamente, em nosso coração. Amém!

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

(Mc 4, 21-25)

"Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais".

Jesus, uma vez dispostos a seguir-Te, aprendendo a agir com ensinas nas Sagradas Escrituras, sentimo-nos desejosos de apresentar-Te ao mundo, testemunhando a libertação que nos ofereces, e queremos contagiar a todos com a alegria que nos invade. E quanto mais falamos de Teu amor, de Tua misericórdia, do perdão que concedes aos que de Ti se aproximam, mais nos sentimos plenificados com a graça de saber-nos escolhidos pelo Pai para levarmos Tua Palavra aos que ainda não tiveram o privilégio de estar em Tua presença. Tu nos exortas a mostrar aos que nos cercam que, aquele que Te acolhe aprende a ver e a agir segundo Teus preceitos, tendo sua compreensão aumentada, à medida que se coloca em ação, manifestada em atos de caridade fraterna, de amor ao próximo, tornando-se lanterna a iluminar os caminhos dos que precisam discernir o bem do mal. Jesus, somente por Tuas mãos, seremos conduzidos ao caminho que nos levará ao Reino de Deus. Não deixes que nos afastemos de Tua amizade, mas que saibamos apertar, cada vez mais, os laços que nos unem e nossa alegria será plena. Amém!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

(Mc 4, 1-20)

"O semeador semeia a Palavra. Os que estão à beira do caminho são aqueles nos quais a Palavra foi semeada; ... mas quando surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e todos os outros desejos, sufocam a Palavra, e ela não produz fruto".

Jesus, o mundo é um grande campo onde Tu semeaste Tua Palavra, desde quando vivias fisicamente entre nós. E nunca perdeste a esperança de que nos tornemos terra boa, que venha a frutificar, mesmo se somos perseguidos pelo mal que, muitas vezes nos seduz, apresentando-nos aparentes facilidades que nos desviam de Teus ensinamentos. Pela fé que move meu desejo de apresentar-Te aos que ainda não Te conhecem, anseio que, apesar de todos os obstáculos gerados pelos valores distorcidos deste mundo e dificuldades do povo para compreender Tua missão, no final, alcançarás a meta estabelecida por nosso Criador. Agradecidos pela imensa misericórdia divina, reconhecendo que és Deus, em unidade com o Pai e o Espírito Santo, um dia, sentir-nos-emos confraternizados em um único celeiro, onde serão concentrados os frutos da graça que receberemos por termos confiado e esperado em Teu amor, que cura nossas feridas e mágoas e nos liberta do que nos faz infelizes. Amém!

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

(Lc 10, 1-9)

"A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita".

Jesus, fomos batizados no Espírito Santo e temos todos a missão de evangelizar os muitos que ainda não se deixaram abraçar por Ti. Perdem eles a oportunidade de viverem a alegria interior, que Tua presença nos proporciona, fazendo-nos pessoas melhores. Podemos contar Contigo em qualquer situação, pois, estando a Teu lado, ficamos mais confiantes e procuramos errar menos, sobretudo no trato com os que nos cercam. Tu convidas a todos a anunciarem que o Reino dos Céus está próximo. Afirmas que, espelhando-nos em Teu exemplo de vida já poderemos começar, ainda nesta existência, a colher os frutos da glória prometida por Deus Pai, que nos criou para
sermos realizados e felizes. Ajuda-nos, Jesus, disponibilizando-nos a trabalhar na messe que nos foi confiada, levando Tua Palavra salvadora aos que necessitam conhecer-Te para que, maravilhados com Teu amor misericordioso, também eles sejam Teus seguidores e assumam a missão de arrebanharem multiplicadores de fiéis para a colheita do Senhor. Amém!

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

(Mc 16, 15-18)

"Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo".

Jesus, sinto-me afortunada porque, em Teu nome, alguém me aproximou de Ti e, ao mesmo tempo, um pouco triste por não ter a força espiritual necessária para persuadir os que me são mais próximos a desejarem estar sempre em Tua presença. Sei que para isso é preciso dar testemunho de vida em Ti, sobretudo aos que me foram confiados por Deus para educar e conviver nesta existência. Lendo e meditando diariamente Teu Evangelho, estou aprendendo a me perguntar como Tu agirias nas situações em que as divergências de opiniões provocam discussões e discórdia. Exercitando a paciência, persevero em Teu seguimento, sentindo que a vida é muito mais prazerosa quando me deixo conduzir por Tua mão, na certeza de que me indicarás o caminho menos árido para superar as adversidades cotidianas. Aguardo ansiosamente que, enxergando quantas graças me são dadas, por confiar em Teu amor que cura feridas da alma, todos à minha volta, também queiram fazer de Ti seu melhor Amigo. Sou-Te grata, Senhor, porque sei que não deixas de atender um filho que persevera em preces, no desejo de que se cumpra o que Deus planejou para os que em Ti creem, confiam e esperam. Amém!

domingo, 24 de janeiro de 2016

(Lc 1, 1-4; 4, 14-21)

"Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 'O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-nova aos pobres; ...' (...) Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele".

Jesus, também nós podemos fixar nossos olhos em Ti, no momento em que Te fazes corpo e sangue vivos na Santa Eucaristia. É quando nos convidas para participarmos da Santa Ceia, sendo remédio para nosso corpo e alimento para nossa alma. Silenciando nossos corações, oferecendo-nos em sacrifício, na total entrega de nossas misérias, para que delas nos livres, reconhecendo quantas bênçãos recebemos de Deus, a cada instante de nossas vidas, e depositando-as também em Teu altar, como oblação de agradecimento, somos contemplados com a graça de sentir-nos perdoados de nossos pecados e, curados interiormente, vivenciar a PAZ que tanto procuramos. Jesus, confio em Teu amor e misericórdia. Concede-me buscar a santidade, pela escuta de Tua Palavra e testemunhar Teus valores, colaborando com a construção do plano de Deus Pai para minha vida, as dos que me são caros e de toda a humanidade. Amém!

sábado, 23 de janeiro de 2016

(Mc 3, 20-21)

"E de novo se reuniu tanta gente que eles nem sequer podiam comer. ...os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si".

Jesus, que alegria deve apossar-se de Teu coração ao ver que, ainda hoje, sem Te ver fisicamente, multidões Te procuram, esperando que lhes alivies as dores e sofrimentos. Só quem não Te conhece na intimidade pode agir como Teus parentes, diante da misericórdia que ofereces a quem em Ti crê sem nada duvidar. Quero trabalhar para que seja cada vez maior o número de pessoas a seguirem Teus passos, a receberem as graças que só Tu podes dar, pois em Ti encontramos a cura interior que produz a PAZ que nos liberta das misérias a que estamos sujeitos nesta vida. Ilumina-nos, Senhor! Concede-nos sabedoria para que haja harmonia em nossos lares, que nossos familiares também estejam abertos para acolher-Te em seus corações e poderem contribuir para que seja realizado em nossas vidas o plano que Deus Pai projetou para cada um de nós, mesmo antes da formação deste mundo. Capacita-nos a enxergarmos nossos erros e nos deixarmos corrigir, para que possamos chegar cada vez mai perto de Ti e, confiando em Teu amor, tornemo-nos pessoas mais alegres e felizes. Obrigada, Jesus. Amém!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

(Mc 3, 13-19)

"...Jesus designou Doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar, com autoridade para expulsar os demônios".

Jesus, escolheste doze entre os que Te seguiam, quando andavas neste mundo, para propagar Teu poder a todas as pessoas que acreditavam que seriam curadas e libertadas dos males que as afligiam. Hoje, Tu nos convidas a todos para seguirmos Teus passos, e nos ofereces Teu amor incondicional, esperando que, abrindo nossos corações, aí possas Te alojar e nos ajudar a caminharmos sempre na estrada que nos levará a uma vida de alegria e felicidade, mesmo se durante nosso trajeto nesta existência, tivermos de passar por adversidades e tribulações. Sinto-me enviada em missão, Jesus, para Te apresentar aos que me são mais próximos. Sou, porém pequena, fraca e insignificante aos olhos humanos e tenho encontrado grande dificuldade para concretizar o que me pedes. Mas sei que estás comigo e, por isso não temo. Estou disposta a esperar que as coisas aconteçam no tempo de Deus, orando, louvando, agradecendo e perseverando na certeza de que, um dia, estaremos todos juntos, prostrados a Teus pés, glorificando o Santo Nome do Senhor. Amém!

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

(Mc 3, 7-12)

" Vendo Jesus, os espíritos maus caíam a seus pés, gritando: 'Tu és o Filho de Deus'."

Jesus, precisamos entender o porquê de estarmos sempre segurando em Tua mão, pois como os espíritos das trevas, também as maldades que nos rondam temem a Tua presença. Como é bom saber que podemos contar Contigo em qualquer situação. Sou grata a Deus que me predispôs a seguir-Te. Em Tua companhia, fui curada das feridas interiores, aprendi a perdoar e estou livre para amar meus irmãos, orando por eles, pelos que me querem bem e também pelos que ainda não experimentaram o amor verdadeiro, o único que pode trazer felicidade e, por isso preferem viver os valores do mundo, distantes de Ti. Todavia, não desistirei de persuadi-los, porque sinto em mim a força que vem do alto, impelindo-me a continuar a missão que me foi destinada de levar Tua Palavra a todos os lugares por onde eu passar. Fortalece-me, Jesus, com Teu amor, e faz de mim um ser humano melhor, colocando em meu caminho pessoas dispostas a aderir à multidão que Te segue, para que louvemos e bendigamos Tua Trindade Santa, em agradecimento pela misericórdia que derramas sobre nós. Amém!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

(Mc 3, 1-6)

"É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?"

Jesus, mais uma vez é destacado nas Sagradas Escrituras o valor da vida, independentemente do dia, tempo ou lugar onde é necessário valorizá-la. Não importa como ou quando. Devemos fazer sempre o bem, ajudando o próximo a se abrir para que possas nele habitar, dando-lhe condições de vida digna, livre dos preconceitos daqueles que não Te conhecem. Concede-nos, Senhor, sabedoria para agirmos, não movidos por nossos impulsos humanos, que na maioria das vezes nos impede de vivermos em PAZ, mas conduzidos por Ti, cuja misericórdia traz consolo e esperança de realização a cada um que Te procura com pureza de alma. Jesus, noite e dia clamo por Teu nome, pedindo-Te que me aproximes sempre mais de Ti. Posso sentir como é maravilhoso saber-me filha amada de Deus Pai, que não Se esquece nem do filho mais rebelde, oferecendo-lhe cura e libertação das misérias que o escravizam, se ele assim o desejar. Amém!

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

(Mc 2, 23-28)

"O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado".

Jesus, só são boas as coisas que ajudam o homem a crescer e ter vida digna. Não podemos seguir qualquer lei, se para isso é necessário prejudicar um ser humano. Fazer bem ao homem é a verdadeira forma de cultuar a Deus. Nascemos para ter vida plena e só poderemos adquiri-la, agindo de acordo com a vontade divina. Nosso Pai não discrimina um filho Seu, por isso enviou-Te ao mundo, e Tu não desistes de esperar que abramos nossos corações para nos indicar o caminho certo, que nos levará a alcançarmos a PAZ que tanto desejamos. Senhor, quero muito viver como ensinas. Livra-me das amarras que me afastam de Tua presença. Concede-me um espírito decidido, que me faça discernir e agir com prudência, justiça e equilíbrio. Jesus, confio em Teu amor e espero em Ti. Amém!

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

(Mc 2, 18-22)

"Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda".

Jesus, se pudéssemos conservar nossa vida como quando chegamos a este mundo, sem maldade, sem orgulho, sem egoísmo, como crianças, da forma que fomos concebidos por Deus, não precisaríamos, agora que reconhecemos quantos impropérios cometemos, tentar remendar os estragos que fizemos contra nós mesmos. Felizmente, ao aceitar-Te como Senhor e Salvador de nossas almas, suplicando-Te por uma graça que nos converta, podemos sentir-nos acalentados, na certeza de que não estamos sós, pois estás sempre conosco para nos ajudar a ultrapassar as barreiras desta existência, em que cada ser humanos tem sua parcela de padecimentos. Melhor seria se pudéssemos compreender desde a juventude, o que a vida nos ensina com nossos erros, para que nos deixássemos moldar por nosso Criador, não sendo necessário aprender, a duras penas, que a felicidade reside em estar ajustado em Deus, que supre todas as nossas carências, sem que sequer mereçamos. Amém!

domingo, 17 de janeiro de 2016

(Jo 2, 1-11)

"...Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus ... disse aos que estavam servindo: 'Fazei o que ele vos disser'."

Jesus, se convidados por nós, estás presente em nosso dia a dia, podemos contar com a solução dos problemas que nos envolvem e nos trazem, muitas vezes, constrangimento. Se acolhemos também Tua mãe e atendemos o que ela nos diz ao coração, com certeza, seremos direcionados a fazer o que Tu nos orientas. Se não estamos atentos a Teus sinais, não percebemos a mensagem que nos envias por meio dos acontecimentos cotidianos. Deus concedeu a Maria a força para interceder por nós, junto a Ti, quando lhe pedimos auxílio em alguma dificuldade. Sejamos dóceis ao que ela nos inspira e teremos sabedoria para agir prontamente às Tuas ordens, certos de que seremos agraciados com as bênçãos que nos darão a PAZ tão almejada. Obrigada, Jesus. Amém!

sábado, 16 de janeiro de 2016

(Mc 2, 13-17)

" Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar os justos, mas sim pecadores".

Jesus, sabendo que, como seres humanos imperfeitos, cometemos erros e faltas, muitas vezes, sentindo-nos indignos de desejar que nos concedas Tua amizade. Mas deixas patente que nenhum pecado é maior do que a misericórdia divina. Portanto, buscando nos redimir, procurando não mais desagradar ao Pai, estaremos no caminho certo para que sejamos perdoados e possamos viver na graça de Deus que, por Tua intercessão, derrama sobre nós o Espírito Santo, preenchendo-nos com a alegria de saber-nos filhos amados de nosso Criador. Tu és o médico dos médicos, por isso, abandonados em Tuas mãos sentiremos que, curados das mágoas adquiridas ao longo desta existência, justificados em Teu amor, desejaremos estar cada vez mais perto de Ti, buscando a santidade que nos aproximará do Reino dos Céus. Obrigada, Senhor Jesus. Amém!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

(Mc 2, 1-12)

"Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: 'Filho, os teus pecados estão perdoados'".

Jesus, o dom da fé nos livra dos males do corpo e da alma. Por que, então, na maioria das vezes, quando não sempre, muitos seres humanos são céticos, desacreditando de que estás à espera de um simples clamor a Teu nome, para enxugar nossas lágrimas? Que és o único que pode nos libertar das angústias e padecimentos, intercedendo junto a Deus Pai para que perdoe nossos pecados, confortando-nos com PAZ interior? Que maravilhosa experiência tiveram as pessoas que viram a cura instantânea do paralítico, que recebeu além do que estava pedindo, pois lhe perdoastes também os pecados. Quem, ainda hoje, pode duvidar de que, recorrendo a Ti, que provaste Tua divindade eterna, teremos a graça de acalmar nosso coração, na certeza de que obteremos a melhor solução para nossos problemas? Creio em Ti, Jesus, mas preciso que aumentes minha fé. Confio e espero o em Tua misericórdia, Senhor. Amém!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

(Mc 1, 40-45)

"Naquele tempo, um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: 'Se queres, tens o poder de curar-me'. Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: 'Eu quero: fica curado!' No mesmo instante a lepra desapareceu e ele ficou curado".

Jesus, Tu estás permanentemente disposto a atender nossos pedidos, desde que estejam de acordo com os preceitos divinos. O mal que está dentro de nós não é visível aos olhos humanos, a não ser que nossas atitudes os revelem. Sou pecadora e desconheço muitas coisas que me impedem de agir como deveria. Não raro, enxergo em outras pessoas atitudes que precisam ser mudadas para seu próprio bem e não percebo o que necessita ser modificado em mim mesma. Fortalece, Senhor, minha fé e permite-me ser curada das feridas que trago na alma e que só Tu conheces. De joelhos dobrados, peço-Te que transformes meu coração, meu jeito de ser, fazendo desabrochar em mim a semente plantada por Deus, para que seja concretizado o plano divino a mim destinado, desde antes de minha concepção e, ainda nesta vida terrena, eu possa viver para honrar como devo o Santo Nome do Senhor. Amém!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

(Mc 1, 29-39)

"Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. (...) De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto."

Jesus, sendo Um com o Pai e o Espírito Santo, buscavas nas orações o fortalecimento para continuar a missão que Te fora confiada neste mundo. Mais uma vez, temos Teu exemplo de vida a nos ensinar que também devemos nos recolher, dobrando nossos joelhos em preces de louvor e agradecimento por tudo o que, sem nenhum merecimento, recebemos a cada instante. Desta forma, podemos nos encontrar Contigo e, dialogando, expor nossas dúvidas e padecimentos, na certeza de que não seremos desamparados ao sabor das intempéries desta existência. Ajuda-nos, Jesus, a caminhar sempre na Tua presença, para que vivamos reconciliados com nossos irmãos, sabendo perdoar os que nos magoam, acolhendo-os com carinho e apresentando-Te a eles como o melhor Amigo que podemos ter. Obrigada, Senhor. Amém!

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

(Mc 1, 21b-28)

"'Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!' E a fama de Jesus logo se espalhou por toda parte, em toda a região da Galileia.".

Jesus, nós humanos, temos o péssimo hábito de querermos fazer valer nossos conceitos e vontades, quase sempre com autoritarismo, o que gera incompreensão e discórdias. Tu, porém, falavas aos que Te ouviam com autoridade, sem nenhuma imposição, concedendo-lhes a certeza de que podiam confiar em Tua Palavra, pois recebiam lenitivo para suas dores. Ajuda-nos, Senhor a agirmos como ensinas, a assemelhar-nos ao Teu jeito de Ser para que, como pessoas livres de preconceitos, com entusiasmo, possamos apresentar-Te aos que por nós passarem, fazendo-os também multiplicadores da fé em Teu poder de curar as feridas da alma e libertar dos males que afligem a humanidade. Amém!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

(Mc 1, 14-20)

"Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 'O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho.'".

Jesus, há mais de dois mil anos, Tu vens convidando os seres humanos para Te seguirem. Vais passando e apontando os que estão no Teu caminho. Agradeço ao Pai que me colocou em Tua rota, pois tive o privilégio de ser chamada por Ti, aceitando a honra de poder acompanhar-Te. Apesar de minhas infinitas limitações, tenho feito o possível para corresponder ao que esperas de mim. Ajuda-me, Senhor, a atrair para Te conhecerem mais de perto os o que me são caros, para que também possam ter um encontro pessoal Contigo, fazendo-os sentirem a maravilha de saberem que podem contar com Tua presença viva e, a cada minuto, experimentarem a segurança e a PAZ que o mundo não nos pode dar. Amém!

domingo, 10 de janeiro de 2016

(Lc 3, 15-16.21-22)

"Quando todo o povo estava sendo batizado, Jesus também recebeu o batismo. (...) E do céu veio uma voz: 'Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer'".

Jesus, em tudo deste o exemplo para que Te sigamos e sejamos agradáveis a Deus. Sem pecado algum, com humildade, entraste na fila entre os homens, para ser batizado como qualquer pecador. Tu nos mostras que não tem valor a pregação sem testemunho de vida. Tenho me dedicado à leitura e meditação diária de Tua Palavra, louvando e glorificando Tua Trindade Santa, em agradecimento por todas as maravilhas que recebo a cada instante. Não permitas, porém, Jesus, que eu me limite à fé teórica, às preces sem obras. Concede-me oportunidades de fazer o bem aos que me cercam, a todos os que estiverem em minha caminhada nesta vida terrena. Sei que, de mãos dadas Contigo, Tu me darás força e segurança para continuar no firme propósito de ser uma pessoa melhor a cada dia. Obrigada, Senhor Jesus. Amém!

sábado, 9 de janeiro de 2016

(Jo 3, 22-30)

"Eu não sou o Messias, mas fui enviado na frente dele. (...) Esta é a minha alegria, e ela é completa. É necessário que ele cresça e eu diminua".

Jesus, João Batista cumpriu sua missão de anunciar Tua vinda entre seus contemporâneos, fazendo-se humilde e ensinando a humildade aos que o acompanhavam. Fui chamada a seguir-Te, Jesus, e sinto-me lisonjeada por tão grande graça. Somente quem vive em Tua amizade pode compreender o quanto é importante entregar em Tuas mãos, todos os dias, seus projetos de vida, cientes de que, sem Ti, nada conseguimos, pois nada podemos, nada temos e nada somos. Como Teu precursor, também desejo que cresças dentro de meu coração. Que não haja espaço nele para orgulho, vaidade e coisas que não edificam. Ilumina-me, Jesus, para que eu possa contribuir na construção de um lugar mais fraterno e justo para vivermos, começando por minha casa, pelos que me são mais próximos. Que haja entre nós compreensão e diálogo e que, em nosso lar, Tu estejas sempre em primeiro lugar, para que nossa alegria seja completa. Obrigada, Senhor Jesus. Amém!

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

(Lc 5, 12-16)

"'Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar'. Jesus estendeu a mão, tocou nele, e disse: 'Eu quero, fica purificado'."

Jesus, a fé é fator primordial para que possamos acreditar que será possível a realização de nossos ideais. Porém, Tu dizes que a fé sem obras de nada vale. Se queremos ser beneficiados, devemos fazer aos outros o que desejamos para nós mesmos. Precisamos aprender de Ti como agir com compaixão e misericórdia, sensíveis às necessidades do próximo, não nos esquecendo de que, muitas vezes, compadecemo-nos com um irmão que sofre, todavia não enxergamos as carências daqueles que estão mais próximos de nós, que nos foram confiados para conviver nesta existência, negando-lhes um carinho, um abraço, uma palavra confortadora. Jesus, eu sei que tens o poder de curar nossas feridas, as mais dolorosas, aquelas que foram abertas no decorrer de nossas vidas. Perdoa, Senhor, nossas faltas, nossa teimosia em pensar que podemos nos livrar de nossas misérias, sem nos lançarmos ao serviço na busca de minimizar o sofrimento de quem padece muito mais do que nós. Dá-nos, Jesus, a graça de vivermos em conformidade com a vontade do Pai, honrando e glorificando Tua Santíssima Trindade para todo o sempre. Amém!

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

(Lc 4, 14-22a)

"Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: ... enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor".

Jesus, por que alguns ainda duvidam de que podes nos ajudar a superar nossas dificuldades? Não conseguem viver em PAZ aqueles que depositam em si próprios, ou no ser humano, todas as suas expectativas, pois mesmo sem sabermos, estás sempre nos protegendo. Muito mais e mais depressa, poderiam alcançar seus objetivos, se estando de acordo com as leis divinas, entregassem em Tuas mãos seus projetos de vida. Deus Pai, que nos amou primeiro, enviou-Te ao mundo para nos livrar das misérias que nos oprimem e enfraquecem. Ele nos quer fortalecidos no amor ao próximo. Tu vieste para nos ensinar como viver felizes, apesar contrariedades pelas quais temos de passar nesta existência. É maravilhoso, Senhor, compreender essa verdade, estando cientes de que podemos contar com Tua presença viva, que nos estimula a servir-Te em nossos semelhantes, sentindo, pouco a pouco, aumentar a fé, que alimenta o desejo de alcançarmos a salvação de nossas almas. Amém!

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

(Mc 6, 45-52)

"... Jesus logo falou: 'Coragem, sou eu! Não tenhais medo!' Então subiu com eles na barca. E o vento cessou".

Jesus, quantas vezes ficamos amedrontados, sem saber como agir diante de fatos que nos trazem sofrimento. Mas Tu nos inspiras a termos coragem para superar as dificuldades, pois estás sempre junto a nós. Agradeço-Te por ter-me conquistado. Já não sei viver longe de Ti. Clamo por Teu nome, confiando que me darás alento nos momentos de tristeza, e festejarás comigo ao ver-me alegre por uma conquista. Ensinaste-me o perdão e, pela leitura e meditação diária do Evangelho, paulatinamente, estou exercitando a paciência e a tolerância. Quando meu lado humano, que é muito forte, tenta me dominar, elevo a Ti meu pensamento, e logo vens socorrer-me, trazendo-me a PAZ que só Tu podes proporcionar. Tenho, porém, ainda muito a aprender, por isso, confiando e esperando em Teu amor misericordioso, suplico-Te, Senhor, que afastes de mim tudo o que impeça minha plena comunhão com Tua Trindade Santa. Obrigada, Jesus. Amém!

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

(Mc 6, 34-44)

"Naquele tempo, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor".

Jesus, ainda hoje vemos pessoas que correm atrás da concretização de seus sonhos, longe de Ti, como ovelhas sem pastor, buscando nos bens materiais a realização e o conforto interior, que só podem ser encontrados quando nos entregamos confiantes nas mãos de Deus, que supre todas nossas necessidades. No milagre da multiplicação dos pães e peixes, Tu nos mostras que não é preciso muito dinheiro para matar a fome de uma multidão, mas se cada um dividir o que tem com quem nada possui, todos poderão ser saciados. A graça de Tua presença em nossa vida é privilégio de quem, escolhido para seguir-Te, tendo-Te acolhido em seu coração, nada faz sem consultar-Te, sentindo-se em PAZ, mesmo quando as dificuldades batem à sua porta, porque sabem que estás no comando de tudo. Obrigada, Jesus, porque sem merecer, Tu me concedes a alegria de poder desfrutar de Tua amizade. Amém!

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

(Mt 4, 12-17.23-25)

"... para os que viviam na região escura da morte brilhou um luz. Daí em diante, Jesus começou a pregar, dizendo: 'Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo'".

Jesus, não pode enxergar a luz quem diz que Te acolhe em seu coração, mas vive os valores ditados pelo mundo, onde a lei do mais forte prevalece. É pelo testemunho visível de Teus seguidores que podemos sentir Tua presença e ação em nossa vida. Ajuda-nos, Jesus, a buscar inspiração na graça divina, para agirmos de acordo com o que ensinas, praticando a solidariedade, a justiça e a misericórdia. Afasta de nós, Senhor, o orgulho, a ambição desmedida e o olhar voltado para nós mesmos. Ilumina o caminho por onde andarmos e faz-nos entender que as relações fraternas é que nos levarão ao Reino dos Céus. Converte-nos, Jesus, e transforma-nos em pobres em espírito, para que, agradando a Deus, vivamos neste mundo o que foi planejado para para cada um, por nosso Criador, concedendo-nos a chance de, um dia, podermos entrar no Paraíso Eterno, junto a Ti, ao Pai e ao Espírito Santo. Amém!

domingo, 3 de janeiro de 2016

(Mt 2, 1-12)

"Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra".

Jesus, enquanto uns Te adoravam, outros procuravam encontrar o menino recém-nascido para afastar de seu domínio aquele que consideravam séria ameaça ao poder que exerciam sobre o povo. E passando pelo meio deles, escoltados por José e Maria, vivendo Tua humanidade, como qualquer mortal, cumpriste a missão que Te fora reservada pelo Pai, até a idade adulta, sempre fazendo o bem, curando, libertando e salvando almas, ensinando o caminho da santidade aos que Te seguiam. Como os magos do Oriente, também anseio acolher-Te com presentes preciosos. A maior riqueza que possuo é minha própria vida, por isso, Jesus, peço-Te que a tomes sem reservas, conduzindo-me de acordo com o plano de Deus para mim, nesta e na existência eterna. De joelhos dobrados, ofereço-me inteiramente a Teus cuidados. Estou certa de que meus sofrimentos serão menos doloridos e meu fardo será mais leve. Obrigada, Jesus. Amém!

sábado, 2 de janeiro de 2016

(Jo 1, 19-28)

"Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis e que vem depois de mim. Eu não mereço amarrar a correia de suas sandálias".

Jesus, João Batista te precedeu com o objetivo de levar ao conhecimento dos homens que Tu, o Salvador, estavas entre eles. Hoje, todos sabemos que nossa salvação está em crer e seguir o que ensinas por meio do Evangelho. Vieste ao mundo para nos tirar do pecado e nos abençoar com vida em plenitude. Ajuda-nos, Senhor Jesus, a nos doar em atos de caridade, com amor a nossos irmãos, a exemplo do que fizeste, para que possamos, um dia, encontrar-nos com Tua Trindade Santa, em comunhão com os anjos e santos na eternidade. Amém!

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

(Lc 2, 16-21)

"Naquele tempo, os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura".

Jesus, os primeiros a receber a Boa Nova, a notícia de Tua vinda, foram os pastores, que representavam os pobres e marginalizados, aqueles que não possuíam meios para cumprir as exigências das leis ditadas pelos poderosos da época. Foi para eles que vieste ao mundo, que até hoje é dividido em poucos que têm demais e muitos que nada têm. És o Salvador que traz o anúncio da PAZ verdadeira aos que em Ti creem e se colocam à Tua disposição para divulgar Tua Palavra, convocando os homens a uma relação de amor fraterno, justiça e liberdade. Chegaste para nos conduzir a uma nova história de vida. Aceitando-Te em nossos corações, seremos capazes de lutar por melhores dias. Em Teu nome, Jesus, peço ao Pai que nos dês a oportunidade de iniciar o ano que desabrocha com a força da fé em Ti, na certeza de que a superação de nossas dificuldades está em acreditar que Deus é por nós. Amém!